Candidaturas abertas para o #DiscoverEU
Candidaturas abertas para o #DiscoverEU
Estão abertas as candidaturas para o #DiscoverEU, uma iniciativa da União Europeia que oferece aos jovens de 18 anos a oportunidade de explorar a Europa de comboio.
Os jovens nascidos entre 1 de janeiro de 2007 (inclusive) e 31 de dezembro de 2007 (inclusive) têm agora a oportunidade de se candidatarem!
As candidaturas decorrem de 30 de outubro a 13 de novembro até às 12h00 CET (11h00 em Portugal Continental).
Fonte: https://mailchi.mp/juventude.pt/descobre-a-europa-com-o-discovereu-candidaturas-abertas-21536775
Rotary e Cidadania
Rotary e Cidadania

No passado dia 30 de outubro, criou-se uma janela de oportunidade, dada a Visita Oficial do Governador do Distrito Rotário 1970, Gov.ª Deolinda Nunes, ao Rotary Club de Ponte da Barca, pelo que se antecipou a palestra subordinada ao tema “Rotary e Cidadania: missão com propósitos educativos e sociais” onde se aproveitou a presença e o contributo em pessoa daquela figura do movimento rotário. O que por si só se revelou um fator de enriquecimento em prol da comunidade escolar.
Os objetivos da ação foram:
Apresentar o movimento Rotário, como organização vocacionada para o serviço à comunidade, com base na ética, na liderança, no compromisso social e no internacionalismo, o qual oferece um espaço privilegiado para concretizar valores de cidadania ativa.
Dar a perceber que ao integrar projetos locais e globais, o Rotary incentiva os participantes a assumirem responsabilidades concretas. Algo que é coerente com a formação integral que a escola procura promover.
Para encaixar a missão do Rotary foi útil destacar:
Ao nível dos Conhecimentos: compreender normas e instituições democráticas, o funcionamento das organizações sociais e justiça social;
No que respeita às Capacidades: saber investigar problemas, dialogar em torno de dilemas éticos, planear ações comunitárias, fazer parcerias, avaliar os seus impactos, atitudes e valores: responsabilidade social, solidariedade, ética, abertura ao pluralismo, espírito crítico, iniciativa e compromisso com o bem comum.
O Agrupamento de Escolas reconhece a parceria com o Rotary Club no reconhecimento do mérito escolar, que decorre desde 1996, e agradece mais este contributo para o alargamento e diferenciação na formação para a cidadania dos alunos.
"A Terra Treme" – Exercício de sensibilização para o risco sísmico
"A Terra Treme" – Exercício de sensibilização para o risco sísmico
No passado dia 5 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participou na atividade nacional "A Terra Treme", uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, que visa sensibilizar a comunidade educativa para o risco sísmico e para a importância de adotar comportamentos de autoproteção em caso de sismo.
À hora marcada, foi simulado o momento em que a terra treme, com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, que assinalaram o início do exercício através do toque de sirene, tornando a atividade mais realista e envolvente para todos os participantes.
Durante cerca de um minuto, alunos, professores e funcionários praticaram os três gestos fundamentais de proteção:
- Baixar-se
- Proteger a cabeça
- Aguardar o fim da ocorrência
O Agrupamento agradece a todos os que participaram de forma empenhada nesta ação, em especial aos Bombeiros de Ponte da Barca, pela sua disponibilidade, proximidade e colaboração.
Estas atividades reforçam a cultura de segurança e prevenção, promovendo comportamentos conscientes e preparados para enfrentar situações de emergência.
Clube de Leitura debate os males do preconceito
Clube de Leitura debate os males do preconceito
“História com Recadinho”, de Luísa Dacosta, com ilustrações de Cristina Valadas, foi a obra que esteve no centro da conversa, na primeira sessão do clube de leitura “Amigos do Livro”, do 1.º Ciclo da EB Diogo Bernardes.
Ao longo de uma animada interação orientada pela Biblioteca Escolar (BE), 20 miúdos dos 3.º e 4.º anos partilharam as suas experiências e impressões da leitura deste conto, cuja narrativa se estrutura em torno de uma “bruxinha boa” – como eles lhe chamaram –, que decide fugir do reino das bruxas (um “mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas”) para o mundo dos homens, onde havia “tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes”, numa tentativa de encontrar um local onde pudesse “dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo”.
Acontece que, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo marcado pela escuridão do preconceito e da intolerância, de tal modo que a bruxinha, para poder aproximar-se dos necessitados e fazer o bem, teve de se tornar invisível…
A poucos dias do Halloween, o Dia das Bruxas, a conversa a partir de uma obra que pertence ao PNL para o 4 º ano salientou uma mensagem importante para crianças e adultos: a ideia de que o preconceito representa um enorme “prejuízo”, um equívoco muito grande. Porque – disseram os miúdos – “as aparências iludem” e a bruxinha, “radiosa, como o sol”, conseguiu provar isso mesmo.
As atividades do Clube “Amigos do Livro” conhecem este ano uma dinâmica redobrada, na sequência da candidatura apresentada pela BE ao programa “Clubes de Leitura” do PNL2027.
A próxima sessão está prevista para finais de novembro, com outro livro a servir de mote para a partilha de ideias e a socialização da leitura, num exercício pleno da autoestima, da autonomia, e do desenvolvimento do espírito crítico, fazendo leitores a partir dos livros.
Biblioteca Escolar
DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR
DIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (BE), uma celebração a nível global com o objetivo de dar a conhecer e valorizar o trabalho que esta estrutura educativa desenvolve nas escolas e nas comunidades em que se integra.
Em Portugal, a celebração de toda esta dinâmica atinge o seu momento alto na quarta segunda-feira do mês de outubro – hoje mesmo –, jornada em que se assinala o Dia da Biblioteca Escolar.
O mote de reflexão para este ano não poderia ser mais interpelante e atual: Para além das estantes: Inteligência Artificial, bibliotecas e o futuro das histórias.
Um tema que nos remete para os grandes desafios que os avanços tecnológicos nos colocam e para o papel que a BE é chamada a desenvolver, no âmbito da sua missão de ajudar a formar cidadãos autónomos, com espírito crítico e responsabilidade social.
Vai longe, muito longe, o tempo em que a Biblioteca se apresentava quase como um espaço sagrado, de acesso limitado e de consulta restrita…
Bem pelo contrário, a Biblioteca, nomeadamente a BE, é hoje um ambiente inclusivo e acolhedor, uma estrutura aberta, ao serviço da promoção de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo.
Uma estrutura ao serviço da formação de utilizadores, que aprendem a aprender… e tratam de encontrar soluções e de resolver problemas, pesquisando e selecionando informação credível, segura, trabalhando conteúdos com respeito pela salvaguarda dos direitos de autor, construindo e comunicando conhecimento, com responsabilidade ética e social.
Uma estrutura ao serviço do desenvolvimento de competências, enquanto espaço de descoberta, de inspiração, de criatividade, de partilha.
Enfim, a BE é hoje um ambiente amigo do desenvolvimento da autoestima, da autonomia, do espírito crítico, favorecendo o exercício de uma cidadania informada, proativa e responsável.
E um estudante com autonomia e capacidade de construir o seu próprio conhecimento (aprendendo a aprender…, ao longo da vida) é, seguramente, um aluno mais bem apetrechado, que oferece mais garantias de sucesso escolar, e um cidadão equipado com as ferramentas que lhe auguram sucesso pessoal, profissional e cívico.
Em síntese, é, com certeza, um espírito lúcido, uma mente criativa, um cidadão com horizontes, uma pessoa com autonomia e valores, um Ser Humano com futuro…
Biblioteca Escolar
Comunidade Escolar assinala o Dia da Saúde Mental e o Dia Mundial de Combate ao Bullying
Comunidade Escolar assinala o Dia da Saúde Mental e o Dia Mundial de Combate ao Bullying
No âmbito da promoção do bem-estar e da convivência positiva realizaram-se, nos dias dedicados à Saúde Mental e ao Combate ao Bullying, diversas atividades dirigidas aos alunos, contando com a colaboração dos professores e assistentes operacionais.
Foram dinamizadas ações de sensibilização que promoveram a reflexão sobre o respeito, a empatia e a importância de cuidar da saúde emocional. Os alunos participaram com entusiasmo, partilhando ideias, mensagens e compromissos para tornar a escola um espaço mais seguro, solidário e acolhedor para todos.
Estas iniciativas, entre outras, representam um passo importante na promoção da saúde mental e na prevenção do bullying e devem continuar a ser desenvolvidas ao longo de todo o ano letivo, reforçando diariamente valores como o respeito, a tolerância e a entreajuda, essenciais para o bem-estar de todos.
Serviço de Psicologia e Orientação
Corta-Mato Escolar
Corta-Mato Escolar
No passado dia 15 de outubro realizou-se o tradicional Corta-Mato Escolar, um dos momentos mais aguardados do calendário desportivo da nossa escola. O evento contou com a participação entusiasta de cerca de 500 alunos, desde o 3.º ano do ensino básico até ao 12.º ano do ensino secundário.
