A inevitabilidade da razão - "ADAPTAÇÃO DO INSUFICIENTE RENAL CRÓNICO À HEMODIÁLISE: CONTRIBUTOS DO ENFERMEIRO" (Encarregado de Educação, Luís Garcia [enfermeiro])
A inevitabilidade da razão
"ADAPTAÇÃO DO INSUFICIENTE RENAL CRÓNICO À HEMODIÁLISE: CONTRIBUTOS DO ENFERMEIRO"
(Encarregado de Educação, Luís Garcia [enfermeiro])
Marchas Escolares de São João
Marchas Escolares de São João
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
23 de junho | 10H00 - Praça da República
Exposição «TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA»
Exposição «TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA»
Na semana de 22 a 26 de maio, o grupo de Educação Especial apresentou no bloco C, da escola sede do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a exposição intitulada «TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA». Esta exposição pretendeu mostrar alguns dos trabalhos realizados ao longo deste ano letivo, nas Aprendizagens Substitutivas desenvolvidas em contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), nos vários estabelecimentos do Agrupamento. A elaboração destes trabalhos teve por base o desenvolvimento de competências específicas de forma a promover a autonomia, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento interpessoal dos alunos envolvidos.
Colóquio na Escola Secundária - MUNDO RURAL PROPORCIONA MÙLTIPLAS OPORTUNIDADES
Colóquio na Escola Secundária
MUNDO RURAL PROPORCIONA MÙLTIPLAS OPORTUNIDADES
Hoje é prestigiante dedicar-se à atividade agrícola e as oportunidades neste setor são múltiplas, a ponto de se poder afirmar que o limite é a imaginação e a capacidade de empreender e de inovar de cada um.
Esta é a conclusão central do colóquio “As Riquezas do Mundo Rural: Ponte da Barca e a Gestão de Oportunidades” que se realizou no auditório da Secundária, com intervenções do Subdiretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Soares Alves, da Vereadora com os Pelouros do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Dr.ª Rosa Maria Arezes, da representante da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, Eng.ª Beatriz Silva, e da representante da Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), Dr.ª Fernanda Velinças.
Organizado por Helena Oliveira, docente de Português de duas turmas do Ensino Profissional, em articulação com a Biblioteca Escolar, o colóquio esteve aberto à participação de alunos, maioritariamente do Profissional, para quem a iniciativa abriu perspetivas em termos profissionais.
Ao longo da sessão, foram, de facto, analisadas múltiplas oportunidades e sublinhada a importância da defesa da identidade do mundo rural, valorizando a economia de proximidade e dos produtos e produtores locais.
Cada vez estamos mais próximos de tudo, dispomos de um contacto profundo com a Natureza, que é uma riqueza incalculável, possuímos um património riquíssimo e temos bom clima, abundância de água e solo fantástico, situação que nos abre um manancial de oportunidades, ao nível, por exemplo, do turismo em espaço rural, água, fruticultura, exploração pecuária e cultura da vinha.
Para a Eng.ª Beatriz Silva, outra área com enorme potencial tem a ver com a aplicação de inovações tecnológicas à atividade agrícola, tanto mais que está em curso uma fase de reestruturação, com forte apoio à transição digital.
De apoios e oportunidades de formação certificada e de atualização falou também a representante da ACIAB. Entre outros, a Dr.ª Fernanda Velinças deu a conhecer o PROCOM – Programa de Apoio ao Comércio, com destaque para as ideias da revitalização dos Centros Históricos e do comércio com História, com Identidade, o Programa Qualificação do Interior do Vale do Lima, com a valorização dos produtos endógenos, e ainda a marca “100% Alto Minho”.
Tudo começa com uma ideia de negócio e, a partir daí, surgem os apoios em termos de estudo de viabilidade do projeto. Caso haja “pernas para andar”, importa aproveitar as diversas medidas existentes para apoio a jovens em regime de primeira instalação (por conta própria). Temos é de saber ao que vamos e de gostar do que pretendemos fazer – foi sublinhado com insistência.
Produtos endógenos e sustentabilidade
Na mesma linha se pronunciou a Dr.ª Rosa Maria Arezes. Na sua qualidade de Vereadora da Câmara Municipal, apresentou as linhas mestras da aposta do Município nas áreas do turismo e do desenvolvimento rural, salientando, entre outros aspetos, a prioridade da valorização de um conjunto de produtos endógenos que constituem uma marca muito forte da nossa identidade.
A título de exemplo, referiu a importância da produção do vinho e do mel, áreas em que o número de produtores, com marca registada, tem vindo a crescer de uma forma consistente, a exploração da raça cachena – uma riqueza com denominação de origem protegida –, e ainda a exploração do linho, produto que neste momento regista uma enorme procura, tendo em conta preocupações ambientais e de sustentabilidade.
