António Cerqueira vence concurso escolar "Desenhar a Moeda”
António Cerqueira vence concurso escolar "Desenhar a Moeda”
Na passada sexta-feira, em Viana do Castelo, o seminário final do projeto "School4All Alto Minho”, dinamizado pela CIM Alto Minho e apoiado pelo cofinanciado pelo Programa Operacional Norte 2020/ FSE – Fundo Social Europeu, encerrou com a cerimónia pública de entrega do prémio da 4ª edição do concurso escolar "Desenhar a Moeda", subordinado à temática "O Conhecimento".
O concurso escolar "Desenhar a Moeda”, dinamizado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho), elegeu como vencedor António Pires de Oliveira Parente Cerqueira, aluno do 5.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes, do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, que em 2024 verá a sua moeda em circulação.
Destinado à participação coletiva ou individual de todas as crianças e jovens estudantes dos estabelecimentos educativos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos dez concelhos do Alto Minho, este concurso teve como objetivo estimular a criação artística e numismática, mas também sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimentos entre gerações. A iniciativa foi promovida no âmbito do trabalho desenvolvido pela CIM Alto Minho no projeto School4All.
Subordinada à temática "O Conhecimento”, a quarta edição do concurso, realizada no ano letivo de 2022-2023, foi realizada pela primeira vez à escala de uma comunidade intermunicipal, tendo despertado o interesse de cerca de 160 crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico de 11 agrupamentos escolares do Alto Minho, que criaram um desenho para uma moeda de coleção comemorativa utilizando técnicas manuais ou digitais.
Para além do primeiro prémio, foram atribuídas menções honrosas a dois alunos do 6.º e do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Arcozelo, Ponte de Lima, tendo ainda sido selecionados 60 trabalhos de alunos que integram igualmente uma exposição que ficará patente na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo até finais de julho. Esta será uma exposição itinerante que, em momento oportuno, também visitará Ponte da Barca.
A comunidade escolar aproveita esta oportunidade para testemunhar o seu apreço a todos os alunos que se sentiram desafiados a participar e, de modo muito especial, para saudar e felicitar o António Cerqueira pelo prémio conquistado. Uma comunidade faz-se do trabalho e contributo de todos e o reconhecimento, de que todos gostam, estimula todos os seus elementos a procurarem, sempre, fazer ainda melhor!
Obrigado António!
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "O virar de uma página…"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "O virar de uma página…"
Marchas de S. João enchem de brilho Ponte da Barca
Marchas de S. João enchem de brilho Ponte da Barca
Após três anos de interregno causado pela pandemia de Covid-19, Ponte da Barca encheu-se de brilho e cor com as Marchas de S. João, embelezadas pelos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte de Barca.
O ponto de encontro foi a Praça da República que, no coração da vila, se tornou o palco de uma festa que reuniu muitos familiares e amigos para verem e aplaudirem o desfile e as coreografias realizadas pelas crianças trajadas a rigor.
Agradecemos aos encarregados de educação a colaboração dos adereços, aos assistentes operacionais, à Direção do Agrupamento, à Câmara Municipal de Ponte da Barca, à Junta da União de Freguesias de Ponta da Barca, Paço Vedro de Magalhães e Vila Nova de Muía e à GNR pelo contributo para o sucesso desta atividade.
As Educadoras
Alunos do 4.º C participam na produção do “Dicionário Ilustrado do Alto Minho”
Alunos do 4.º C participam na produção do “Dicionário Ilustrado do Alto Minho”
A turma do 4.º C da Escola Básica Diogo Bernardes, sob a orientação da respetiva professora titular, Adelaide Leite, participou ativamente na construção do “Dicionário Ilustrado do Alto Minho”, ou melhor, do “Dicionário livre e delirante feito a partir de uma colheita de palavras nas terras do Alto Minho”, uma obra que acaba de vir a público, proporcionando uma viagem fantástica pelos dez concelhos que integram este território.
Numa primeira fase, o autor do texto, Raul Pereira, e a ilustradora do capítulo relativo a Ponte da Barca / Terra da Nóbrega, Marta Madureira, interagiram com a turma, no sentido de selecionarem as palavras-chave ou aspetos a explorar na história ilustrada e no dicionário, tendo a colheita caído em “castelo”, “espigueiro”, “Pai-Velho”.
Concluída a obra, aconteceu por estes dias um segundo momento na biblioteca Escolar, com a apresentação do trabalho final, um belo livro que valoriza o património material e imaterial dos dez concelhos do Alto Minho.
A sessão, que contou com a presença do Diretor do Agrupamento de Escolas, Carlos Louro, e também de Raul Pereira e do ilustrador Hélder Dias, foi enriquecida com uma exposição itinerante – 12 painéis, fazendo um conjunto de quatro "paliteiros" – com as ilustrações do livro.
Na oficina, os alunos do 4.º C ouviram o texto sobre Ponte da Barca na voz do próprio autor, e, sob a orientação do artista plástico, tiveram ainda oportunidade de produzir um artefacto inspirado na figura do Pai-Velho.
No final do encontro, cada um dos alunos foi presenteado com um livro, que fica como testemunho de mais uma experiência marcante no esforço diário de promoção do livro e da leitura e de afirmação da História local, reforçando o desígnio da construção de uma “Escola a Ler”.
Recorde-se que este projeto colaborativo potenciador de pedagogias alternativas, que reescreve e consolida a identidade territorial, acontece no âmbito do “+REDE”, cujo objetivo passou pela dinamização e acompanhamento transversal do Plano Intermunicipal Integrado de Combate ao Insucesso Escolar no Alto Minho, promovido pela CIM Alto Minho.
Biblioteca Escolar
Um Peddy Paper para terminar o ano…
Um Peddy Paper para terminar o ano…
Catorze de junho de dois mil e vinte e três, dez horas e quinze minutos: a primeira turma sai da escola com umas folhas na mão, mas sem telemóvel. Era o início do Peddy Paper dos alunos do 2.º ciclo, sem recurso à internet.
Os Diretores de Turma escolheram esta atividade para terminar o ano letivo, por duas razões: uma primeira, para ser uma maneira diferente de acabar este ano; uma segunda, porque exigia aos alunos um pouquinho de atenção, perspicácia e aplicação de alguns conhecimentos adquiridos no decorrer do ano letivo, incluindo os de história local.
Foi um percurso engraçado, apimentado por algumas questões enigmáticas, mas que, com uma ajudinha dos professores acompanhantes, foi levado a bom termo em todos os sentidos. As imagens apresentadas completam o que as palavras nem sempre conseguem exprimir.
Os Diretores de Turma do 2.º ciclo desejam a todos os alunos e respetivas famílias umas boas férias, retemperantes, no sentido de, no início de setembro, estarem prontos para uma nova etapa de vida escolar.
Até lá, um bem-haja para todos!
Os Diretores de Turma do 2.ºciclo
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Avós e netos, na sua cumplicidade!..."
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Avós e netos, na sua cumplicidade!..."
Campanha - Uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
Campanha - Uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
Campanha nas escolas que sensibiliza para o uso saudável da tecnologia durante o período de férias escolares
A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, com o apoio da Geração Cordão e do Instituto de Apoio à Criança, divulga de novo a Campanha “Férias: um lugar tecno saudável!”, que visa sensibilizar crianças e jovens para o uso saudável da tecnologia durante o período das férias escolares.
Esta campanha, dirigida a pais/encarregados de educação e a todos os agentes educativos, propõe uma viagem a esse lugar especial, onde todos poderão desfrutar de férias em segurança, e onde é privilegiado o bem-estar físico e mental. Consulte a brochura com recomendações para o uso saudável da tecnologia.
Consulte também as recomendações vídeo para o uso saudável da tecnologia dadas por especialistas e por figuras públicas.
Mais informações em: https://www.seguranet.pt
Mais um ano, mais um projeto, mais vida…
Mais um ano, mais um projeto, mais vida…
Na Escola Diogo Bernardes, professores e alunos do 2.º ciclo terminaram o ano letivo num ambiente de confraternização, de realização e de solidariedade. Que trilogia!
Embarcados num espírito de defesa da sustentabilidade do nosso Planeta, através dos projetos Não Metas água! e Escolas Solidárias, e tendo sempre presente que o que para nós está a mais para outros pode ser um maná caído dos céus, trabalhamos no sentido de passarmos uma mensagem solidária e responsável, que de tão pertinente e atual ainda mais valorizou todo o esforço despendido. Assim, com a verba conseguida na realização da Feirinha Solidária procuramos brindar a APPACDM de Ponte da Barca com a oferta de um bombo e duas caixas. Para o efeito, os Baquetas ao Rubro, nome do respetivo grupo de percussão, deslocaram-se até à nossa escola, no último dia de aulas – 14 de junho -, e brindarem-nos com diversas atuações, já com os novos instrumentos a ribombarem. Brilhante!
Nesta cerimónia também se procedeu à entrega do prémio da melhor fotografia, relativa ao concurso fotográfico sobre a água, tendo a escolha recaído na turma do 5.º E, cuja Diretora de Turma é a professora Cristina Pires.
Resta um agradecimento e um bem-haja a todos os que trabalharam e participaram nestas atividades.
Os Diretores de Turma do 2.º ciclo
VISITAS DE ESTUDO – 2.º CICLO
VISITAS DE ESTUDO – 2.º CICLO
Na véspera do final do ano letivo, os alunos dos quinto e sexto anos da Escola Básica Diogo Bernardes deixaram por dias as salas de aulas e deslocaram-se para outras paragens, onde também puderam aprender por outros modos. Além disso, conviveram entre eles e com os professores que os acompanharam, despertaram para novas experiências e recordaram ou aprenderam coisas novas.
Os destinos das visitas foram diferentes: enquanto os alunos do 6.º ano se deslocaram até à MagicLand, em Penafiel, os do 5.º ano foram até Vila Nova de Gaia, ao Zoo de Santo Inácio. Apesar da diferença de espaços, prevaleceu a alegria, o informalismo e a sã convivência. O tempo, apesar de estar previsivelmente chuvoso, surpreendeu-nos com a manutenção de condições aceitáveis, não fôssemos nós estarmos no mês dos santos populares.
Os alunos gostaram do dia e pediram mais. Para o ano, possivelmente!
Os Diretores de Turma do 2.º ciclo
Feirinha Solidária
Feirinha Solidária
No âmbito do projeto transversal que os alunos do 2.º ciclo estão a desenvolver, apelidado “Não metas água!”, teve lugar no passado dia 24 de maio uma feirinha, na Praça da República desta nossa Vila.
A sensibilização para os alunos foi aperfeiçoada a partir da atividade “TO BE GREEN”, através da qual foram alertados para questões de sustentabilidade ambiental, relacionadas com o consumo da água e a confecção da roupa. Por isso, foram sensibilizados para a importância de sabermos comprar, fazendo opções racionais. A mensagem de que roupa usada não é lixo, e que aquilo que para alguns não tem valor, pode para outros ser uma lufada de ar fresco, teve um grande impacto. Assim, foram desafiados a pesquisar em casa artefactos que já não usassem, mas que estivessem em boas condições, e que pudessem ser utilizados por outras pessoas. Os alunos participaram com empenho e com muitas doações, o que tornou difícil o seu escoamento. As imagens da atividade revelam bem o espírito altruísta e comunitário dos nossos alunos e respetivas famílias.
A receita obtida reverteu a favor da APPACDM de Ponte da Barca, através da aquisição de três bombos para o grupo musical dessa instituição.
Relacionado também com o consumo sustentável da água foi lançado um desafio às turmas para escolherem uma fotografia que alertasse para esta questão. Essas fotografias foram expostas ao público no local da Feirinha e as pessoas podiam votar naquela que achavam a melhor.
Por uma Terra que não seja um planeta árido e seco, estamos aqui como promotores dos GUARDIÕES DA ÁGUA!
Os Diretores de Turma do 2.º ciclo













































