À DESCOBERTA DO ENSINO SUPERIOR
À DESCOBERTA DO ENSINO SUPERIOR
Be Connected 2023 – Instituto Politécnico de Viana do Castelo
No passado dia 23 de fevereiro de 2023, turno da tarde, os alunos do ensino secundário, que frequentam o 12.º ano dos Cursos Científico-Humanísticos e do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, participaram no evento Be Connected 2023, promovido pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo.
O evento teve como objetivo promover o conhecimento dos cursos ministrados pela instituição de ensino superior em questão, possibilitando aos nossos alunos o diálogo com docentes, técnicos e alunos do ensino superior, a partilha de experiências e saberes, bem como a descoberta de novas perspetivas e horizontes.
Uminho Portas Abertas (UPA)
No dia 31 de março de 2023, os alunos do ensino secundário, que frequentam o 11.º e 12.º anos dos Cursos Científico-Humanísticos e do Curso Profissional Técnico/a de Multimédia, participaram no evento Uminho Portas Abertas (UPA), promovido pela Universidade do Minho.
Este evento decorreu no Campus de Azurém (Guimarães) e teve como objetivos dar informações sobre a oferta educativa da Universidade do Minho, proporcionar a participação nas atividades e workshops sobre temáticas variadas e oferecer a oportunidade de conhecer o ambiente académico.
Os alunos tiveram a liberdade de explorar o campus de forma autónoma, promovendo o sentido de responsabilidade e o envolvimento nas atividades de exploração vocacional, de acordo com os seus interesses, aptidões e expectativas relativas ao futuro.
O almoço foi servido na cantina da referida Universidade, permitindo aos alunos uma perceção mais abrangente da vida académica.
Viagens ao Futuro
As visitas de estudo supracitadas foram organizadas pelo Serviço de Psicologia e Orientação e contaram com a colaboração dos professores. Estas iniciativas, entre outras, dirigidas aos alunos, têm estimulado a vontade de prosseguir estudos no ensino superior, contribuindo para decisões vocacionais mais informadas e conscientes com impacto direto nas suas vidas pessoais e profissionais futuras.
Serviço de Psicologia e Orientação
Visita de estudo ao Porto
Visita de estudo ao Porto
No âmbito do PAA realizou-se no dia trinte de março uma visita de estudo à baixa do Porto. A visita de estudo destinou-se aos alunos de Geografia C (das turmas:12.º C e 12.ºD) e de História da Cultura e das Artes (11.ºC), com o intuito de inserir o Porto nos critérios das Cidades Globais e de estudar o Barroco, respetivamente.
O dia foi preenchido com a visita aos Clérigos, estação de S. Bento, mercado do Bollhão, Livraria Lello, Igreja de Santa Clara e culminou com o cruzeiro das 6 pontes em barco Rabelo, seguido da travessia pedestre da ponte D. Luís.
Pela recetividade dos alunos à atividade, esta merece continuidade nos próximos anos.
Os professores responsáveis:
Ana Isabel Lopes.
Graça pires,
Guilhermina Lopes,
Óscar Sousa
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Norma 01/JNE/2023 (atualizado a 06/04/2023)
Norma 01/JNE/2023
pág.12 - atualização da redação do n.º 2 (06/04/2023)
Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
Trilho MathCityMap e Probabilidades in situ
As aprendizagens realizadas fora da sala de aula são retidas na memória mais tempo, isto é, são mais duradouras. (Dillon et al., 2006)
Na manhã do dia 22 de março, os alunos das turmas A, B e C, do 12.º ano de escolaridade, puderam executar e consolidar os conhecimentos de Probabilidades e Cálculo Combinatório adquiridos na disciplina de Matemática A.
O desafio foi lançado pelas professoras da disciplina com o objetivo de trabalhar, em DAC (Domínios de Autonomia Curricular), as aprendizagens essenciais das disciplinas de Matemática A e de Português. Na ideação do projeto, privilegiou-se o desenvolvimento das seguintes áreas de competências: Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; pensamento crítico e pensamento criativo; e Relacionamento interpessoal.
Em contexto da Sala de Aula Digital, os alunos começaram por recorrer à aplicação MathCityMap, a fim de conceber trilhos matemáticos. Para a consecução do trabalho prático, e dado que a aplicação escolhida obriga a que as tarefas sejam formuladas e resolvidas in situ, os alunos criaram 16 tarefas originais, cuja realização teria de ser concretizada em diferentes locais de referência do município de Ponte da Barca: na Praça da República, na Câmara Municipal, na Biblioteca Municipal, na Igreja Matriz, na Ponte Medieval, e no Mercado Municipal, ou outros lugares escolhidos pelos alunos. Os enunciados das tarefas foram revistos na aula de Português, com a colaboração da docente da disciplina.
Para finalizar, os intervenientes – professoras e alunos – procederam à auto e heteroavaliação que evidenciou o empenho e o entusiasmo com que os discentes se envolveram na atividade. A utilização da aplicação foi uma mais-valia, já que lhes permitiu recordar conceitos de probabilidade de um modo lúdico e prático, fora da sala de aula. O DAC foi uma técnica pedagógica, reveladora de todas as potencialidades dos alunos, do ponto de vista académico e inter-relacional. Assim, foram cumpridos todos os objetivos que presidiram à sua arquitetura.
As professoras de Português e de Matemática A do 12.º ano de escolaridade
Atividade "Aquijazz"
Atividade "Aquijazz"
No passado dia 17 de março decorreu na escola Básica Diogo Bernardes a atividade "Aquijazz", promovido pela CIM Alto Minho, com a Produção da "Eventos David Martins"e colaboração das professoras de Ed. Musical deste agrupamento.
Tratou-se de uma atividade bastante interessante e enriquecedora para os alunos, que tiveram a oportunidade de contactar diretamente com um estilo musical que lhes é pouco familiar, tendo enriquecido os seus conhecimentos com a apropriação de aspetos interessantes sobre a história e o género musical em questão.
Ao longo da sessão, os alunos tiveram a oportunidade de participar ativamente na sessão, interagindo com os músicos, utilizando e explorando várias vertentes da expressão musical, como é o caso da componente vocal, instrumental e de improvisação.
Foi gratificante ver o interesse e entusiasmo dos alunos, tendo os mesmos dado um “feedback” bastante positivo.
O Grupo de Ed. Musical
Comunicado - Inscrições abertas para provas e exames (04/04/2023)
Comunicado - Inscrições abertas para provas e exames (04/04/2023)
Respirar a Barca – Pré- Escolar da EB Diogo Bernardes
Respirar a Barca – Pré- Escolar da EB Diogo Bernardes
No dia 30 de março as crianças da educação pré-escolar da Escola Básica Diogo Bernardes participaram na caminhada “Respirar a Barca”. O percurso decorreu entre a Escola Básica Diogo Bernardes e os espaços circundantes. Aproveitámos para visitar os espaços da escola sede do Agrupamento e o Quartel dos Bombeiros Voluntários.
Durante a caminhada foi evidente o ânimo e o entusiasmo demonstrado pelas crianças. Foi uma atividade muito enriquecedora!
As educadoras
DIA 2 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
DIA 2 DE ABRIL
DIA MUNDIAL DE CONSCIENCIALIZAÇÃO DO AUTISMO
O QUE SÃO AS PEA?
A perturbação do espetro do Autismo (PEA) é uma das mais graves perturbações de desenvolvimento, que resulta numa incapaciade que se prolonga durante toda a vida.Caracteriza-se por dificuldades específicas ao nível da comunicação e da interação social, variedade restrita de interessses e alterações do comportamento. Todas as pessoas com PEA são diferentes mas de um modo geral podem apresentar:
Dificuldades em comunicar e interagir com outras pessoas, pois podem não utilizar gestos, não perceber o estado emocional e as intenções do outro e não conseguir iniciar ou manter interações e relacionamentos.
Comportamentos, interesses e atividades restritas e estereotipadas, observáveis no discurso, nos movimentos motores ou no uso de objetos de forma repetitiva. Adesão excessiva a rotinas, rituais verbais e/ou de comportamentos, bem como grande resistência à mudança. E ainda reatividade reduzida ou excessiva a estímulos sensoriais.
AS 10 COISAS QUE UMA PESSOA COM PEA GOSTARIA QUE SOUBESSES:
- Antes de ser Autista, sou uma Pessoa.
- Tenho problemas sensoriais. Sensações que para ti são normais, para mim podem ser muito desconfortáveis.
- Tenho interesses especiais que me ajudam a desenvolver capacidades excecionais. Mas, os meus interesses podem não despertar curiosidade nos outros, nem o que lhes interessa me motiva a mim.
- Vejo o mundo de forma muito particular, gosto de tudo organizado e estruturado. Por isso, o dia-a-dia é caótico com tantas coisas imprevisíveis a acontecer.
- Quando falares para mim, diz-me coisas concretas. Eu não compreendo ironias e segundos sentidos.
- Posso ouvir o que dizes, mas muitas vezes não entendo. Compreendo melhor o que vejo.
- É difícil perceber o que os outros pensam e sentem. Por isso, não consigo colocar-me no teu lugar.
- Gosto de me relacionar com os outros. Às vezes, não sei como fazer e preciso de ajuda.
- As minhas birras são uma forma de comunicar. Às vezes, perco mesmo o controlo. Dá-me tempo e espaço.
- Não me critiques. Aceita-me como sou!
Eu prometo: EU VALHO A PENA. CONTO CONTIGO!!!!!
*Texto escrito com base em publicações da Fundação AMA.
Grupo 910 – Educação Especial



























