"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Direito a uma velhice digna"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Direito a uma velhice digna"
Alunos do 6.º ano visitam Centro Histórico de Ponte da Barca
Alunos do 6.º ano visitam Centro Histórico de Ponte da Barca
Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas concluíram, esta terça-feira, um ciclo de visitas guiadas, com a realização de um “peddy paper”, pelo Centro Histórico de Ponte da Barca.
Coincidindo com o Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, criado em 28 de março de 1993, a iniciativa “Ao Encontro da História Local” – promovida pela Biblioteca Escolar e pelo Plano Nacional das Artes, em articulação com os Conselhos de Turma do 6.º ano – proporcionou aos alunos um outro olhar bem mais significativo sobre espaços e figuras que fazem parte do seu quotidiano.
O núcleo central da visita foi o Centro Histórico, nomeadamente o Largo da Misericórdia, o Jardim dos Poetas, com o Mercado Pombalino e o Pelourinho, e ainda o Centro Interpretativo do Património Fernão de Magalhães.
Para além dos espaços e da riqueza histórica que lhes está associada, a conversa alargou-se também a figuras como Maria Lopes da Costa, os irmãos Diogo Bernardes e Frei Agostinho da Cruz e, naturalmente, Fernão de Magalhães. Aliás, a visita terminou junto ao monumento a Fernão de Magalhães, na Praça com o seu nome.
Recorde-se que a data escolhida para as celebrações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses está intimamente ligada a uma das figuras da cultura portuguesa que melhor defendeu o património nacional, Alexandre Herculano, nascido a 28 de março de 1810.
A Organização
2º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
2º Encontro de ginástica acrobática, tumbling e trampolins
No dia 25 de março realizou-se, na nossa escola, o encontro de ginástica acrobática nível elementar e avançado e o encontro de tumbling e trampolins. Neste encontro, a nossa escola teve a participação de 33 atletas e 7 juízes, dos quais 20 são da escola de Crasto.
A prova decorreu desde as 9.00h até às 12.30h, no mini ginásio, onde estiveram presentes familiares para assistir e apoiar os seus atletas.
Estiveram presentes as escolas de Caminha e da Correlhã com mais 40 alunos.
Todos os participantes tiveram óptimas prestações e no final procedeu-se à entrega de medalhas.
De realçar a boa disposição e entusiasmo de todos os presentes.
Grupo de ginástica acrobática e de trampolins do desporto escolar
Mafalda Cardoso, Michael Sousa e Sérgio Gomes
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A controvérsia de uma Central Nuclear Portuguesa"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A controvérsia de uma Central Nuclear Portuguesa"
Alunos aplaudem “O Principezinho”
Alunos aplaudem “O Principezinho”
Alunos dos 2.º e 3.º Ciclos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram na apresentação da adaptação teatral da "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, levada a cena pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil.
Com encenação de Ana Costa, o espetáculo foi a palco no auditório da EPRALIMA, em Ponte da Barca, e entusiasmou os participantes, face à riqueza das múltiplas linguagens cénicas e à qualidade do desempenho dos atores, a maioria dos quais são colegas de escola.
Recorde-se que “O Principezinho” é uma história intemporal, destinada “a todas as crianças, as que ainda o são, as que já o foram um dia e as que nunca deixarão de o ser.”
Biblioteca Escolar
Deliberação n.º 338/2023, de 24 de março
Deliberação n.º 338/2023, de 24 de março
A Deliberação n.º 338/2023 fixa os pré-requisitos exigidos para a candidatura à matrícula e inscrição no ensino superior no ano letivo de 2023-2024.
VISITA DO PROJETO KID FUN - EDUCAÇÃO PARA VALORES
VISITA DO PROJETO KID FUN - EDUCAÇÃO PARA VALORES
As Escolas Básicas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca nos dias 6 a 10 de março de 2023, acolheram a visita do PROJETO FUN KID – EDUCAÇÃO PARA VALORES.
Esta iniciativa da Fundação Benfica, tem como principal objetivo apoiar a Escola e a Família na educação das crianças, ao nível do SABER SER, motivando-as à descoberta e aprofundamento dos VALORES FUNDAMENTAIS DE CONDUTA E VIDA EM SOCIEDADE.
Nesta actividade participam todos os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento, sendo trabalhados nas sessões práticas e motivacionais os seguintes valores RESPEITO, SUPERAÇÃO, VERDADE, EXCELÊNCIA, HUMILDADE, RESPONSABILIDADE, FAIR-PLAY, COOPERAÇÃO, AMIZADE E COMPROMISSO.
Coordenador da Escola Básica Diogo Bernardes
Filipe Rego
A Magia da Escrita e da Ciência na defesa do Meio Ambiente
A Magia da Escrita e da Ciência na defesa do Meio Ambiente
O fascínio da escrita, do ilusionismo e da ciência estiveram no centro de uma apaixonante conversa que Filipe Monteiro manteve com os alunos do 4.º ano da Escola Básica Diogo Bernardes.
Explorando a sua obra “Mestre Carbono, o Cientista”, com ilustrações de Ana Beatriz Marques, o autor conversou sobre as alterações climáticas e sobre os desafios urgentes que se colocam a cada um de nós, para salvarmos a Natureza e a própria humanidade de uma catástrofe ambiental.
Numa linguagem simples, recorrendo a ilustrações, vídeos e a experiências científicas, com um certo “toque de magia”, Filipe Monteiro trabalhou um conjunto de cenários que podem ajudar a reverter a atual situação do aquecimento global, também causado pela excessiva libertação de CO2.
Neste contexto, apresentou o processo de conversão do dióxido de carbono no favorável oxigénio – a fotossíntese –, fazendo apelo à exploração sustentável do Meio Ambiente (Química Verde).
Para além de “Mestre Carbono, o Cientista” (obra PNL), o autor já publicou “O menino que sonhava salvar o mundo”, “O Segredo da Serra dos Candeeiros” e “O brinquedo que queria que brincassem com ele”.
Biblioteca Escolar
UM DIA FORA DA CAIXA
UM DIA FORA DA CAIXA
No passado dia 15 de março, cerca de duas centenas de alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Diogo Bernardes, acompanhados pelos seus professores e alguns assistentes operacionais, visitaram a cidade do Porto, para assistirem à encenação da obra “O Príncipe Nabo”, que foi levada à cena pela companhia “Cultural Kids”.
Esta iniciativa, organizada pela docente Fátima Mesquita em colaboração com os docentes do seu grupo disciplinar, revestiu-se de especial relevância, uma vez que este texto dramático é uma das obras de leitura obrigatória, no âmbito da Educação Literária, para os alunos do segundo ciclo do ensino básico.
Foi notório o entusiasmo dos participantes no decurso do espetáculo, sobretudo nos momentos musicais, traduzindo-se em numerosos e efusivos aplausos.
Para além da ida ao teatro, os alunos usufruíram de alguns momentos de convívio no Parque da Cidade do Porto e puderam almoçar num dos Centros Comerciais da cidade, o Mar Shopping.
Iniciativas deste género são sempre gratificantes, não só pelo convívio que proporcionam, mas também pelas aprendizagens que promovem, nomeadamente no que à disciplina de Português diz respeito.
E assim terminou um dia diferente, porque as aprendizagens também se fazem “fora da caixa”!
O grupo disciplinar de Português agradece a todos aqueles que deram o seu melhor, garantindo o sucesso desta atividade.
Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris
Alunos do 4.ºano da Escola Básica de Crasto visitam Paris
“Todos os nossos sonhos se podem realizar,
se tivermos a coragem de persegui-los.”
Walt Disney
Tudo começou com uma pequena ideia, um sonho… pouco a pouco, foi crescendo e finalmente, tornou-se realidade.
Com bastante antecedência, pais, alunos e professora puseram mãos à obra e começaram a trabalhar para organizar aquela que seria a viagem mágica dos nossos miúdos e graúdos.
Mas, o sonho não vem só, é necessário muito trabalho para o conseguir e assim, foram dias de trabalho colaborativo. Iniciou no Festival Folk Celta, continuou com a venda de produtos na Feira de Natal, com o cantar das Janeiras, com um jantar-convívio para angariação de fundos… momentos em família nos quais as crianças viram a ligação e o trabalho articulado dos pais com a professora… o objetivo: cumprir a missão - levar as crianças ao mudo da fantasia, o sonho de todos. Nestas atividades, as crianças participaram ativamente, foi uma enorme aprendizagem: quando desejamos algo, com esforço, dedicação, empenho e perseverança, podemos consegui-lo.
No dia 6 de março, iniciou a nossa viagem… uma viagem única e pioneira a nível do primeiro ciclo, no nosso Agrupamento… assim, pelas sete horas da manhã, partimos de Ponte da Barca. A alegria da viagem estava patente em todos, embora as crianças não soubessem muito bem para onde iam, já que o destino era surpresa.
Chegados ao aeroporto e após ter feito o check-in, os pequerruchos puderam explorar o aeroporto sendo que, para muitos, esta era a sua primeira viagem de avião. Uma mistura de nervosismo, agitação e alegria estavam patentes no início desta aventura.
Chegados a Paris, descoberta do destino: Disneyland Paris! Eufóricos!!
Fomos acomodados no Hotel Cheyenne onde ficamos hospedados, e após deixar a nossa equipagem nos quartos, a tarde do primeiro dia começou com a visita ao Parque Disneyland Paris, onde a magia acontece. O brilho nos olhos de cada um mostrou a alegria que sentiam. Todos desfrutamos das atrações e das personagens Disney com que nos fomos encontrando ao longo do Parque. Entre fotografias e abraços, o reino dos desenhos animados e da nossa infância.
A visita à Cidade Luz foi outro momento fabuloso. Circulamos pelas margens do Rio Sena, observamos a Catedral de Notre Dame a ser restaurada e seguimos até ao Museu do Louvre. Visitamos a ala DENON, salas 700-734 e observamos a obra mais conhecida e pela qual as crianças tinham mais interesse: A Gioconda de Leonardo da Vinci. Após a saída do Louvre, passamos pela Place de la Concorde onde vimos o Obelisco de Luxor, percorremos os Campos Elísios, admiramos o Arco do Triunfo e finalizamos na Torre Eiffel. Apreciamos as vistas de Paris, ao entardecer.
“Todo o nosso conhecimento
se inicia com sentimentos.”
Leonardo da Vinci
Estes quatro dias não foram apenas uma visita a Paris e ao Parque Disneyland Paris, foi muito mais do que isso: foi sobretudo o colocar em prática os Princípios que orientam, justificam e dão sentido ao Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: a visão de aluno num modelo de escolaridade que visa a qualificação individual e a cidadania democrática, os Valores por que se deve pautar a cultura de escola (Responsabilidade e integridade; Excelência e exigência; Curiosidade, reflexão e inovação; Cidadania e participação, e Liberdade) e as áreas de competências exploradas em todos os sentidos.
As aprendizagens não se encontram apenas dentro das quatro paredes da sala de aula e, estas crianças sabem bem disso. As vivências e aprendizagens conseguidas nesta viagem a Paris, ficarão para sempre nas suas memórias como um momento de diversão, de magia, cultural e turístico, de contacto com a arte, com diferente gastronomia e língua, com muito empenho e trabalho. Aprendemos todos que não há impossíveis quando nos esforçamos para conseguir alcançar os nossos sonhos!
Eles não sabem que o sonho
É uma constante da vida
Tão concreta e definida
Como outra coisa qualquer
(…)
Eles não sabem nem sonham
Que o sonho comanda a vida
E que sempre que o homem sonha
O mundo pula e avança
Como bola colorida
Entre as mãos de uma criança
António Gedeão
A todos os que nos ajudaram, o nosso doce e profundo agradecimento.
Estão prontos para a próxima viagem?
A professora Arminda Alves
Escola Básica de Crasto













































