Mega Sprinter Distrital
Mega Sprinter Distrital
No passado dia 21 de fevereiro, realizou-se no Estádio Municipal Manuela Machado, em Viana do Castelo, o Mega Sprinter Distrital, um evento que contou com a participação de jovens atletas de diversas escolas do Distrito. Das 10h às 13h, o estádio foi palco de um espetáculo de talento e dedicação, uma vez que a chuva não ajudou muito, com a presença de 26 alunos do Agrupamento.
Os alunos participaram em várias categorias, onde demonstraram não só as suas habilidades atléticas, mas também um admirável espírito de equipa. O evento proporcionou uma manhã repleta de atividade e emoção, destacando-se pela competitividade saudável entre os participantes.
Além das competições, o Mega Sprinter Distrital desempenha um papel fundamental na promoção do desporto escolar e na motivação dos jovens para a prática de atividades físicas, fomentando hábitos de vida saudáveis desde cedo.
Muitos parabéns a todos os alunos participantes. Destacaram-se os alunos com ida ao pódio, nas seguintes modalidades: Velocidade Inf A Fem. no 3º lugar Matilde Sousa AVEPBARCA - 07.36s; Salto em Comprimento Inf A Mas. 2º lugar Francisco Sutula AVEPBARCA - 03.74m; Lançamento do Vortex Inf A Masc. no 3º lugar Vicente Dias AVEPBARCA - 24.19m.
"Dislexia: intervenção pedagógica diferenciada na Escola”
"Dislexia: intervenção pedagógica diferenciada na Escola”
Com o objetivo de sensibilizar a escola para a resposta educativa adequada no domínio do estudo da dislexia, e para corresponder aos anseios demonstrados pela comunidade educativa, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, em colaboração com o CENFIPE e com a AssociaçãoPortuguesadeDislexia (Dislex), levou a cabo uma ação de Formação de Curta Duração, no turno da tarde do passado dia 26 de fevereiro. Nela marcaram presença mais de meia centena de agentes da comunidade, de entre os quais: alunos, encarregados de educação, educadores e professores.
A palestrante conta com um currículo, e uma presença ativa na área da dislexia, da qual se lhe deve tirar o chapéu! Pode usar o link para consultar a biografia da Doutora Helena Serra:https://refiil.esepf.pt/?page_id=466
A palestra decorreu num ambiente de excelente exposição, o público alvo foi atento, participativo e criaram-se momentos tanto de partilha de conhecimentos, como de inquietudes e de emoções. Desenvolveram-se temas tais como:
- Conceito de dislexia, de disortografia e de discalculia;
- A importância da avaliação compreensiva do aluno;
- Intervenção específica por docentes com formação;
- Cuidados a observar em sala de aula;
- O papel da família no acompanhamento do aluno;
- A dislexia em primeira pessoa (relato de alunos);
- Espaço de debate e de questões.
Ficou registada, com agrado, a boa receção da iniciativa, principalmente por parte do corpo docente, e foi com satisfação que se ouviram verbalizações de reconhecimento por parte dos participantes. Ainda bem que foi uma tarde profícua e que daquele tempo empregue se trouxeram outras ferramentas que vão contribuir para uma melhoria do ensino no nosso agrupamento.
Fica o desafio para que se desenvolvam outras iniciativas, na área da dislexia, que se venham a verificar necessárias e úteis à comunidade educativa!
O professor dinamizador,
Eugénio Martins
À descoberta da vida e da obra de Camões
À descoberta da vida e da obra de Camões
“À descoberta de Luís Vaz de Camões” foi o tema de uma sessão dinamizada pela Biblioteca Escolar com cada uma das turmas do 2.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
O trabalho, desenvolvido em articulação com Apoio ao Estudo, aconteceu no âmbito das comemorações do V centenário do nascimento de Camões e, como é óbvio, procurou dar a conhecer os aspetos mais relevantes da vida e da obra do nosso épico, proporcionando um contributo para uma melhor compreensão do “Desfile de Carnaval” que, este ano, se inspira na figura e na criação artística do Poeta.
Num registo informal e muito próximo, os alunos entraram numa longa viagem, que começou a 23 de janeiro de 1524, data provável do nascimento do autor d’”Os Lusíadas”, e os conduziu até à atualidade, com início em Lisboa e passagem por Coimbra, Ceuta, pelo vasto Oriente (Goa, na Índia; Ormuz, no Golfo Pérsico – Irão; Ilha de Ternate, nas Molucas, hoje Indonésia; Macau, na China; delta do rio Mecom, no Vietname; Malaca, na Malásia) e pela Ilha de Moçambique, até chegarem, novamente, a Lisboa e à riqueza da sua obra intemporal.
Os mais novos ficaram ainda a saber que Luís de Camões é considerado uma das maiores figuras da Literatura, afirmando-se como símbolo de Portugal, de tal modo que, no dia da sua morte, que ocorreu a 10 de junho de 1580, se celebra o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Pode aceder aqui ao recurso utilizado nas sessões.
Biblioteca Escolar
3º encontro de ginástica acrobática
3º encontro de ginástica acrobática
Realizou-se, no dia 21 de fevereiro, o 3º encontro de ginástica acrobática, em Famalicão. Neste encontro estiveram presentes 5 escolas, do distrito de Braga e a nossa escola teve a participação de 29 alunas, das quais 3 juízes de prova.
Com demonstrações do nível elementar e avançado, em trios e pares, obtivemos um segundo e um terceiro lugar.
Parabéns a todas as participantes!
Greve Nacional dos trabalhadores da função pública | 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025
Greve Nacional dos trabalhadores da função pública | 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025
Informa-se a comunidade educativa que está convocada uma greve nacional da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2025, cada um deles dirigido a uma das carreiras:
- 26 de fevereiro – Técnicos Superiores
- 27 de fevereiro – Assistentes Técnicos
- 28 de fevereiro – Assistentes Operacionais
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 20
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 20
Episódio do Velho do Restelo
Mas um velho, d'aspeito venerando,
Que ficava nas praias, entre a gente,
Postos em nós os olhos, meneando
Três vezes a cabeça, descontente,
A voz pesada um pouco alevantando,
Que nós no mar ouvimos claramente,
Cum saber só d'experiências feito,
Tais palavras tirou do experto peito:
“Ó glória de mandar, ó vã cobiça
Desta vaidade, a quem chamamos Fama!
Ó fraudulento gosto, que se atiça
Cũa aura popular, que honra se chama!
Que castigo tamanho e que justiça
Fazes no peito vão que muito te ama!
Que mortes, que perigos, que tormentas,
Que crueldades neles experimentas!
[…] Não tens junto contigo o Ismaelita,
Com quem sempre terás guerras sobejas? Não segue ele do Arábio a Lei maldita,
Se tu pola de Cristo só pelejas?
Não tem cidades mil, terra infinita,
Se terras e riqueza mais desejas?
Não é ele por armas esforçado,
Se queres por vitórias ser louvado?
Deixas criar às portas o inimigo,
Por ires buscar outro de tão longe,
Por quem se despovoe o Reino antigo,
Se enfraqueça e se vá deitando a longe;
Buscas o incerto e incógnito perigo
Por que a Fama te exalte e te lisonje
Chamando-te senhor, com larga cópia,
Da Índia, Pérsia, Arábia e de Etiópia!”.
Luís de Camões, “Os Lusíadas”, IV, 94-95; 100-101.
O “Velho do Restelo” constitui um episódio eloquente d’”Os Lusíadas”, com uma fortíssima mensagem política e filosófica.
Na Praia das Lágrimas, em Belém, no momento em que a armada de Vasco da Gama se preparava para zarpar, Camões coloca na boca de um “velho, d' aspeito venerando,” uma crítica muito forte em relação a tudo o que se está a passar: censura a “glória de mandar” e a “vã cobiça”, responsáveis por “mortes”, “perigos”, “tormentas”, “crueldades”, “desemparos”, “adultérios”, consumição “de fazendas, de reinos e de impérios”.
Pela boca do velho, o narrador aproveita, assim, para questionar a estratégia da expansão marítima até ao Oriente, manifestando, em alternativa, a predileção de determinados setores da sociedade portuguesa pela política africana: “Não tens junto contigo o Ismaelita / Com quem sempre terás guerras sobejas?”.
Esta é também a posição de Camões, apresentada na dedicatória ao rei D. Sebastião e nas estâncias finais d’”Os Lusíadas”, da nobreza e de uma parte da intelectualidade, na esteira de “Gil Vicente, Sá de Miranda, João de Barros, Damião de Góis ou António Ferreira.”
Ficcionalmente, este episódio acontece a 8 de julho de 1497. Na verdade, foi escrito mais de meio século depois, de tal maneira que, quando “Os Lusíadas” são publicados, em 1572, esta é uma aposta geoestratégica com muito peso.
À época, as dificuldades na Ásia portuguesa eram gritantes e a instabilidade dominava no Norte de África, situação que nos obrigava a estar muito vigilantes, não só quanto às praças que ainda nos restavam em Marrocos, mas até em relação ao próprio Algarve.
Neste contexto – escreve Isabel Rio Novo –, “o fanatismo do jovem rei e a sua obsessão pelo espírito de cruzada, cuidadosamente alimentada por uma certa franja da nobreza, foram, talvez, uma necessidade do tempo, com a qual Camões estaria essencialmente de acordo. Até porque, de certo modo, o projeto da conquista africana constituía uma possível solução para o beco sem saída em que a Índia se estava a tornar. Era o caminho que o Velho do Restelo apontava, contrapondo à conquista de um império comercial longínquo, consumirdor de ‘fazendas’ e de ‘reinos’, a possibilidade de ‘guerras sobejas’ contra um inimigo que estava ali ‘às portas’ e que era urgente combater.”
A expedição acabou mesmo por se realizar. Diogo Bernardes foi escolhido para acompanhar e cantar a vitória dada como certa. Camões também o desejou, mas não o conseguiu. Só que o sonho glorioso redundou na tragédia de 4 de agosto de 1578, em Alcácer Quibir…
“Assim que recebeu a notícia da derrota e da morte do rei, [Camões] rasgou as estâncias que tinha encetado quando a armada de D. Sebastião largara do Tejo. Quanto ao poema de Diogo Bernardes, não chegou a ser começado, porque o autor foi um dos prisioneiros”…
Tempos sombrios da História de Portugal. E também de Luís de Camões e do barquense Diogo Bernardes.
Fonte: Isabel Rio Novo, “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia
de Luís Vaz de Camões”, Lisboa, Contraponto, 2024, pp. 446, 467 e 544.
A Organização
Visita ao Theatro Circo
Visita ao Theatro Circo
No dia 11 de fevereiro, os alunos do 9.º ano da Escola Secundária de Ponte da Barca deslocaram-se a Braga para assistir à peça Auto da Barca do Inferno, a qual teve lugar no Theatro Circo. Durante esta visita, tiveram também a oportunidade de explorar este importante espaço cultural – um dos teatros mais emblemáticos de Braga –, o que poderá incentivar futuras participações em eventos culturais.
O principal objetivo desta iniciativa foi fomentar o gosto pelo teatro, incentivar a apreciação das artes cénicas e despertar o interesse por atividades culturais. Nesse sentido, e para aprofundar o conhecimento da obra, os alunos assistiram à encenação da peça de Gil Vicente, apresentada por uma magnífica companhia de teatro, o que lhes permitiu compreender melhor os seus temas, a crítica social e o contexto histórico. A experiência de ver a peça representada ajuda a refletir sobre as personagens, os cenários, a linguagem e a mensagem da obra. Embora a peça ainda não tenha sido estudada na disciplina de Português, esta ida ao teatro contribuirá, certamente, para um entendimento mais rico e envolvente da obra. A relação entre a teoria abordada em sala de aula e a interpretação teatral tornará a aprendizagem mais dinâmica e significativa.
No regresso, durante as aulas de Português, a experiência foi aprofundada através de debates e reflexões sobre os valores e críticas presentes na peça. Esta discussão ajudou os alunos a formar opiniões próprias e a prepará-los para uma análise mais profunda do texto quando for estudado, tornando a sua interpretação mais completa e envolvente.
A Organização: Maria do Carmo Lopes, Sheila Sousa e Armanda Costa
Projeto eTwinning: “Beauty and sights of my region!
Projeto eTwinning: “Beauty and sights of my region!
Trabalho realizado pelos alunos das turmas 7.º A e 9.º E na disciplina de Oferta Curricular Complementar.
Convite Especial – Desfile de Carnaval Escolar
Convite Especial – Desfile de Carnaval Escolar
Caros pais e comunidade em geral,
É com grande alegria que vos convidamos para assistir ao Desfile de Carnaval Escolar em Ponte da Barca! Venham celebrar connosco este momento de cor, alegria e fantasia, onde os nossos pequenos foliões irão encher as ruas de animação.
Data: [28 de fevereiro]
Hora: 10h30 Saída da EB Diogo Bernardes
Local: Ponte da Barca
Contamos com a vossa presença para tornar esta festa ainda mais especial!
Não percam!
Biblioteca da Escola Diogo Bernardes vai ser remodelada
Biblioteca da Escola Diogo Bernardes vai ser remodelada
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca acaba de ver aprovada pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) a candidatura apresentada no âmbito da modalidade “(re)Criar a Biblioteca”.
A aprovação deste projeto vai permitir uma intervenção de fundo na Biblioteca da Básica Diogo Bernardes, requalificando e reestruturando, de forma inovadora, as diversas áreas de trabalho, mediante a exploração de novas configurações do espaço, assentes na flexibilidade e na portabilidade.
O projeto submetido pela Biblioteca do Agrupamento – em articulação estreita com o Diretor e a Coordenadora interconcelhia da RBE – é um dos 30 aprovados no universo das candidaturas apresentadas a esta modalidade a nível nacional, tendo sido contemplado com o limite máximo do apoio financeiro possível, cerca de 40 por cento acima da média.
Num contexto complexo e de permanente transformação em que vivemos, a BE da Diogo Bernardes, passados 16 desde a sua integração na RBE, sofre, agora, uma remodelação, procurando manter-se atenta aos desenvolvimentos e desafios que a mudança incessante dos formatos, modelos e meios de acesso ao saber traz à aprendizagem escolar.
Com esta intervenção, ao nível do mobiliário e equipamento informático e ainda em termos de reestruturação das áreas funcionais, pretende-se garantir processos e estratégias que permitam à BE recriar novos contextos de aprendizagem e adaptar os seus recursos às efetivas necessidades dos seus utilizadores, facilitando o acesso ao livro, à informação e favorecendo ambientes amigos da construção do conhecimento.
Biblioteca Escolar