Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Norma 01/JNE/2023 (atualizado a 06/04/2023)
Norma 01/JNE/2023
pág.12 - atualização da redação do n.º 2 (06/04/2023)
Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
As aprendizagens realizadas fora da sala de aula são retidas na memória mais tempo, isto é, são mais duradouras. (Dillon et al., 2006)
Na manhã do dia 22 de março, os alunos das turmas A, B e C, do 12.º ano de escolaridade, puderam executar e consolidar os conhecimentos de Probabilidades e Cálculo Combinatório adquiridos na disciplina de Matemática A.
O desafio foi lançado pelas professoras da disciplina com o objetivo de trabalhar, em DAC (Domínios de Autonomia Curricular), as aprendizagens essenciais das disciplinas de Matemática A e de Português. Na ideação do projeto, privilegiou-se o desenvolvimento das seguintes áreas de competências: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; e Relacionamento interpessoal.
Em contexto da Sala de Aula Digital, os alunos começaram por recorrer à aplicação MathCityMap, a fim de conceber trilhos matemáticos. Para a consecução do trabalho prático, e dado que a aplicação escolhida obriga a que as tarefas sejam formuladas e resolvidas in situ, os alunos criaram 16 tarefas originais, cuja realização teria de ser concretizada em diferentes locais de referência do município de Ponte da Barca: na Praça da República, na Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal, na Igreja Matriz, na Ponte Medieval, e no Mercado Municipal, ou outros lugares escolhidos pelos alunos. Os enunciados das tarefas foram revistos na aula de Português, com a colaboração da docente da disciplina.
Para finalizar, os intervenientes – professoras e alunos – procederam à auto e heteroavaliação que evidenciou o empenho e o entusiasmo com que os discentes se envolveram na atividade. A utilização da aplicação foi uma mais-valia, já que lhes permitiu recordar conceitos de probabilidade de um modo lúdico e prático, fora da sala de aula. O DAC foi uma técnica pedagógica, reveladora de todas as potencialidades dos alunos, do ponto de vista académico e inter-relacional. Assim, foram cumpridos todos os objetivos que presidiram à sua arquitetura.
As professoras de Português e de Matemática A do 12.º ano de escolaridade
Atividade "Aquijazz"
Atividade "Aquijazz"
No passado dia 17 de março decorreu na escola Básica Diogo Bernardes a atividade "Aquijazz", promovido pela CIM Alto Minho, com a Produção da "Eventos David Martins"e colaboração das professoras de Ed. Musical deste agrupamento.
Tratou-se de uma atividade bastante interessante e enriquecedora para os alunos, que tiveram a oportunidade de contactar diretamente com um estilo musical que lhes é pouco familiar, tendo enriquecido os seus conhecimentos com a apropriação de aspetos interessantes sobre a história e o género musical em questão.
Ao longo da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente na sessão, interagindo com os músicos, utilizando e explorando várias vertentes da expressão musical, como é o caso da componente vocal, instrumental e de improvisação.
Foi gratificante ver o interesse e entusiasmo dos alunos, tendo os mesmos dado um “feedback” bastante positivo.
O Grupo de Ed. Musical
Comunicado - Inscrições abertas para provas e exames (04/04/2023)
Comunicado - Inscrições abertas para provas e exames (04/04/2023)
Despacho Normativo n.º 4-B/2023
Despacho Normativo n.º 4-B/2023
O Despacho Normativo n.º 4-B/2023, de 3 de abril, altera o Regulamento do Júri Nacional de Exames e aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2022-2023.
Respirar a Barca – Pré- Escolar da EB Diogo Bernardes
Respirar a Barca – Pré- Escolar da EB Diogo Bernardes
No dia 30 de março as crianças da educação pré-escolar da Escola Básica Diogo Bernardes participaram na caminhada “Respirar a Barca”. O percurso decorreu entre a Escola Básica Diogo Bernardes e os espaços circundantes. Aproveitámos para visitar os espaços da escola sede do Agrupamento e o Quartel dos Bombeiros Voluntários.
Durante a caminhada foi evidente o ânimo e o entusiasmo demonstrado pelas crianças. Foi uma atividade muito enriquecedora!
As educadoras
DIA 2 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
DIA 2 DE ABRIL
DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
O QUE SÃO AS PEA?
A perturbação do espetro do Autismo (PEA) é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento, que resulta numa incapaciade que se prolonga durante toda a vida.Caracteriza-se por dificuldades específicas ao nível da comunicação e da interação social, variedade restrita de interessses e alterações do comportamento. Todas as pessoas com PEA são diferentes mas de um modo geral podem apresentar:
Dificuldades em comunicar e interagir com outras pessoas, pois podem não utilizar gestos, não perceber o estado emocional e as intenções do outro e não conseguir iniciar ou manter interações e relacionamentos.
Comportamentos, interesses e atividades restritas e estereotipadas, observáveis no discurso, nos movimentos motores ou no uso de objetos de forma repetitiva. Adesão excessiva a rotinas, rituais verbais e/ou de comportamentos, bem como grande resistência à mudança. E ainda reatividade reduzida ou excessiva a estímulos sensoriais.
AS 10 COISAS QUE UMA PESSOA COM PEA GOSTARIA QUE SOUBESSES:
- Antes de ser Autista, sou uma Pessoa.
- Tenho problemas sensoriais. Sensações que para ti são normais, para mim podem ser muito desconfortáveis.
- Tenho interesses especiais que me ajudam a desenvolver capacidades excecionais. Mas, os meus interesses podem não despertar curiosidade nos outros, nem o que lhes interessa me motiva a mim.
- Vejo o mundo de forma muito particular, gosto de tudo organizado e estruturado. Por isso, o dia-a-dia é caótico com tantas coisas imprevisíveis a acontecer.
- Quando falares para mim, diz-me coisas concretas. Eu não compreendo ironias e segundos sentidos.
- Posso ouvir o que dizes, mas muitas vezes não entendo. Compreendo melhor o que vejo.
- É difícil perceber o que os outros pensam e sentem. Por isso, não consigo colocar-me no teu lugar.
- Gosto de me relacionar com os outros. Às vezes, não sei como fazer e preciso de ajuda.
- As minhas birras são uma forma de comunicar. Às vezes, perco mesmo o controlo. Dá-me tempo e espaço.
- Não me critiques. Aceita-me como sou!
Eu prometo: EU VALHO A PENA. CONTO CONTIGO!!!!!
*Texto escrito com base em publicações da Fundação AMA.
Grupo 910 – Educação Especial
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Direito a uma velhice digna"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Direito a uma velhice digna"
Alunos do 6.º ano visitam Centro Histórico de Ponte da Barca
Alunos do 6.º ano visitam Centro Histórico de Ponte da Barca
Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas concluíram, esta terça-feira, um ciclo de visitas guiadas, com a realização de um “peddy paper”, pelo Centro Histórico de Ponte da Barca.
Coincidindo com o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, criado em 28 de março de 1993, a iniciativa “Ao Encontro da História Local” – promovida pela Biblioteca Escolar e pelo Plano Nacional das Artes, em articulação com os Conselhos de Turma do 6.º ano – proporcionou aos alunos um outro olhar bem mais significativo sobre espaços e figuras que fazem parte do seu quotidiano.
O núcleo central da visita foi o Centro Histórico, nomeadamente o Largo da Misericórdia, o Jardim dos Poetas, com o Mercado Pombalino e o Pelourinho, e ainda o Centro Interpretativo do Património Fernão de Magalhães.
Para além dos espaços e da riqueza histórica que lhes está associada, a conversa alargou-se também a figuras como Maria Lopes da Costa, os irmãos Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz e, naturalmente, Fernão de Magalhães. Aliás, a visita terminou junto ao monumento a Fernão de Magalhães, na Praça com o seu nome.
Recorde-se que a data escolhida para as celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses está intimamente ligada a uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional, Alexandre Herculano, nascido a 28 de março de 1810.
A Organização