“Eu sou porque tu és”
“Eu sou porque tu és”
É com esta frase, que resume na perfeição a essência da filosofia existencial da Academia Ubuntu, que pretendemos agradecer a toda a Comunidade Escolar o envolvimento entusiástico nas diferentes atividades promovidas durante a Semana da Empatia, que decorreu de treze a dezassete de fevereiro.
Sem VÓS, a nossa VOZ, que é também a vossa, não teria ecoado! De facto, esta semana gravitou em torno da exaltação da necessidade premente de projetar o nosso olhar para o que nos rodeia e descobrir no outro os alicerces do crescimento simultaneamente individual e coletivo. Uma Escola vive e retroalimenta-se das várias conexões e relações que se estabelecem. Essas teias que se cruzam e se entrelaçam são os pilares do nosso bem-estar emocional. Focar-nos nas emoções não nos enfraquece, bem pelo contrário, fortalece-nos! É com esse propósito que abraçámos este projeto e que orientámos um conjunto de iniciativas que toda a comunidade implementou num espírito de partilha e de colaboração!
Recordámos alguns momentos marcantes e inspiradores que refletiram sintonia, respeito, compreensão e entreajuda. Ao som de músicas (“Voltamos Juntos” de Fernando Daniel, Carolina Deslandes e Carlão e “Todos gozam” de Luísa Sobral), bem como através da exploração de vídeos (“Senhor Diferente” e “Ouriço cacheiro, igualdade e amor”), debatemos ideias, superámos obstáculos, verbalizando-os, construímos pontes, (re-) descobrimo-nos a nós e aos outros, elogiámo-nos com palavras conotadas docemente, abraçámo-nos… olhámos todos juntos na mesma direção! Sentimos e vivenciámos a empatia com atos e gestos, sorrisos e abraços, risos e algumas lágrimas! Percebemos que somos verdadeiramente felizes quando aprendemos a “(…) ver o mundo com os olhos do outro e não a ver o nosso mundo refletido nos olhos dele” (Carl Rogers). A empatia é, na verdade, colocar-se no lugar do outro, é perdoar e não julgar, é compreender e não ofender!
A esse respeito, como chave de ouro, partilhámos convosco o exemplo do grande líder, o inspirador da Academia, que conseguiu espelhar palavras de paz, de tolerância, de solidariedade e de humildade: Nelson Mandela! Este grande vulto da luta contra a opressão e a segregação do apartheid, cuja filosofia de vida queremos difundir pelo culto à empatia, pela entrega ao outro, não foi só o primeiro presidente negro de África de Sul, foi o rosto… a voz da PAZ… da reconciliação e do perdão. Foi preso injustamente, mas, mesmo assim, semeou palavras de amor e de compaixão. Ciente da importância da educação para a libertação dos povos oprimidos, os vinte e sete anos de prisão foram marcados pela sede do conhecimento e da aprendizagem! Procurou fazer a ponte através do diálogo entre as pessoas. É, de facto, na relação com os outros que crescemos, aprendemos e somos felizes. Homem de direito (de formação, de pensamento e de ação), a sua maior vitória não foi certamente o Prémio Nobel da Paz que recebeu em 1993, foi o facto de ter despertado nas pessoas a consciência da importância da igualdade, do respeito e da humildade!
Continuemos a seguir o seu exemplo! E nunca nos esqueçamos das suas sábias palavras:
“Tudo parece impossível até que seja feito”
Sejamos os agentes de um mundo de esperança, de união e de compaixão, em que os impossíveis sejam superados conjuntamente!
A equipa Ubuntu do Agrupamento de Escola de Ponte da Barca
Carnaval escolar regressou à rua
Carnaval escolar regressou à rua
Após dois anos de interregno causado pela Pandemia Covid 19, a vila de Ponte da Barca encheu-se de brilho e cor com o desfile carnavalesco proporcionado pelos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte de Barca.
“Tradições de Carnaval” foi o tema escolhido para este grandioso desfile. As ruas da vila encheram-se de familiares e amigos para verem as crianças felizes e divertidas trajadas a rigor.
Foi possível ver disfarces de carnaval trapalhão, matrafonas e palhaços; profissões, super heróis, desfilou uma homenagem às tradições carnavalescas da terra como o Pai Velho do Lindoso e a corrida do galo e ainda tradições portuguesas bem conhecidas, como a dos caretos.
Agradecemos aos encarregados de educação a colaboração nas fantasias, ao grupo de bombos Catrapana pela alegria e dinamismo que proporcionaram ao longo de todo o percurso, aos assistentes operacionais, à Câmara Municipal de Ponte da Barca pelo apoio com o carro de som e à GNR que contribuiu para a segurança de todos os participantes.
Viva o Carnaval!
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - A “Braços” com as Máscaras"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - A “Braços” com as Máscaras"
Visita de Estudo 9.º ano a Lisboa
Visita de Estudo 9.º ano a Lisboa
Programa “Músicos no Palácio” de Belém”
Visita guiada à Capital – Visita ao Pavilhão do Conhecimento
No passado dia 9 de fevereiro os alunos do 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária de Ponte da Barca, acompanhados por nove professores, tiveram o privilégio de participar no Programa “Músicos no Palácio de Belém", no antigo Picadeiro Real, estando a dinamização do evento a cargo do músico David Fonseca.
Logo após a receção, todos os alunos tiveram uma primeira interação com Doutora Isabel Alçada, Consultora da Casa Civil da Presidência da República. Antes do início da sessão, a mesma agradeceu a presença de todas as escolas salientando tratar-se do dia com maior número de participantes (cerca de 600) tendo sido Ponte da Barca a Escola mais representada até à data, com oitenta e cinco alunos no total.
Logo no início da sessão, contámos com a presença do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que acabou por fazer as honras da casa, apresentando os diferentes momentos em que consistiria a sessão. Reiterou que o programa, que decorre entre 12 de janeiro e 31 de maio de 2023, destina-se a proporcionar encontros entre músicos e alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e a sublinhou o papel da música e dos músicos na construção da identidade cultural portuguesa.
A sessão com duração prevista de sessenta minutos acabou por ocupar cerca de duas horas, que se revelaram muito entusiasmantes. Durante a sessão, David Fonseca presenteou o público com excertos musicais intercalados com o relato de vivências sobre o seu percurso de vida e a sua experiência musical. O músico acompanhado pela sua guitarra e outros instrumentos, exemplificou como decorre o processo criativo e foi tocando algumas das músicas mais emblemáticas da sua carreira a solo e enquanto membro da famigerada banda Silence 4.
Toda a sessão decorreu com grande entusiasmo por parte dos alunos. Num segundo momento, estes colocaram questões ao músico que se mostrou muito empático e disponível respondendo a todas as suas questões com amabilidade.
O programa foi colmatado com uma belíssima atuação de David Fonseca.
A sessão terminou em ambiente festivo com troca de lembranças, fotos pelo fotografo da presidência e selfies entre os alunos e o Presidente da República e o músico. David Fonseca e Marcelo Rebelo de Sousa foram brindados com uma garrafa de vinho de reserva da Adega de Ponte da Barca, e dois livros, um dos quais, Opiniões de Segunda, e que pretenderam traduzir o nosso agradecimento pela oportunidade em participar no Programa.
No término da sessão, foram oferecidos deliciosos pastéis de Belém e sumo de laranja, a todos os participantes. Foi uma experiência maravilhosa para todos os envolvidos que viram a sua presença divulgada através dos meios de comunicação social.
David Fonseca deu destaque, no seu Facebook, à participação do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, postando duas fotos do grupo barquense.
Estava ainda prevista a visita ao Museu da Marinha, mas a decisão acabou por recair numa visita guiada pela Cidade, de autocarros, que contou com a brilhante colaboração do professor Orlando Costa e de um dos motoristas, que além de ser natural de Lisboa já trabalhou em turismo. Foi uma bela aprendizagem sobre a História de Lisboa e dos seus monumentos. Uma visita deslumbrante!
A finalizar, os alunos visitaram o Pavilhão do Conhecimento, um Museu Interativo de Ciência e Tecnologia que tem como objetivo estimular a exploração do mundo físico e a experimentação. Aqui, os alunos interagiram individualmente ou em pequenos grupos para explorar as diversas atividades.
Visitaram, ainda, a exposição temporária "Dinossauros: O Regresso dos Gigantes", recuando no tempo e viajando até à Era Mesozóica, entre 251 e 66 milhões de anos. O nosso planeta é quente, húmido, rico em vegetação e recheado de espécies exóticas. Gigantes com pescoços longos ou criaturas do tamanho de pombos, cobertos por escamas e penas, espinhos ou couraças. Os dinossauros habitaram a Terra e desafiam a nossa imaginação. Um dia extenuante, mas que excedeu todas as expetativas, regressando com a certeza de que são vivências e momentos desta natureza que se traduzem em aprendizagens para a vida!
A organização
Livro digital “SOBE + NA BARCA”
Livro digital “SOBE + NA BARCA”
“SOBE + NA BARCA” é o título de um livro digital que apresenta duas estórias escritas pelas turmas do 3.º A e do 3.º B da EB Diogo Bernardes, sob a orientação das respetivas professoras titulares, Anabela Canossa e Emília Pinto: “Pedro e a Pasta dos Dentes” e “Amigas Inseparáveis”.
Este trabalho de expressão escrita e plástica e de exercício da criatividade surge no âmbito da intervenção consistente que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca continua a desenvolver ao nível da promoção da saúde oral, integrado no programa nacional SOBE + – Saúde Oral Biblioteca Escolar –, da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, do Plano Nacional da Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Numa ação articulada, que envolve as educadoras (Educação Pré-escolar) e os docentes titulares (1.º Ciclo), a Biblioteca Escolar, a equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca e ainda a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, as crianças aprofundam as suas competências de literacia em saúde e, de múltiplas formas, promovem a sua autoestima e bem-estar emocional.
E assim surgiu “SOBE + NA BARCA”…
Boas leituras!
Biblioteca Escolar
Día de los Afectos
Día de los Afectos
A todos los enamorados,
El amor es el sentimiento que fortalece los lazos que nos unen. Hoy conmemoramos el Día de los Afectos y les invitamos a una cena especial. Los ingredientes de nuestra receta romántica son esencialmente el respeto, el cariño, la bondad, la humildad, la paciencia, la pasión y la tolerancia.
Deseamos que sea un día lleno de emoción, de sonrisas y de muchos abrazos.
UN DÍA FELIZ...
Los alumnos de la asignatura de Español y su profe.
EmBarca no Amor...
EmBarca no Amor...
Inspirados pelas narrativas encaixadas da obra "O Cavaleiro da Dinamarca" de Sophia de Mello Breyner Andresen, que nos transportam para o palco onírico das mais belas e trágicas histórias de amor (Isolda e Tristão, Dante e Beatriz, Vanina e Guidobaldo...), os alunos das turmas 7ºB e 7ºC redigiram cartas de amor, cultivando, dessa forma, a arte da escrita. Belas palavras afloraram e versos deleitosos forma esculpidos para projetar o sentimento que nos une a todos: o AMOR!
Em Dia de celebração dos Afetos, enquadrado na semana da Empatia, cultivemos o AMOR!
Inspirem-se com estes singelos versos:
Ao som da lira canto e suspiro
Pensando em ti, de noite e de dia
Procuro o teu olhar que me leva ao delírio
Nesta fantasia nasce a ousadia
De querer ter-te só por um instante
Que se eternizará no meu coração de amante!
FELIZ DIA A TODOS!
As turmas 7ºB e 7ºC e a Professora Cristina Leitão
A reflorestação
A reflorestação
No passado dia 2 de fevereiro de 2023, nós, os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Entre Ambos os Rios, deslocamo-nos em várias carrinhas até à Serra Amarela.
Quando chegamos à Serra Amarela, as carrinhas tiveram de nos deixar na estrada pois não conseguiam chegar até ao local. Então pusemo-nos a caminho e subimos uma trilha no meio do monte. Ao chegarmos lá acima ao local estavam à nossa espera os Sapadores, que nos explicaram o que iríamos fazer lá na Serra Amarela.
Então pusemos mãos à obra e como os buracos já estavam feitos na terra começamos a reflorestar a Serra Amarela com diversas árvores. Plantamos carvalhos, azevinhos e sobreiros.
O dia estava maravilhoso, o sol brilhava e ajudou-nos a que esta atividade corresse lindamente. Foram plantadas muitas árvores e foi muito enriquecedor para nós porque pudemos contactar com a Natureza, mexer na terra, aprender a plantar árvores e brincar ao ar livre.
Esta atividade de reflorestação da Serra Amarela foi muito divertida para nós. No final desta atividade voltamos felizes para a nossa escola, nas carrinhas.
Estávamos contentes por ajudarmos o nosso planeta e a Natureza!
Alunos do 4.º ano debatem uso seguro da Internet
Alunos do 4.º ano debatem uso seguro da Internet
Os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão em que se debateu o uso seguro, saudável e consciente da internet e o desenvolvimento de competências de cidadania digital.
A sessão aconteceu no âmbito da celebração do “Dia da Internet + Segura”, que se assinalou a 7 de fevereiro, tendo sido dinamizada pelos professores Carlos Seco, Jorge Rocha e António Galvão, do Grupo de Informática, que, em articulação com as docentes titulares e a Biblioteca Escolar, trabalharam com cada uma das cinco turmas das Escolas Básicas Diogo Bernardes, de Crasto e de Entre Ambos-os-Rios.
Em debate estiveram questões relevantes no domínio da cidadania digital, tais como os cuidados que devemos ter quando usamos a internet, nomeadamente não falar com estranhos, e também os cuidados com as redes sociais e as partilhas de informação (fotos, vídeos, textos).
Um aspeto que mereceu especial atenção teve a ver com as redes sociais e com o facto de os alunos do 4.º ano ainda não terem idade para as utilizar, colocando-se ainda a questão de como o fazem, isto é, sozinhos ou acompanhados por um adulto.
Quanto ao que podemos dizer ou partilhar na internet, chamou-se a atenção para o risco da exposição da vida privada e para os cuidados a ter, a fim de não se prejudicar os outros com informações falsas ou com brincadeiras ofensivas.
No que ao capítulo do jogo online diz respeito, os alertas foram para o domínio do bullying, para o risco da dependência/ vício e para os perigos resultantes do contacto com estranhos que podem querer fazer-nos mal ou convencer-nos a fazer mal a outros.
A terminar, ficou a mensagem de que importa evitar passar demasiado tempo diante do ecrã, até porque isso pode acarretar malefícios para a saúde. Em vez disso, convém investir numa gestão equilibrada do tempo, com espaço também para as atividades ao ar livre, porque “há vida para além do ecrã”.
A Organização









