Em nome da sustentabilidade falou também o Subdiretor do Agrupamento que, dirigindo aos alunos, desafiou-os a construírem projetos com soluções inovadoras e sustentáveis.
Vocês são os fazedores do amanhã e aquilo que todos desejamos é que implementem projetos que criem valor neste e para este território – disse o Dr. Soares Alves.
A abrir o colóquio, o Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas acolheu os participantes com um momento que deu vida a uma das riquezas maiores do mundo rural – a música, a dança e o traje tradicionais – e, a encerrar, duas alunas disseram outros tantos sonetos de um dos vultos maiores do nosso património literário, Diogo Bernardes.
A Organização
Feira tradicional na Escola de Entre Ambos os Rios
Feira tradicional na Escola de Entre Ambos os Rios
No dia 25 de maio realizou-se na nossa escola a tradicional feira e tivemos também a visita dos bombeiros para uma demonstração. Este ano foi no exterior junto à sede da Junta de freguesia.
Tivemos umas barracas cedidas pela autarquia para a exposição dos nossos produtos. Os nossos produtos foram trazidos das hortas das avós. Trouxemos também animais, flores, vasos, mel, ovos, livros, doces e carne.
Tivemos a visita dos utentes dos lares, que nos compraram alguns produtos e podemos articular com as diferentes entidades vizinhas à nossa escola.
No turno da tarde tivemos a visita dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca que nos mostraram como se equipam e vimos o interior do camião.
Gostamos muito destas atividades e principalmente do novo espaço para a sua realização.
Visita de estudo à Porta do Lindoso
Visita de estudo à Porta do Lindoso
No dia 24 de maio a nossa escola foi visitar a Porta do Lindoso. Fomos recebidos pela equipa que coordena as visitas que nos dividiram em dois grupos.
O grupo do pré-escolar e 1.º ano foram com o Nélson, responsável pela história e património, visitar o castelo de Lindoso e os espigueiros. Foi explicado as características de construção dos espigueiros, e as fases de construção do Castelo, visitamos as muralhas e a torre de menagem.
Os restantes alunos do 2.º, 3.º e 4.º ano foram com o Nuno fazer um trilho e observar a fauna e a flora daquela zona do Parque Nacional da Peneda Gerês. Podemos observar minas naturais, como verificar a qualidade do ar e vimos a baía da Barragem de Lindoso na zona de fronteira com Espanha. vimos também uns arbustos perigosos que vieram da Austrália.
Foi uma visita muito enriquecedora, aprendemos um pouco de biologia e de história. Para além de termos tido um dia convívio e de aprendizagem.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Tentar enfrentar…"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Tentar enfrentar…"
Visita ao Eco Parque - Pé Descalço
Visita ao Eco Parque - Pé Descalço
No dia 24 de maio, fomos com os nossos colegas, professoras e funcionárias ao Eco Parque-Pé Descalço. Saímos da Escola sede por volta das 9h15m e seguimos viagem de autocarro até Freixo – Ponte de Lima. Logo que chegamos, lanchamos,…… estávamos muito curiosos e ansiosos com o que íamos encontrar no parque!
Assim que entramos, começamos todos a correr na direção das atividades preferidas de cada um…uns experimentaram animadamente a inovadora e gigante almofada para saltar, outros correram em direção aos karts a pedais e outros foram para os baloiços. Foi um início de dia muito animado e divertido! Ao longo da manhã, descobrimos mais atividades igualmente espetaculares: o parque gafanhoto com pontes instáveis, escorregas e obstáculos, jogos nas alturas (redes), mini slides, cestos de mini basquete, badminton e muito mais!! Na hora do almoço, fizemos um piquenique no parque de merendas. O manjar preparado pela dona Rosa e pelas suas ajudantes estava delicioso!
Após o almoço corremos novamente para as atividades, voltou a ser um momento muito divertido e com muitas gargalhadas, quer para os alunos quer para os adultos!!!
Depois, começamos a reunir as nossas coisas para regressarmos ao autocarro. Muito cansados e cheios de pó, mas muito felizes rumamos em direção a Ponte da Barca. Gostávamos muito de voltar, foi uma aventura muito divertida!!!!
Texto escrito pelos alunos:
Juliana Pires, 8º A e Guilherme Sousa, 8º D.
A inevitabilidade da razão - "Existem padrões morais objetivos ou os juízos morais são meramente a expressão dos valores de determinadas culturas?" (Reflexão conjunta, turma 10ºB)
A inevitabilidade da razão
"Existem padrões morais objetivos ou os juízos morais são meramente a expressão dos valores de determinadas culturas?" (Reflexão conjunta, turma 10ºB)