Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» atribuído ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» atribuído ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Dias felizes!
Os dias em que o trabalho e compromisso de todos os atores educativos é reconhecido. Voltou a acontecer a 7 de novembro.
Data em que a Comissão de Acompanhamento do Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas Escolas, certifica que foi atribuído, uma vez mais, o Selo «Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência» ao Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Este selo é o reconhecimento de que o nosso Agrupamento promoveu e implementou, no ano letivo 2023/2024, um Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying, assumindo práticas quotidianas de promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa, pautadas pelos princípios da não violência, da inclusão e da não discriminação.
Estas práticas quotidianas estão assumidas por todos os elementos da nossa comunidade escolar. Ainda bem recentemente, no dia 18 de outubro, o Agrupamento foi palco de uma atividade dedicada à luta contra o bullying que mobilizou os alunos das várias escolas, bem como os profissionais de educação, e que contou com o contributo dos pais e encarregados de educação na sensibilização dos seus educandos sobre a importância de agir contra o bullying.
Tendo sido já amplamente destacado, nunca é demais voltar a referir o amplo debate da temática em contexto de sala de aula bem como a assinatura de uma declaração de compromisso por todas as turmas.
Este momento de reconhecimento do comprometimento de toda a comunidade escolar no desenvolvimento de uma cultura escolar mais inclusiva, onde o respeito mútuo e a solidariedade devem estar sempre presentes é, permitam-nos acreditar, mais um dia feliz!
É também o momento oportuno para testemunhar o reconhecimento e manifestar o agradecimento a todos quantos se envolvem na criação e preservação duma ideia e cultura de Escola em que o bem-estar de cada um é um dos pilares para o desenvolvimento pessoal e académico!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
CONVITE | Sessão de Lançamento da moeda "O Conhecimento", 13 de novembro, 11:00 horas
CONVITE
Sessão de Lançamento da moeda "O Conhecimento"
13 de novembro, 11:00 horas
Como é do conhecimento da comunidade escolar, a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) realizou no ano letivo de 2022-2023, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), o concurso escolar "Desenhar a Moeda", subordinado à temática "O Conhecimento".
Participaram neste concurso as crianças e jovens estudantes dos estabelecimentos educativos do 2º e 3º ciclos do ensino básico dos dez concelhos do Alto Minho.
Esta atividade, com ampla participação de alunos do nosso Agrupamento, pretendeu estimular a criação artística e numismática e também sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimentos entre gerações.
A 24 de junho de 2023, integrado no Fórum para a Juventude, foi anunciado e reconhecido publicamente o envolvimento de todos os parceiros da Rede Educativa do Alto Minho, com particular destaque para as crianças/jovens (alunos de onze Agrupamentos) que participaram na 4.ª edição do concurso Desenhar a Moeda, distinguindo o vencedor do concurso, António Cerqueira, aluno da EB Diogo Bernardes, Ponte da Barca.
No próximo dia 13 de novembro entra em circulação a moeda de coleção «O Conhecimento», desenhada pelo jovem António Cerqueira. Na perspetiva do jovem autor do desenho vencedor - aluno do 7.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Ponte da Barca - o desenho da moeda dá relevo à importância da educação e da tecnologia para a promoção do conhecimento.
Com valor facial de 5 Euros, esta moeda conta com uma emissão limitada a 20 mil unidades em cuproníquel com acabamento normal e 2 mil exemplares em prata com acabamento proof (prova numismática).
A sessão de lançamento da moeda, no próximo dia 13 de novembro, terá lugar em Ponte da Barca, às 11h00, no Auditório Municipal de Ponte da Barca.
