Corta-Mato Escolar
Corta-Mato Escolar
No passado dia 15 de outubro realizou-se o tradicional Corta-Mato Escolar, um dos momentos mais aguardados do calendário desportivo da nossa escola. O evento contou com a participação entusiasta de cerca de 500 alunos, desde o 3.º ano do ensino básico até ao 12.º ano do ensino secundário.
Ao longo da manhã, os alunos percorreram diferentes distâncias, adaptados a cada escalão etário, demonstrando espírito de equipa, esforço e fair play. O ambiente foi de grande animação e companheirismo, com muitos colegas e professores a apoiar os participantes ao longo do trajeto.
Mais do que uma competição, o Corta-Mato Escolar foi uma verdadeira celebração do desporto e da vida ativa, promovendo valores como a superação pessoal, a persistência e o respeito pelos outros. No final, todos os participantes foram vencedores, pela sua dedicação e empenho.
Parabéns a todos os alunos que participaram e um agradecimento especial aos professores e funcionários que tornaram possível mais uma edição de sucesso deste evento desportivo!
Um reconhecimento também ao Centro de Saúde, à GNR, aos Bombeiros e, em especial, à Câmara Municipal, pelo apoio logístico indispensável à realização do Corta-Mato.
Informação à comunidade | Aviso prévio de greve | 23 e 24 de outubro
Informação à comunidade | Aviso prévio de greve | 23 e 24 de outubro
Informa-se a comunidade educativa que está convocada, pelo STAL, uma greve nacional dos trabalhadores da administração pública para os dias 23 e 24 de outubro de 2025.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade educativa.
O Diretor,
António Galvão
Semana da Alimentação promove hábitos saudáveis desde a infância
Semana da Alimentação promove hábitos saudáveis desde a infância
Durante a Semana da Alimentação, as Escolas do Agrupamento dinamizaram diversas atividades, que juntaram a Educação Pré-Escolar (EPE) e o 1.º Ciclo em torno de um objetivo comum: promover, desde cedo, hábitos de vida saudáveis.
Na Escola Básica de Crasto, as crianças participaram em diversas atividades ligadas à alimentação saudável. Confecionaram gomas saudáveis (gelatinas naturais) de várias cores e sabores, prepararam sopas, pão e pipocas, e dramatizaram a história "A Lagartinha Muito Comilona". Ao longo das atividades, exploraram a roda dos alimentos e refletiram sobre a importância de escolher alimentos naturais e equilibrados.
Na Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, as crianças envolveram-se com entusiasmo em várias atividades relacionadas com a alimentação saudável. Através de canções, histórias, roda dos alimentos e confeção de receitas nutritivas e saudáveis, criaram momentos de partilha e de aprendizagem, reforçando o gosto por hábitos alimentares equilibrados, num ambiente alegre e participativo.
Já na Escola Básica Diogo Bernardes, as atividades incluíram a elaboração da roda dos alimentos, uma sessão da equipa de saúde escolar, intitulada “O que levar na lancheira?”, a dramatização da história“O Nabo Gigante”, preparação de sopa e circuitos com obstáculos baseados na história contada, cantada e dramatizada.
A semana foi marcada pelo envolvimento das crianças, educadoras, professoras e assistentes operacionais, que, com criatividade e espírito de equipa, transformaram cada momento numa oportunidade de aprender e saborear de forma saudável.
Mais do que receitas, histórias ou jogos, ficou a mensagem de que alimentar-se bem é cuidar de si e dos outros, um valor que o Agrupamento de Escolas continuará a cultivar, ao longo do ano letivo.
Educadora Lúcia Silva,
Coordenadora do Departamento da EPE
Animais de Estimação Vieram à Escola
Animais de Estimação Vieram à Escola
Os alunos do 2.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes assinalaram mais um Dia Mundial do Animal, que se celebra a 4 de outubro, dia escolhido em 1931, durante uma convenção de ecologistas em Florença, dado ser dia de São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia.
Os alunos foram desafiados a “trazer os seus animais de estimação para a escola”, dando-os a conhecer através de fotografia. Gatos, cães, bezerros, cavalos, periquitos e peixes, entre outros, foram protagonistas de uma exposição no recinto escolar, que deu a conhecer os membros amorosos das famílias e revelou fantásticos modelos.
A par desta iniciativa, entre os dias 3 e 10 de outubro, alunos e professores participaram numa campanha de recolha de alimentos para animais, que serão agora encaminhados para a ALAAR - Associação Limiana para o Ambiente e Animais de Rua e para a Associação RAV – Resgate Adoção Viana.
Estas iniciativas procuraram promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Animal, através da sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de proteger e respeitar os animais e de contribuir para a preservação das espécies, lembrando a sua importância na vida de todos.
