Sarau de Poesia celebra a Palavra e evoca Camões
Sarau de Poesia celebra a Palavra e evoca Camões
Foi num ambiente de grande envolvimento e compromisso que decorreu o Sarau Poético do Agrupamento de Escolas, uma iniciativa que assinalou o Dia Mundial da Poesia, o Dia Mundial da Árvore e ainda o V centenário do nascimento de Luís de Camões.
A sessão aconteceu no Auditório Municipal, que se revelou pequeno, tal a afluência de alunos, encarregados de educação e familiares em geral, e também de professores e de outros membros da comunidade educativa.
Promovido pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Pelouros da Educação e Cultura da Câmara Municipal, o Sarau exaltou a Palavra feita Poesia, bem dita e bem cantada, num exercício de Cidadania que celebrou a Vida e ofereceu aos participantes a oportunidade de partilhar emoções e de aprofundar a reflexão sobre os valores humanistas.
Ao longo de mais de uma hora, uma menina da Educação Pré-escolar e alunos do 1.º Ciclo ao 12.º ano de várias escolas do Agrupamento e ainda familiares e professores fizeram questão de dar voz à Palavra feita Música e Poesia, exaltando a criatividade e a inspiração poética.
Verdadeira Festa da Palavra, o Sarau proporcionou ainda momentos de conjugação perfeita da Poesia e da Música, com alunos da Academia de Música de Ponte da Barca a abrirem (saxofone) e a encerrarem (trompete) o Sarau e a acompanharam alguns momentos de leitura, com fundo instrumental de piano ou violino.
A música esteve também presente na evocação do V centenário do nascimento de Camões (1524-1580), com um grupo de alunos do 6.º ano, sob a orientação dos Professores Daniela Pereira e Paulo Franco (Educação Musical) a interpretaram dois temas alusivos: “Verdes são os campos”, poema musicado por José Afonso, e “Luís Vaz de Camões”, de João Pereira. Outro grupo de alunas dos 11.º e 12.º anos, acompanhado à guitarra pelo professor Osvaldo Martins (EMRC), cantou, por sua vez, “Endechas a Bárbara escrava”.
Nas suas mensagens, tanto o Dr. Carlos Louro, diretor do Agrupamento, como o Dr. Augusto Marinho, presidente da Câmara Municipal, felicitaram os participantes na iniciativa, assim como os seus organizadores, enaltecendo a interação da Escola com a Comunidade e a celebração do poder da Palavra.
Biblioteca Escolar
“Olimpíadas de Química Mais” - Despertar o interesse e gosto pela Química
“Olimpíadas de Química Mais”
Despertar o interesse e gosto pela Química
O Departamento de Química da Escola de Ciências da Universidade do Minho, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Química, organizou no passado dia 15 de março, mais uma edição das semifinais das “Olimpíadas de Química Mais”. A iniciativa contou com a participação de 57 alunos do 10º e 11º ano, provenientes de escolas secundárias de Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Vila Nova de Cerveira e Vila Nova de Famalicão.
A Escola Secundária de Ponte da Barca fez-se representar pelas alunas Bárbara Fernandes, Beatriz Pereira e Lara Dias da turma A do 11.º ano.
A iniciativa, que a nível nacional contou com a participação de 150 escolas, pretende dinamizar o estudo e ensino da Química, despertar interesse por esta ciência, cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os alunos e, também, aproximar as escolas básicas/secundárias e as universidades.
Grupo disciplinar de Física e Química
Visita de Estudo das Turmas Profissionais ao Estúdio da RTP Porto e Museu do Estádio do Dragão
Visita de Estudo das Turmas Profissionais ao Estúdio da RTP Porto e Museu do Estádio do Dragão
No dia 21 de março, as turmas do Ensino Profissional, nomeadamente o 10ºD (Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade), 11ºD (Técnico de Comércio) e 12ºD (Técnico de Multimédia), realizaram uma visita de estudo ao estúdio da RTP Porto e ao Museu do Estádio do Dragão.
Durante a visita ao estúdio da RTP, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e testemunhar o funcionamento dos processos de produção e transmissão de conteúdos audiovisuais.
A atividade contou com a presença de profissionais da área, que partilharam as suas experiências e conhecimentos, proporcionando uma visão mais aprofundada sobre o mundo da comunicação e do marketing.
A segunda parte da visita levou o grupo até ao Museu do Estádio do Dragão, onde puderam explorar a rica história do Futebol Clube do Porto. As exposições interativas permitiram aos alunos apreciar não só a trajetória do clube, mas também as estratégias de merchandising e marketing desportivo implementadas ao longo dos anos.
Esta visita de estudo foi uma excelente oportunidade para os alunos aplicarem o conhecimento teórico adquirido nas salas de aula, enriquecendo assim a sua formação e preparando-os melhor para o mercado de trabalho.
A atividade foi considerada um sucesso e sublinhou a importância da ligação entre a teoria e a prática nas áreas profissionais em que estão a formar-se.
Livro de Artista
Livro de Artista
No passado dia 27 de março, pelas 10h30, o auditório da escola foi palco da apresentação final do projeto "Livro de Artista", desenvolvido pelos alunos da disciplina de Oficina de Artes do 12.º B. Esta iniciativa teve como principal objetivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no 2º período, transcendendo o espaço (fechado) da sala de aula e promovendo um contacto mais amplo com a comunidade escolar.
Para enriquecer a experiência, foi constituído um "júri" informal e diversificado, composto por professores do Grupo 600 (Artes Visuais), Professor José Carlos Sousa e Emanuel Cruz; Professora Isabel Lopes, diretora de turma do 12.º B e docente de Matemática; e, como convidado de honra, o Diretor do Agrupamento, Professor Carlos Alberto Louro. A interação entre os alunos e os convidados promoveu um diálogo dinâmico e questionador, estimulando a argumentação e a capacidade de comunicação dos estudantes.
O evento contou ainda com a presença de outros professores e alunos de diferentes turmas, nomeadamente dos cursos de Artes Visuais e Humanidades, consolidando a sua dimensão pública e participativa. Apesar de não substituir a avaliação formal, este momento teve um caráter complementar ao projeto, permitindo que os alunos assumissem um papel central na defesa e contextualização das suas criações, numa simulação de inauguração expositiva.
O balanço da iniciativa foi extremamente positivo. Os alunos Daniel Barbosa, Eduarda Silva, Íris Barros e Rodrigo Carneiro demonstraram um desempenho exemplar, apresentando os seus trabalhos com entusiasmo e maturidade.
O projeto "Livro de Artista" revelou-se um processo abrangente e inovador, desafiando as convenções tradicionais do livro e explorando a sua dimensão plástica, emocional e metodológica. Desenvolvido em quatro fases, o projeto permitiu uma evolução progressiva das ideias dos alunos:
- Fase 1: Escolha do referente e apresentação inicial;
- Fase 2: Exploração visual e gráfica (estudos e materiais);
- Fase 3: Planeamento do Livro de Artista (maqueta e narrativa);
- Fase 4: Entrega e apresentação final do projeto.
Cada estudante trouxe uma abordagem singular ao projeto:
- Daniel Barbosa desenvolveu um trabalho exaustivo em torno da caneta Bic Azul, explorando a sua aplicabilidade em diversos suportes e construindo um conjunto de produtos visuais que incluíam retratos realistas de figuras icónicas da cultura portuguesa, como José Saramago, Amália Rodrigues e Salgueiro Maia. Para além disso, experimentou a tinta da caneta na tintagem de linogravuras, ampliando as possibilidades expressivas do material.
- Eduarda Silva apresentou um trabalho altamente pessoal e emotivo, que funcionava como um verdadeiro confessionário das suas paixões. Homenageou pessoas queridas e inspiradoras, mantendo sempre uma linha identitária própria, construída ao longo deste derradeiro ano letivo. O seu projeto revelou um equilíbrio entre a subtileza do seu ser e a rudeza que a sociedade ou as vicissitudes da vida podem impor.
- Íris Barros desenvolveu uma narrativa estruturada ao longo de todo o processo criativo. O ponto de partida foi a sua relação com o Folclore Minhoto, a partir do qual construiu uma estória sobre a "História da Mulher na Música Portuguesa". Entre desenhos digitais, construções tridimensionais e ilustrações tricolores (verde, amarelo e vermelho), a aluna transformou a música "Casa Portuguesa", de Amália Rodrigues, no cenário conceptual para as "mulheres de grande valor", referenciadas em "As Sete Mulheres do Minho" de Zeca Afonso.
- Rodrigo Carneiro celebrou os 500 anos de Camões através do projeto "Lusíadas em Movimento". Inspirado nos livros pop-up, recriou três momentos icónicos escritos pelo poeta, dando-lhes vida através de um mundo em papel que se desvendava ao folhear das páginas.
O "Livro de Artista" revelou-se um suporte privilegiado para a experimentação visual, conceptual e teórica, permitindo aos alunos explorar a relação entre narrativa e materialidade. Esta abordagem potenciou a criatividade e o pensamento crítico, convertendo o livro num espaço de investigação plástica e discursiva.
O formato do projeto possibilitou uma interação ativa entre obra e público. O "Livro de Artista" convida à manipulação, ao toque, ao folhear e à descoberta sequencial da narrativa visualmente construída, promovendo uma experiência sensorial e participativa. Assim, os alunos não apenas criaram um produto cultural e artístico, mas também conceberam uma interação dinâmica e subjetiva com o público.
Dirige-se um sincero agradecimento à comunidade escolar pelo interesse demonstrado e pelos comentários que enriqueceram esta apresentação. Aos estudantes, visa-se um merecido reconhecimento pelo empenho e dedicação, que resultaram numa experiência memorável e significativa para todos os envolvidos.
COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA - Processo Concursal para o Cargo de Diretor – Eleição no dia 4 de abril de 2025
COMUNICADO À COMUNIDADE EDUCATIVA
Processo Concursal para o Cargo de Diretor
Eleição no dia 4 de abril de 2025
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 24
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 24
“Camões: Embarca Engenho e Arte” – O poder corruptor do “vil interesse” do dinheiro
Nas naus estar se deixa, vagaroso,
Até ver o que o tempo lhe descobre;
Que não se fia já do cobiçoso
Regedor, corrompido e pouco nobre.
Veja agora o juízo curioso
Quanto no rico, assi como no pobre,
Pode o vil interesse e sede imiga
Do dinheiro, que a tudo nos obriga.
[…] Este rende munidas fortalezas;
Faz tredoros e falsos os amigos;
Este a mais nobres faz fazer vilezas,
E entrega Capitães aos inimigos;
Este corrompe virginais purezas,
Sem temer de honra ou fama alguns perigos;
Este deprava às vezes as ciências,
Os juízos cegando e as consciências.
Este interpreta mais que sutilmente
Os textos; este faz e desfaz leis;
Este causa os perjúrios entre a gente
E mil vezes tiranos torna os Reis.
Até os que só a Deus omnipotente
Se dedicam, mil vezes ouvireis
Que corrompe este encantador, e ilude;
Mas não sem cor, contudo, de virtude!
Luís de Camões, “Os Lusíadas”, VIII, 96; 98-99.
Na parte final do canto VIII d’”Os Lusíadas”, a permanência da armada de Vasco da Gama em Calecute, na Índia, sofre um revés. Instigados por Baco, os locais revoltam-se contra os Portugueses e, neste contexto, aparece o poder do dinheiro.
O Catual, um alto funcionário público nestas paragens do Oriente, deixa o Capitão regressar às naus e partir em liberdade, mas a troco de um conjunto de mercadorias.
A propósito da narração do suborno do Catual e das suas exigências aos navegadores, o Poeta refere um dos males da sociedade sua contemporânea, orientada para o materialismo, fazendo estas reflexões amargas, de profunda crítica ao poder corruptor do “metal luzente e louro”, isto é, do dinheiro.
Explicando esta passagem, Amélia Pinto Pais escreve que “o ouro e o dinheiro têm, de facto, estranhos poderes, como o de levarem à rendição fortalezas bem munidas; levarem à traição os amigos; fazerem cometer vilezas aos mais nobres; entregar Capitães aos inimigos. O ouro chega a corromper as purezas virginais, a depravar as ciências, cegando os juízos e as consciências. Interpreta mais do que subtilmente os textos. Leva as pessoas ao falso testemunho e torna tiranos os reis. E parece que corrompe até aqueles que se dedicam a Deus; e sempre, sempre, sob capa de virtuoso…”.
