Clube de Leitura: Viva a força do carinho e da companhia!
Clube de Leitura: Viva a força do carinho e da companhia!
O Clube “Amigos do Livro”, do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes, realizou mais uma sessão, desta feita à volta do livro “A Árvore da Escola”, de Antonio Sandoval, com ilustração de Emilio Urberuaga.
Orientada pela Biblioteca Escolar, a partilha realçou a riqueza da diversidade das experiências de leitura, com destaque para a importância dos afetos, da companhia, da empatia, do amor, nas relações entre as pessoas e entre estas e a natureza.
Com uma mensagem muito forte em termos humanistas e de educação ambiental, a história fala de uma espécie botânica única no mundo, uma árvore que se alimenta de carinho e de companhia.
“No pátio da escola havia uma árvore. Só uma”. Quando Pedro, nas correrias do recreio, passava ao seu lado, “olhava-a de soslaio, para não chocar com ela”. Um dia parou e reparou que era fininha, com ramos delgados, e que tinha algumas folhas secas. Pedro “aproximou-se e acariciou-lhe o tronco. De repente, brotou uma folha nova”. E, depois, outra e mais outra…
Marta plantou uma flor junto da árvore, Luís pendurou-lhe uma casinha de pássaros, Sofia leu-lhe um poema…, e a árvore nunca mais parou de crescer, frondosa e bonita, “capaz de receber ninhos e passarinhos, baloiços e crianças”. Até que Pedro e os colegas construíram uma grande cabana entre os seus ramos, que passou a ser um lugar fantástico para ler e aí instalar a biblioteca. “A certa altura, da árvore nasce uma semente e o ciclo de carinho e crescimento recomeça com uma nova árvore e uma nova escola...”.
Assim, se revela a força do carinho e da companhia!
Recorde-se que as atividades do Clube “Amigos do Livro” acontecem no âmbito da dinâmica resultante da candidatura apresentada pela BE ao programa “Clubes de Leitura” do PNL2027.
A próxima sessão está prevista para finais de janeiro, com outro livro a servir de mote para a partilha de ideias e a socialização da leitura, num exercício pleno de autoestima, autonomia, desenvolvimento do espírito crítico, fazendo leitores a partir dos livros.
Biblioteca Escolar
Eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral - 5 de dezembro de 2025
Eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral
5 de dezembro de 2025
Exposição/Concurso: “Orienta-te”
Exposição/Concurso: “Orienta-te”
O grupo disciplinar de Geografia dinamizou, pelo quinto ano consecutivo, a exposição/concurso "Orienta-te", com rosas dos ventos criativas elaboradas pelos alunos do 7.º ano. A exposição esteve patente no Bloco B da Escola Secundária entre os dias 13 e 19 de novembro.
Este projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento artístico e cultural dos alunos, assim como a autonomia e o envolvimento académico dos mesmos, ao mesmo tempo que fortaleceu a colaboração entre a comunidade escolar e as famílias.
O concurso contou com as votações de docentes, não docentes e encarregados de educação dos discentes do 7.ºano. Foram avaliados os seguintes parâmetros: a criatividade, a originalidade e os conhecimentos geográficos como os pontos cardeais, colaterais e intermédios.
Apurados os votos, foram vencedores os trabalhos dos alunos: Ruben Rodrigues (1.º lugar); Letícia Pousada (2.º lugar) e Clara Martins (3.º lugar).
Para além disso, as rosas dos ventos serviram como instrumento de avaliação da disciplina. Contudo, independentemente dos resultados obtidos, todos são vencedores, na medida em que aproveitaram esta oportunidade de aprendizagem, contribuíram para a apresentação de uma atividade enriquecedora em conhecimentos geográficos, permitiram o envolvimento das famílias e da comunidade escolar e potenciaram o embelezamento do átrio do bloco B.
Assim, o grupo de Geografia reconhece, agradece e valoriza o empenho e a criatividade investida na elaboração de cada uma das rosas dos ventos.
As docentes de Geografia agradecem, ainda, o auxílio das turmas 10.ºB e 12.º C na montagem e desmontagem da exposição.
O grupo disciplinar de Geografia
Dia Mundial da filosofia
Dia Mundial da filosofia
O grupo de filosofia evocou o Dia Mundial da Filosofia com palestra, música e reflexões.
No dia 21 de novembro (terceira quinta-feira do mês de novembro desde 2005), a escola assinalou o Dia Mundial da Filosofia com um programa especial organizado em colaboração com a Associação de Estudantes. A iniciativa incluiu uma palestra com momentos de partilha de experiências, por parte dos alunos do 11.º ano, destinada a todas as turmas do 9.º ano. Foi uma oportunidade para mostrar como a Filosofia está presente no nosso dia a dia e para incentivar o pensamento crítico, num mundo cada vez mais problemático.