Será uma honra contar com a presença de V.ª Ex.cia nesta sessão
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
AVISO - LISTA DE CANDIDATOS AO CONCURSO PARA PROVIMENTO DO LUGAR DE DIRETOR(A) DO CENTRO DE FORMAÇÃO E INOVAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO/ESCOLAS ASSOCIADAS DO ALTO MINHO E PAREDES DE COURA (CENFIPE)
AVISO
LISTA DE CANDIDATOS AO CONCURSO PARA PROVIMENTO DO LUGAR DE DIRETOR(A) DO CENTRO DE FORMAÇÃO E INOVAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO/ESCOLAS ASSOCIADAS DO ALTO MINHO E PAREDES DE COURA (CENFIPE)
Nos termos do Aviso nº 22367/2024/2 de 09 de outubro de 2024 e ainda de acordo com os pontos 7 e 8 do Regulamento do Processo de Seleção do Diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Minho e Paredes de Coura – CENFIPE –, divulga-se a lista de candidatos admitidos e de candidatos excluídos.
Exposição/Concurso: “Orienta-te”
Exposição/Concurso: “Orienta-te”
Pelo quarto ano consecutivo, o grupo de Geografia da nossa escola dinamizou a exposição/concurso "Orienta-te" com as rosas dos ventos criativas elaboradas pelos alunos do 7. ano. No ano em que se comemora os 500 anos de nascimento de Luís Vaz de Camões, esta exposição homenageia o ilustre poeta com a apresentação da primeira estrofe do poema "Verdes são os campos".
O espaço físico da exposição foi criado de acordo com o poema ilustrado e com a vida e obra de Camões. Para além do campo verde, foi possível observar, junto aos carvalhos, uma inscrição sobre a importância destas árvores do norte para a construção das caravelas e naus, bem como, a indicação dos locais descritos na obra-prima do autor "Os Lusíadas ".
Tratando-se também de um concurso, com as votações do pessoal docente e não docente e dos alunos do 8.º e 9º anos, devidamente acompanhados pelo seu professor de Geografia, foram vencedores os trabalhos dos alunos: Eduarda Fornelos do 7.ºC (1.ºlugar); Matilde Galvão do 7.ºA (2.ºlugar) e David Silva do 7.ºD (3.º lugar).
O grupo de Geografia agradece o empenho e a criatividade investida na elaboração das rosas dos ventos, sendo que o melhor prémio passa pela classificação obtida neste instrumento de avaliação da disciplina. Independentemente dos resultados obtidos, todos são vencedores, na medida em que contribuíram para a apresentação de uma atividade enriquecedora em conhecimentos geográficos, e permitiram o envolvimento das famílias, da comunidade escolar e o embelezamento do átrio do bloco B.
Os docentes de Geografia agradecem o apoio do colega Orlando Costa na conceção da expo-sição, da professora Henriqueta Borlido e da sua direção de turma (7.ºF) na representação do poema, dos alunos do 11.ºD na montagem da exposição e do município na cedência de alguns dos recursos utilizados.
Sim, “Leve é a tarefa quando muitos dividem o trabalho.” Homero.
O grupo disciplinar de Geografia
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 6
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 6
(…) «quem não sabe arte não na estima.»
«Enfim, não houve forte Capitão,
Que não fosse também douto e ciente,
Da Lácia, Grega ou Bárbara nação,
Senão da Portuguesa tão-somente.
Sem vergonha o não digo, que a razão
De algum não ser por versos excelente,
É não se ver prezado o verso e rima,
Porque quem não sabe arte não na estima.»
Luís de Camões, “Os Lusíadas”, V, 97.
Nas estrofes finais do canto V, Camões critica os Portugueses, seus contemporâneos, porque desprezam a poesia, as letras, a arte em geral.
De facto, grandes figuras da Antiguidade Clássica, seja da Grécia, seja de Roma, para além da arte bélica, tinham grande erudição e cultura.
Já no que diz respeito a Portugal, o narrador lamenta, envergonhado, que a epopeia da expansão marítima só tenha produzido heróis de força bruta, sem qualquer estima pela arte e pela cultura:
«Enfim, não houve forte Capitão,
Que não fosse também douto e ciente,
Da Lácia, Grega ou Bárbara nação,
Senão da Portuguesa tão-somente.»
Neste queixume, Camões inclui o próprio Vasco da Gama, pela indiferença que manifestava quanto à divulgação dos seus feitos, ao contrário do que se tinha passado com os heróis da Antiguidade Clássica.
