Plano Nacional de Cinema

 

Iniciativa conjunta das áreas da Cultura e da Educação, o Plano Nacional de Cinema é operacionalizado por uma equipa de trabalho que integra elementos da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema (CP-MC), do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e da Direção-Geral da Educação (DGE).

O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca integra, a partir do ano letivo de 2021/2022, este projeto. São opções fundamentais no âmbito das atividades a desenvolver, num Concelho onde não existe a oferta comercial de cinema:

  • Implementar a literacia para o cinema junto do público escolar e de divulgação de obras cinematográficas nacionais, de acordo com o exposto na Lei 55/2012, de 6 de setembro.
  • Garantir os instrumentos básicos de «leitura» e compreensão de obras cinematográficas e audiovisuais, despertando nos jovens o prazer para o hábito de ver cinema ao longo da vida, bem como a valorização do cinema enquanto arte, junto das escolas e respetivas comunidades educativas, conforme definido no Protocolo Institucional do PNC, de março de 2015.
  • Divulgar o PNC junto dos elementos da comunidade escolar, prestando informação adequada para o seu envolvimento e participação no projeto.
  • Colaborar com entidades do setor do cinema e audiovisual, em prol do ensino e aprendizagem do cinema e da formação de públicos para o cinema.
  • Adotar procedimentos legalmente adequados a assegurar o cumprimento de normas relativas à divulgação e exibição de cinema junto das comunidades educativas.

 

 

(C) 2012-2021, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca