Aprovada candidatura para Clube de Leitura do 1.º Ciclo
Aprovada candidatura para Clube de Leitura do 1.º Ciclo
A Biblioteca Escolar acaba de ver aprovada uma candidatura apresentada ao Plano Nacional de Leitura (PNL), tendo em vista a dinamização de um Clube de Leitura no 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes.
A integração no projeto Clubes de Leitura do PNL vai traduzir-se num apoio financeiro para aquisição de fundo documental que contribua para a operacionalização do desígnio prioritário que é a promoção da leitura por prazer, de acordo com os interesses e o nível de competência dos leitores.
Com a dinamização deste projeto, pretende-se proporcionar um ambiente promotor da interação e da socialização, do autoconhecimento e do conhecimento do mundo, da partilha de experiências, de modos de ler e de argumentar, enfim, da autonomia e do exercício do pensamento crítico e da cidadania.
Biblioteca Escolar
António Galvão é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
António Galvão é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Realizou-se no final da tarde de segunda-feira, 30 de junho, pelas 18h00, no Bloco C da escola sede, a cerimónia de tomada de posse de António Galvão como diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, para o mandato 2025-2029.
O momento contou com a presença dos membros do Conselho Geral, representantes da autarquia, professores, funcionários, encarregados de educação e vários convidados da comunidade educativa e local.
No seu discurso, António Galvão agradeceu a confiança que lhe foi concedida e assumiu o compromisso de liderar com responsabilidade, proximidade e visão estratégica. Defendeu uma escola centrada nos alunos, promotora de inclusão, inovação e sucesso educativo, e reforçou a importância do trabalho em equipa, da escuta ativa e do envolvimento da comunidade.
A presidente do Conselho Geral, Lucília Oliveira, destacou a competência e o percurso profissional do novo diretor, salientando o seu profundo conhecimento do agrupamento e a clareza do projeto apresentado para os próximos quatro anos.
Durante a cerimónia foi ainda prestada homenagem a Carlos Louro, diretor cessante, que esteve à frente dos destinos do agrupamento durante mais de três décadas. Foram muitas as palavras de reconhecimento pelo legado que deixa: uma escola consolidada, com identidade, dinamismo e forte ligação ao território. O momento foi ainda enriquecido por apontamentos musicais a cargo de alunos do ensino articulado, sob a direção do professor Carlos Pinto, da Academia de Música de Vila Verde. As interpretações, plenas de sensibilidade e rigor, conferiram à cerimónia uma dimensão artística e simbólica,reforçando o papel das artes na vida da escola.
A tomada de posse de António Galvão marca assim o início de uma nova etapa no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, que se quer participada, inovadora e fiel aos valores da escola pública.
A presidente do Conselho Geral,
Lucília Oliveira
Trabalhos da Educação Pré-escolar inspirados na obra do concurso de leitura
Trabalhos da Educação Pré-escolar inspirados na obra do concurso de leitura
No âmbito do concurso de leitura, a Educação Pré-escolar trabalhou a obra “Gilberto, o cão poeta, anima a festa!”, de Gisela Silva, com ilustração de Ireneu Oliveira.
Em articulação com as educadoras, o livro foi objeto de uma leitura expressiva por parte da Biblioteca Escolar e, depois, aconteceu, uma divertida encenação teatral, dinamizada por Mari Popó.
A dinâmica desenvolvida ao longo do ano resultou em trabalhos magníficos inspirados na obra e que as imagens ilustram.
Muitos parabéns!
Mais uma vez, sublinha-se a mensagem de união e de entreajuda, sintetizada na quadra do final do livro:
“E os meninos e as meninas sabem que mais?
A vida é uma poesia que nunca vai acabar,
Se dermos as mãos, como iguais,
Todos unidos poderemos celebrar.”
Biblioteca Escolar
10 Passos Saudáveis | Educação para a Saúde nas Escolas
10 Passos Saudáveis | Educação para a Saúde nas Escolas
No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar, decorreu no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca a atividade “10 Passos Saudáveis”, dedicada à promoção da alimentação equilibrada e da prática de atividade física!
Foram dinamizadas 9 sessões de Educação para a Saúde — 5 com turmas do 9.º ano (24 e 25 de março, 24 de abril) e 4 com o 12.º ano (30 de maio e 4 de junho).
Estas sessões foram conduzidas por estudantes do 4.º ano da Licenciatura em Enfermagem da ESS-IPVC, no âmbito do ensino clínico em Enfermagem Comunitária, em parceria com a Equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca.
Os temas? Prevenção da obesidade, literacia em saúde e promoção de estilos de vida mais saudáveis, com foco em hábitos alimentares equilibrados e na importância do exercício físico!
Uma iniciativa que reforça o compromisso da UCC com a promoção da saúde em meio escolar e com o bem-estar dos nossos jovens.
