Workshop para adolescentes - Programa Por Ti na escola
Workshop para adolescentes - Programa Por Ti na escola
A saúde mental das crianças e jovens é uma área-chave, que segundo a OMS, os profissionais e decisores políticos devem dirigir a sua atenção e preocupações. Neste sentido, as crianças e jovens constituem uma das áreas prioritárias de intervenção no contexto político europeu, tendo as escolas um papel fundamental. Assim, o agrupamento de escolas de Ponte da Barca aceitou o desafio de implementar um workshop para adolescentes com o Programa Por Ti- Programa de promoção de bem-estar mental nas escolas, em todas as turmas do 3.ºciclo. O programa abrangeu quinze turmas do sétimo ao nono ano, com duração de duas horas por grupo, desenvolvido pela psicóloga, Tânia Ferreira da Associação EPIS (Empresários pela inclusão social), nos dias 23 e 24 de maio e dinamizado pela psicóloga, Marta Cunha e a professora Ilda Veloso, CDT 3.ºciclo. Neste Workshop, os alunos puderam expor as suas dúvidas e inquietações e aprenderam a reconhecer alguns dos sintomas e estratégias de superação.
Assim, o programa POR TI baseia-se nas estratégias de: P-Pensamentos alternativos; O-Observar, nomear e dar mãos às emoções; R-Receber e dar apoio; T-Tentar enfrentar e I- Inspirar e expirar:
Estas sessões revelaram-se muito importantes tendo em conta que os problemas de saúde mental podem ter efeitos muito prejudiciais no desenvolvimento social, intelectual e emocional das crianças e jovens e, consequentemente, no seu futuro. É preciso estarmos preparados e informados para melhor podermos agir.
A CDT do 3.ºCiclo
Ilda Veloso
Celebrity Day
Celebrity Day
No passado dia 3 de maio, o grupo de Inglês da Escola Secundária de Ponte da Barca dinamizou a atividade “Celebrity Day”, conforme previsto e aprovado no PAA do Agrupamento.
A atividade, este ano em formato de peddy-paper, decorreu em diferentes espaços da escola e envolveu alunos do 7.º ao 12.º anos de escolaridade, que neste dia encarnaram diferentes personalidades históricas.
“Celebrity Day” foi uma atividade que, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e tendo por referência as Aprendizagens Essenciais de Inglês para os anos de escolaridade a que se destinou, teve como objetivo desenvolver as competências comunicativas em Língua Inglesa, bem como a competência intercultural.
Apraz-nos salientar o grande envolvimento e entusiasmo demonstrado pelos alunos. Durante 90 minutos foi possível testemunhar o grau de criatividade, de comunicação e de alegria, assim como o sentido de responsabilidade e de comprometimento dos intervenientes.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "As novas tecnologias no ambiente escolar?"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "As novas tecnologias no ambiente escolar?"
Sarau cultural comemorativo do “Dia da Europa”
Sarau cultural comemorativo do “Dia da Europa”
No dia 9 de maio, “Dia da Europa”, dinamizado pelos alunos de Geografia C do 12.º ano, realizou-se no Polivalente da Escola Secundária o Sarau cultural comemorativo desta efeméride.
Esta atividade com o tema “Portugal na Europa”, contou com a colaboração de diversos alunos da escola através da atuação do Rancho do Agrupamento, do grupo de teatro MINC, das alunas Ana Luísa, Carolina Fernandes e Nicole Cruz, que interpretaram alguns temas musicais, das alunas Adriana Soares, Andreia Calheiros, Andreia Meireles, Juliana Fernandes e Inês Silva que declamaram poesia, da aluna Diana Dantas que, como o órgão, acompanhou momentos de poesia e tocou o hino da Alegria (hino da UE), bem como das alunas Inês Barbosa, Inês Fernandes e Simone Sousa que abrilhantaram o evento com a ginástica acrobática.
A banda Wolf Pack, com um estilo mais ousado, criou momentos especiais e inéditos, os alunos do 12.º ano acompanhados pelas professoras de Geografia e pelo Sr. Garcia interpretaram a “Portuguesa” e a “Grândola, Vila Morena”.
A apresentação do sarau esteve a cargo dos alunos Diana Saraiva, David Antunes, Juliana Barreto e Vítor Alves, a cobertura fotográfica foi da responsabilidade dos alunos Christian Ventura e Maria Marques.
O grupo disciplinar de Geografia agradece a apoio prestado por parte dos auxiliares da ação educativa: Alexandra Faria, Celeste Barros e Zé Luís Rodrigues; do senhor Garcia e do professor Miguel Fernandes.
Pela recetividade demonstrada pelos alunos e pelo público pode-se afirmar que foi uma noite de sucesso!
O grupo disciplinar de Geografia
Feira Tradicional
Feira Tradicional
Convidam-se os pais e a comunidade educativa a participar nas feiras agrícolas que se realizam nos dias 24, 25 e 26 de maio.
Apelamos à generosidade de todos, pois esta atividade terá como objetivo a angariação de fundos para a realização de uma atividade com os alunos.
A inevitabilidade da razão - "O amor é o amor…. E depois?" (Gabriela Beato, professora de filosofia)
A inevitabilidade da razão - "O amor é o amor…. E depois?" (Gabriela Beato, professora de filosofia)
Regional de Ginástica Acrobática
Regional de Ginástica Acrobática
Realizou-se, no dia 12 de maio, no complexo desportivo da Maia, o encontro regional de ginástica. Estiveram presentes escolas do Porto, do Vouga, de Braga e do Tâmega. A nossa escola participou com 5 alunas do grupo de ginástica acrobática.
Obtiveram-se um 5º lugar em par avançado e um 2º lugar em trio elementar.
Parabéns aos atletas.




















