2º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
2º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
No dia 25 de março realizou-se, na nossa escola, o encontro de ginástica acrobática nível elementar e avançado e o encontro de tumbling e trampolins. Neste encontro, a nossa escola teve a participação de 33 atletas e 7 juízes, dos quais 20 são da escola de Crasto.
A prova decorreu desde as 9.00h até às 12.30h, no mini ginásio, onde estiveram presentes familiares para assistir e apoiar os seus atletas.
Estiveram presentes as escolas de Caminha e da Correlhã com mais 40 alunos.
Todos os participantes tiveram óptimas prestações e no final procedeu-se à entrega de medalhas.
De realçar a boa disposição e entusiasmo de todos os presentes.
Grupo de ginástica acrobática e de trampolins do desporto escolar
Mafalda Cardoso, Michael Sousa e Sérgio Gomes
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A controvérsia de uma Central Nuclear Portuguesa"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A controvérsia de uma Central Nuclear Portuguesa"
Alunos aplaudem “O Principezinho”
Alunos aplaudem “O Principezinho”
Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram na apresentação da adaptação teatral da "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, levada a cena pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil.
Com encenação de Ana Costa, o espetáculo foi a palco no auditório da EPRALIMA, em Ponte da Barca, e entusiasmou os participantes, face à riqueza das múltiplas linguagens cénicas e à qualidade do desempenho dos atores, a maioria dos quais são colegas de escola.
Recorde-se que “O Principezinho” é uma história intemporal, destinada “a todas as crianças, as que ainda o são, as que já o foram um dia e as que nunca deixarão de o ser.”
Biblioteca Escolar
Deliberação n.º 338/2023, de 24 de março
Deliberação n.º 338/2023, de 24 de março
A Deliberação n.º 338/2023 fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2023-2024.
VISITA DO PROJETO KID FUN - EDUCAÇÃO PARA VALORES
VISITA DO PROJETO KID FUN - EDUCAÇÃO PARA VALORES
As Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca nos dias 6 a 10 de março de 2023, acolheram a visita do PROJETO FUN KID – EDUCAÇÃO PARA VALORES.
Esta iniciativa da Fundação Benfica, tem como principal objetivo apoiar a Escola e a Família na educação das crianças, ao nível do SABER SER, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos VALORES FUNDAMENTAIS DE CONDUTA E VIDA EM SOCIEDADE.
Nesta actividade participam todos os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento, sendo trabalhados nas sessões práticas e motivacionais os seguintes valores RESPEITO, SUPERAÇÃO, VERDADE, EXCELÊNCIA, HUMILDADE, RESPONSABILIDADE, FAIR-PLAY, COOPERAÇÃO, AMIZADE E COMPROMISSO.
Coordenador da Escola Básica Diogo Bernardes
Filipe Rego
A Magia da Escrita e da Ciência na defesa do Meio Ambiente
A Magia da Escrita e da Ciência na defesa do Meio Ambiente
O fascínio da escrita, do ilusionismo e da ciência estiveram no centro de uma apaixonante conversa que Filipe Monteiro manteve com os alunos do 4.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes.
Explorando a sua obra “Mestre Carbono, o Cientista”, com ilustrações de Ana Beatriz Marques, o autor conversou sobre as alterações climáticas e sobre os desafios urgentes que se colocam a cada um de nós, para salvarmos a Natureza e a própria humanidade de uma catástrofe ambiental.
Numa linguagem simples, recorrendo a ilustrações, vídeos e a experiências científicas, com um certo “toque de magia”, Filipe Monteiro trabalhou um conjunto de cenários que podem ajudar a reverter a atual situação do aquecimento global, também causado pela excessiva libertação de CO2.
Neste contexto, apresentou o processo de conversão do dióxido de carbono no favorável oxigénio – a fotossíntese –, fazendo apelo à exploração sustentável do Meio Ambiente (Química Verde).
Para além de “Mestre Carbono, o Cientista” (obra PNL), o autor já publicou “O menino que sonhava salvar o mundo”, “O Segredo da Serra dos Candeeiros” e “O brinquedo que queria que brincassem com ele”.
Biblioteca Escolar
UM DIA FORA DA CAIXA
UM DIA FORA DA CAIXA
No passado dia 15 de março, cerca de duas centenas de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Bernardes, acompanhados pelos seus professores e alguns assistentes operacionais, visitaram a cidade do Porto, para assistirem à encenação da obra “O Príncipe Nabo”, que foi levada à cena pela companhia “Cultural Kids”.
Esta iniciativa, organizada pela docente Fátima Mesquita em colaboração com os docentes do seu grupo disciplinar, revestiu-se de especial relevância, uma vez que este texto dramático é uma das obras de leitura obrigatória, no âmbito da Educação Literária, para os alunos do segundo ciclo do ensino básico.
Foi notório o entusiasmo dos participantes no decurso do espetáculo, sobretudo nos momentos musicais, traduzindo-se em numerosos e efusivos aplausos.
Para além da ida ao teatro, os alunos usufruíram de alguns momentos de convívio no Parque da Cidade do Porto e puderam almoçar num dos Centros Comerciais da cidade, o Mar Shopping.
Iniciativas deste género são sempre gratificantes, não só pelo convívio que proporcionam, mas também pelas aprendizagens que promovem, nomeadamente no que à disciplina de Português diz respeito.
E assim terminou um dia diferente, porque as aprendizagens também se fazem “fora da caixa”!
O grupo disciplinar de Português agradece a todos aqueles que deram o seu melhor, garantindo o sucesso desta atividade.
Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris
Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris
“Todos os nossos sonhos se podem realizar,
se tivermos a coragem de persegui-los.”
Walt Disney
Tudo começou com uma pequena ideia, um sonho… pouco a pouco, foi crescendo e finalmente, tornou-se realidade.
Com bastante antecedência, pais, alunos e professora puseram mãos à obra e começaram a trabalhar para organizar aquela que seria a viagem mágica dos nossos miúdos e graúdos.
Mas, o sonho não vem só, é necessário muito trabalho para o conseguir e assim, foram dias de trabalho colaborativo. Iniciou no Festival Folk Celta, continuou com a venda de produtos na Feira de Natal, com o cantar das Janeiras, com um jantar-convívio para angariação de fundos… momentos em família nos quais as crianças viram a ligação e o trabalho articulado dos pais com a professora… o objetivo: cumprir a missão - levar as crianças ao mudo da fantasia, o sonho de todos. Nestas atividades, as crianças participaram ativamente, foi uma enorme aprendizagem: quando desejamos algo, com esforço, dedicação, empenho e perseverança, podemos consegui-lo.
No dia 6 de março, iniciou a nossa viagem… uma viagem única e pioneira a nível do primeiro ciclo, no nosso Agrupamento… assim, pelas sete horas da manhã, partimos de Ponte da Barca. A alegria da viagem estava patente em todos, embora as crianças não soubessem muito bem para onde iam, já que o destino era surpresa.
Chegados ao aeroporto e após ter feito o check-in, os pequerruchos puderam explorar o aeroporto sendo que, para muitos, esta era a sua primeira viagem de avião. Uma mistura de nervosismo, agitação e alegria estavam patentes no início desta aventura.
Chegados a Paris, descoberta do destino: Disneyland Paris! Eufóricos!!
Fomos acomodados no Hotel Cheyenne onde ficamos hospedados, e após deixar a nossa equipagem nos quartos, a tarde do primeiro dia começou com a visita ao Parque Disneyland Paris, onde a magia acontece. O brilho nos olhos de cada um mostrou a alegria que sentiam. Todos desfrutamos das atrações e das personagens Disney com que nos fomos encontrando ao longo do Parque. Entre fotografias e abraços, o reino dos desenhos animados e da nossa infância.