#SaúdeEscolar #10PassosSaudáveis #EducaçãoParaASaúde #UCCPonteDaBarca #ESSIPVC #PromoçãoDaSaúde #EstilosDeVidaSaudáveis
Óscar Manuel da Costa Sousa
Prof. EMRC
CONSELHO PEDAGÓGICO APROVA VOTO DE LOUVOR AO DIRETOR CESSANTE, PROFESSOR CARLOS LOURO
CONSELHO PEDAGÓGICO APROVA VOTO DE LOUVOR
AO DIRETOR CESSANTE, PROFESSOR CARLOS LOURO
Na sua reunião de 25 de junho, o Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca aprovou, por unanimidade e aclamação, o seguinte voto de louvor ao Diretor cessante, professor Carlos Louro, “afirmando o seu apreço e gratidão pela excelência do seu percurso à frente dos destinos do serviço público de educação neste concelho”:
Voto de Louvor
Desde 1995, o professor Carlos Alberto Martins de Sousa Louro exerceu as mais altas responsabilidades educativas, primeiro como Presidente do Conselho Diretivo da Escola Secundária de Ponte da Barca e, desde 2009, como Diretor do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Ao longo destas três décadas, liderou, acompanhou e ajudou a construir um património material e imaterial assinalável, marcando de um forma indelével a história da educação em Ponte da Barca, bem ilustrada em várias etapas que representam verdadeiros saltos qualitativos e incontornáveis mais-valias na qualidade deste serviço público no concelho.
Com uma consistente visão estratégica, uma liderança empenhada e proativa, um forte sentido de respeito e de responsabilidade, uma capacidade de diálogo omnipresente, um esforço incansável, uma dedicação inspiradora, uma sólida visão humanista, desempenhou exemplarmente as suas funções e soube mobilizar entusiasmos, em nome do lema desta Organização – “Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras”.
Manifestou sempre um compromisso contagiante com o bem-estar e o sucesso dos alunos, empenhando-se na melhoria da qualidade dos seus desempenhos, bem como com a motivação e valorização do pesssoal docente e do pessoal não docente.
Orientou a sua ação por uma visão humanista da educação, que se concretizou na construção diária de uma escola acolhedora, inclusiva e inovadora, atenta a todos e a cada um dos seus membros, tratando de cultivar atitudes, princípios e valores, com uma única preocupação – capacitar as pessoas, fomentar o desenvolvimento integral dos alunos, formar cidadãos habilitados a enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais exigente.
Neste desígnio, fomentou um ambiente de cooperação e de entreajuda, valorizou o trabalho colaborativo e empenhou-se em construir relações de proximidade e de empatia e em favorecer uma cultura institucional que se traduzisse num verdadeiro espírito de família.
Promoveu ainda laços muitos fortes de intercâmbio e de parceria com a Comunidade Educativa, tratando de mobilizar e de comprometer, no superior desígnio da educação, famílias, Câmara Municipal e demais autarquias, e instituições, com todos potenciando sinergias em favor de múltiplos projetos que, ao longo do tempo, tiveram e continuam a ter um impacto assinalável na Comunidade envolvente aos mais diversos níveis, nomeadamente, em termos educativos, culturais, desportivos e sociais.
A excelência do seu trabalho e a qualidade dos desempenhos da Instituição que liderou, com o envolvimento e compromisso dos subdiretores e adjuntos da Direção, dos corpos docente e discente e do pessoal não docente, ofereceu, em várias ocasiões, projeção e visibilidade ao AEPB e ao concelho de Ponte da Barca, a nível nacional e até a nível internacional.
Face a este notável legado, o Conselho Pedagógico aprova um voto de louvor público ao Diretor cessante do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, professor Carlos Alberto Martins de Sousa Louro, afirmando o seu apreço e gratidão pela excelência do seu percurso à frente dos destinos do serviço público de educação neste concelho.
Este voto de louvor deve ser registado em ata e tornado público, como reconhecimento do seu valioso trabalho e dedicação, ao longo de três décadas, com um impacto muito relevante na vida de gerações de alunos, docentes, pessoal não docente, famílias e instituições.
Ponte da Barca, 25 de junho de 2025.
Os membros do Conselho Pedagógico
do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Alunos do 4.º ano de Ponte da Barca visitam as Portas de Lamas de Mouro - PNPG
Alunos do 4.º ano de Ponte da Barca visitam as Portas de Lamas de Mouro - PNPG
No dia 23 de junho, as turmas do quarto ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca realizaram uma visita às Portas de Lamas de Mouro (Melgaço) - uma das cinco portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
A convite da ADERE-PNPG que integra um protocolo com o Fundo Ambiental e com o objetivo de sensibilizar e envolver a comunidade escolar na valorização e preservação do património natural do PNPG, esta visita foi composta por várias atividades de observação da Natureza orientadas pelos técnicos que lá nos aguardavam.
Os alunos foram recebidos com simpatia e o espaço envolvente proporcionou momentos de lazer, descontração, descoberta e contacto com os animais que por lá deambulam.
Foi uma experiência enriquecedora e com momentos de aprendizagens ativas!
