Sarau de Ginástica
Sarau de Ginástica
“A satisfação reside no esforço, não no resultado obtido. O esforço total é a plena vitória”
Mahatma Gandhi
De acordo com o previsto no plano anual de atividades desta escola realizou-se, no dia 14 de junho, pelas 15.00h, mais um sarau de ginástica, no Pavilhão Municipal de Ponte da Barca.
Durante cerca de duas horas decorreu esta atividade de grande valor artístico dos nossos atletas que estiveram presentes, dos diferentes centros escolares, desde Crasto, a Entre-Ambos-Os-Rios até às escolas Diogo Bernardes e secundária de Ponte da Barca. Meninos e meninas dos 7 aos 18 anos que trabalharam muitas vezes fora das aulas do horário do desporto escolar, para que tudo se concretizasse. Também estiveram presentes três convidados especiais que embelezaram este evento: o clube Barcagym, o grupo da escola Catrapana e os alunos do 12ºA.
Agradecemos às nossas alunas mais velhas que ajudaram na organização, no próprio dia, ao Dr. José Carlos da Câmara Municipal, à Direção da escola e aos familiares dos alunos que foram assistir. Lamentamos, mais uma vez, que a participação dos docentes da escola tenha sido tão reduzida.
Enquanto professora da modalidade de ginástica acrobática quero deixar um forte abraço às alunas Ana Almeida, Inês Fernandes e Simone Sousa, que me acompanham desde o 5ºano e que sempre foram dedicadas, participativas e com grande talento para a modalidade. São meninas muito especiais, finalistas do 12ºano, que irão ficar sempre no meu coração.
Os professores do grupo de desporto escolar, ginástica acrobática
Mafalda Cardoso, Michael Sousa e Sérgio Gomes
A inevitabilidade da razão - "Será a nossa existência um absurdo?" (Andreia Silva, 10ºB)
A inevitabilidade da razão - "Será a nossa existência um absurdo?" (Andreia Silva, 10ºB)
Inauguração da instalação escultórica “Monelha Brava”
Inauguração da instalação escultórica “Monelha Brava”
Realizou-se no passado dia 12 de junho, no Mercado Pombalino, Jardim dos Poetas e no Auditório Municipal em Ponte da Barca, a 1.ª edição do Performare Ponte da Barca e a Galiza, projeto do AEPB, patrocinado pela OEI, em colaboração com o Plano Nacional das Artes.
O evento contou com a presença do diretor do Agrupamento de Escolas, professor Carlos Louro e diversos convidados e entidades locais, nomeadamente, o vice-presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca, José Alfredo Oliveira, a Vereadora da Cultura, Rosa Arezes e o coordenador intermunicipal do PNA, Paulo Lima.
A sessão dirigida no Auditório Municipal contou ainda com a presença, por meios telemáticos, da subcomissária do Plano Nacional das Artes, Sara Brighenti, da diretora da Organização de Estados Ibero-Americanos, Drª Ana Paula Laborinho e ainda da coordenadora, Tânia Diniz.
Desde janeiro de 2023, temos contado com a presença da escultora, Patrícia Oliveira, reconhecida pela sua ação no âmbito de múltiplos projetos, dedicando-se no agrupamento a colaborar com novos métodos de ensino e aprendizagem, que colocam as artes performativas na centralidade da aprendizagem. Assim, surgiu o Projeto denominado - Performare Ponte da Barca e a Galiza que levou a escultora ao encontro da Escola de Xurês-Lóbios, através de oficinas/workshops realizados durante o mês de junho.
Contou também com a participação do grupo de Música, Gaiteiros de Bravães, APPACDM e outros projetos do agrupamento, envolvendo mais de 400 alunos, desde o pré-escolar até ao 9.º ano de escolaridade.
A apresentação dos processos culminou com a inauguração de uma instalação escultórica apresentada a toda a comunidade educativa, no 12 de junho, no Mercado Pombalino e, numa segunda parte, no Auditório Municipal de St. º António do Buraquinho. A produção do vídeo onde se dá a conhecer o projeto, e que foi divulgado na newslewtter do PNA, DGE e pela OEI, foi da responsabilidade do professor Emanuel Cruz.
A dinamização do evento esteve a cargo da coordenadora do Plano Nacional das Artes, da artista residente, Rafael Freitas (Gaiteiros de Bravães) com o Grupo de Bombos Catrapana e os Baquetas ao Rubro, da APPACDM de Ponte da Barca.
Um agradecimento imenso a todos os que participaram, APPACDM, Rafael Freitas, assistentes operacionais, professores e professoras, Emanuel Cruz, José Freiria, Sandra Fernandes, Daniela Pereira, às professoras do primeiro ciclo que acompanharam as turmas do 3.º A e 4.ºC e demais docentes que com grande entusiasmo aderiram às sessões criadas pela Patrícia Oliveira. A todos, muito obrigada.
A organização
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A escolha certa?"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A escolha certa?"
NÓS E O ARBORETO DA ESCOLA SECUNDÁRIA
NÓS E O ARBORETO DA ESCOLA SECUNDÁRIA
Elaborado por um grupo de alunas do nono ano, sob a supervisão de um dos professores do Clube Ciência Viva, foi recentemente apresentado o e-book “Nós e o arboreto da Escola Secundária”, aquando da presença entre nós de cooperantes estrangeiros através do programa Erasmus+.
O opúsculo, em formato flipping-book, retrata a origem e evolução do arboreto da Escola, fruto da ação conjugada de sucessivas plantações de árvores e de germinações naturais. Recordando o trabalho de arborização realizado há décadas pelo saudoso Sr. Barroso, carismático chefe do pessoal auxiliar e amante da natureza, procura-se explicar a presença de determinadas espécies pouco comuns, algumas delas raras entre nós.
Redigido em português, francês e inglês, contém uma classificação científica e descrição sumária de vinte e quatro espécies de árvores presentes no recinto da Escola Secundária. Sem pretensões de ser um artigo científico, é uma obra feita sem mais equipamento além de telemóveis e um vulgar computador da Escola. Pelo contrário, procura realçar o agrado de frequentar uma escola que, além de muito arborizada, possui e preserva espécies raras no nosso território, como o teixo ou o lódão bastardo.
O e-book pode ser acedido através seguinte link:https://heyzine.com/flip-book/8acf50729c.html
O Clube Ciência Viva
PROJETO INFORISK – DIVULGAÇÃO DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS
PROJETO INFORISK – DIVULGAÇÃO DO MANUAL DE BOAS PRÁTICAS
Numa iniciativa da CIM Alto Minho, decorreu no passado dia 24 de maio, no auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca, uma sessão interativa de divulgação do Manual de Boas Práticas ambientais perante os riscos associados às alterações climáticas.
Face a um grupo de alunos do nono ano, elementos do Clube Ciência Viva, os formadores Daniela e Edgar apresentaram um painel interativo mostrando os potenciais riscos das alterações climáticas em curso. Através de um vídeo explicativo, os alunos puderam visualizar de que forma fenómenos catastróficos se tornarão cada vez menos raros e mais devastadores.
A parte final da apresentação foi dedicada à apresentação de um jogo de cartas alusivo ao tema. Os nossos jovens cientistas aderiram ao jogo de forma empolgada, o que augura sucesso na sua próxima distribuição aos alunos do segundo ciclo do Ensino Basico.
Esta apresentação veio demonstrar que, além de contribuirmos individualmente reduzindo a nossa pegada de carbono, precisamos de estar preparados para uma Terra que pode ser bem diferente daquela em que nascemos e crescemos.
O Clube Ciência Viva
Sarau Poético celebra o Poder da Palavra
Sarau Poético celebra o Poder da Palavra
Foi pequeno o Auditório Municipal de Ponte da Barca para acolher todos quantos se quiseram associar ao Sarau de Poesia que, na noite desta quarta-feira, assinalou o encerramento das atividades letivas 2022/2023.
Crianças da Educação Pré-escolar, alunos de todos os ciclos do Ensino Básico e do Secundário, encarregados de educação e professores deram voz a um Sarau que contou ainda com uma numerosa plateia, sempre atenta e reconhecida aos múltiplos desempenhos.
Em sintonia, todos deram voz à Palavra feita Poesia, ora dita, ora cantada, partilharam emoções e sentiram a riqueza e a beleza da Arte, numa iniciativa da Biblioteca Escolar e do Projeto Cultural do Agrupamento, em parceria com a Câmara Municipal, que contou com a colaboração de professores de Português e de professores titulares do 1.º Ciclo.
Entre os presentes, esteve a Vereadora da Educação e Cultura, Rosa Maria Arezes, a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento, Lucília Oliveira, e a Adjunta da Direção, Sílvia Barbosa.
Nas suas intervenções, tanto a Vereadora como a representante da Direção felicitaram os participantes e enalteceram a importância da leitura e o poder da Palavra, numa sociedade da Informação e do Conhecimento como é a nossa.
Estão de parabéns todos quantos tornaram possível esta atividade, alunos, familiares e amigos, professores. “Viva a Poesia” é a mensagem intemporal que a todos continua a inspirar…
A Organização
1.ª edição do Performare Ponte da Barca e a Galiza
1.ª edição do Performare Ponte da Barca e a Galiza







