Ora, a verdade é que os Portugueses são bravos e destemidos e o próprio Vasco da Gama superou os antigos em heroicidade. Mas esta heroicidade só será imortalizada se for cantada pelos poetas, se houver sensibilidade para apreciar e acarinhar a arte, a poesia. Doutro modo, perde-se a nossa memória coletiva e perde-se a força inspiradora do exemplo, que incentiva o homem à imitação ou superação desses feitos sublimes e mobiliza para novos feitos.
Daí a importância do ideal de herói renascentista, um herói que concilia as armas e as letras. E daí o lamento do poeta, que não esconde a sua perplexidade perante o facto de os Portugueses serem “tão ásperos”, “tão austeros, / tão rudos e de engenho tão remisso” (V, 98), e, pior ainda, não se preocuparem minimamente com esta sua pobre condição.
Séculos e séculos depois, este desafio continua intemporal.
Em 2024, cada um dos Portugueses manifesta apetência pela arte e estima a cultura?
Quem não sabe arte não a estima. E quem não estima a arte não valoriza a dimensão libertadora da condição humana!
A arte humaniza, a arte salva! A arte eleva-nos ao universo da criação.
Mas, afinal, o que é arte?
Eis uma reflexão de “GCF Global”…
A Organização
EB Diogo Bernardes: Inauguração do novo Espaço do Aluno
EB Diogo Bernardes: Inauguração do novo Espaço do Aluno
Decorreu na Escola Básica Diogo Bernardes, entre os dias 25 e 29 de outubro, a inauguração do novo Espaço do Aluno.
Ao longo destes dias, os alunos das turmas do 2.º Ciclo tiveram a oportunidade de conhecer o espaço referido, tomando conhecimento das respetivas regras de utilização, tendo assinado, para o efeito, um compromisso de responsabilidade.
Trata-se de uma área lúdica de convívio entre alunos, com recantos variados, tais como as mesas de jogos com temáticas variadas, o canto da leitura, o placard para registos fotográficos e outros assuntos relacionados com as atividades que se forem realizando. Pretende-se também ir decorando a sala de acordo com as temáticas que forem surgindo ao longo do ano letivo.
Alunos e professores estão felizes com a concretização deste objetivo e muito entusiasmados para, doravante, poderem desfrutar deste espaço tão desejado por todos!
Os Diretores de Turma do 2 ciclo.
À CONVERSA COM…
À CONVERSA COM…
No âmbito da disciplina de Geografia C, lecionada pela professora Ilda Veloso e inserido no tema atual “Globalização e sistema mundo”, os alunos do 12º C, curso de Línguas e Humanidades, deram continuidade ao projeto “À Conversa Com…”.
Este projeto consiste num diálogo, entre os alunos e os convidados, desenvolvido em duas sessões. A primeira sessão foi desenvolvida com o objetivo de motivar os alunos no desenvolvimento da atividade e contou com a colaboração da professora Sílvia Barbosa.
A segunda sessão contou com a participação de dois antigos alunos da escola, o José Machado, mais conhecido como Zeca, e a Inês Costa. Enquanto que o Zeca seguiu a área de Línguas e Humanidades, tendo ingressado e finalizado o curso de Educação na Universidade do Minho, a Inês seguiu o curso de Ciências e Tecnologias e está atualmente no seu 5ºano de Medicina na Universidade do Minho.
Apesar de os convidados terem seguido diferentes percursos na vida, todas as intervenções tiveram como objetivo a motivação para o nosso futuro, o esclarecimento de dúvidas sobre cursos, universidades e outras inseguranças que temos relativamente á próxima etapa da nossa vida.
O desenvolvimento de projetos deste tipo é crucial para a nossa formação porque dá-nos a oportunidade de conhecer e fazer uma preparação para o mundo real, a universidade e o trabalho. O facto de termos a possibilidade de falarmos e expressarmos os nossos sentimentos relativamente a um futuro próximo com pessoas que já passaram por isso uma permite-nos segurança, motivação e confiança para seguirmos em frente, sabendo que nunca estaremos sozinhos e teremos sempre apoio.
Após a conclusão da atividade, a turma agradece a todos os intervenientes por terem aceitado fazer parte deste projeto, que se pretende dar continuidade.
Íris Almeida 12ºC
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 5
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 5
Alma minha gentil, que te partiste
Alma minha gentil, que te partiste
tão cedo desta vida, descontente,
repousa lá no Céu eternamente,
e viva eu cá na terra sempre triste.
Se lá no assento etéreo, onde subiste,
memória desta vida se consente,
não te esqueças daquele amor ardente
que já nos olhos meus tão puro viste.
E se vires que pode merecer-te
alguma coisa a dor que me ficou
da mágoa, sem remédio, de perder-te,
roga a Deus, que teus anos encurtou,
que tão cedo de cá me leve a ver-te,
quão cedo de meus olhos te levou.
Luís de Camões, “Rimas”, org. Fernão Rodrigues Lobo Soropita, Lisboa, 1595; “Obras de Luís de Camões”, Porto, Lello & Irmão Editores, 1970, p. 9.
No manuscrito da “Década VIII”, atribuído a Diogo do Couto, lê-se: «Vindo de lá [da China] se foi perder na costa de Sião [Tailândia], onde se salvaram todos despidos e o Camões por dita escapou com as suas “Lusíadas”, como ele diz nelas, e ali se afogou ũa moça china muito fermosa com que vinha embarcado e muito obrigado, e em terra fez sonetos à sua morte em que entrou aquele que diz: “Alma minha gentil, que te partiste”…».
O poeta dirige o seu discurso à mulher amada, que, para sua tristeza, morreu jovem: “Alma minha gentil, que te partiste/ Tão cedo desta vida, descontente,”.
Ao longo do soneto, vai-lhe fazendo alguns pedidos, utilizando frases imperativas, tais como: “repousa lá no céu…”, “não te esqueças daquele amor ardente…” e “roga a Deus…”. Afirma também que está em sofrimento e aponta as razões desta tristeza, que se ligam, essencialmente, à ausência da amada, marcada pela distância entre o céu – local de morada dela: ”repousa lá no Céu” – e a terra, espaço de vida do poeta: “viva eu cá na terra”. Estas referências espaciais surgem associadas aos termos com valor deíctico “cá” e “lá”, que reforçam a relação de afastamento entre os dois amantes.
Assim, a solução para o sofrimento do sujeito poético seria a aproximação entre os dois e, por isso, ele pede-lhe que rogue a Deus para o levar rapidamente para junto dela: “Roga a Deus, que teus anos encurtou,/ Que tão cedo de cá me leve a ver-te,/ Quão cedo de meus olhos te levou.”
Aqui fica o convite para escutar o poema, interpretado por Simone de Oliveira, com música de Alfredo Marceneiro…
A Organização
Corta-mato escolar
Corta-mato escolar
No dia 23 de outubro de 2024, num dia de sol maravilhoso, realizou-se o corta-mato escolar do nosso Agrupamento, que se iniciou pelas 10h e terminou às 12.45h, nas margens do rio Lima. O evento teve a participação de 560 alunos de todos os centros educativos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, do 3º ao 12º ano de escolaridade.
A organização, o grupo de educação física, teve a colaboração da Direção da escola, e de todos os professores destacados para acompanhar as turmas participantes. Muitos foram os familiares e amigos dos atletas que assistiram às provas, apoiando as suas prestações.
No final foram apurados os participantes para a próxima fase, o corta-mato distrital, a decorrer em Caminha. Todos estão de parabéns. O grupo de educação física agradece a disponibilidade e colaboração da Direção da escola, da Câmara Municipal de Ponte da Barca, dos Bombeiros, da GNR e do Centro de saúde. Em baixo, seguem as classificações dos 6 primeiros, por escalão.
O grupo de educação física
Mafalda Cardoso
Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
Reunião de Delegados de turma do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário
29 de outubro, às 10:00 horas, no Auditório do Bloco C