Erasmus +, por Terras Turcas
Erasmus +, por Terras Turcas
Dando sequência ao projeto Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”, seis alunos do 9.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de participar na terceira mobilidade prevista. Desta vez, estes alunos deslocaram-se à Turquia, entre os dias 21 e 25 de novembro. À semelhança da mobilidade anterior, após uma longa viagem, foram recebidos pela escola anfitriã Safak Okullari e, posteriormente, pelas famílias que, generosa e carinhosamente, os acolheram durante toda a semana.
No primeiro dia, os alunos portugueses juntaram-se aos restantes parceiros da Grécia, Chéquia e Roménia. Após a sessão de boas-vindas, os alunos foram acolhidos por vários professores e convidados a participar em diferentes aulas de várias disciplinas. Puderam também assistir a um concurso, apresentado em inglês, para a eleição do melhor e mais criativo “Crazy Bag” (sacos elaborados a partir de matérias recicláveis). Estes sacos foram realizados por alunos com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos. Neste dia, os alunos ainda participaram num “Mud Workshop”, no qual puderam dar largas à veia de artesãos e artesãs do barro.
Na terça-feira, o dia iniciou-se com uma atividade de pintura de objetos retirados da natureza e, seguidamente, quer alunos, quer professores tiveram o seu primeiro contacto com a história e cultura turcas. Devidamente acompanhados por uma guia, foi possível visitar vários locais inesquecíveis: Praça Beyazıt, o Grande Bazaar, as Mesquitas Hagia Sophia e Sultanahmet, também conhecida por Mesquita Azul, a Cisterna da Basílica, o Palácio Topkapi, o bairro Eminönü, a Torre de Galata e a Praça Taksim.
O quarto dia foi também dedicado a atividades de teor histórico e cultural. A manhã foi reservada para um passeio de barco pelo Bósforo. Durante este passeio, que contou também com um almoço, todos os participantes puderam apreciar a cidade de Istambul, mas também participar em momentos musicais e de dança e, ainda, fazer voar papagaios previamente decorados com elementos da natureza. A tarde foi dedicada à visita ao Palácio Dolmabahçe.
Na quinta-feira, após curtas atividades em sala de aula, os grupos foram convidados a atravessar a Ponte do Bosforo e transitar para o continente asiático. Já neste continente foi possível visitar o Grande Monte Çamlica, bem como o Jardim Botânico, onde participaram numa caça ao tesouro e puderam plantar carvalhos.
Finalmente, no derradeiro dia, todos os participantes seuniram para, juntamente com alunos do pré-escolar da escola turca, pintar e decorar uma faixa onde se inscreveu o lema deste projeto “Save the Nature, Save the Future”. Este momento foi também aproveitado para a plantação de uma árvore como símbolo de uma amizade duradoura entre os elementos dos países participantes. Esta mobilidade terminou com a cerimónia de entrega dos certificados de participação a todos os envolvidos.
Tal como nas mobilidades anteriores, esta foi uma experiência inesquecível e extremamente enriquecedora. Os alunos foram presenteados com uma oportunidade única de crescimento que foi plenamente aproveitada pelos mesmos. Ao longo de toda a semana, os nossos alunos tiveram um desempenho “muito bom”: adquiriram plenamente os conhecimentos previstos de uma forma autónoma, revelando sempre uma atitude de entreajuda com os parceiros, respeitando sempre a diferença e semelhança cultural, e demonstraram uma grande capacidade de adaptação a novas situações e novos desafios, contribuindo colaborativamente para o sucesso das atividades, através da sua participação ativa e responsável.
Sem dúvida que o envolvimento da escola neste projeto Erasmus + tem contribuído para o desenvolvimento dos princípios, áreas de competência e valores previstos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória dos alunos participantes. É um projeto que convida ao desenvolvimento da flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor, bem como à construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.
Resta referir que, no próximo mês de março, será a vez da nossa escola receber os nossos colegas da Grécia, Chéquia, Roménia e Turquia. Estamos ansiosos pela oportunidade de criar e organizar excelentes momentos de aprendizagem e de demonstrar como bem sabemos acolher tão bem aqueles que nos visitam. Será, então, o momento de dizer “Welcome to Portugal! Welcome to Ponte da Barca!”
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “De mãos dadas com os livros…"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “De mãos dadas com os livros…"
A “Bola Mágica” começa em janeiro
A “Bola Mágica” começa em janeiro

Para consultar o plano, clique aqui.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai levar, a todos os distritos do país, projetos piloto com o objetivo de fomentar a prática de atividades físicas e desportivas junto das crianças do 1º ciclo.
No distrito de Viana do Castelo, o programa designado “Bola Mágica” vai decorrer na Escola Básica de Entre Ambos-Os-Rios, escolhida para integrar o Plano Estratégico da Federação "Futebol 2030".
Entre 9 de janeiro e 31 de março, a “Bola Mágica” começa a rolar. O projeto vai ser implementado nas Atividades de Enriquecimento Curricular, não interferindo com a componente letiva.
Apesar de se tratar de uma iniciativa da FPF, as atividades físicas que vão ser dinamizadas vão além do futebol e do futsal, pois serão incluídas outras práticas desportivas. O objetivo é que as crianças possam desenvolver competências e hábitos físicos e desportivos, independentemente da modalidade.
Este é um dos 15 programas de transformação que compõem o Plano Estratégico da FPF para 2030, denominado Futebol2030 e um dos 24 projetos pilotos que vão ser implementados em todo o país, que junta nomes da área do desporto e do estudo académico e científico, nomeadamente Arménio Pinho (Diretor da F.P.F.), Manuel Puerta Costa (Gestor do programa), Carlos Neto (Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e líder da equipa técnica do programa), José Guilherme Oliveira (Treinador seleções jovens da F.P.F.), Júlio Costa (Fisiologista / Cientista Desportivo. Ph.D. em Ciências do Desporto), Susana Vale (investigadora em atividade física e saúde, FADEUP), Luís Paulo Rodrigues (I.P. Viana do Castelo), Rita Cordovil (FMH) e Prof. André Seabra (Diretor da Portugal Football School).
Para a implementação do projeto no nosso Agrupamento, foi estabelecida uma parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, a Associação de Futebol de Viana do Castelo e a Associação Tempos Brilhantes.
Teatralização entusiasma alunos do 1.º Ciclo
Teatralização entusiasma alunos do 1.º Ciclo
Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa animada sessão inspirada no livro selecionado para o concurso de leitura – “Os Três Desejos”, de Júlio Borges, com ilustração de Nuno Alexandre Vieira.
A animação teatral foi protagonizada pelo ator Rui Ramos que, visitando as três Escolas Básicas (Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes), ofereceu aos mais pequenos a magia da arte cénica, com destaque para a expressividade da palavra dita, a força do silêncio, a riqueza comunicativa do gesto e do movimento e ainda o poder da indumentária e da caracterização.
Num registo de muita interação, as sessões despertaram grande entusiasmo e adesão entre os participantes que, de uma forma divertida, foram interpelados para a importância do trabalho e da sabedoria para, nos mais diversos momentos da vida, saber discernir a opção mais adequada e vantajosa.
Esta atividade – que resulta da parceria que o Agrupamento mantém, há vários anos, com as edições Opera Omnia – foi previamente preparada, tendo a Biblioteca Escolar, em articulação com as professores titulares, proporcionada a cada uma das 13 turmas envolvidas, uma leitura expressiva da obra.
Biblioteca Escolar
Ainda o centenário de Saramago: Alunos apresentam desejos para a Humanidade
Ainda o centenário de Saramago:
Alunos apresentam desejos para a Humanidade
No seu discurso, quando recebeu o Prémio Nobel da Literatura, na Academia sueca, em Estocolmo, em 1998, José Saramago fez referência à passagem dos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que havia sido adotada pela Organização das Nações Unidas, a 10 de dezembro de 1948.
Saramago falou sem rodeios. Neste meio século – afirmou – “As injustiças multiplicam-se, as desigualdades agravam-se, a ignorância cresce, a miséria alastra. (…) Chega-se mais facilmente a Marte do que ao nosso próprio semelhante.”
E o seu desafio final foi ao exercício da cidadania: “Tomemos então nós, cidadãos comuns, a palavra e, com a mesma veemência com que reivindicamos direitos, reivindiquemos também o dever dos nossos deveres, talvez o mundo possa tornar-se um pouco melhor.”
Inspirados por estas palavras, os alunos dos 2.º e 3.º Ciclos foram convidados, no contexto da celebração do centenário do escritor, a debater, em Cidadania e Desenvolvimento, os grandes desafios que se colocam à sociedade em termos de justiça social e de direitos humanos, redigindo, depois, um “Desejo para a Humanidade”, que colocaram na “Árvore da Bondade” existente, respetivamente, na Biblioteca Escolar e no átrio do bloco C.
O desejo dominante foi, naturalmente, o da paz. Paz na Ucrânia, paz no mundo: “Que a guerra acabe, que haja paz”, pedem muitos alunos.
Outro desejo recorrente tem a ver com o ambiente: “Que parem de estragar o planeta terra” e “que o futuro das novas gerações seja acautelado, porque não há um ‘Planeta B’”.
E também as questões sociais: “Que haja justiça social e menos pobreza” – escrevem. “Que acabem as desigualdades, a fome e o desemprego”. “Que todas as pessoas tenham direito a uma casa, a uma família, e a comida na mesa”. “Que não haja pessoas na miséria e a viver na rua”.
Há um desejo bem expressivo: “Que os seres humanos construam finalmente pontes sólidas e encontrem formas de reconstruir uma sociedade unida, que só procure fazer o bem sem estar à espera de algo em troca. A união é o segredo para a sobrevivência e está mais do que na hora de agir!”.
O direito de todos à educação, o racismo e toda a discriminação aos mais diversos níveis, o preconceito, o bullying, são outros problemas que preocupam, fortemente, os nossos alunos, a avaliar pelos desejos que colocaram na “Árvore da Bondade”.
E ainda bem…
Porque ao tomarem consciência da realidade e ao assumirem posições críticas estão a combater, nas palavras de Saramago, “essa perniciosa forma de cegueira mental que consiste em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver dele o que, em cada momento, for suscetível de servir os nossos interesses.”
Ao assumirem posições, os nossos alunos estão a exercer a cidadania. Estão já a ajudar a construir um mundo “um pouco melhor”.
Parabéns!
Prof. Luís Arezes
CONVITE - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
CONVITE
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Imagem: APPACDM-Delegação de Ponte da Barca | Facebook
No âmbito das atividades previstas para assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro), o Grupo de Educação Especial do Agrupamento convida toda a comunidade educativa a assistir ao momento musical, proporcionado pelo Grupo de Bombos da APPACDM, no próximo dia 2 de dezembro, durante o intervalo da manhã, das 10h às 10h20m, na Escola Secundária, e, das 10h30m às 11h, na Escola Básica Diogo Bernardes.
Contamos com todos!
O Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “A sociedade atual…”
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “A sociedade atual…”
CLUBE DE LEITURA DEBATE VALORES HUMANISTAS
CLUBE DE LEITURA DEBATE VALORES HUMANISTAS
Alunos do 4.º ano deram vida a mais uma sessão do Clube de Leitura do 1.º Ciclo da Escola Básica Diogo Bernardes.
Sob a orientação da Biblioteca Escolar, “O Aquário”, de João Pedro Mésseder, com ilustração de Gémeo Luís, foi a obra que serviu de mote para uma animada conversa, em que cada um partilhou a sua leitura da obra e as emoções/ lições que lhe despertou.
Tendo como pano de fundo uma história de peixes de diversas cores, o aquário acaba por ser uma metáfora do mundo em miniatura, onde se jogam relações entre iguais e diferentes, novos e velhos, e onde se geram preconceitos.
Num ambiente onírico e encantatório, em grande medida construído pelas ilustrações, a conversa desmontou ideias feitas – que são sempre um enorme “prejuízo” numa convivência que se deseja sadia – e enalteceu a riqueza da diversidade e os valores da inclusão, da entreajuda, da partilha, da solidariedade, da amizade.
Biblioteca Escolar























