Rede de Clubes de Ciência Viva na Escola

 

As crianças de hoje, cidadãos de amanhã, vivem num mundo em que a Ciência é fundamental e imprescindível no dia-a-dia de cada um. Também a comunidade científica reconhece o trabalho prático experimental como promotor e facilitador da aprendizagem das Ciências, não só porque orienta os alunos na construção do seu próprio conhecimento, mas também porque é indutor do desenvolvimento de múltiplas competências na criança.

Um interesse pela Ciência, que comece desde muito cedo e que se prolongue ao longo da vida é um grande benefício para a sociedade vindoura, e é por acreditarmos que o trabalho experimental contribui para o surgimento desse interesse de uma forma significativa que nos tem motivado, ao longo dos anos, a desenvolver projetos vários no âmbito das atividades experimentais.

Neste contexto, esta medida tem como objetivo:

  • Promover metodologias experimentais (método científico) no ensino das ciências na educação pré-escolar e no ensino básico.

 

As metas que pretendemos atingir são:

  • Desenvolver em todos os grupos da educação pré-escolar atividades experimentais quinzenalmente;
  • Desenvolver as atividades, recorrendo ao método científico, que constam nos currículos do ensino básico.

 

Para o desenvolvimento deste programa de ação, as educadoras de infância, os professores titulares do primeiro ciclo e os professores de Ciências Naturais, Física e Química e Matemática do ensino básico, a coordenadora da ação e os coordenadores de departamento da educação pré-escolar, do primeiro ciclo e de matemática e ciências experimentais do agrupamento serão envolvidos, de modo a:

  • Planificar, em trabalho colaborativo, as atividades experimentais a realizar;
  • Construir materiais didáticos necessários à operacionalização das atividades;
  • Refletir e avaliar as atividades implementadas em espaço de aula.

 

 

O Clube de Ciência Viva (CCV) agrega vários projetos, uns em fase de planeamento, outros em execução, que vão todos de encontro à missão do Agrupamento: Defender o Ambiente. Esta missão, abrangendo todos os níveis de ensino, é transversal a todas as áreas.

No entanto, tem um maior enfoque nas ciências experimentais, através das quais pretende-se dar um carácter inovador à forma como aprendemos ciência. As aprendizagens essenciais serão lecionadas recorrendo sempre que possível ao currículo local, mais especificamente ao facto de o concelho ser reserva da biosfera e pertencer ao Parque Nacional da Peneda Gerês. E é no conhecimento, sensibilização e ação que se centram as atividades do CCV:

Espaço oficina, onde serão dinamizados Workshops de reutilização e reciclagem;

Espaço salas temáticas, “Defendo o Ambiente experimentando com os 5 sentidos”;

Espaço Laboratório, onde serão promovidas a realização de diversas atividades experimentais, na área das ciências exatas, destinadas aos vários níveis de ensino e aos visitantes; desenvolver projetos e candidaturas com os alunos; promoção da literacia científica.

 

 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca