“Escola Segura” debate com os mais novos uso responsável da internet
“Escola Segura” debate com os mais novos
uso responsável da internet
“Cidadania Digital – Internet Segura” foi o tema genérico de uma conversa que a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (“Escola Segura”) manteve com os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Ao longo de cinco encontros, o agente Rui Cunha (EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto) e os agentes José Pinheiro e Nuno Freitas (EB Diogo Bernardes) interagiram com os mais novos, chamando-lhes a atenção para as vantagens, mas também para os perigos de um uso incorreto da internet.
Nesta maravilhosa rede global que é a internet, podemos pesquisar e aprender, conhecer o mundo, comunicar mais facilmente e desfrutar de oportunidades de diversão e de lazer. Mas, ao lado destas vantagens, há múltiplos riscos, que têm um impacto muito negativo na vida das pessoas e da própria sociedade.
Sublinhando a importância do controlo parental e a necessidade de um uso seguro e responsável da internet, os agentes, numa conversa muito dinâmica e interativa com os miúdos, assinalaram um conjunto de perigos e insistiram nos cuidados a ter e nos comportamentos adequados ao meio digital:
- “Uma vez na internet, sempre na internet” – mesmo que nos arrependamos e apaguemos uma publicação, essa informação continuará sempre disponível e o seu rasto permanecerá. Por isso, toda a atenção é pouca… e, antes de clicar, é preciso pensar;
- Nunca comunicar com desconhecidos. Quando não sabemos quem está do outro lado, devemos ignorar. Nunca, nunca responder/ interagir;
- Nunca marcar encontros com desconhecidos;
- Nunca ceder a ninguém palavras-passe ou dados pessoais;
- Nunca deixar sessões abertas;
- Estar alerta para os inúmeros perfis falsos
Um risco que mereceu especial atenção teve a ver com o ciberbullying, isto é, comportamentos repetidos de agressão, ameaça, intimidação ou outra interação com o objetivo de causar dor, vergonha, medo e/ou desconforto na(s) vítima(s). Em situações desta natureza, importa evitar a interação com o agressor e denunciar o caso junto das autoridades e/ou pedir ajuda aos adultos, tais como pais e professores.
O perigo do vício do jogo
Outra situação analisada em pormenor foi o jogo online e os riscos que este comportamento pode acarretar, nomeadamente em termos de dependência/ viciação.
É fundamental ser capaz de colocar limites, de tal modo que seja sempre eu a controlar o jogo e nunca aconteça ser o jogo a controlar-me a mim, eis a mensagem central deixada pelos agentes.
Até porque – sublinharam –, a dependência do jogo tem um impacto muito negativo na vida das pessoas e na sua saúde, provocando falta de descanso, alimentação inadequada, desconcentração, agressividade e violência.
Quando jogas, joga com segurança, presta atenção ao que partilhas, pensa sempre antes de clicar, sê educado e respeita os outros e as suas diferenças, não respondas a provocações e partilha com os teus pais o que fazes na internet.
Estes encontros aconteceram ainda no âmbito da celebração do Dia da Internet Mais Segura e resultaram de um trabalho articulado entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de Informática (550) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (Escola Segura).
A Organização
“MINIBASQUETE 3X3 NAS ESCOLAS”
“MINIBASQUETE 3X3 NAS ESCOLAS”
O Barca Basket Clube apresentou uma candidatura ao “Projeto Minibasquete 3X3 nas Escolas”, que visa um apoio da FPB aos clubes para uma ligação mais eficaz com as escolas do 1.º ciclo, permitindo, assim, que mais jovens possam ter um primeiro contacto com o minibasquete, começando a praticar a modalidade de uma forma mais regular, esperando-se que alguns deles possam escolher o basquetebol para a prática desportiva.
A candidatura foi aprovada, pelo que o projeto está a ser desenvolvido na Escola Básica Diogo Bernardes, com duas sessões de treino semanais, direcionadas aos alunos interessados dos 3.º e 4.º anos.
Além do material que foi entregue na Escola, 10 bolas, 10 coletes e 1 “golf banner” para promoção do projeto, também foram distribuídas pelos alunos participantes 60 pulseiras e 60 t-shirts.
Este projeto obriga à realização de dois torneios na Escola, um no 2.º e outro no 3.º períodos.
Neste contexto, realizou-se na passada quarta-feira, 26 de março, o primeiro torneio, com a participação de 58 alunos, distribuídos por 15 equipas. Ao longo da tarde, foram realizados 49 jogos, tendo cada equipa participado em seis.
Foi num ambiente entusiasta, com alegria, muito suor e algumas lágrimas, que decorreu esta atividade.
Aos atletas mais velhos do Barca Basket Clube, Leonor, Sarah, Adriana, Bárbara Cerqueira, Bárbara Araújo, Sophia, Marta, Ana Luísa, Letícia, Tiago e Zé Marques, um agradecimento pela sua participação. A sua ajuda foi imprescindível para o bom desenrolar dos jogos.
No dia 28 de maio, terá lugar o segundo torneio. Até lá, irão continuar as duas sessões de treino semanais.
A Organização
Semana da Leitura entusiasma os mais novos
Semana da Leitura entusiasma os mais novos
Encontros com autores, partilhas de leitura de estórias com ilustrações, poemas e lengalengas, dramatizações, animações musicais e cinema foram algumas das atividades que deram vida à Semana da Leitura que, de 17 a 21 de março, mobilizou a Educação Pré-escolar (EPE) e os 1.º e 2.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Promovida pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Departamentos da EPE, do 1.º Ciclo e de Expressões, a Semana envolveu famílias, alunos e professores, proporcionando um conjunto de experiências significativas no âmbito do livro e da leitura, com o aprofundamento da apetência pelo universo literário e artístico em geral.
O ambiente festivo foi oferecido pelos momentos dinamizados pelos docentes de Educação Musical, Daniela Pereira e Paulo Franco, e ainda pelo professor Osvaldo Martins (EMRC), cantando com os alunos músicas alusivas a Camões, à primavera e ao Dia do Pai.
Logo na segunda-feira, a autora Marisa Cambão visitou as EB de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes, onde, a partir da sua obra “As viagens da Nina”, desenvolveu uma interação criativa com os mais novos, centrada na importância de uma alimentação saudável, para crescer com um coração forte.
No último dia, foi a fez de Sandra Lima visitar a EB Diogo Bernardes, para uma animada conversa à volta dos afetos, dos sentimentos e das vivências, tendo como referência e inspiração as suas obras “Diário de uma marioneta e outros contos de fantoches” e “De onde vêm os abraços?”.
Ao longo da Semana, foi muito importante a participação das famílias, pois ajudou a fortalecer o vínculo com a leitura e reforçou esta prática como um trabalho conjunto, que vai para além das portas da sala de aula.
Em termos globais, a Semana da Leitura traduziu-se num balanço muito positivo: celebrou a leitura como ferramenta de aprendizagem, de partilha e de união; proporcionou momentos de reflexão; despertou/ aprofundou o gosto pelo livro e pela leitura; aplaudiu manifestações artísticas como a literatura, a música, o teatro, o cinema e a expressão plástica; fomentou a conexão entre todos os envolvidos; contribuiu para um ambiente mais enriquecer, inspirador e transformador.
A Organização
Procedimento Concursal para o Cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca - Lista dos Candidatos Admitidos a Concurso | 26.03.2025
Procedimento Concursal para o Cargo de Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Lista dos Candidatos Admitidos a Concurso | 26.03.2025
No âmbito do procedimento concursal para o cargo de diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, torna-se pública a lista dos candidatos admitidos, datada de 26 de março de 2025.
A presidente do Conselho Geral – Lucília Maria Gomes de Oliveira
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 23
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 23
“Camões: Embarca Engenho e Arte” – “Verdes são os campos”
Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.
Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.
Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.
Luís de Camões, “Lírica”, fixação do texto de Hernâni Cidade, Lisboa, Círculo de Leitores, 1980, p. 107.
Esta é uma conhecida cantiga do ciclo da “menina dos olhos verdes”, em que o poeta exalta a beleza da mulher amada e realça a ideia de que a verdura que o gado pasta é a graça dos olhos que lhe enche o coração.
Num cenário bucólico, com a paisagem a ser utilizada como uma metáfora para os sentimentos, o sujeito poético compara os olhos da amada ao verde dos campos, dizendo que estes são como os olhos do seu coração. E assinala que, tal como as ovelhas e os gados, também ele se alimenta, não da “verdura bela” das ervas, mas, isso sim, das memórias da sua amada.
Aliás, a recordação feliz, ainda que saudosa e nostálgica, da amada chega ao ponto da sintonia perfeita do “eu” lírico com os gados que pastam, com contentamento:
“(…) Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração”.
Neste ambiente de exaltação e de vassalagem da amada, dir-se-ia que a Natureza é bela na medida em que participa das belezas da senhora.
O canto dos olhos verdes traduz, por outro lado, uma forte originalidade. De facto, à época, o ideal da beleza feminina considerava que os olhos mais belos eram os azuis.
Acontece que diversos poemas de Camões são dedicados a uma destinatária de olhos verdes, uma situação que “originou várias especulações biográficas”. Segundo Maria de Lurdes Saraiva, “com segurança, só se pode afirmar que essa amada de olhos verdes era de extrema juventude, uma criança que começava a entrar na vida”.
Com a primavera de 2025 a dar os primeiros passos, apetece ler e ouvir e cantar a simplicidade e a beleza do amor, num ambiente bucólico.