As docentes do 4.º ano
“(Fazer) Cenas em Palco” – CLUBE DE TEATRO
“(Fazer) Cenas em Palco” – CLUBE DE TEATRO
No final do ano letivo, cumprindo o desafio lançado à comunidade escolar no primeiro período, os alunos do Clube de Teatro apresentaram à comunidade escolar a primeira edição do espetáculo “(Fazer) Cenas em Palco” com a teatralização das peças ensaiadas pelos três grupos constituídos ao longo dos três períodos, respeitando os seus anseios seja quanto à dramatização seja quanto à eloquência da gargalhada desmedida. Uns mais extrovertidos, outros mais tímidos e apreensivos quanto à exposição pública, outros ainda com receios de quebras de memorização, mas a superações que cada um atingiu, só nos pode encher de orgulho! Os objetivos a que nos propusemos, foram atingidos. É teatro na Escola!
Podemos dizer que o balanço final do trabalho desenvolvido foi Muito Bom. Durante este período, os alunos experimentaram alguns jogos teatrais e ensaiaram três peças de teatro: “Ulisses na ilha de Circe” (6ºano), “A Bela Infanta” (6º ano) alusivas à obra de literatura obrigatória trabalhada na disciplina de Português e “No Consultório” (5º e 7º), alusiva ao quotidiano de uma sociedade com os seus problemas de saúde e onde se retratam personagens caricatas com humor à mistura.
Estão todos de Parabéns! Estes “pequenos” grandes artistas estiveram espetaculares no seu desempenho, no compromisso e grande responsabilidade. Ficamos de coração cheio com a vossa prestação, num palco que se tornou pequeno. Ultrapassaram pequenos preciosismos (típicos até de profissionais) de uma forma muito subtil, sem vacilar!
Os responsáveis pelo Clube de Teatro,
Raquel Costa, Fernanda Branco, José Félix, Anabela Morais, Julieta Mendes.
Alunos do 2.º ano participam no Diagnóstico da Fluência Leitora
Alunos do 2.º ano participam no Diagnóstico da Fluência Leitora
Os 72 alunos que frequentam o 2.º ano de escolaridade no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca acabam de participar no Diagnóstico da Fluência Leitora.
Ao longo de quatro dias, as três turmas da EB Diogo Bernardes e a turma da EB de Crasto, assim como a da EB de Entre Ambos-os-Rios, operacionalizaram esta atividade solicitada pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Envolvendo, a nível nacional, todos os alunos do 2.º ano, a iniciativa consta como prioridade do plano “Aprender Mais Agora”, apresentado em setembro de 2024, focado na melhoria da aprendizagem de todos os alunos.
Para avaliar a fluência leitora, cada aluno, individualmente, procedeu à leitura de um texto, durante um minuto, cabendo à respetiva professora titular registar, numa plataforma, o número de palavras lidas (indicador da velocidade) e o número de erros cometidos (indicador da precisão).
Em simultâneo, os restantes membros da turma participaram em atividades de leitura orientadas pela Biblioteca Escolar. “A galinha dos ovos de ouro” foi a estória selecionada para o trabalho, tendo os discentes, após a audição da narrativa, desenvolvido uma atividade de expressão plástica e de escrita.
Todos os participantes deixaram um registo pessoal quanto à sua receção da estória, destacando, quase todos, a importância de praticar o Bem e de cultivar a Amizade. “’A galinha dos ovos de ouro’ ensina-me que é importante partilhar as coisas que nós temos e ajudar quem precisa” foi, por exemplo, o depoimento que o Gonçalo escreveu.
Biblioteca Escolar
Alunos do 8.º ano visitam a Universidade do Minho para explorar o mundo da luz e da visão
Alunos do 8.º ano visitam a Universidade do Minho para explorar o mundo da luz e da visão
No passado dia 12 de junho, os alunos do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca tiveram a oportunidade de visitar a Escola de Ciências da Universidade do Minho, onde participaram numa palestra interativa subordinada ao tema "Luz e Visão", dinamizada pela Dra. Sandra Franco.
Ao longo da sessão, os alunos foram convidados a explorar diversos conceitos da Física Óptica através de experiências práticas e envolventes. Num ambiente descontraído e com uma linguagem acessível, a palestrante conseguiu aliar o rigor científico a momentos de imaginação e criatividade, promovendo uma participação ativa e entusiástica por parte de todos os presentes.
A palestra teve início com uma breve explicação sobre o funcionamento do olho humano, incluindo estratégias de prevenção e tratamento de problemas visuais. Seguiram-se atividades práticas, como testes de visão, experiências com ilusões ópticas e a visualização de imagens em 3D com óculos especiais, momentos que despertaram grande curiosidade e entusiasmo entre os alunos.
Esta iniciativa revelou-se uma experiência enriquecedora, reforçando o interesse dos estudantes pela ciência e pela descoberta do mundo que nos rodeia.
O grupo disciplinar de Física e Química