Torneio de Basquetebol 3x3 na escola
Torneio de Basquetebol 3x3 na escola
O grupo de Ed. Física organizou o torneio de “Basquetebol 3x3” na manhã do dia 13 de dezembro, no pavilhão municipal de Ponte da Barca.
Esta organização permitiu oferecer às 54 equipas num total de 180 alunos participantes uma atividade saudável, lúdico-desportiva de qualidade promovendo a modalidade de Basquetebol junto dos alunos do 5.º ao 12.º ano.
Foi uma manhã plena de competição, tendo-se realizado um total de 116 jogos.
Saíram todos vencedores pois o contributo desta atividade permitiu sensibilizar os alunos para a importância da prática do exercício físico.
Parabéns aos participantes!
Grupo de Ed. Física
A magia do livro e da leitura encantou a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo
A magia do livro e da leitura
encantou a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo
A magia do livro e da leitura mobilizou a Educação Pré-escolar e os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, que participaram numa divertida encenação teatral dinamizada por Mari Popó.
A animação aconteceu ao longo de três dias, nas Escolas Básicas de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes, e teve como inspiração as duas obras previamente trabalhadas, numa articulação entre a Biblioteca Escolar e os respetivos Departamentos: “Gilberto, o cão poeta, anima a festa!”, de Gisela Silva, com ilustração de Ireneu Oliveira (EPE e 1.º ano), e “Uma andorinha na minha cabeça”, de Ireneu Oliveira (2.º, 3.º e 4.º anos).
Num registo extremamente dinâmico e interativo, a animadora explorou a riqueza da mensagem humanista das obras, ao mesmo tempo que proporcionou uma magnífica ilustração viva da beleza da linguagem cénica, nomeadamente, as potencialidades da voz – ao nível do ritmo, da entoação, da expressividade –, o poder sugestivo da mímica, do movimento, da animação, e ainda a força comunicativa dos adereços e do cenário.
Em relação aos mais novos, ficou a mensagem de união e de entreajuda, sintetizada na quadra do final do livro:
“E os meninos e as meninas sabem que mais?
A vida é uma poesia que nunca vai acabar,
Se dermos as mãos, como iguais,
Todos unidos poderemos celebrar.”
Quanto à obra “Uma andorinha na minha cabeça”, ofereceu uma magnífica encenação centrada nos valores da educação ambiental e da relação saudável do homem com a natureza, preservando esta casa comum, que é o planeta Terra.
Os encontros com a animadora Mari Popó aconteceram, mais uma vez, no âmbito da parceria que o Agrupamento mantém com as edições Opera Omnia e surgiram na sequência do trabalho articulado das educadoras e docentes titulares com a Biblioteca Escolar, que, na hora do conto, fez para cada uma das salas/ turmas a leitura expressiva da obra, com uma abordagem reflexiva sobre as temáticas subjacentes.
Biblioteca Escolar
Geógrafos apresentam a relação entre planeamento, desenvolvimento e bem-estar
Geógrafos apresentam a relação entre planeamento, desenvolvimento e bem-estar
O grupo de Geografia promoveu a palestra “Planeamento, desenvolvimento e bem-estar”, no auditório da Escola Secundária, no dia 9 de dezembro, com o intuito de mostrar, através dos ilustres convidados: Professor Doutor José Alberto Rio Fernandes - Professor Catedrático da Universidade do Porto e Professor Doutor Pedro Miguel Magalhães Nunes Chamusca – Investigador Auxiliar na Universidade do Minho, a relação existente entre ordenamento do território e qualidade de vida.
Num ambiente acolhedor, proporcionado pela assistente operacional Celeste Barros, o evento iniciou-se com o Hino do Agrupamento, na voz do Gabriel Lopes (10.ºC), seguido das boas-vindas aos convidadores e arranque dos trabalhos por parte do Diretor do Agrupamento.
Feita a apresentação da vida e obra dos palestrantes por parte da Léa Amorim (10.ºC), o público teve a oportunidade de constatar, de forma clara e objetiva, a relação entre o planeamento, o desenvolvimento das regiões e o bem-estar da população. “Crescimento não é o mesmo que desenvolvimento, tal como ter muito dinheiro não significa, só por si, felicidade. Assim, as regiões podem gerar muita riqueza, mas, só há desenvolvimento se as pessoas forem felizes!”, segundo Rio Fernandes. Além disso, elevadas concentrações de população não significam desenvolvimento, acabam por gerar deseconomias de aglomeração, “a cidade mais feliz do mundo é Aarhus, na Dinamarca, uma cidade com cerca de 3000 habitantes”, informou Rio Fernandes.
Na perspetiva de Pedro Chamusca o planeamento é fundamental para que o bem-estar da população aconteça. “Tal como é necessário planear o estudo para que os bons resultados surjam, também para que exista boa qualidade de vida, desenvolvimento e bem-estar, o planeamento urge”, destacou Pedro Chamusca. Destacou ainda que “o planeamento participativo, envolvendo governos, profissionais e a própria comunidade, é essencial para garantir resultados positivos e duradouros”.
As intervenções dos participantes (alunos maioritariamente do ensino Secundário e a frequentarem a disciplina de Geografia A) permitiram o esclarecimento de conceitos, a apropriação de novos saberes… sobretudo, criar uma forma inovadora na escola de aprender Geografia.
O contributo dos alunos do curso profissional de Multimédia (12.ºD) foi fundamental no registo fotográfico e em vídeo deste acontecimento (vídeo posteriormente divulgado na página do Agrupamento).
Como é apanágio do povo barquense, a palestra terminou com a Marcha da Barca, do poeta barquense Manuel Parada, ao som da concertina.
dezembro de 2024,
O grupo de Geografia
Sarau de Poesia celebra o Natal
Sarau de Poesia celebra o Natal
Um grupo alargado de alunos do 1.º Ciclo deu voz a um Sarau de Poesia, com textos centrados na temática do Natal e nos valores humanistas da quadra que estamos a viver.
Promovido pela Biblioteca Escolar, em articulação com o Departamento do 1.º Ciclo, o Sarau decorreu no auditório da Escola Básica Diogo Bernardes e registou ainda a participação de alguns colegas, professores e de perto de duas dezenas encarregados de educação.
Em sintonia, todos disseram/ sentiram a riqueza e a beleza da Palavra feita Poesia, celebrando o espírito do Natal e trabalhando para a construção de uma “Escola a Ler”...
Biblioteca Escola
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 11
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 11
Camões: Embarca Engenho e Arte – “Perdigão perdeu a pena”
Perdigão perdeu a pena,
Não há mal que lhe não venha.
Perdigão, que o pensamento
Subiu a um alto lugar,
Perde a pena do voar,
Ganha a pena do tormento.
Não tem no ar nem no vento
Asas com que se sustenha:
Não há mal que lhe não venha.
Quis voar a uma alta torre,
Mas achou-se desasado;
E, vendo-se depenado,
De puro penado morre.
Se a queixumes se socorre,
Lança no fogo mais lenha:
Não há mal que lhe não venha.
Luís de Camões, “Lírica”, fixação de texto de Hernâni Cidade, Lisboa, Círculo de Leitores, 1980, p. 114.
Este é um vilancete que trata o tema do amor não correspondido ou impossível, ao mesmo tempo que estabelece um contraste entre o sonho e a realidade…
Num tom espirituoso, o poema explora, num jogo de palavras, a riqueza polissémica do vocábulo "pena", considerando as suas virtualidades semânticas: por um lado, a “pena do voar”, isto é, o sonho, e, por outro, a “pena do tormento”, ou seja, a realidade, para já não falar na “pena”, símbolo da escrita.
Numa primeira abordagem, descreve-se a tentativa fracassada de uma ave, um perdigão, em voar até um “alto lugar”, como “uma alta torre”. Ao falhar, cai e fica sem penas, isto é, “desasado”, “(…) E, vendo-se depenado, / De puro penado morre”, sofrendo as consequências da sua ambição desmedida, ao tentar ultrapassar os seus limites.
Acontece que, em muitas culturas, “perdigão” – ou perdiz – é símbolo do apelo do amor, da mulher. E, na tradição cristã, representa a tentação, a perdição.
Numa leitura alegórica, o poema sugere, por isso, um amor não correspondido e critica, jocosamente, a ambição desmedida.
A perda das penas da ave representa a perda do sonho de voar – de subir em pensamento “a um alto lugar” – e a consequência da sua ambição:
“Perde a pena do voar,
Ganha a pena do tormento.”
O eu poético verifica, assim, que a realidade prevalece, que o sonho alimentado é impossível, que o amor desejado é inatingível e que a dor que a queda e o reconhecimento trazem consigo ganha…, ganha a pena do tormento.
O ato de escrever representado pela pena, utensílio de escrita, alia-se a essa outra pena, a do sofrimento de um amor impossível.
Esta é uma situação que nos traz ao pensamento os amores proibidos, impossíveis, de Camões, que lhe causaram tantos dissabores na vida…
Deixamos o convite para escutar o vilancete cantado por Amália Rodrigues, com música de Alain Oulman. Faz parte do álbum “Cantigas numa Língua antiga” (1977).
A Organização
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Contratação de Escola 2024/2025 - Grupo de Recrutamento - 320 - Lista de Ordenação Final (06-12-2024)
Contratação de Escola 2024/2025
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 19 – Grupo 320 – 22 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
Laboratórios de Educação Digital (LED)
Laboratórios de Educação Digital (LED)
Os Laboratórios de Educação Digital (LED) visam ser espaços de suporte à aprendizagem, que possibilitem a integração das tecnologias digitais e que proporcionem a professores e a alunos o contacto e a utilização de recursos e equipamentos tecnológicos especializados, em estreita articulação com o desenvolvimento de atividades curriculares e/ou extracurriculares.
O nosso agrupamento foi contemplado com um Laboratório de Educação Digital do Tipo 3 (LED 3), o qual deverá contribuir para apoiar na integração das tecnologias digitais, no processo de ensino e de aprendizagem.
Este tipo de LED é constituído pelas seguintes três áreas:
- Área Comum
- Área das STEM
- Área das Artes e Multimédia
Com estes recursos os alunos podem realizar atividades práticas, pesquisar e organizar informação, modelar, manipular variáveis, realizar experiências, analisar resultados, automatizar processos, criar artefactos e soluções, entre outros, potenciando a sua experiência de aprendizagem e o desenvolvimento das suas competências.
Para apoiar estas dinâmicas pedagógicas, são disponibilizados Cenários de Aprendizagem, entre outros materiais, aplicáveis a vários contextos disciplinares e interdisciplinares, que serão fornecidos às escolas para que os professores possam, a partir destes exemplos, criar/adaptar os seus próprios cenários e implementá-los com os seus alunos.
Os LED, e seus equipamentos integrantes, destinam-se exclusivamente a serem utilizados para fins do processo de ensino-aprendizagem, de todos os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário, nas várias vias cientifico-humanísticas ou profissionalizantes.
Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública - 6 de dezembro de 2024
Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública
6 de dezembro de 2024
Informa-se a comunidade escolar que está convocada uma greve nacional dos trabalhadores da administração pública para o próximo dia 6 de dezembro de 2024.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro