Marchas Escolares de São João
Marchas Escolares de São João
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
23 de junho | 10H00 - Praça da República
Exposição «TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA»
Exposição «TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA»
Na semana de 22 a 26 de maio, o grupo de Educação Especial apresentou no bloco C, da escola sede do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, a exposição intitulada «TODOS IGUAIS NA DIFERENÇA». Esta exposição pretendeu mostrar alguns dos trabalhos realizados ao longo deste ano letivo, nas Aprendizagens Substitutivas desenvolvidas em contexto de Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), nos vários estabelecimentos do Agrupamento. A elaboração destes trabalhos teve por base o desenvolvimento de competências específicas de forma a promover a autonomia, o desenvolvimento pessoal e o relacionamento interpessoal dos alunos envolvidos.
Colóquio na Escola Secundária - MUNDO RURAL PROPORCIONA MÙLTIPLAS OPORTUNIDADES
Colóquio na Escola Secundária
MUNDO RURAL PROPORCIONA MÙLTIPLAS OPORTUNIDADES
Hoje é prestigiante dedicar-se à atividade agrícola e as oportunidades neste setor são múltiplas, a ponto de se poder afirmar que o limite é a imaginação e a capacidade de empreender e de inovar de cada um.
Esta é a conclusão central do colóquio “As Riquezas do Mundo Rural: Ponte da Barca e a Gestão de Oportunidades” que se realizou no auditório da Secundária, com intervenções do Subdiretor do Agrupamento de Escolas, Dr. Soares Alves, da Vereadora com os Pelouros do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Dr.ª Rosa Maria Arezes, da representante da Cooperativa Agrícola de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca, Eng.ª Beatriz Silva, e da representante da Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca (ACIAB), Dr.ª Fernanda Velinças.
Organizado por Helena Oliveira, docente de Português de duas turmas do Ensino Profissional, em articulação com a Biblioteca Escolar, o colóquio esteve aberto à participação de alunos, maioritariamente do Profissional, para quem a iniciativa abriu perspetivas em termos profissionais.
Ao longo da sessão, foram, de facto, analisadas múltiplas oportunidades e sublinhada a importância da defesa da identidade do mundo rural, valorizando a economia de proximidade e dos produtos e produtores locais.
Cada vez estamos mais próximos de tudo, dispomos de um contacto profundo com a Natureza, que é uma riqueza incalculável, possuímos um património riquíssimo e temos bom clima, abundância de água e solo fantástico, situação que nos abre um manancial de oportunidades, ao nível, por exemplo, do turismo em espaço rural, água, fruticultura, exploração pecuária e cultura da vinha.
Para a Eng.ª Beatriz Silva, outra área com enorme potencial tem a ver com a aplicação de inovações tecnológicas à atividade agrícola, tanto mais que está em curso uma fase de reestruturação, com forte apoio à transição digital.
De apoios e oportunidades de formação certificada e de atualização falou também a representante da ACIAB. Entre outros, a Dr.ª Fernanda Velinças deu a conhecer o PROCOM – Programa de Apoio ao Comércio, com destaque para as ideias da revitalização dos Centros Históricos e do comércio com História, com Identidade, o Programa Qualificação do Interior do Vale do Lima, com a valorização dos produtos endógenos, e ainda a marca “100% Alto Minho”.
Tudo começa com uma ideia de negócio e, a partir daí, surgem os apoios em termos de estudo de viabilidade do projeto. Caso haja “pernas para andar”, importa aproveitar as diversas medidas existentes para apoio a jovens em regime de primeira instalação (por conta própria). Temos é de saber ao que vamos e de gostar do que pretendemos fazer – foi sublinhado com insistência.
Produtos endógenos e sustentabilidade
Na mesma linha se pronunciou a Dr.ª Rosa Maria Arezes. Na sua qualidade de Vereadora da Câmara Municipal, apresentou as linhas mestras da aposta do Município nas áreas do turismo e do desenvolvimento rural, salientando, entre outros aspetos, a prioridade da valorização de um conjunto de produtos endógenos que constituem uma marca muito forte da nossa identidade.
A título de exemplo, referiu a importância da produção do vinho e do mel, áreas em que o número de produtores, com marca registada, tem vindo a crescer de uma forma consistente, a exploração da raça cachena – uma riqueza com denominação de origem protegida –, e ainda a exploração do linho, produto que neste momento regista uma enorme procura, tendo em conta preocupações ambientais e de sustentabilidade.
Em nome da sustentabilidade falou também o Subdiretor do Agrupamento que, dirigindo aos alunos, desafiou-os a construírem projetos com soluções inovadoras e sustentáveis.
Vocês são os fazedores do amanhã e aquilo que todos desejamos é que implementem projetos que criem valor neste e para este território – disse o Dr. Soares Alves.
A abrir o colóquio, o Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas acolheu os participantes com um momento que deu vida a uma das riquezas maiores do mundo rural – a música, a dança e o traje tradicionais – e, a encerrar, duas alunas disseram outros tantos sonetos de um dos vultos maiores do nosso património literário, Diogo Bernardes.
A Organização
Feira tradicional na Escola de Entre Ambos os Rios
Feira tradicional na Escola de Entre Ambos os Rios
No dia 25 de maio realizou-se na nossa escola a tradicional feira e tivemos também a visita dos bombeiros para uma demonstração. Este ano foi no exterior junto à sede da Junta de freguesia.
Tivemos umas barracas cedidas pela autarquia para a exposição dos nossos produtos. Os nossos produtos foram trazidos das hortas das avós. Trouxemos também animais, flores, vasos, mel, ovos, livros, doces e carne.
Tivemos a visita dos utentes dos lares, que nos compraram alguns produtos e podemos articular com as diferentes entidades vizinhas à nossa escola.
No turno da tarde tivemos a visita dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca que nos mostraram como se equipam e vimos o interior do camião.
Gostamos muito destas atividades e principalmente do novo espaço para a sua realização.
Visita de estudo à Porta do Lindoso
Visita de estudo à Porta do Lindoso
No dia 24 de maio a nossa escola foi visitar a Porta do Lindoso. Fomos recebidos pela equipa que coordena as visitas que nos dividiram em dois grupos.
O grupo do pré-escolar e 1.º ano foram com o Nélson, responsável pela história e património, visitar o castelo de Lindoso e os espigueiros. Foi explicado as características de construção dos espigueiros, e as fases de construção do Castelo, visitamos as muralhas e a torre de menagem.
Os restantes alunos do 2.º, 3.º e 4.º ano foram com o Nuno fazer um trilho e observar a fauna e a flora daquela zona do Parque Nacional da Peneda Gerês. Podemos observar minas naturais, como verificar a qualidade do ar e vimos a baía da Barragem de Lindoso na zona de fronteira com Espanha. vimos também uns arbustos perigosos que vieram da Austrália.
Foi uma visita muito enriquecedora, aprendemos um pouco de biologia e de história. Para além de termos tido um dia convívio e de aprendizagem.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Tentar enfrentar…"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Tentar enfrentar…"
Visita ao Eco Parque - Pé Descalço
Visita ao Eco Parque - Pé Descalço
No dia 24 de maio, fomos com os nossos colegas, professoras e funcionárias ao Eco Parque-Pé Descalço. Saímos da Escola sede por volta das 9h15m e seguimos viagem de autocarro até Freixo – Ponte de Lima. Logo que chegamos, lanchamos,…… estávamos muito curiosos e ansiosos com o que íamos encontrar no parque!
Assim que entramos, começamos todos a correr na direção das atividades preferidas de cada um…uns experimentaram animadamente a inovadora e gigante almofada para saltar, outros correram em direção aos karts a pedais e outros foram para os baloiços. Foi um início de dia muito animado e divertido! Ao longo da manhã, descobrimos mais atividades igualmente espetaculares: o parque gafanhoto com pontes instáveis, escorregas e obstáculos, jogos nas alturas (redes), mini slides, cestos de mini basquete, badminton e muito mais!! Na hora do almoço, fizemos um piquenique no parque de merendas. O manjar preparado pela dona Rosa e pelas suas ajudantes estava delicioso!
Após o almoço corremos novamente para as atividades, voltou a ser um momento muito divertido e com muitas gargalhadas, quer para os alunos quer para os adultos!!!
Depois, começamos a reunir as nossas coisas para regressarmos ao autocarro. Muito cansados e cheios de pó, mas muito felizes rumamos em direção a Ponte da Barca. Gostávamos muito de voltar, foi uma aventura muito divertida!!!!
Texto escrito pelos alunos:
Juliana Pires, 8º A e Guilherme Sousa, 8º D.
A inevitabilidade da razão - "Existem padrões morais objetivos ou os juízos morais são meramente a expressão dos valores de determinadas culturas?" (Reflexão conjunta, turma 10ºB)
A inevitabilidade da razão
"Existem padrões morais objetivos ou os juízos morais são meramente a expressão dos valores de determinadas culturas?" (Reflexão conjunta, turma 10ºB)
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA SAGROU-SE CAMPEÃ DISTRITAL DE VOLEIBOL NO ESCALÃO INFANTIS B FEMININOS
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PONTE DA BARCA
SAGROU-SE CAMPEÃ DISTRITAL DE VOLEIBOL NO ESCALÃO INFANTIS B FEMININOS
A equipa de Voleibol do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca venceu o campeonato distrital de desporto escolar no escalão infantis B femininos.
Competindo com a Escola Secundária de Monserrate (Viana do Castelo) e a Escola Básica e Secundária Muralhas do Minho (Valença), a nossa equipa venceu, com brilhantismo, todos os 8 jogos que disputou.
Parabéns às alunas/atletas que tão bem representaram o nosso agrupamento e um agradecimento à equipa de árbitras que sempre acompanharam a nossa equipa.
Clube de Desporto Escolar do Agrupamento de Escola de Ponte da Barca
CAMPEONATOS NACIONAIS DE INICIADOS
CAMPEONATOS NACIONAIS DE INICIADOS
Após as competições regionais, a equipa de Basquetebol de Iniciadas Femininas da Escola Secundária de Ponte da Barca foi repescada para a Fase Nacional, por desistência de uma representante de Lisboa. O critério utilizado para esta repescagem foi ter sido a Escola com melhor pontuação dos classificados em 2.º lugar nas várias regiões, acabando só com uma derrota em todas as fases anteriores.
Assim, a região Norte foi representada por duas equipas, a nossa e a da Secundária Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim.
O Nacional realizou-se no Distrito de Leiria, sendo dividido por modalidades pelos concelhos de Óbidos, Peniche e Caldas da Rainha.
Embora estivessem divididos por concelhos, escolas e modalidades, todos os participantes se encontraram em três ocasiões: a primeira, em Óbidos, para onde todas as comitivas se dirigiram e onde passaram a tarde/noite de quinta-feira; a segunda, na praia de Peniche, na tarde/noite de sábado com um “SunSet” e o jantar-convívio; e a terceira, nas Caldas da Rainha, onde se fez o transfere para os autocarros de origem.
Na quinta-feira, vindos dos vários pontos do país, rumaram para Óbidos cerca de 2000 atletas e 200 professores, além de toda a organização que já aí estava na preparação do evento. Foi feita a creditação na chegada, realizaram-se as reuniões técnicas das várias modalidades para professores e árbitros, enquanto os atletas, acompanhados por um guia, se divertiam dentro do Castelo, com muitas atividades. Aí foi servida a refeição em tendas específicas para o efeito. Após o jantar, deu-se a abertura oficial dos campeonatos escolares, na presença dos representantes do Desporto Escolar e dos Presidentes das Câmaras Municipais de Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha, que se congratularam com a presença de tanta juventude nos seus concelhos e desejaram grandes sucessos a todos os participantes. No final, seguiu-se um DG que pôs toda a gente a saltar.
Por volta das 22:00 horas, foram distribuídos os alunos pelas várias escolas destes concelhos, onde permaneceriam até ao final da competição. Fizeram-se grandes amizades com os alunos vindos dos vários pontos do país, já que em cada local havia representantes de várias modalidades e das várias zonas de Portugal: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.
A equipa barquense ficou alojada na Escola D. Luís Ataíde, em Peniche, junto com o pessoal da Vela, do Surf e do Basquetebol.
Em termos competitivos, a Escola Barquense, embora não tendo vencido qualquer jogo, deu sempre muita réplica aos seus adversários e foi crescendo à medida que o torneio avançava. A maior dificuldade sentida deve-se à falta de ritmo competitivo entre os alunos de Ponte da Barca e os representantes de localidades onde o Basquetebol tem muita mais implantação, Porto, Aveiro e Lisboa.
Na noite de sexta-feira, fomos dar uma volta até ao centro de Peniche e na tarde/noite de sábado todos os alunos, instalados em todas as escolas dos três concelhos, se juntaram na praia em Peniche, onde foi servida a refeição enquanto decorria um “SunSet” com DG. Todos se divertiram. Como já tinham terminado as competições, a noite foi de convívio nas escolas de alojamento.
No domingo, voltou-se a juntar todas as comitivas, agora nas Caldas da Rainha, onde foi feito o transfere para os autocarros que levaram os participantes aos seus locais de origem. Na tarde de domingo, chegámos a Ponte da Barca. Estávamos muito cansados, mas felizes.
Agora, temos que continuar a trabalhar para que no próximo ano voltemos a viver momentos assim, já que a grande maioria destas jovens continuam no mesmo escalão.
No jogo de atribuição dos 3.º e 4.º lugares, fomos batidos pela Secundária de Ovar, enquanto a equipa de Vila Franca vencia, num jogo muito renhido, a equipa poveira.
Numa avaliação final, todas as participantes afirmaram ter sido uma boa experiência, em que se conheceram melhor, melhoraram as suas capacidades técnicas e criaram novas amizades. A Joana referiu: “nestes quatro dias, tornei-me melhor pessoa e melhor atleta”. É para isto que o Desporto deve servir…
A comitiva barquense foi constituída pelas atletas Matilde Fernandes, Maria Alexandrina Alves, Raquel Fernandes, Maria João Pereira, Maria João Galvão, Ana Francisca Costa, Lêa Amorim, Inês Araújo, Camila Gomes, Paula Silva, Mariana Tani e Joana Sousa. Embora não pudesse jogar devido a lesão contraída no Regional, a Sara Esteves também acompanhou a equipa, que esteve à responsabilidade do professor Carlos Lima
Prof. Carlos Lima, Coordenador do Desporto Escolar





































