DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA - 24 DE NOVEMBRO
DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA - 24 DE NOVEMBRO
O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996, mais precisamente em 24 de novembro, de forma a evocar a data de nascimento de Rómulo de Carvalho, professor de Física e Química responsável pela promoção do ensino de ciência e da cultura científica em Portugal. Paralelamente, Rómulo de Carvalho foi também poeta, sob o pseudónimo de António Gedeão.
O grupo disciplinar de Física e Química do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca aproveitou a efeméride para divulgar a compilação do "Aqui há Ciência", em formato ebook, rubrica publicada semanalmente ao longo do ano letivo anterior. A primeira publicação semanal, “Aqui há Ciência”, foi divulgada precisamente há um ano, inspirada no poema de António Gedeão Lágrima de Preta.
Na azáfama de todos os dias passsamos por inumeras coisas que se parássemos um pouco para pensar nelas, não deixariam de nos parecer incrivelmente misteriosas...
"Aqui há Ciência" explica o que está por trás dos interessantes enigmas com que nos deparamos no nosso quotidiano:
Eu e a Filosofia
Eu e a Filosofia
A minha relação com a Filosofia começou com uma boa dose de frustração. A matéria parecia um verdadeiro enigma sem solução, era como se me tivessem entregado o mapa do tesouro, mas sem a bússola. A Filosofia parecia estar num plano inatingível, fora do meu alcance. Contudo, à medida que o ano foi passando percebi que não se tratava apenas de decorar conceitos, mas sim de aprender a questionar, refletir e desafiar o que damos como garantido.
Ao longo do tempo, comecei a compreender que a Filosofia é uma viagem pelo pensamento humano, uma forma de explorar não só as grandes questões da humanidade, mas também as pequenas dúvidas que surgem no nosso dia a dia. Este processo de descoberta ajudou-me a desenvolver um maior apreço pela Filosofia. Aprendi que não é necessário encontrar sempre uma resposta definitiva, mas sim ter a coragem de continuar a perguntar.
Hoje, reconheço a sua importância. A Filosofia não só nos ajuda a compreender melhor o mundo e as nossas ações, como também nos dá as ferramentas para sermos mais conscientes e mais reflexivos. Se, no início, parecia uma matéria distante e incompreensível, agora vejo-a como uma aliada essencial na construção do meu pensamento e na forma como vejo o mundo.
Carlota Martins, 12.º A.
Dia Mundial da Filosofia - 21 de novembro de 2024
Dia Mundial da Filosofia
21 de novembro de 2024
Informações-Prova 2024/2025
Informações-Prova 2024/2025
Já se encontram publicadas as Informações-Prova (Informação-Prova Geral e Informações-Prova Específicas) das provas de avaliação externa a realizar no ano letivo 2024/2025.
Consulte-as acedendo à Informação-Prova Geral – republicada a 19 de novembro.
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 8
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 8

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.
O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.
E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Luís de Camões, Lírica, fixação de texto de Hernâni Cidade, Lisboa, Círculo de Leitores, 1980, p. 164.
Neste soneto, o sujeito poético reflete sobre a mudança, um tópico frequente na Renascença, evocando a máxima clássica “tempus fugit” – “o tempo voa”.
Porventura influenciado por um dos grandes filósofos gregos, Heráclito, que defendia que tudo é movimento e está em constante evolução, o eu lírico assinala, ao longo do poema, várias transformações, seja no mundo, seja nas pessoas e nele próprio, nos sentimentos, vontades e interesses:
"(…) mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades."
“No entanto, se as mudanças na Natureza (no seu processo de renovação) assumem um sentido positivo, o mesmo não acontece com as alterações de pendor negativo na vida do sujeito lírico.” Daí que demonstre, no final do soneto, “o seu mais sincero espanto por já não se conseguir reconhecer no que vai mudando, uma vez que até a própria mudança está a modificar-se.”
Face ao carácter inexorável da passagem do Tempo e da efemeridade da vida, “tirania” a que ninguém escapa, resta a memória, uma memória triste, pessimista e amarga de saudade do passado.
“Desta forma, podemos dizer que a tónica do soneto se prende com demonstrar a/o instabilidade/ desconcerto do mundo, ou seja, esclarecer que, enquanto as mudanças da natureza assumem uma tendência previsível (por exemplo, as estações do ano), as mudanças vividas pelas pessoas, além de, muitas vezes, não serem antecipáveis, estão invariavelmente associadas à passagem do tempo” e ao seu carácter imprevisível.
O sujeito poético vive, assim, um estado emocional de conflito, de desagregação, de profunda tristeza e mágoa, provocado, precisamente, “pela ideia de que o universo é dominado pelos paradoxos e pela mudança, que espoletam uma perplexidade e um labirinto interior (sem rumo).”
“Pessimista e atónito para com a sua realidade – que não compreende –, sente-se completamente ludibriado pelo destino e pela fatalidade (fatum). (…) Ou seja, a mudança mais surpreendente é a de que já não se muda como era costume, isto é, verifica a mudança da própria mudança.” (Tiago Ferreira, “’Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades’, de Luís de Camões”, in https://obarrete.com/2020/06/26/mudam-se-as-vontades-luis-de-camoes/, acedido em 15/11/2024).
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” é o título do primeiro álbum de originais de José Mário Branco, editado em 1971, em França, durante os anos de exílio do cantautor.
Vamos ouvir a canção “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”, à qual foi apenas acrescentado o refrão “E se todo o mundo é composto de mudança/ troquemos-lhe as voltas, que inda o dia é uma criança.”
A Organização
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Quais são as consequências dos ideais de beleza atualmente?"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Quais são as consequências dos ideais de beleza atualmente?"
Contratação de Escola 2024/2025 - Grupo de Recrutamento - 600 - Lista de Ordenação Final (15-11-2024)
Contratação de Escola 2024/2025
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 18 – Grupo 600 – 19 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
CENFIPE | Processo de seleção do Diretor | Lista Graduada Provisória
CENFIPE | Processo de seleção do Diretor | Lista Graduada Provisória
Nos termos do Aviso n.º 22367/2024/2 de 9 de outubro e ainda de acordo com o ponto 11 do Regulamento do Processo de Seleção do Diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Minho e Paredes de Coura (cenfipe), o Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CENFIPE aprovou a seguinte lista graduada provisória dos candidatos admitidos a concurso:
Escola Básica de Entre Ambos os Rios - Magusto
Escola Básica de Entre Ambos os Rios - Magusto
O "magusto" é uma tradição portuguesa associada ao Dia de São Martinho, celebrado a 11 de novembro, e a nossa escola aproveitou o Sol e o espaço para o realizar. Durante este evento, as crianças e os professores puderam conviver e assar umas castanhas numa fogueira com a caruma/pruma que trouxeram de casa.
Os alunos cantaram algumas canções alusivas ao tema e típicas desta festividade, enquanto se assavam as castanhas
Quando as castanhas estavam prontas foram distribuídas por todos. Para esta festividade foi preparado na sala de aula uns cartuchos. Estes cartuchos foram feitos com material de desperdício, copos, pacotes de leite, ou até restos de cartão e embelezados com uma simples castanha.
Para acompanhar este belo petisco os alunos trouxeram um pacote de sumo que serviu para acompanhar esta iguaria que deve ser servida quente, com a casca ligeiramente queimada, o que dá aquele sabor especial.
Para tornar o dia mais divertido, poderam saltar a fogueira e pintar a cara com os carvões.
É uma ótima oportunidade para as crianças aprenderem mais sobre as tradições culturais de Portugal e se divertirem ao mesmo tempo!
Escola Básica de Entre Ambos os Rios - Outubro
Escola Básica de Entre Ambos os Rios - Outubro
Outubro é um mês muito especial nas escolas, porque não só marca a chegada do outono, mas também envolve uma série de eventos e reflexões importantes. Neste mês demos destaque à alimentação, bullying e Halloween e como esses elementos se interligam.
A alimentação nas escolas é um tema fundamental para o bem-estar dos alunos. Uma alimentação equilibrada é essencial para o crescimento, o desenvolvimento cognitivo e a concentração durante as aulas. A tendência nos últimos anos tem sido promover opções mais saudáveis, como frutas, sanduíches integrais e refeições mais nutritivas, evitando os alimentos processados e com muito açúcar. Esse é um ponto importante, porque uma alimentação inadequada pode afetar o rendimento escolar e até a saúde mental e emocional.
Ao desenvolver este tema, fizemos a proposta de confeccionar panquecas e alguns alunos puderam medir o açúcar em alguns alimentos do seu lanche.
No dia 18 de outubro o agrupamento parou para refletir sobre o bullying. Foi um tema proposto pelo SPO. A escola Básica de Entre Ambos os Rios uniu-se e aceitou o desafio. Viemos todos vestidos com uma peça de roupa branca e preenchemos uma fita colorida com uma mensagem. Depois foi colocada no portão da Escola.
Para terminar o décimo mês do ano foi comemorado o Halloween na Escola, ainda que os alunos do ensino pré escolar não puderam por motivos de greve.
O Halloween, embora não seja uma tradição originária de Portugal, tem vindo a ser cada vez mais popular nas escolas, especialmente entre os alunos mais jovens. Foi proposto para que os alunos pudessem vir disfarçados e com um penteados assustador. Isto proporcionou aos alunos uma oportunidade de se expressarem criativamente, seja com fantasias de monstros, bruxas ou personagens assustadores, seja através de decorações e pinturas. Os alunos mais velhos do 3.º e 4.º ano de escolaridade puderam participar num concurso, onde tinham de trazer uma abóbora decorada. Esta atividade foi dinamizada pela docente Maria Umbelina, professora de inglês.