O Poeta assume, assim, o seu papel humanista de intervenção, de forma pedagógica, denunciando o “vil interesse” e a sede insaciável do dinheiro, fonte de corrupção e de traições, tanto no rico como no pobre…
Em suma, a cobiça, a ambição e a tirania são honras vãs que não dão verdadeiro valor ao homem e muito menos à Pátria que, à época, nas palavras do narrador, estava metida “no gosto da cobiça e na rudeza / Duma austera, apagada e vil tristeza” (X, 145).
Os ideais que dão acesso ao heroísmo, à glória, à imortalidade, são outros.
Esta é a exortação do Poeta, no final d’”Os Lusíadas”, uma epopeia intemporal!
A Organização
Legenda da imagem: “O emprestador e a sua mulher”, Marinus van Reymerswaele – óleo no painel (Prado, Madrid, Spain / Bridgeman Images). Disponível em https://www.meisterdrucke.pt/, acedido em 28/03/25.
Fonte: Amélia Pinto Pais, “Os Lusíadas em Prosa”, Porto, Areal Editores, 1995, p. 63.
“Escola Segura” debate com os mais novos uso responsável da internet
“Escola Segura” debate com os mais novos
uso responsável da internet
“Cidadania Digital – Internet Segura” foi o tema genérico de uma conversa que a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (“Escola Segura”) manteve com os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Ao longo de cinco encontros, o agente Rui Cunha (EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto) e os agentes José Pinheiro e Nuno Freitas (EB Diogo Bernardes) interagiram com os mais novos, chamando-lhes a atenção para as vantagens, mas também para os perigos de um uso incorreto da internet.
Nesta maravilhosa rede global que é a internet, podemos pesquisar e aprender, conhecer o mundo, comunicar mais facilmente e desfrutar de oportunidades de diversão e de lazer. Mas, ao lado destas vantagens, há múltiplos riscos, que têm um impacto muito negativo na vida das pessoas e da própria sociedade.
Sublinhando a importância do controlo parental e a necessidade de um uso seguro e responsável da internet, os agentes, numa conversa muito dinâmica e interativa com os miúdos, assinalaram um conjunto de perigos e insistiram nos cuidados a ter e nos comportamentos adequados ao meio digital:
- “Uma vez na internet, sempre na internet” – mesmo que nos arrependamos e apaguemos uma publicação, essa informação continuará sempre disponível e o seu rasto permanecerá. Por isso, toda a atenção é pouca… e, antes de clicar, é preciso pensar;
- Nunca comunicar com desconhecidos. Quando não sabemos quem está do outro lado, devemos ignorar. Nunca, nunca responder/ interagir;
- Nunca marcar encontros com desconhecidos;
- Nunca ceder a ninguém palavras-passe ou dados pessoais;
- Nunca deixar sessões abertas;
- Estar alerta para os inúmeros perfis falsos
Um risco que mereceu especial atenção teve a ver com o ciberbullying, isto é, comportamentos repetidos de agressão, ameaça, intimidação ou outra interação com o objetivo de causar dor, vergonha, medo e/ou desconforto na(s) vítima(s). Em situações desta natureza, importa evitar a interação com o agressor e denunciar o caso junto das autoridades e/ou pedir ajuda aos adultos, tais como pais e professores.
O perigo do vício do jogo
Outra situação analisada em pormenor foi o jogo online e os riscos que este comportamento pode acarretar, nomeadamente em termos de dependência/ viciação.
É fundamental ser capaz de colocar limites, de tal modo que seja sempre eu a controlar o jogo e nunca aconteça ser o jogo a controlar-me a mim, eis a mensagem central deixada pelos agentes.
Até porque – sublinharam –, a dependência do jogo tem um impacto muito negativo na vida das pessoas e na sua saúde, provocando falta de descanso, alimentação inadequada, desconcentração, agressividade e violência.
Quando jogas, joga com segurança, presta atenção ao que partilhas, pensa sempre antes de clicar, sê educado e respeita os outros e as suas diferenças, não respondas a provocações e partilha com os teus pais o que fazes na internet.
Estes encontros aconteceram ainda no âmbito da celebração do Dia da Internet Mais Segura e resultaram de um trabalho articulado entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de Informática (550) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (Escola Segura).
A Organização
“MINIBASQUETE 3X3 NAS ESCOLAS”
“MINIBASQUETE 3X3 NAS ESCOLAS”
O Barca Basket Clube apresentou uma candidatura ao “Projeto Minibasquete 3X3 nas Escolas”, que visa um apoio da FPB aos clubes para uma ligação mais eficaz com as escolas do 1.º ciclo, permitindo, assim, que mais jovens possam ter um primeiro contacto com o minibasquete, começando a praticar a modalidade de uma forma mais regular, esperando-se que alguns deles possam escolher o basquetebol para a prática desportiva.
A candidatura foi aprovada, pelo que o projeto está a ser desenvolvido na Escola Básica Diogo Bernardes, com duas sessões de treino semanais, direcionadas aos alunos interessados dos 3.º e 4.º anos.
Além do material que foi entregue na Escola, 10 bolas, 10 coletes e 1 “golf banner” para promoção do projeto, também foram distribuídas pelos alunos participantes 60 pulseiras e 60 t-shirts.
Este projeto obriga à realização de dois torneios na Escola, um no 2.º e outro no 3.º períodos.
Neste contexto, realizou-se na passada quarta-feira, 26 de março, o primeiro torneio, com a participação de 58 alunos, distribuídos por 15 equipas. Ao longo da tarde, foram realizados 49 jogos, tendo cada equipa participado em seis.
Foi num ambiente entusiasta, com alegria, muito suor e algumas lágrimas, que decorreu esta atividade.
Aos atletas mais velhos do Barca Basket Clube, Leonor, Sarah, Adriana, Bárbara Cerqueira, Bárbara Araújo, Sophia, Marta, Ana Luísa, Letícia, Tiago e Zé Marques, um agradecimento pela sua participação. A sua ajuda foi imprescindível para o bom desenrolar dos jogos.
No dia 28 de maio, terá lugar o segundo torneio. Até lá, irão continuar as duas sessões de treino semanais.
A Organização
Semana da Leitura entusiasma os mais novos
Semana da Leitura entusiasma os mais novos
Encontros com autores, partilhas de leitura de estórias com ilustrações, poemas e lengalengas, dramatizações, animações musicais e cinema foram algumas das atividades que deram vida à Semana da Leitura que, de 17 a 21 de março, mobilizou a Educação Pré-escolar (EPE) e os 1.º e 2.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Promovida pela Biblioteca Escolar, em articulação com os Departamentos da EPE, do 1.º Ciclo e de Expressões, a Semana envolveu famílias, alunos e professores, proporcionando um conjunto de experiências significativas no âmbito do livro e da leitura, com o aprofundamento da apetência pelo universo literário e artístico em geral.
O ambiente festivo foi oferecido pelos momentos dinamizados pelos docentes de Educação Musical, Daniela Pereira e Paulo Franco, e ainda pelo professor Osvaldo Martins (EMRC), cantando com os alunos músicas alusivas a Camões, à primavera e ao Dia do Pai.
Logo na segunda-feira, a autora Marisa Cambão visitou as EB de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes, onde, a partir da sua obra “As viagens da Nina”, desenvolveu uma interação criativa com os mais novos, centrada na importância de uma alimentação saudável, para crescer com um coração forte.
No último dia, foi a fez de Sandra Lima visitar a EB Diogo Bernardes, para uma animada conversa à volta dos afetos, dos sentimentos e das vivências, tendo como referência e inspiração as suas obras “Diário de uma marioneta e outros contos de fantoches” e “De onde vêm os abraços?”.
Ao longo da Semana, foi muito importante a participação das famílias, pois ajudou a fortalecer o vínculo com a leitura e reforçou esta prática como um trabalho conjunto, que vai para além das portas da sala de aula.
Em termos globais, a Semana da Leitura traduziu-se num balanço muito positivo: celebrou a leitura como ferramenta de aprendizagem, de partilha e de união; proporcionou momentos de reflexão; despertou/ aprofundou o gosto pelo livro e pela leitura; aplaudiu manifestações artísticas como a literatura, a música, o teatro, o cinema e a expressão plástica; fomentou a conexão entre todos os envolvidos; contribuiu para um ambiente mais enriquecer, inspirador e transformador.
A Organização