I AMART em Roma: Arte, História e Emoção com o 12.ºD
I AMART em Roma: Arte, História e Emoção com o 12.ºD
Entre os dias 14 e 17 de maio de 2025, os alunos da turma 12.º D do curso Profissional de Técnico de Multimédia, acompanhados por professores do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, realizaram uma visita de estudo a Roma, no âmbito do projeto I AMART.
A capital italiana revelou-se um verdadeiro museu a céu aberto, proporcionando aos participantes uma imersão nas raízes da civilização ocidental e no esplendor artístico que atravessa séculos. O Coliseu, símbolo da Roma imperial, foi o ponto de partida de um percurso repleto de marcos inesquecíveis como, a Fonte de Trevi, o imponente Vítor Emanuel II, o Fórum Romano e o bairro histórico de Trastevere.
No campo das artes visuais, visitámos a Galeria Nacional de Arte Moderna e o Museu do Vaticano, onde pudemos contemplar obras de mestres intemporais. Um dos momentos mais impactantes foi a visita à Capela Sistina, com os frescos de Miguel Ângelo, e à majestosa Basílica de São Pedro, centro da fé e da arte renascentista e barroca, onde tivemos oportunidade de entrar pela Porta Santa, aberta apenas nos anos de Jubileu e contemplar uma escultura icónica do renascimento, a Pietà, de Miguel Ângelo.
O roteiro incluiu ainda as emblemáticas igrejas de Gesù, o Panteão, Santa Maria da Vitória, Santa Maria Sopra Minerva, Santo Ambrósio e São Carlos, e Santa Inês em Agonia, na Piazza Navona, com as suas fontes, assim como percursos pela Via del Corso, Piazza del Popolo e os jardins da Villa Borghese.
Um dos pontos altos da visita foi a passagem pela Piazza di Spagna, com a sua escadaria monumental, e pela Via del Babuino, onde os alunos visitaram o Museu-Ateliê Canova-Tadolini, antiga oficina do escultor Adamo Tadolini, discípulo de Antonio Canova. Este espaço, onde arte e memória se cruzam, ofereceu uma visão singular da escultura neoclássica e da continuidade artística em Roma.
Esta visita, inserida no projeto I AMART, reforçou a importância da educação artística e cultural como motor de crescimento pessoal, espírito crítico e abertura ao mundo. Um verdadeiro encontro entre escola, património e futuro.
Os professores acompanhantes