Dia da Ciência 2026 – Conhecimento em Ação
Dia da Ciência 2026 – Conhecimento em Ação
No passado dia 20 de fevereiro de 2026, a Escola Secundária de Ponte da Barca celebrou o Dia da Ciência, numa iniciativa conjunta promovida pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, que integrou atividades desenvolvidas no âmbito do DAC com a disciplina de Geografia, bem como a participação do Clube de Robótica. A iniciativa foi dirigida a todos os alunos do Agrupamento.
Ao longo do dia, realizaram-se diversas atividades nos laboratórios abertos de Física, Química, Biologia, Geologia, Matemática e Informática, bem como iniciativas na área da Robótica, proporcionando experiências práticas, interativas e tecnológicas que despertaram a curiosidade científica dos alunos.
Entre as atividades dinamizadas destacaram-se o Jogo do 24, a Cozinha Macromolecular, experiências de Vulcanismo, Jogos Matemáticos, “Matemática Anda à Solta”, Estimativas, Criptografia, Microscopia, Gabinete Médico e DiverFQ. Na Sala LED decorreram ainda atividades nas áreas da Realidade Virtual, Inteligência Artificial e STEM, evidenciando a forte componente tecnológica da iniciativa.
O programa incluiu ainda o momento interdisciplinar “Montanhas – O Princípio e o Fim”, apresentado pelos alunos do 7.º A e B, que articulou conteúdos das disciplinas de Geografia e Ciências Naturais, numa abordagem criativa e performativa.
Destaca-se ainda o espetáculo “Ciência e Magia”, realizado pelo Doutor Filipe Monteiro — químico, escritor e ilusionista — no âmbito do Clube Ciência Viva, proporcionando aos alunos uma experiência envolvente que aliou o rigor científico ao encantamento da magia.
Esta articulação entre diferentes áreas científicas e tecnológicas reforçou a importância da interdisciplinaridade no percurso educativo dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
O elevado interesse, entusiasmo e participação ativa demonstraram o sucesso da iniciativa, que constituiu uma oportunidade privilegiada para valorizar o conhecimento científico, a inovação e o trabalho colaborativo desenvolvido no Agrupamento.
O Dia da Ciência afirmou-se, assim, como um momento marcante de celebração da ciência, da tecnologia e do saber.
Sessão “Escolhas Conscientes” alerta jovens do 3.º Ciclo e Ensino Secundário para a prevenção de comportamentos de risco
Sessão “Escolhas Conscientes” alerta jovens do 3.º Ciclo e Ensino Secundário
para a prevenção de comportamentos de risco
Decorreram no auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca várias sessões promovidas pela Escola Segura, subordinada ao tema “Escolhas Conscientes: Prevenção de Comportamentos de Risco”.
A iniciativa teve como principal objetivo sensibilizar os alunos para a importância de tomarem decisões conscientes e informadas, destacando os perigos associados ao consumo de substâncias psicoativas. Durante a sessão, foram abordadas estratégias para identificar situações de risco, bem como formas de promover escolhas responsáveis que contribuam para estilos de vida saudáveis.
Ao longo da ação, os elementos da Escola Segura procuraram envolver os estudantes através de exemplos práticos e momentos de reflexão, reforçando a relevância da prevenção e da informação na construção de um percurso pessoal e académico seguro.
A escola reforça, assim, o seu compromisso na promoção de um ambiente educativo onde os jovens se sintam apoiados e capacitados para lidar com os desafios do quotidiano.
Coordenação dos Diretores de Turma
Megasprinter distrital
Megasprinter distrital
No dia 24 de fevereiro, em Viana do Castelo, realizou-se o Megasprinter distrital, com a participação do Agrupamento de escolas de Ponte da Barca.
O evento decorreu das 10.00h às 14.30h, numa manhã de tempo encoberto, sem chuva, propício para a modalidade de atletismo.
Da nossa escola foram 20 alunos, dos quais 3 foram medalhados com o 3.º lugar. Estes foram:
- Km - Luísa Cerqueira, 5.ºE nº8
- Lançamento do vortex - Rúben Rodrigues, 7.ºD nº16
- Salto em comprimento - Lara Vieira, 5.ºB nº12
Todos os participantes estão de parabéns pelas suas excelentes participações.
O grupo de educação física
Dia da Geografia
Dia da Geografia
O Dia da Geografia Portuguesa celebra-se anualmente a 25 de fevereiro, data escolhida em homenagem à homologação do primeiro Curso de Geografia.
Este dia é uma oportunidade para refletir e reconhecer a relevância desta ciência na formação de cidadãos críticos, informados e responsáveis, capazes de interpretar o território, valorizar o património e desenvolver estratégias de proteção ambiental face aos desafios naturais e humanos contemporâneos.
Para assinalar a data os alunos das turmas A e B do 7.º Ano efetuaram uma pesquisa sobre geógrafos nacionais e internacionais.
"Opiniões de Segunda" - 23/02/2026
"Opiniões de Segunda" - 23/02/2026
No “Opiniões de Segunda” desta semana, Miguel Silva reflete sobre a rotina e a imprevisibilidade, no dia a dia.
Na sua perspetiva, “cabe a cada um de nós decidir aquilo que é o melhor para o seu bem-estar".
Revisão do Regulamento Interno
Revisão do Regulamento Interno
Torna-se público que se encontra em período de Consulta Pública o projeto de revisão do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
O período de consulta decorre entre o dia 22 de fevereiro de 2026 e o dia 22 de março de 2026.
Todos os interessados (pessoal docente e não docente, pais/encarregados de educação, alunos e parceiros da comunidade) podem endereçar as suas sugestões ou contributos, por escrito, através de uma das seguintes vias:
- Correio Eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
- Entrega Presencial: Mediante entrega de exposição escrita nos Serviços Administrativos dirigida ao Diretor.
As sugestões devem ser fundamentadas e conter a identificação do autor (Nome e categoria na comunidade escolar). Findo o prazo, o Diretor procederá à análise dos contributos e à redação final para aprovação definitiva.
Acesso ao documento: https://drive.google.com/drive/folders/1jau-5jS7jh8h9vuWe6AxGRiENd7szhgf?usp=drive_link
MEGASPRINTER
MEGASPRINTER
Na manhã do dia 19 de fevereiro, após a pausa letiva do carnaval, decorreu mais um torneio de fase de apuramento a nível de escola para as provas distritais do Megasprinter, com 218 participantes. Para este torneio foram apurados, intraturmas, os melhores alunos das modalidades de salto em comprimento, velocidade, lançamento do vortex e corrida de resistência.
As condições climatéricas ajudaram na consecução dos objetivos dos participantes que se esforçaram para alcançar os primeiros lugares.
Esta atividade teve a presença de alguns alunos que se dirigiram ao local das provas para apoiar os colegas.
Os primeiros classificados em cada modalidade e apurados para o distrital foram:
Nota: o escalão juvenil não vai ao distrital. Para a prova de vortex só o escalão infantil B irá participa no distrital. Na modalidade de velocidade irão os 1.º e 2.º classificados.
O grupo de educação física
CULTIVAR O AFETO, FORTALECER RELAÇÕES
CULTIVAR O AFETO, FORTALECER RELAÇÕES
A Escola Secundária assinalou o Dia dos Namorados com uma atividade que se estendeu durante alguns dias, dedicada à celebração do afeto, da amizade e do respeito entre todos.
A iniciativa foi dinamizada pelas assistentes operacionais do bloco B e contou com a participação entusiasta dos alunos, que aderiram com muito interesse.
No âmbito da atividade, os alunos tiveram oportunidade de escrever e partilhar mensagens, expressando sentimentos de carinho, gratidão e amizade. Alguns optaram por se declararem de forma especial, aproveitando o momento para revelar sentimentos que, até então, não tinham sido verbalizados.
Paralelamente, os próprios alunos tomaram a iniciativa de criar um mural coletivo com mensagens afetuosas, demonstrando criatividade e sensibilidade para esta temática.
Importa sublinhar que foi enfatizada a importância do afeto estar presente ao longo da vida, sendo cultivado diariamente nas relações com os outros, através de gestos, palavras amigas e atitudes de respeito mútuo.
Um gesto simples pode fazer a diferença em qualquer dia do ano. Não percas a oportunidade de espalhar alegria e fazer alguém feliz!
Serviço de Psicologia e Orientação
Carnaval escolar celebrado nas três Escolas Básicas de Ponte da Barca
Carnaval escolar celebrado nas três Escolas Básicas de Ponte da Barca
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca adaptou-se às condições meteorológicas e comemorou, como tem sido habitual, o Carnaval.
Ao contrário do que estava previsto, as Escolas Básicas do Agrupamento realizaram o seu desfile em cada uma das escolas permitindo que os alunos da Educação Pré-escolar, do 1.º e 2.º ciclo partilhassem os seus disfarces, a sua alegria e animação com a comunidade educativa que compareceu nas suas escolas para assistir.
O tema geral “O Mundo à Nossa Volta”, permitiu uma grande diversidade de fantasias e personagens. Todos os alunos da Educação Pré-Escolar e 1º ciclo apresentaram-se com orgulho, diversidade e muita imaginação, num espírito carnavalesco e de boa disposição.
Os alunos do 2º ciclo desfilaram, demonstrando as tradições de diferentes Continentes como trajes, danças e símbolos característicos da Europa, África, Ásia, América e Oceânia.
Foi um momento de aprendizagem e valorização da diversidade cultural, onde se destacou o respeito pelas tradições e a riqueza de costumes que fazem do nosso planeta um espaço tão plural e
fascinante.
As educadoras, professores titulares e professores do 2.º Ciclo agradecem aos encarregados de educação toda a colaboração nas preparação das fantasias, às alunas do grupo de bombos Catrapana pela alegria e dinamismo que proporcionaram ao longo de todo o evento, a ajuda dos assistentes operacionais e à direção pelo apoio dado.
Viva o Carnaval!
Educação Pré-Escolar celebra Semana dos Afetos
Educação Pré-Escolar celebra Semana dos Afetos
Ao longo da Semana dos Afetos, a Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca viveu dias marcados pela partilha, pela alegria e por aprendizagens verdadeiramente significativas.
As crianças participaram em momentos de diálogo em grande grupo sobre a amizade e o respeito, exploraram histórias, realizaram jogos cooperativos e criaram mensagens e trabalhos alusivos ao tema.
Estas experiências proporcionaram instantes de reflexão e felicidade, contribuindo para o fortalecimento da autoestima, da empatia e do sentido de pertença ao grupo. Mais do que assinalar uma data, esta semana constituiu uma oportunidade para reforçar valores essenciais que se constroem diariamente na escola: o respeito, a solidariedade e o cuidado pelo outro.
Foi, sem dúvida, uma semana vivida de coração cheio.
Educadora Lúcia Silva,
Coordenadora do Departamento da EPE





























