Reuniões com os Encarregados de Educação
Reuniões com os Encarregados de Educação
14 de setembro de 2023
Nota: ficheiro atualizado a 12/09/2023, às 12H50.
Práticas Online Seguras e Saudáveis
Práticas Online Seguras e Saudáveis
A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, divulga o folheto de sensibilização "Práticas Online Seguras e Saudáveis", que visa alertar crianças e jovens para o uso seguro e saudável dos dispositivos móveis, em particular, dos computadores portáteis distribuídos pelo Programa Escola Digital. Estes dispositivos constituem um instrumento valioso para a aprendizagem, mas é imprescindível adotar práticas que promovam uma utilização saudável e produtiva dos mesmos.
Aconselha-se, ainda, os pais, os encarregados de educação e as famílias a:
- Definir limites de tempo de utilização e determinar horários específicos para o uso de portáteis e de outros dispositivos, como depois da escola ou durante o tempo de estudo. Evitar o seu uso antes de dormir, de forma a promover um bom descanso;
- Promover a Educação para a Cidadania Digital: sensibilizar as crianças e os jovens para os comportamentos de risco online, como o ciberbullying, a partilha inadequada de informações pessoais e a interação com estranhos;
- Equilibrar o tempo despendido online com atividades offline, como o desporto, a leitura, as brincadeiras ao ar livre e interações sociais em presença;
- Incentivar o uso do portátil para fins educacionais, como pesquisa, projetos escolares e aprendizagem online;
- Realçar a importância de uma postura adequada ao usar os dispositivos e incentivar pausas regulares para evitar problemas físicos;
- Alertar sobre a partilha responsável de informações e imagens online, tendo sempre presente a importância do respeito à privacidade;
- Ser um modelo positivo de comportamento online, demonstrando uso responsável e respeitador da tecnologia;
- Manter um diálogo com o educando para que se sinta à vontade para relatar qualquer problema ou desconforto online;
- Encorajar a utilização do portátil numa área comum da casa, onde se possa monitorizar o que está a acontecer mais facilmente;
- Incentivar para que o tempo gasto online seja de qualidade, com atividades educacionais e construtivas;
- Usar os serviços de apoio, como a Linha Internet Segura.
Vamos criar um ambiente seguro e saudável, equilibrando o benefício da tecnologia com a responsabilidade digital!
A versão de impressão do folheto (PDF) está disponível para download aqui.
Fonte: https://www.seguranet.pt/pt/praticas-online-seguras-e-saudaveis
Manuais Escolares adotados para 2023/2024
Manuais Escolares adotados para 2023/2024
| Escola Secundária de Ponte da Barca |
Escola Básica Diogo Bernardes |
| Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios |
Escola Básica de Crasto |
67 alunos ingressam no ensino superior
67 alunos ingressam no ensino superior
Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, 94% dos candidatos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca conseguiram colocação. São 67 os novos alunos do ensino superior que concluíram os seus estudos em 2022/2023 na Escola Secundária de Ponte da Barca.
A Universidade do Minho, com 20 estudantes colocados, é quem acolhe, de novo, o maior contingente destes alunos. Seguem-na o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (18), a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (10), o Instituto Politécnico de Bragança (6), a Universidade de Aveiro (4), a Universidade de Coimbra (2), a Universidade de Évora (2) e com 1 ingresso cada uma a Universidade Nova de Lisboa, a Universidade de Lisboa, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, o Instituto Politécnico do Porto e o Instituto Politécnico da Guarda.
O curso de Engenharia Informática, com 6 ingressos, destaca-se na frente das opções dos nossos alunos. Com mais do que um ingresso assinalam-se os cursos de Desporto e Lazer (4), Enfermagem (4), Contabilidade (3), Gestão (3), Gestão da Distribuição e Logística (3), Educação Básica (3), Direito (2), Ciências da Comunicação (2), Engenharia Mecânica (2), Ciências da Computação (2), Organização e Gestão Empresariais (2) e Economia (2).
Os restantes 29 colocados ingressaram em cursos distintos, a saber: Educação, Línguas Aplicadas, História e Arqueologia, Administração Pública, Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Comunicação e Multimédia, Psicologia, Biologia e Geologia, Ciências do Ambiente, Turismo, Gestão e Planeamento em Turismo, Solicitadoria, Relações Internacionais, Cultura e Transformação Digital, Matemática, Marketing, Design Sustentável, Design de Moda, Design do Produto, Engenharia Física, Engenharia de Redes e Sistemas de Computadores, Engenharia de Computadores e Informática, Engenharia Informática Médica, Engenharia Biomédica, Medicina, Ciência e Tecnologia Animal, Medicina Veterinária, Bioquímica.
Impõe-se ainda referir que estes 67 novos universitários apresentaram notas de candidatura distribuídas entre os 12,6 e os 19,7 valores e que seis se candidataram com classificação superior a 19 valores. Quanto às colocações, 34 destes novos universitários (51%), entraram na 1.ª opção e 11 (16%) na 2.ª opção. Se o reconhecimento do mérito dos seus percursos no ensino secundário se traduziu nas notas de candidatura, a entrada em cursos que correspondem aos seus centros de interesses volta a ser motivo para festejar.
Este é o momento para felicitar os estudantes. Bem como as respetivas famílias, a Escola Secundária e o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. Todos, em geral, são atores de mérito nesta caminhada gratificante aos mais diversos níveis!
Aos 67 jovens que agora vão iniciar uma nova etapa da sua formação, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca expressa votos das maiores felicidades e sucesso pessoal e académico! É com estes percursos que vivemos o lema do Agrupamento: Transformar Vidas, Alimentar Sonhos, Projetar Carreiras!
Parabéns! Continuem a ser felizes!
Carlos Alberto Louro
Diretor
AE Ponte da Barca
TURMA DO 4CR PARTICIPA NAS RUSGAS DO SÃO BARTOLOMEU
TURMA DO 4CR PARTICIPA NAS RUSGAS DO SÃO BARTOLOMEU
“Além das aptidões e das qualidades herdadas,
é a tradição que faz de nós aquilo que somos.”
Albert Einstein
É durante a infância que construímos a maior parte dos valores que levamos por toda a vida. O exemplo, as situações e o convívio fornecem aprendizagens importantes para as crianças e foi o que aconteceu com este grupo de crianças e as suas famílias ao longo dos quatro anos.
Cientes de que se deve primeiro conhecer a história da nossa cultura e as nossas tradições para se poder conhecer, valorizar e entender outras culturas assim como compreender a importância de manter a nossa cultura e tradições vivas na memória, protegê-las e valorizá-las como forma de preservar o que somos, as nossas características, a nossa identidade, as nossas raízes, a nossa essência.
Assim, alunos do 4CR - “OS PIRATINHAS” - juntamente com pais, familiares, amigos e professora da turma uniram-se para a realização de uma rusga que participou na noite mais longa da festa mais importante de Ponte da Barca – a Romaria do São Bartolomeu, a 23 de agosto de 2023.
A ideia de participar no São Bartolomeu com uma rusga surgiu e a letra e música foram escolhidas, adaptadas e depois de alguns ensaios, todos estavam prontos a participar. A alegria, diversão e a participação entusiástica nesta tradição local e regional foi para todos motivo de orgulho, identificação e reconhecimento.
Ao longo dos anos que frequentaram o primeiro ciclo na Escola Básica de Crasto, estas crianças e as suas famílias, realizaram muitas atividades em conjunto sendo um grupo unido e um exemplo a seguir no que se refere à participação, valorização, apreciação e envolvimento em todas as atividades tanto na escola como extraescola.
Não podia haver melhor forma de finalizar este ciclo; são estes momentos que nos fazem crescer e que ficarão na nossa memória.
A todos, desejo muito sucesso na nova etapa que iniciará em setembro com a certeza de que continuaremos, para sempre, unidos.
Arminda Alves
Professora 4CR da Escola Básica de Crasto
A turma 9.º B Celebrou a amizade com aventuras no Diverlanhoso!
A turma 9.º B Celebrou a amizade com aventuras no Diverlanhoso!
Com o ano letivo a chegar ao fim os alunos do 9.º ano prepararam-se para fechar mais um ciclo das suas vidas e iniciar um novo percurso mais exigente e determinante para o seu futuro. A par dos desafios académicos dos últimos anos, construíram relações de cumplicidade e partilha que contribuíram para o sucesso e felicidade de cada um, assim como para o desenvolvimento do seu caráter e papel na comunidade.
O 9ºB decidiu celebrar esta mudança com uma aventura de dois dias no Diverlanhoso para sedimentar as amizades construídas do 3º ciclo para a vida. Esta decorreu nos dias 13 e 14 de julho, contando com a participação de todos os alunos da turma, acompanhados pela Diretora de turma e pela professora de Geografia.
O grupo participou em múltiplas atividades que, para além de grande diversão, promoveram o fortalecimento do companheirismo e amizade entre todos e criaram memórias preciosas e inesquecíveis.
A participação de todos nesta atividade apenas foi possível com a colaboração e patrocínio de diversas entidades às quais a turma está profundamente agradecida, nomeadamente: a empresa Sebastião da Rocha Barbosa, Lda, a Direção da Escola, a Diretora de Turma, os professores do Conselho de Turma, os Encarregados de Educação e todos os alunos que se envolveram ativamente neste projeto.A turma está de parabéns! É um exemplo a perpetuar na comunidade escolar
Turma 9.ºB
Ano letivo 2022.2023
Exposição "Célébrer la Francophonie"
Exposição "Célébrer la Francophonie"
A exposição "Célébrer la Francophonie" esteve patente no polivalente da Escola Secundária de Escolas de Ponte da Barca, durante o mês de junho, e é uma mostra de trabalhos realizados por alunos,utilizando materiais reciclados e relacionados com a França.
Essa exposição não só destaca a dimensão cultural, como também promove a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais.
O desafio proposto pelas professoras de francês Carmo Lopes, Fátima Mesquita e Isabel Pereira foi “O que é que te faz lembrar a França?”.
Esta mostra foi a resposta ao desafio. Os alunos das turmas dos 7º (A,B,C,D;E) 8º ( B, C, D, E) e 9º (B, C, D, E) brindaram os visitantes com trabalhos que contam uma história, retratando diferentes aspetos da cultura francesa, como seus monumentos, gastronomia, moda, perfumes, marcas…
Os artistas demonstraram criatividade e habilidade ao transformar materiais reciclados, desde papel higiénico, tampas, plasticina, cartão, tampas, palhas, madeira, palitos, lã, esferovite, entre outros, em belas obras de arte.
A exposição "Célébrer la francophonie" é uma inspiradora combinação de criatividade artística, celebração cultural e consciência ambiental.
Se estiver curioso, veja o nosso filme!
As professoras: Carmo Lopes, Fátima Mesquita e Isabel Pereira
Encerramento do ano letivo em Crasto
Encerramento do ano letivo em Crasto
Foi com pompa, entusiasmo e alguma nostalgia que encerrou mais um ano letivo! Para celebrar este momento, a Escola Básica de Crasto organizou um convívio/arraial entre toda a comunidade escolar, onde se fez referência a muitas das atividades desenvolvidas, aprendizagens, aventuras e outros momentos significativos que os alunos aqui viveram, experienciaram e que certamente os ajudaram a crescer e ficarão marcados na memória de cada um.
Para os finalistas do pré-escolar e do 4º ano chegou ao fim uma etapa académica, simbolizada pela entrega dos diplomas, cartolas e bengalas. Entre risos e choros foi sem dúvida alguma, um momento muito importante para todos os envolvidos.
Seguidamente entoaram a canção dos finalistas.
Recompostas as emoções, todos os alunos dançaram ao som das marchas populares, seguindo-se um delicioso churrasco, digno de um verdadeiro arraial.
Aos representantes dos pais de cada turma e a toda a comunidade educativa em geral, muito obrigada pela colaboração e generosidade com que abraçaram este convite. A verdadeira escola faz-se com todos e para todos.
Muito obrigada e Bem Hajam!
As docentes da Escola Básica de Crasto
Crasto na Magikland
Crasto na Magikland
No mundo mágico das crianças
a palavra de ordem é brincar.
Jerônimo Neto
Encerrando mais um ano letivo e dando seguimento à sua prática educativa, que valoriza as aprendizagens de forma divertida e significativa, a Escola Básica de Crasto, no dia 30 de junho, realizou uma visita de estudo/convívio de toda a comunidade escolar ao Parque de Diversões – Magikland em Penafiel.
Todos puderam desfrutar de momentos maravilhosos e de muita diversão, utilizando os vários espaços temáticos que o parque disponibiliza.
Foi, sem dúvida alguma, uma atividade enriquecedora para os alunos, promovendo o convívio e diversão entre todos. E, porque somos tudo aquilo que vivemos, conhecemos e experimentamos, guardamos na nossa memória momentos que nos fazem felizes..., estamos em crer que estes momentos jamais se esquecerão!
Fica o desejo de no próximo ano terem uma nova experiência, onde as emoções e os sorrisos estejam bem presentes!
Desde já, a Escola Básica de Crasto agradece a todos os que tornaram esta atividade possível, encarregados de educação e juntas de freguesia.
Bem hajam!
As docentes
Final de ano letivo na Escola Básica Diogo Bernardes
Final de ano letivo na Escola Básica Diogo Bernardes
Caros alunos, professores, assistentes operacionais e demais comunidade escolar…
Acabou o ano letivo.
Todos os anos, termina uma etapa e o que se repete é tão simplesmente algo irrepetível!
São novos alunos, são novas nostalgias e novas saudades que já se anteveem.
Para todos os alunos, é um até já, pois estamos próximos e a todo o momento nos vemos. Esta Escola, que foi a vossa e vai continuar a sê-lo, em que alguns apenas mudam de ciclo e conhecerão novos professores e novos desafios irão encontrar, continua a abraçar cada um de vós.
Em nós, fica a sensação do dever cumprido e a esperança de que o vosso percurso num novo ciclo, ou no mesmo, seja cheio de sucesso e realizações pessoais.
Em nome de toda a Comunidade Escolar, desejamos-vos o melhor! Trabalhem, estudem e não se esqueçam de, em simultâneo, ser felizes, muito felizes! Levar a vida com maturidade e responsabilidade, mas com muita leveza. Cuidem-se e não se esqueçam de tratar bem todos os que cruzarem o vosso caminho.
Cuidem das pessoas, cuidem do ambiente, cuidem do Planeta Terra e Cuidem-se!
Temos que vos agradecer a oportunidade de aprendermos com vocês, assim como vocês aprendem connosco. Acreditem: é um privilégio!
Para os finalistas, a distância física é curta, mas o foco está voltado para novos desafios e novos projetos. Em parte, deixam de ser os “nossos meninos” e passarão a ser os adolescentes do 2.º Ciclo.
Como disse Séneca, "A vida não é breve. Ela é suficiente. Nós é que perdemos tempo com coisas inúteis." Vivam de forma alegre, descontraída e útil!
Boa sorte a todos!
Professora Rosa Maria Sousa



































