A inevitabilidade da razão - "Qual é a natureza do pensamento?" (Clara Marinho, 10ºB)
A inevitabilidade da razão - "Qual é a natureza do pensamento?" (Clara Marinho, 10ºB)
Sarau Cultural "Portugal na UE" - 9 de maio de 2023
Sarau Cultural "Portugal na UE" - 9 de maio de 2023
No dia 9 de maio, pelas 20:30h, realizar-se-á um Sarau Cultural comemorativo do “Dia da Europa”, organizado pelos alunos de Geografia C, do 12.ºano.

3.º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
3.º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
No dia 22 de abril realizou-se, no pavilhão municipal de Caminha, o encontro distrital de ginástica acrobática nível elementar e avançado e o encontro de tumbling e trampolins. Neste encontro, a nossa escola teve a participação de 39 atletas e 4 juízes, dos quais 20 são da escola de Crasto.
A prova decorreu desde as 9.30h até às 12.30h, estando presentes as escolas de Caminha e Correlhã, com cerca de 50 alunos.
Todos os participantes tiveram óptimas prestações e no final procedeu-se à entrega de medalhas. Alguns alunos da nossa escola ficaram apurados para o regional, nomeadamente: 1 par feminino e 2 trios femininos de ginástica acrobática. No tumbling e no mini trampolim obtiveram-se 4 medalhados no nível elementar, da escola de Crasto.
Grupo de ginástica acrobática e de trampolins do desporto escolar
Mafalda Cardoso, Michael Sousa e Sérgio Gomes
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "As Mulheres e o mundo cor-de-rosa"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "As Mulheres e o mundo cor-de-rosa"
A inevitabilidade da razão - "Inteligência Artificial nos Tribunais" (Afonso Cerqueira, 10ºB)
A inevitabilidade da razão - "Inteligência Artificial nos Tribunais" (Afonso Cerqueira, 10ºB)
HINO À TERRA...
HINO À TERRA...
A 22 de abril relembramos a importância de comemorar o Dia do nosso habitat natural, a TERRA, maltratada impiedosamente devido à inconsciênca, à cobiça... em suma, à irresponsabilidade do ser humano!
Através da escrita, podemos agir, partilhando e difundindo o nosso pensamento crítico! É, com esse propósito, que apresentamos o texto poético elaborado no âmbito da disciplina de português.
Resta-nos desejar que as palavras não ecoem em vão e que passemos todos à ação para preservar o nosso bem supremo!
Os alunos do 7ºC e a sua professora de português

Imagem de rawpixel.com no Freepik
A TERRA
Terra… lugar mais do que centenário
É mais do que simples cenário
É um lugar cíclico de vida e de morte
É um lugar simultaneamente frágil e forte...
Carrega silenciosamente a sua destruição
Por culpa do ser humano e dos seus atos de poluição
Tantas espécies de vegetais
mas, também de animais…
Impiedosamente sofrem e gritam
Agitam-se por um mundo que anseiam
SER de paz, de vida e de respeito!
Será tão difícil aceitar este feito?
Terra… um lugar calmo para relaxar
descobrir, sentir… explorar!
Tão igual e diferente ao mesmo tempo
Num local não chove, noutro agita-se o vento
Erguida misteriosamente e herdada como legado
Já não é tratada como lugar sagrado
Sangra inocentemente maltratada pelo homem, seu vilão!
E mesmo assim, continua serena a mostrar VIDA… compaixão!
O planeta Terra, só se tenta defender
Usando desesperadamente o seu poder
As catástrofes naturais estão cada vez mais a acontecer
É a Terra a sofrer… a debater-se!
Os homens gritam: “Que avassalador!... a Terra só nos traz Dor!”
Haverá maior injustiça? O ser humano não entende o impacto da sua cobiça?
O querer mais sem razão nem medida
Leva-nos a um mundo tramado de desperdício e sem vida
Terra, de ti, quero tratar
A minha vida quero continuar
Terra, continua a ser a fortaleza
Ergue de novo o teu esplendor, a tua GRANDEZA!
A “História de um Homem do Povo” e o 25 de Abril
A “História de um Homem do Povo” e o 25 de Abril
A “História de um Homem do Povo”, de José Maria Alves, foi o ponto de partida para uma interessante conversa do autor do livro com os alunos do 5.º ano, em que a vida, há várias décadas, e também o 25 de Abril e as mudanças que a Revolução trouxe estiveram no centro das atenções.
Ao longo de duas sessões organizadas pela Biblioteca Escolar, José Maria Alves partilhou, num tom muito próximo e afetuoso, as suas memórias de infância, as dificuldades/ carências por que passou, os tempos da escola primária e os brinquedos daquela época, que as próprias crianças construíam.
Outro aspeto que despertou grande interesse teve a ver com o início, apenas com 13 anos, da sua vida ativa para ajudar a família, primeiro em Lisboa e, depois, em França.
Desses tempos, foi com enorme curiosidade que os miúdos ouviram o relato de uma situação em que o autor, na altura um jovem de 18 anos, foi expulso pela PIDE, com “um pontapé no rabo”, do comboio que ia para a França, ficando abandonado, em Canas de Senhorim. E como teve de se “desenrascar” durante a noite, prosseguindo viagem às escondidas e atravessando, clandestinamente, a fronteira entre Portugal e Espanha.
Neste contexto, José Maria Alves partilhou com forte emoção a sua memória do 25 de Abril, “o grande acontecimento histórico do nosso país, que eu vivi intensamente e com grande sentimento de liberdade.” Este dia “mudou para sempre a vida de todos os Portugueses e a minha, pois sabia que a partir daquele momento jamais seria pontapeado pela PIDE.”
Inspiradas no livro “História de um Homem do Povo”, em que o autor relata, na primeira pessoa, o seu percurso de vida, resiliente e inspirador, ao longo dos seus 70 anos, as duas sessões pretenderam promover a troca de vivências, favorecer o diálogo intergeracional, avivar memórias e celebrar de “viva-voz” o espírito de Abril e a força da Liberdade.
Aliás, para celebrar Abril, os alunos, de cravo na mão, sob a orientação da docente Daniela Pereira, professora de Educação Musical, brindaram o convidado com a interpretação de duas músicas – “Somos Livres” (Ermelinda Duarte) e “Venham mais cinco” (Zeca Afonso).
De mãos dadas, visitaram também a exposição patente no átrio do bloco C da Secundária, uma mostra que recupera materiais que ilustram a receção do 25 de Abril há 49 anos, através da imprensa de expansão nacional e também ao nível local, com o jornal “O Povo da Barca”.
Biblioteca Escolar
INICIADOS MASCULINOS DE BASQUETEBOL APURADOS PARA O REGIONAL
INICIADOS MASCULINOS DE BASQUETEBOL APURADOS PARA O REGIONAL
Após ter vencido a fase Inter CLDE Viana-Braga, a equipa de Iniciados Masculinos de Basquetebol da Escola Secundária de Ponte da Barca apurou-se para a Fase Regional.
Depois da equipa de Iniciadas Femininas, também a equipa masculina do mesmo escalão conseguiu o apuramento para a Fase Regional, a realizar em Viana do Castelo, a 6 de maio.
Foi no último sábado, em Guimarães, que se disputou a final da fase Inter CLDE Viana-Braga, onde a equipa da nossa Escola se sagrou vencedora. Após um primeiro jogo com a equipa da Escola de Fafe, em que os atletas barquenses venceram com facilidade, coube-lhes defrontar a forte equipa da EB2/3 de Abação, vencedora no jogo com a Escola António Feijó de Ponte de Lima. Num jogo muito renhido, onde a alternância no marcador foi uma constante, a equipa barquense, com uma parte final muito forte, conseguiu levar de vencida a equipa vimaranense.
Com este resultado, a equipa da Secundária de Ponte da Barca, não só se classificou em primeiro lugar, como conseguiu apurar-se para a Fase Regional, acompanhando a equipa feminina que já tinha sido apurada em jornada anterior.
Nesta jornada, a equipa foi constituída por Rodrigo Oliveira, Tomás, Santiago, Gonçalo, Adriano, João Menezes, Afonso Lopes, Afonso Cardiga, Davide Esteves, Diogo Lira, Leonardo e Francisco Ribeiro, orientados pelo professor Lima, por impossibilidade do professor Eugénio.
Além destes intervenientes, também o João Araújo, o Guilherme Catalão, o Hugo e o Diogo foram muito importantes neste apuramento, pela sua participação nas jornadas anteriores.
Um agradecimento especial à Sara e à Íris pela sua presença no ajuizamento dos jogos.
Para que seja conseguido o pleno, falta o apuramento da equipa de Juvenis Femininos, constituída pelas campeãs nacionais de Iniciadas do ano transato, que no próximo sábado irá tentá-lo contra a forte equipa da Escola Secundária de Ponte de Lima, campeã nacional de Juvenis do ano 2022.
Para todos os atletas das equipas apuradas, continuação de muito trabalho, de forma a nos apresentarmos condignamente na Fase Regional e, eventualmente, podermos representar a região Norte na Fase Nacional, a disputar em Óbidos, de 18 a 21 de maio.
Prof. Carlos Lima,
Desporto Escolar
Escola Aberta (de 26 de abril a 11 de maio)
Escola Aberta (de 26 de abril a 11 de maio)
O Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca dá a conhecer a iniciativa Escola Aberta e convida todos os encarregados de educação dos futuros alunos que venham a frequentar o nosso agrupamento, nomeadamente no 1.º ano de escolaridade, a conhecer as instalações e funcionamento das nossas escolas.
Esta iniciativa decorrerá entre os dias 26 de abril e 11 de maio de 2023.
Poderão fazer as marcações das visitas no cartaz que se apresenta.
O Diretor,
Carlos Louro




