Os diretores de turma do 2.º Ciclo
Informação aos Encarregados de Educação
Informação aos Encarregados de Educação
Leva-se ao conhecimento de toda a comunidade educativa e em especial dos encarregados de educação dos alunos beneficiários de escalão A ou B que ainda não entregaram as faturas de material escolar, que o prazo para essa tarefa decorre até ao dia 31 de outubro, inclusive.
A entrega das faturas é realizada nos Serviços de Ação Social Escolar, situados no bloco A da Escola Secundária de Ponte da Barca
Agradecemos a colaboração de todos na divulgação do conteúdo deste aviso.
A Direção
Alunos do 9.º ano debatem Metodologia de Estudo
Alunos do 9.º ano debatem Metodologia de Estudo

Cada uma das cinco turmas do 9.º ano participou numa sessão sobre “Metodologia de Estudo”, dinamizada pela Biblioteca Escolar.
Foi uma oportunidade para os alunos debaterem a importância da utilização de uma técnica adequada de estudo, para, assim, rentabilizarem mais o seu trabalho, com economia de esforço, melhoria do rendimento e mais alegria no trabalho.
Os participantes aperceberam-se ainda do impacto negativo de algumas situações, tais como uma má gestão do tempo e outras falhas que, mesmo sendo pequenas, acarretam uma influência negativa na aprendizagem.
Daí a urgência de um compromisso com algumas orientações, a adaptar a cada caso concreto e condições de vida específicas, tendo cada um dos alunos sido desafiado a descobrir o seu método de estudo e a transformar as técnicas em hábitos.
A mensagem central dos encontros foi a de que vale a pena aprender a estudar…, partindo da certeza de que estudar é uma atividade que se aprende com treino e persistência, tal como nadar ou andar de bicicleta.
Eis os tópicos centrais do trabalho realizado:
1. Organização do Tempo
- Cria um horário de estudo: define horas fixas para estudar diariamente. Que todos em casa conheçam o teu horário e, quando iniciares o estudo, avisa: “Vou estudar!”, ou melhor, “Vou trabalhar!”. É mesmo para cumprir! Não facilites…
- Usa pausas: faz intervalos a cada 50-60 minutos de estudo. Sob o efeito do cansaço, o rendimento diminui imenso.
- Prioriza tarefas: começa pelas matérias mais difíceis ou de que menos gostas e pelos trabalhos com prazos mais próximos.
2. Ambiente de Estudo
- Escolhe um local que seja sempre o mesmo, calmo e confortável, onde te sintas bem: evita distrações (TV, telemóvel, redes sociais).
- Boa iluminação: preferencialmente, luz natural ou luz branca.
- Mantém o espaço organizado: mesa limpa, mas com todo o material necessário, para não haver interrupções.
3. Técnicas de Estudo
- Sublinhado, resumo, esquemas, notas na margem dos textos: reescreve a matéria em palavras simples, usando cores, tabelas.
- Repetição espaçada: revê os conteúdos várias vezes, ao longo do tempo, em sessões curtas. Não deixes tudo para a última hora, por ocasião dos testes.
- Testa-te a ti mesmo: faz exercícios, responde a perguntas, explica a matéria em voz alta, imagina como farias o teste, simulando perguntas, joga com um amigo à pergunta e resposta.
4. Hábitos Saudáveis
- Dormir bem: entre 8 a 9 horas por noite. Sem descanso, não há rendimento possível e fazer “noitadas” a estudar é uma péssima ideia.
- Boa alimentação: evita excesso de açúcar ou fast food, antes de estudar (… e sempre, na medida do possível!).
- Exercício físico: pequenas caminhadas e/ou prática desportiva ajudam a recuperar energias mentais e a manter a concentração. O equilíbrio é o segredo do bem-estar.
5. Motivação e Atitude
- Define objetivos claros: por exemplo, concluir determinado trabalho, fazer o T. P. C. de História. A médio prazo, melhorar os resultados na disciplina de Matemática ou aperfeiçoar a leitura em Português.
- Divide grandes tarefas em partes pequenas: torna-as mais fáceis de cumprir.
- Recompensa-te: depois de terminar uma etapa do estudo, faz algo de que gostas (jogar, ouvir música, sair com amigos). As atividades de lazer praticadas por prazer, diversão ou para relaxar são muito importantes para o nosso bem-estar mental.
- Confiança: lembra-te de que o erro faz parte da aprendizagem. Além disso, se os outros conseguem, eu também sou capaz!
Conselho final:
O mais importante não é estudar muito tempo,
mas, sim, estudar com qualidade e regularidade.
Mais orientações práticas sobre “Metodologia de Estudo” podem ser consultadas no separador “Materiais de Apoio”, existente no “BiblioBarca” (blogue da Biblioteca Escolar): http://bibliobarca.blogspot.com/p/materiais-de-apoio.html.
Biblioteca Escolar
115 anos da República
115 anos da República
Encontra-se patente ao público, até ao próximo dia 17 de outubro, no átrio do bloco C da Escola Secundária, a exposição “115 anos da República”.
A mostra – que é constituída por dois painéis – pretende assinalar mais um aniversário da Implantação da República, chamando a atenção da comunidade escolar para a forma como o novo regime foi acolhido em Ponte da Barca e ainda para dois dos seus principais símbolos: a bandeira e o hino nacionais.
“A República em Ponte da Barca” é um painel da responsabilidade da Biblioteca Escolar, que ilustra, a partir de “O Povo da Barca” e das atas camarárias, a lentidão da chegada das notícias a Ponte da Barca e a adesão do Município ao novo regime, assim como algumas das medidas que foram tomadas, localmente, ao longo de 1910-1911.
Por sua vez, “Da Monarquia à República” é um quadro que traça a história da bandeira nacional, com nove figurações durante a Monarquia, e explicita o significado/ simbologia da bandeira republicana, para além de apresentar o hino nacional.
Trata-se de um trabalho desenvolvido em Área de Projeto, por ocasião do centenário da Implantação da República, pelos alunos Ana Patrícia Dias, Rui Cunha e João Maurício Fernandes, sob a orientação da professora Maria José Gonçalves.
Biblioteca Escolar
“Fazer Ciência na Sala de Aula com Água” – ACD dinamizada por Maria João Picado
“Fazer Ciência na Sala de Aula com Água” – ACD dinamizada por Maria João Picado
No passado dia 3 de outubro, realizou-se no no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca a Ação de Curta Duração (ACD) intitulada “Fazer Ciência na Sala de Aula com Água”, dinamizada pela professora Maria João Picado Pires Ribeiro, docente do ensino público e formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.
Com uma vasta experiência em projetos nacionais e internacionais nas áreas da Geociência e da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Maria João Picado apresentou um workshop prático centrado na importância das atividades experimentais no ensino das Geociências, promovendo metodologias ativas, acessíveis e facilmente reprodutíveis em contexto de sala de aula.
Durante a sessão, os participantes tiveram oportunidade de realizar e analisar diversas experiências, nomeadamente:
- A água é toda igual?
- O poder do gelo
- A fusão do gelo dos oceanos e as alterações do nível médio da água do mar
- A fusão do gelo dos continentes e a alteração do nível médio da água do mar
- O CO₂ e a acidificação dos oceanos
- O CO₂ e as chuvas ácidas
Estas atividades ilustraram de forma clara como é possível fazer ciência com recursos simples, despertando a curiosidade e a literacia científica dos alunos.
A iniciativa decorreu no âmbito da oferta formativa do CENFIPE e contou com a participação de docentes de diferentes áreas disciplinares, reforçando o compromisso com uma educação mais experimental, interdisciplinar e ambientalmente consciente.
Membro responsável pela secção de formação do Cenfipe
Lucília Oliveira
Dia Mundial da Música na Educação Pré-Escolar
Dia Mundial da Música na Educação Pré-Escolar
A música é uma ferramenta essencial no desenvolvimento global das crianças e, para assinalar o Dia Mundial da Música, a Educação Pré-escolar (EPE) do Agrupamento de Escolas dinamizou um conjunto de atividades que mobilizou o entusiasmo dos mais pequenos.
Os grupos de EPE da Escola Básica Diogo Bernardes viveram um dia especial, cheio de ritmo e descobertas. Durante a manhã, contaram com a presença do artista Rafael Freitas, que apresentou vários instrumentos musicais — muitos deles artesanais —, através de uma história interativa e entusiasmante.
À tarde, na Biblioteca Escolar, ouviram o conto “Os Músicos de Bremen”, seguido da exploração da história, e tiveram oportunidade de observar e de explorar uma exposição de instrumentos musicais, organizada na sequência de um trabalho articulado entre a Biblioteca, o Grupo de Educação Musical e famílias.
No Jardim de Infância de Entre Ambos-os-Rios, a comemoração focou-se na expressão musical através do corpo, com atividades de percussão corporal, exploração de pausas e ritmos, e audição de músicas como "Música do Outono" e "Body Percussion – Ritmo Animado". A atividade foi complementada com o uso do Chrome Music Lab e culminou na criação de ritmos em grupo, promovendo a coordenação, a escuta ativa, a criatividade e a exploração de instrumentos musicais.
Na Escola Básica de Crasto, a celebração desta data foi vivida em articulação com o 1.º Ciclo, num momento especial em que os alunos cantaram o hino do Agrupamento.
Educadora Lúcia Silva,
Coordenadora do Departamento da Educação Pré-escolar

































