As línguas em movimento - Les Langues en mouvement/ Las lenguas en movimiento
As línguas em movimento
Les Langues en mouvement/ Las lenguas en movimiento
No dia 31 de março, último dia do segundo período, na Escola Secundária de Ponte da Barca, sentiu-se um verdadeiro frenesim, característico de uma Escola viva! Vestidos a rigor, todos os alunos do 3º ciclo, organizados em grupo de cinco elementos, realizaram o Peddy-Paper, promovido pelas línguas estrangeiras- espanhol e francês.
Munidos do roteiro minuciosamente preparado, após a selfie da praxe, os discentes lançaram-se e espalharam-se pelos quatro recantos da Escola à procura de resolver os múltiplos desafios lançados (desde simples respostas a perguntas direcionadas de ordem social e cultural, exercícios de dição e de entoação, reconstrução de personagens a partir de elementos dados, mímicas de expressões e sensações, construção de palavras mediante a realização do jogo “scrabble” , reprodução de danças, até à realização de quizzes interativos referentes às duas línguas estrangeiras). Não faltou a interação tão produtiva e enriquecedora com os diferentes elementos da comunidade (docentes, funcionários e alunos).
Agilmente todos os alunos desenvolveram com maestria a sua competência estratégica e intercultural, usando as ferramentas digitais para ultrapassarem alguns obstáculos, provocados pela interação direta com dois códigos linguísticos, com os quais estão familiarizados de forma menos usual. Provou-se que, com alguma ginástica mental e capacidade de superação, tudo se consegue!
Foi uma manhã muito agradável de partilha, de entreajuda, de colaboração, onde os risos e as gargalhadas ecoaram! Esta iniciativa de confraternização entre pares, tendo por base duas línguas estrangeiras, potenciou a mobilização de variadíssimas aprendizagens, bem como um intercâmbio único.
Agradecemos a participação entusiástica de todos, felicitamos a equipa vencedora “Los Limpios” e prometemos repetir a experiência!
As docentes de Francês e de Espanhol
Agrupamento partilha projetos em reunião da DGEstE
Agrupamento partilha projetos em reunião da DGEstE
Três projetos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca foram apresentados em reunião de “microrrede temática de partilha”, promovida pela Equipa Regional do Norte da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE).
A sessão por videoconferência, contou com a presença do Diretor do agrupamento que deu início à apresentação e dos professores, Renato Ferreira, Lucília Oliveira, Gabriela Beato e Cristina Leitão que deram a conhecer as dinâmicas educativas do “Opiniões de Segunda”, do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia” e do projeto a “Inevitabilidade da Razão ”.
A participação do Agrupamento surgiu na sequência de um convite formulado pelo CENFIPE (Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/escolas associadas do Alto Lima e Paredes de Coura), constituindo uma excelente oportunidade de partilha de práticas sobre o tema “A voz dos alunos e dos encarregados de educação”. O encontro contou com a participação de cerca de 40 agrupamentos que assistiram à apresentação. Para além da presença dos professores contamos ainda com a exibição de alguns filmes realizados por alunos do 11.º ano, que quiseram deixar o seu testemunho na primeira pessoa sobre a importância e o desafio que tem sido o recente projeto, “A inevitabilidade da razão”.
A participação que mereceu grande destaque e rasgados elogios por parte da tutela foi, sem dúvida, a intervenção do aluno Valentim Cerqueira, do 5.º ano de escolaridade, que apresentou a linha editorial, a dinâmica de participação dos alunos e as fases do processo de produção do programa de Rádio do Agrupamento “Leituras e Companhia”. de forma extremamente eloquente.
As sessões possibilitaram ainda um interessante e produtivo debate em torno do tema em análise, com a participação ativa de representantes da Tutela, de Centros de Formação de Professores e de agrupamentos de escolas/ escolas não agrupadas.
A Organização
A inevitabilidade da razão - "Qual é a natureza do pensamento?" (Clara Marinho, 10ºB)
A inevitabilidade da razão - "Qual é a natureza do pensamento?" (Clara Marinho, 10ºB)
Sarau Cultural "Portugal na UE" - 9 de maio de 2023
Sarau Cultural "Portugal na UE" - 9 de maio de 2023
No dia 9 de maio, pelas 20:30h, realizar-se-á um Sarau Cultural comemorativo do “Dia da Europa”, organizado pelos alunos de Geografia C, do 12.ºano.
3.º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
3.º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
No dia 22 de abril realizou-se, no pavilhão municipal de Caminha, o encontro distrital de ginástica acrobática nível elementar e avançado e o encontro de tumbling e trampolins. Neste encontro, a nossa escola teve a participação de 39 atletas e 4 juízes, dos quais 20 são da escola de Crasto.
A prova decorreu desde as 9.30h até às 12.30h, estando presentes as escolas de Caminha e Correlhã, com cerca de 50 alunos.
Todos os participantes tiveram óptimas prestações e no final procedeu-se à entrega de medalhas. Alguns alunos da nossa escola ficaram apurados para o regional, nomeadamente: 1 par feminino e 2 trios femininos de ginástica acrobática. No tumbling e no mini trampolim obtiveram-se 4 medalhados no nível elementar, da escola de Crasto.