A visita à Cidade Luz foi outro momento fabuloso. Circulamos pelas margens do Rio Sena, observamos a Catedral de Notre Dame a ser restaurada e seguimos até ao Museu do Louvre. Visitamos a ala DENON, salas 700-734 e observamos a obra mais conhecida e pela qual as crianças tinham mais interesse: A Gioconda de Leonardo da Vinci. Após a saída do Louvre, passamos pela Place de la Concorde onde vimos o Obelisco de Luxor, percorremos os Campos Elísios, admiramos o Arco do Triunfo e finalizamos na Torre Eiffel. Apreciamos as vistas de Paris, ao entardecer.
“Todo o nosso conhecimento
se inicia com sentimentos.”
Leonardo da Vinci
Estes quatro dias não foram apenas uma visita a Paris e ao Parque Disneyland Paris, foi muito mais do que isso: foi sobretudo o colocar em prática os Princípios que orientam, justificam e dão sentido ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: a visão de aluno num modelo de escolaridade que visa a qualificação individual e a cidadania democrática, os Valores por que se deve pautar a cultura de escola (Responsabilidade e integridade; Excelência e exigência; Curiosidade, reflexão e inovação; Cidadania e participação, e Liberdade) e as áreas de competências exploradas em todos os sentidos.
As aprendizagens não se encontram apenas dentro das quatro paredes da sala de aula e, estas crianças sabem bem disso. As vivências e aprendizagens conseguidas nesta viagem a Paris, ficarão para sempre nas suas memórias como um momento de diversão, de magia, cultural e turístico, de contacto com a arte, com diferente gastronomia e língua, com muito empenho e trabalho. Aprendemos todos que não há impossíveis quando nos esforçamos para conseguir alcançar os nossos sonhos!
Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer
(…)
Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança
António Gedeão
A todos os que nos ajudaram, o nosso doce e profundo agradecimento.
Estão prontos para a próxima viagem?
A professora Arminda Alves
Escola Básica de Crasto
Viva a Poesia!
Viva a Poesia!
O Auditório Municipal de Ponte da Barca foi o palco para a comunidade educativa celebrar, na noite de 21 de março, o Dia Mundial da Poesia.
Numa iniciativa da Biblioteca Escolar e do Projeto Cultural de Escola do Agrupamento, em parceria com a Câmara Municipal, o Sarau Poético revelou-se uma verdadeira Festa da Palavra, em que a leitura e a música se conjugaram harmoniosamente, dando aos participantes a oportunidade de partilhar as suas emoções e de aprofundar a reflexão.
Perante um espaço repleto, crianças da Educação Pré-escolar, alunos do 1.º Ciclo ao 12.º ano e ainda familiares, professores e outros membros da comunidade fizeram questão de dar voz à Palavra feita música e Poesia, celebrando a criatividade e a inspiração poética.
Nas suas mensagens, tanto Carlos Louro, Diretor do Agrupamento, como Rosa Maria Arezes, Vereadora da Educação e Cultura, felicitaram os participantes na iniciativa, assim como os seus organizadores, enaltecendo o poder da Palavra.
A Organização
A Guerra Colonial, um testemunho
A Guerra Colonial, um testemunho
De acordo com as aprendizagens essenciais da disciplina de História A, do 12.º ano, decorreu no dia 21 de março, no Auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca uma aula aberta à comunidade escolar.
Resultado de um trabalho de pesquisa das alunas Carolina Fernandes, Inês Pereira e Gabriela Sousa do 12.º D, que proporcionou um momento muito especial à volta do testemunho do avô, Sr. Garcia, antigo aluno e funcionário desta escola, sobre a sua vivência de Guerra Colonial na Guiné Bissau.
Uma entrevista bem dirigida e cadenciada, um entrevistado cheio de simpatia, presença e humor, que souberam manter um auditório atento motivado, interessado e interventivo. Uma bela ocasião de aula aberta que envolveu vários elementos da comunidade educativa e alcançou o desejado envolvimento da família nas atividades escolares.
A História também se faz de testemunhos e a aprendizagem de pequenas/grandes conversas.
A professora de História A
Paula Silva