Dia da Ciência 2025 – Escola Secundária de Ponte da Barca
Dia da Ciência 2025 – Escola Secundária de Ponte da Barca
No dia 7 de março de 2025, realizou-se mais uma edição do Dia da Ciência no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. Este evento contou com uma grande variedade de atividades práticas e interativas promovidas pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, envolvendo todas as disciplinas lecionadas pelos docentes do departamento.
Os alunos tiveram oportunidade de participar em experiências científicas diversificadas, como o jogo do 24, cozinha macromolecular, vulcanismo, jogos matemáticos, microscopia, gabinete médico, DiverFQ, exposição de trabalhos realizados pelos alunos, feira de minerais, palestras temáticas, visualização de vídeos científicos, atividades de robótica, captura e edição de vídeo, Inteligência Artificial, modelação 3D e realidade virtual. O peddy-paper com recurso à aplicação MathCityMap permitiu ainda aos alunos resolverem desafios interdisciplinares, enquanto o jogo "Aqui há Ciência" proporcionou uma aprendizagem dinâmica e lúdica.
A dinamização das atividades contou com o envolvimento ativo dos professores do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais e dos alunos do curso de Ciências e Tecnologias, cujo empenho e entusiasmo foram essenciais para o sucesso do evento.
A participação dos alunos revelou-se muito positiva, evidenciando elevado interesse e curiosidade ao longo de todo o dia. Esta iniciativa contribuiu de forma significativa para o desenvolvimento de diversas áreas de competência previstas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Deste modo, o Dia da Ciência 2024 foi considerado um sucesso, cumprindo plenamente os objetivos propostos e obtendo uma avaliação final de excelência.
O Coordenador do DMCE
António José Alves Vieira
Comemoração da Semana da Leitura no Lar Condes da Folgosa
Comemoração da Semana da Leitura no Lar Condes da Folgosa
Alunos do 11.º A e 11.º C celebram o Dia do Pai com leitura de poemas
O Lar Condes da Folgosa foi o palco de uma emocionante celebração da Semana da Leitura, na qual os alunos das turmas 11.º A e 11.º C desempenharam um papel especial. Para marcar a ocasião do Dia do Pai, os estudantes prepararam e declamaram uma seleção de poemas alusivos a esta data especial.
A iniciativa visava promover a leitura e a literatura, proporcionando alegria e reflexão aos residentes do lar. Através das palavras dos poetas, os alunos conseguiram transmitir sentimentos de amor, gratidão e homenagem aos pais, criando uma atmosfera de ternura e aproximação entre gerações.
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca renova Selo Escola Saudável
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca renova Selo Escola Saudável
O Selo Escola Saudável é uma iniciativa da Direção Geral de Educação que premeia as escolas que privilegiam, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. Através da atribuição deste selo, a DGE reconhece o mérito dos agrupamentos de escolas/escolas que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola. Este selo também referencia as escolas potenciadoras do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis.
Como corolário do labor desenvolvido, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca viu renovado o Selo Escola Saudável, nível avançado. Motivo para expressar a toda a comunidade escolar sinceros agradecimentos e felicitações!
Esta distinção, nas palavras do Diretor Geral da Educação na comunicação ao nosso Agrupamento, é o "reflexo do compromisso e esforço contínuo em promover um ambiente escolar saudável, integrando e assumindo nas suas práticas quotidianas a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa".
Na mesma comunicação, a DGE agradeceu o empenho e dedicação e manifestou a esperança em que esta "distinção sirva como estímulo para futuros sucessos no âmbito do bem-estar escolar".
Este é mais um motivo de orgulho e satisfação que, certamente, toda a comunidade compartilhará com o Agrupamento.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
3º ano de Crasto na Vila Imbatível
3º ano de Crasto na Vila Imbatível
“Um mundo sustentável começa com pequenas ações individuais.”
– Autor Desconhecido
No dia 13 de março, a turma do 3º ano de Crasto, deslocou-se a Oeiras, à Vila Imbatível. Esta atividade decorreu no âmbito do projeto promovido pelo Lidl, Turma Imbatível, em que a turma está inscrita.
Os alunos tiveram a oportunidade de aprender de forma prática e interativa sobre o percurso dos alimentos, desde a sementeira até ao prato, com atividades que incluem plantar, regar, colher, transportar, embalar e muito mais.
Após a atividade, a entidade promotora proporcionou-lhes um lanche, o que muito lhes agradou.
Esta experiência permitiu aos alunos explorar o ciclo “Da Planta ao Prato”, participando em atividades práticas de sustentabilidade, alimentação saudável e preservação ambiental. Permitiu que os alunos tivessem uma visão diferente de todo o processo pelo qual os produtos passam até chegarem aos pontos de venda.
A turma agradece à entidade promotora pela experiência inesquecível!
A professora Titular de Turma
Webinar “Conclusão do Ensino Secundário”
Webinar “Conclusão do Ensino Secundário”
O documento “Conclusão do Ensino Secundário”,pode ser obtido aqui.
À conversa com Marisa Cambão: “As viagens da Nina” e a importância de uma alimentação saudável
À conversa com Marisa Cambão:
“As viagens da Nina” e a importância de uma alimentação saudável
A importância de uma alimentação saudável, apostando, entre outros aspetos, na redução do consumo do sal, esteve no centro de uma animada conversa que Marisa Cambão manteve com as crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo das Escolas Básicas de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios e ainda com os alunos dos 3.º e 4.º anos da EB Diogo Bernardes.
Partindo da sua obra “As viagens da Nina”, com ilustração de Sara Costa, a autora – que também é enfermeira, doutorada em Biotecnologia da Saúde com especialidade em Epidemiologia e Saúde Pública – orientou os mais novos numa interessante aventura pelos reinos de Natrium e de Kalium, na companhia da Nina e do Mestre Sabichão, ajudando-os a aprender a crescer com um coração forte e saudável.
O encontro, que resultou das diligências efetuadas pela Professora Julieta Mendes junto da autora, integra-se nas atividades organizadas pela Biblioteca Escolar para a Semana da Leitura, uma iniciativa que, até à próxima sexta-feira, está a proporcionar experiências significativas neste domínio, tais como sessões com autores, animação musical, cinema, partilhas de leitura e dramatizações.
Biblioteca Escolar
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 22
Camões: Embarca Engenho e Arte – Edição 22

“Camões: Embarca Engenho e Arte”: Sôbolos rios que vão | Redondilhas de Babel e Sião
Sôbolos rios que vão
Por Babilónia, me achei,
Onde sentado chorei
As lembranças de Sião,
E quanto nela passei.
[…] Ali, depois de acordado,
Co'o rosto banhado em água,
Deste sonho imaginado,
Vi que todo o bem passado
Não é gosto, mas é mágoa.
E vi que todos os danos
Se causavam das mudanças
E as mudanças dos anos;
Onde vi quantos enganos
Faz o tempo às esperanças.
Ali vi o maior bem
Quão pouco espaço que dura;
O mal quão depressa vem,
E quão triste estado tem
Quem se fia da ventura.
[…] Quem do vil contentamento
Cá deste mundo visível,
Quanto ao homem for possível,
Passar logo o entendimento
Para o mundo inteligível.
Ali verá tão profundo
Mistério na suma Alteza,
Que, vencida a Natureza,
Os mores faustos do Mundo
Julgue por maior baixeza.
Ó tu, divino aposento,
Minha pátria singular,
Se só com te imaginar,
Tanto sobe o entendimento,
Que fara se em ti se achar?
Ditoso quem se partir
Para ti, terra excelente,
Tão justo e tão penitente,
Que, depois de a ti subir,
Lá descanse eternamente!
Luís de Camões
Vítor Aguiar e Silva considera este longo poema o “canto penitencial de um homem que sabe que só a fé em Cristo e só a graça de Deus o podem salvar”.
E Vasco Graça Moura afirma que em “Sôbolos rios que vão” Camões “terá intentado conciliar, metafísica e escatologicamente, uma ortodoxia católica e uma das mais estritas conceções pitagóricas de que haverá vestígios na criação literária do século XVI”.
Inspirado no Salmo 136 – “Junto aos rios de Babilónia” –, que chora a deportação dos Judeus para a Babilónia ao mesmo tempo que recorda a Terra Prometida, o poema celebra a Jerusalém celeste e é de uma enorme riqueza, em termos de intertextualidades e de paralelismos, nomeadamente com outras passagens bíblicas, mas, sobretudo, com a obra “Imagem da Vida Cristã”, de frei Heitor Pinto.
São vários os biógrafos e comentadores da obra de Camões que sugerem que o Poeta compôs estas célebres redondilhas na sequência do seu naufrágio, no delta do rio Mecom, quando regressava de Macau para Goa.
Isabel Rio Novo, autora de uma biografia do nosso épico recentemente editada, não partilha, no entanto, esta ideia. Na sua perspetiva, “é improvável que um náufrago descorçoado, com sede, fome, aflito, dispusesse de condições materiais e psicológicas para se entregar à escrita de poemas. Mas é possível – acrescenta a investigadora – que essa espécie de canto penitencial, “tal como os sonetos em tom de elegia dedicados à moça chinesa, tenham começado a ser inconscientemente forjados nessa altura em que mais um transe da fortuna o atingia, roubando-lhe, de uma vez, a riqueza e a mulher que talvez amasse”.
Do que parece não haver dúvidas é de que esta “verdadeira autobiografia espiritual é uma “obra tardia, posterior à publicação de ‘Os Lusíadas’, pois o canto profano (‘a flauta’) é preterido em favor do canto divino (‘a lira dourada’), que ressuma a efemeridade da vida, a iminência da morte, o desejo profundo de conversão. Provavelmente – conclui Isabel Rio Novo –, Camões entrelaçou dois tempos num só: o passado e o presente, o naufrágio real no Extremo Oriente e o naufrágio metafórico da sua alma angustiada”.
Na parte final deste poema de rara beleza, Sião deixa de ser o passado, a mulher amada, e transforma-se na Jerusalém celeste, na Bem-aventurança. O amor mundano projeta o reflexo do amor divino:
“Ditoso quem se partir
Para ti, terra excelente,
Tão justo e tão penitente,
Que, depois de a ti subir,
Lá descanse eternamente!”
Cinco séculos volvidos, na Quaresma de 2025, Camões continua a espalhar Engenho e Arte!
Fonte: Isabel Rio Novo, “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões”, Lisboa, Contraponto, 2024, pp. 672; 389-390; 547.
A Organização
Parabéns, Camilo!
Parabéns, Camilo!
No âmbito da celebração da passagem do II centenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, que ocorreu, ontem, dia 16 de março, a Biblioteca da Escola Secundária tem patente aos seus utilizadores uma exposição com alguns dos títulos mais conhecidos do escritor.
Trata-se de uma mostra muito simples, que procura ser um convite à fruição estética deste mestre da língua portuguesa, desafiando os alunos a folhear as obras e a experimentar a leitura.
A iniciativa pretende ainda chamar a atenção para a sua abundante produção, não fora Camilo o primeiro “profissional” das letras lusas, que se viu na necessidade de escrever para sustentar o dia a dia, e também sublinhar o forte impacto do romancista/ novelista na nossa Literatura.
Viva Camilo!
Biblioteca Escolar
Palestra sobre Multimédia
Palestra sobre Multimédia
Os alunos do 10°ano do Curso Profissional de Técnico de Comunicação/marketing, relações públicas e publicidade e do 12°ano do Curso Profissional de Técnico de Multimédia assistiram a uma Palestra, no dia 12 de março, sobre Multimédia, realização de filmes e gravação de documentários. Orientada pelo convidado vianense Flávio Cruz, licenciado em Tecnologia de Comunicação Audiovisual e realizador de cinema.
Esta atividade foi realizada para desenvolver ou fomentar novas ideias e soluções de forma imaginativa e inovadora, como resultado da interação com outros, ou da reflexão pessoal aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem
DCA - Julieta Mendes