Ao longo da manhã, os alunos percorreram diferentes distâncias, adaptados a cada escalão etário, demonstrando espírito de equipa, esforço e fair play. O ambiente foi de grande animação e companheirismo, com muitos colegas e professores a apoiar os participantes ao longo do trajeto.
Mais do que uma competição, o Corta-Mato Escolar foi uma verdadeira celebração do desporto e da vida ativa, promovendo valores como a superação pessoal, a persistência e o respeito pelos outros. No final, todos os participantes foram vencedores, pela sua dedicação e empenho.
Parabéns a todos os alunos que participaram e um agradecimento especial aos professores e funcionários que tornaram possível mais uma edição de sucesso deste evento desportivo!
Um reconhecimento também ao Centro de Saúde, à GNR, aos Bombeiros e, em especial, à Câmara Municipal, pelo apoio logístico indispensável à realização do Corta-Mato.
Informação à comunidade | Aviso prévio de greve | 23 e 24 de outubro
Informação à comunidade | Aviso prévio de greve | 23 e 24 de outubro
Informa-se a comunidade educativa que está convocada, pelo STAL, uma greve nacional dos trabalhadores da administração pública para os dias 23 e 24 de outubro de 2025.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade educativa.
O Diretor,
António Galvão
Semana da Alimentação promove hábitos saudáveis desde a infância
Semana da Alimentação promove hábitos saudáveis desde a infância
Durante a Semana da Alimentação, as Escolas do Agrupamento dinamizaram diversas atividades, que juntaram a Educação Pré-Escolar (EPE) e o 1.º Ciclo em torno de um objetivo comum: promover, desde cedo, hábitos de vida saudáveis.
Na Escola Básica de Crasto, as crianças participaram em diversas atividades ligadas à alimentação saudável. Confecionaram gomas saudáveis (gelatinas naturais) de várias cores e sabores, prepararam sopas, pão e pipocas, e dramatizaram a história "A Lagartinha Muito Comilona". Ao longo das atividades, exploraram a roda dos alimentos e refletiram sobre a importância de escolher alimentos naturais e equilibrados.
Na Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios, as crianças envolveram-se com entusiasmo em várias atividades relacionadas com a alimentação saudável. Através de canções, histórias, roda dos alimentos e confeção de receitas nutritivas e saudáveis, criaram momentos de partilha e de aprendizagem, reforçando o gosto por hábitos alimentares equilibrados, num ambiente alegre e participativo.
Já na Escola Básica Diogo Bernardes, as atividades incluíram a elaboração da roda dos alimentos, uma sessão da equipa de saúde escolar, intitulada “O que levar na lancheira?”, a dramatização da história“O Nabo Gigante”, preparação de sopa e circuitos com obstáculos baseados na história contada, cantada e dramatizada.
A semana foi marcada pelo envolvimento das crianças, educadoras, professoras e assistentes operacionais, que, com criatividade e espírito de equipa, transformaram cada momento numa oportunidade de aprender e saborear de forma saudável.
Mais do que receitas, histórias ou jogos, ficou a mensagem de que alimentar-se bem é cuidar de si e dos outros, um valor que o Agrupamento de Escolas continuará a cultivar, ao longo do ano letivo.
Educadora Lúcia Silva,
Coordenadora do Departamento da EPE
Animais de Estimação Vieram à Escola
Animais de Estimação Vieram à Escola
Os alunos do 2.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes assinalaram mais um Dia Mundial do Animal, que se celebra a 4 de outubro, dia escolhido em 1931, durante uma convenção de ecologistas em Florença, dado ser dia de São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais e padroeiro da ecologia.
Os alunos foram desafiados a “trazer os seus animais de estimação para a escola”, dando-os a conhecer através de fotografia. Gatos, cães, bezerros, cavalos, periquitos e peixes, entre outros, foram protagonistas de uma exposição no recinto escolar, que deu a conhecer os membros amorosos das famílias e revelou fantásticos modelos.
A par desta iniciativa, entre os dias 3 e 10 de outubro, alunos e professores participaram numa campanha de recolha de alimentos para animais, que serão agora encaminhados para a ALAAR - Associação Limiana para o Ambiente e Animais de Rua e para a Associação RAV – Resgate Adoção Viana.
Estas iniciativas procuraram promover os princípios da Declaração Universal dos Direitos do Animal, através da sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de proteger e respeitar os animais e de contribuir para a preservação das espécies, lembrando a sua importância na vida de todos.
Os diretores de turma do 2.º Ciclo




