Durante o intervalo da manhã, a turma 11.º A protagonizou um momento especial: os alunos cantaram uma canção, na sala de professores, com letra evocativa da filosofia e composta pelos próprios.
O grupo de Filosofia também deixou a sua marca nos espaços físicos da escola: frases de grandes filósofos foram colocadas nas portas dos blocos e salas de aula, criando uma atmosfera de reflexão permanente. Esta intervenção visual serviu para assinalar o Dia Mundial da Filosofia, mas, sobretudo, para convidar/desafiar todos a pensar — mesmo nos momentos, aparentemente, mais ligeiros do quotidiano.
O grupo de Filosofia
Informação à comunidade | Pré-aviso de greve | 21 de novembro
Informação à comunidade | Pré-aviso de greve | 21 de novembro

Informa-se a comunidade educativa que está convocada, pela FESINAP, uma greve nacional dos trabalhadores da administração pública para o dia 21 de novembro de 2025.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade educativa.
Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Nota de Pesar
Nota de Pesar
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento do nosso aluno João Paulo. A notícia abalou toda a comunidade educativa e deixa-nos confrontados com a fragilidade da vida, com as incertezas que a marcam e com os caminhos, tantas vezes tortuosos, que todos percorremos.
O João Paulo sempre foi um aluno de presença serena e comportamento exemplar, distinguia-se pela forma respeitosa e afetuosa com que tratava todos os que com ele se cruzavam. Falava apenas quando sentia que podia acrescentar algo e, quando o fazia, as suas intervenções revelavam sempre maturidade, ponderação e verdadeira relevância pedagógica. Foi um enorme privilégio ter um aluno assim.
Neste momento de dor, dirigimos à família uma mensagem de solidariedade e apoio, desejando força para enfrentar esta perda tão dura.
À comunidade escolar, deixamos o reconhecimento pela forma como tem sabido acolher, apoiar e acompanhar os colegas e professores que se encontram particularmente afetados. A união e o respeito demonstrados são essenciais nestes momentos.
A memória do João Paulo permanecerá entre nós.
A Direção
Alunos do 7.º ano exploram ciência de forma lúdica no Centro Ciência Viva dos Arcos
Alunos do 7.º ano exploram ciência de forma lúdica no Centro Ciência Viva dos Arcos
No passado dia 11 de novembro, os alunos das turmas do 7.º ano realizaram uma visita ao Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas de Criatividade Himalaya, em Arcos de Valdevez, no âmbito das disciplinas de Ciências Físico-Química e de Ciências Naturais. Este espaço é inteiramente dedicado à figura e legado do Padre Himalaya, um dos mais notáveis cientistas e visionários portugueses da viragem do século XIX.
Durante a visita, os alunos foram transportados numa autêntica viagem pelo cosmos através da cúpula hemisférica de projeção em alta definição a 360º, onde assistiram ao filme “Da Terra Ao Universo”. A experiência visual e sonora revelou-se inesquecível, despertando a curiosidade e o fascínio pela astronomia.
Outro ponto alto foi o “Labirinto Himalaya”, um percurso interativo que aprofunda o conhecimento sobre a vida e obra do cientista, reforçando o seu papel como figura universal da ciência.
A visita incluiu ainda a exposição "Minerais e Rochas – Coleção Silva Ferreira", composta por centenas de exemplares de minerais, rochas, fósseis e meteoritos provenientes de diversas partes do mundo, além de amostras nacionais.
Esta iniciativa revelou-se uma oportunidade única para os alunos aprenderem ciência de forma mais lúdica, interativa e envolvente, promovendo o gosto pelo conhecimento e pela descoberta.
A Organização
Eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral
Eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral
- Convocatória n.º28.2025/2026 - Eleição da Mesa Eleitoral dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral (17/11/2025, às 10:20h)
- Regulamento para a eleição de membros do Conselho Geral – Processo eleitoral de alunos
- Calendarização do processo eleitoral
- Aviso de Abertura n.o 1.11.2025
Vamos celebrar o outono… e ajudar os nossos finalistas!
Vamos celebrar o outono… e ajudar os nossos finalistas!
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca convida toda a comunidade educativa a participar no Magusto Solidário, organizado pelos alunos do 12.º A, no âmbito da angariação de fundos para a sua viagem de finalistas.
Já pode garantir o seu lugar no nosso magusto!
Durante esta semana, pode fazer reservas para o evento na portaria da Escola Secundária de Ponte da Barca.
Local: Polivalente da Escola Secundária de Ponte da Barca
Abertura das portas: 19h00
Início do jantar: 20h00
Entrada: 4€
Não perca esta noite de convívio, castanhas e boa disposição!



