Grupo de ginástica acrobática e de trampolins do desporto escolar
Mafalda Cardoso, Michael Sousa e Sérgio Gomes
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "As Mulheres e o mundo cor-de-rosa"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "As Mulheres e o mundo cor-de-rosa"
A inevitabilidade da razão - "Inteligência Artificial nos Tribunais" (Afonso Cerqueira, 10ºB)
A inevitabilidade da razão - "Inteligência Artificial nos Tribunais" (Afonso Cerqueira, 10ºB)
HINO À TERRA...
HINO À TERRA...
A 22 de abril relembramos a importância de comemorar o Dia do nosso habitat natural, a TERRA, maltratada impiedosamente devido à inconsciênca, à cobiça... em suma, à irresponsabilidade do ser humano!
Através da escrita, podemos agir, partilhando e difundindo o nosso pensamento crítico! É, com esse propósito, que apresentamos o texto poético elaborado no âmbito da disciplina de português.
Resta-nos desejar que as palavras não ecoem em vão e que passemos todos à ação para preservar o nosso bem supremo!
Os alunos do 7ºC e a sua professora de português
Imagem de rawpixel.com no Freepik
A TERRA
Terra… lugar mais do que centenário
É mais do que simples cenário
É um lugar cíclico de vida e de morte
É um lugar simultaneamente frágil e forte...
Carrega silenciosamente a sua destruição
Por culpa do ser humano e dos seus atos de poluição
Tantas espécies de vegetais
mas, também de animais…
Impiedosamente sofrem e gritam
Agitam-se por um mundo que anseiam
SER de paz, de vida e de respeito!
Será tão difícil aceitar este feito?
Terra… um lugar calmo para relaxar
descobrir, sentir… explorar!
Tão igual e diferente ao mesmo tempo
Num local não chove, noutro agita-se o vento
Erguida misteriosamente e herdada como legado
Já não é tratada como lugar sagrado
Sangra inocentemente maltratada pelo homem, seu vilão!
E mesmo assim, continua serena a mostrar VIDA… compaixão!
O planeta Terra, só se tenta defender
Usando desesperadamente o seu poder
As catástrofes naturais estão cada vez mais a acontecer
É a Terra a sofrer… a debater-se!
Os homens gritam: “Que avassalador!... a Terra só nos traz Dor!”
Haverá maior injustiça? O ser humano não entende o impacto da sua cobiça?
O querer mais sem razão nem medida
Leva-nos a um mundo tramado de desperdício e sem vida
Terra, de ti, quero tratar
A minha vida quero continuar
Terra, continua a ser a fortaleza
Ergue de novo o teu esplendor, a tua GRANDEZA!
A “História de um Homem do Povo” e o 25 de Abril
A “História de um Homem do Povo” e o 25 de Abril
A “História de um Homem do Povo”, de José Maria Alves, foi o ponto de partida para uma interessante conversa do autor do livro com os alunos do 5.º ano, em que a vida, há várias décadas, e também o 25 de Abril e as mudanças que a Revolução trouxe estiveram no centro das atenções.
Ao longo de duas sessões organizadas pela Biblioteca Escolar, José Maria Alves partilhou, num tom muito próximo e afetuoso, as suas memórias de infância, as dificuldades/ carências por que passou, os tempos da escola primária e os brinquedos daquela época, que as próprias crianças construíam.
Outro aspeto que despertou grande interesse teve a ver com o início, apenas com 13 anos, da sua vida ativa para ajudar a família, primeiro em Lisboa e, depois, em França.
Desses tempos, foi com enorme curiosidade que os miúdos ouviram o relato de uma situação em que o autor, na altura um jovem de 18 anos, foi expulso pela PIDE, com “um pontapé no rabo”, do comboio que ia para a França, ficando abandonado, em Canas de Senhorim. E como teve de se “desenrascar” durante a noite, prosseguindo viagem às escondidas e atravessando, clandestinamente, a fronteira entre Portugal e Espanha.
Neste contexto, José Maria Alves partilhou com forte emoção a sua memória do 25 de Abril, “o grande acontecimento histórico do nosso país, que eu vivi intensamente e com grande sentimento de liberdade.” Este dia “mudou para sempre a vida de todos os Portugueses e a minha, pois sabia que a partir daquele momento jamais seria pontapeado pela PIDE.”
Inspiradas no livro “História de um Homem do Povo”, em que o autor relata, na primeira pessoa, o seu percurso de vida, resiliente e inspirador, ao longo dos seus 70 anos, as duas sessões pretenderam promover a troca de vivências, favorecer o diálogo intergeracional, avivar memórias e celebrar de “viva-voz” o espírito de Abril e a força da Liberdade.
Aliás, para celebrar Abril, os alunos, de cravo na mão, sob a orientação da docente Daniela Pereira, professora de Educação Musical, brindaram o convidado com a interpretação de duas músicas – “Somos Livres” (Ermelinda Duarte) e “Venham mais cinco” (Zeca Afonso).
De mãos dadas, visitaram também a exposição patente no átrio do bloco C da Secundária, uma mostra que recupera materiais que ilustram a receção do 25 de Abril há 49 anos, através da imprensa de expansão nacional e também ao nível local, com o jornal “O Povo da Barca”.
Biblioteca Escolar