“Verdes são os campos” é um poema que Zeca Afonso musicou e cantou. Faz parte do álbum “Traz outro amigo também”, editado em 1970. E, desde então, conheceu várias interpretações…
Vamos ouvir a versão original: Zeca Afonso, “Verdes são os campos”, de Luís de Camões.
Boa primavera! Viva a poesia…
Fonte: Luís de Camões, “Lírica Completa I”, prefácio e notas de Maria de Lurdes Saraiva, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1980, pp. 160 e 166.
A Organização
Intercâmbio Partilha com energia - EDP
Intercâmbio Partilha com energia - EDP
Decorrerá nos dias 26, 27 e 28 de março, em Ponte da Barca, um intercâmbio entre a turma do 11.º D da Escola Secundária de Ponte da Barca e uma turma da Escola IES Pando de Oviedo, da Espanha.
A iniciativa está englobada no projeto “Partilha com Energia”, da EDP e visa a interação entre jovens portugueses e jovens espanhóis promovendo a troca de experiências educativas, culturais, recreativas e sociais.
Convidamos toda a população e, em particular, a comunidade escolar a participarem na receção aos jovens oriundos de Espanha, de forma a tornar esta experiência inesquecível.
Nos dias do intercâmbio, percorremos as ruas de Ponte da Barca pretendendo que todos possam conviver e interagir.
Dia da Ciência 2025 – Escola Secundária de Ponte da Barca
Dia da Ciência 2025 – Escola Secundária de Ponte da Barca
No dia 7 de março de 2025, realizou-se mais uma edição do Dia da Ciência no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. Este evento contou com uma grande variedade de atividades práticas e interativas promovidas pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, envolvendo todas as disciplinas lecionadas pelos docentes do departamento.
Os alunos tiveram oportunidade de participar em experiências científicas diversificadas, como o jogo do 24, cozinha macromolecular, vulcanismo, jogos matemáticos, microscopia, gabinete médico, DiverFQ, exposição de trabalhos realizados pelos alunos, feira de minerais, palestras temáticas, visualização de vídeos científicos, atividades de robótica, captura e edição de vídeo, Inteligência Artificial, modelação 3D e realidade virtual. O peddy-paper com recurso à aplicação MathCityMap permitiu ainda aos alunos resolverem desafios interdisciplinares, enquanto o jogo "Aqui há Ciência" proporcionou uma aprendizagem dinâmica e lúdica.
A dinamização das atividades contou com o envolvimento ativo dos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e dos alunos do curso de Ciências e Tecnologias, cujo empenho e entusiasmo foram essenciais para o sucesso do evento.
A participação dos alunos revelou-se muito positiva, evidenciando elevado interesse e curiosidade ao longo de todo o dia. Esta iniciativa contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de diversas áreas de competência previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Deste modo, o Dia da Ciência 2024 foi considerado um sucesso, cumprindo plenamente os objetivos propostos e obtendo uma avaliação final de excelência.
O Coordenador do DMCE
António José Alves Vieira
Comemoração da Semana da Leitura no Lar Condes da Folgosa
Comemoração da Semana da Leitura no Lar Condes da Folgosa
Alunos do 11.º A e 11.º C celebram o Dia do Pai com leitura de poemas
O Lar Condes da Folgosa foi o palco de uma emocionante celebração da Semana da Leitura, na qual os alunos das turmas 11.º A e 11.º C desempenharam um papel especial. Para marcar a ocasião do Dia do Pai, os estudantes prepararam e declamaram uma seleção de poemas alusivos a esta data especial.
A iniciativa visava promover a leitura e a literatura, proporcionando alegria e reflexão aos residentes do lar. Através das palavras dos poetas, os alunos conseguiram transmitir sentimentos de amor, gratidão e homenagem aos pais, criando uma atmosfera de ternura e aproximação entre gerações.
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca renova Selo Escola Saudável
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca renova Selo Escola Saudável
O Selo Escola Saudável é uma iniciativa da Direção Geral de Educação que premeia as escolas que privilegiam, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Através da atribuição deste selo, a DGE reconhece o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola. Este selo também referencia as escolas potenciadoras do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis.
Como corolário do labor desenvolvido, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca viu renovado o Selo Escola Saudável, nível avançado. Motivo para expressar a toda a comunidade escolar sinceros agradecimentos e felicitações!
Esta distinção, nas palavras do Diretor Geral da Educação na comunicação ao nosso Agrupamento, é o "reflexo do compromisso e esforço contínuo em promover um ambiente escolar saudável, integrando e assumindo nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa".
Na mesma comunicação, a DGE agradeceu o empenho e dedicação e manifestou a esperança em que esta "distinção sirva como estímulo para futuros sucessos no âmbito do bem-estar escolar".
Este é mais um motivo de orgulho e satisfação que, certamente, toda a comunidade compartilhará com o Agrupamento.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca