Dia Mundial da Alimentação
Dia Mundial da Alimentação
A Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca assinalou, a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação com a organização de diversas atividades, que tiveram como objetivo a sensibilização dos alunos e de toda a comunidade educativa para os problemas com que se debate o planeta no campo da nutrição e a necessidade de promover uma alimentação saudável e equilibrada.
O tema de fundo tratado no corrente ano foi a "Importância do Pequeno Almoço", que decorre da constatação de que muitos alunos chegam de manhã à escola sem fazer a primeira, e mais importante, refeição do dia.
Para procurar combater este problema, algumas turmas dos 5.º e 6.º anos assistiram, no auditório, a uma palestra sobre o tema, orientada pela professora Ilda Lopes, enquanto as outras turmas trataram esse mesmo tema na sala de aula com os professores de Ciências Naturais. Paralelamente, foram expostos alguns dos alimentos que devem ser consumidos num pequeno almoço saudável.
Cada aluno foi contemplado com um marcador de livro, onde estava inscrita uma mensagem sobre a importância do pequeno almoço.
A participação e interação nestas atividades foi muito elevada, o que leva a concluir que foram coroadas de êxito e os objetivos atingidos.
Grupo 230
Página de Facebook do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
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Exposição Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…
500 anos da outorga do “Foral da Terra da Nóbrega”
Exposição Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…
O átrio do bloco C da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca acolhe, ao longo desta semana, uma exposição intitulada “Terra da Nóbrega: Uma Viagem no Tempo…”, da autoria da Biblioteca Escolar em articulação com o Grupo de Artes Visuais.
A mostra – cuja abertura contou com a presença de Rosa Maria Arezes, deputada e docente do Agrupamento, de João Faria, em representação da Autarquia, dos membros da Direção e do Presidente do Conselho Geral, entre outras pessoas – propõe uma viagem pelos marcos mais relevantes da História da Terra da Nóbrega, desde as origens, até ao início do séc. XVI.
Assinalada é a progressiva afirmação da localidade “Barca” até passar a ser conhecida por “Ponte da Barca” e se transformar na “capital do Reino”, entre 7 e 30 de outubro de 1386, altura em que aqui assentou arraiais D. João I e a sua numerosa comitiva de cerca de duas mil pessoas.
A origem e os limites da Terra da Nóbrega, o castelo da Nóbrega (termo de origem celta que significa “local fortificado”), o castelo do Lindoso, os mosteiros românicos de São Salvador de Bravães, de São Martinho de Crasto e de Santa Maria Virgem de Vila Nova de Muía, e ainda a referência a um conjunto de figuras ilustres da Terra que muito contribuíram para a sua grandeza e para a glória da Pátria são alguns dos quadros que dão corpo à exposição.
Outras atividades durante a semana
Esta iniciativa do Agrupamento de Escolas surge no âmbito do programa alargado de comemoração dos 500 anos da outorga do Foral da Terra da Nóbrega.
Amanhã, às 12 horas, acontece, no auditório do Polo 1, a apresentação do documentário “Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo”, produção de Pedro Cerqueira e Luís Arezes, e da gravura “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega”, de Emanuel Cruz.
Para a quarta-feira, às 10,30 horas, no auditório do Polo 1, está agendado um colóquio com o Doutor António Matos Reis, que vai desenvolver o tema “Ponte da Barca à época do Foral Novo”.
A semana encerra com a realização de um a sessão intitulada “500 anos do Foral da Terra da Nóbrega: uma viagem no tempo…”, agendada para as 10,30 horas de sexta-feira, no auditório do Polo 2.
A Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca convida a comunidade barquense a associar-se a estas celebrações, participando nas diversas atividades, que contam com o patrocínio da Câmara Municipal.
A Organização
Plano Anual de Atividades para 2013/2014
Plano Anual de Atividades para 2013/2014
O processo ensino/aprendizagem tem o seu lugar privilegiado, no Concelho de Ponte da Barca, no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB), onde tudo deve ser programado e dinamizado. Contudo, hoje, circunscrevê-lo a esse espaço, considerando todas as outras fontes de formação e de aprendizagem - complementares e todas igualmente importantes -, é cerceá-lo na sua aplicação e alcance. Razão para as integrar no processo educativo.
Acresce ainda que, tratando-se de um Agrupamento com várias valências (ensino pré-escolar, ensino básico, ensino secundário, cursos de formação vocacional, cursos profissionais e ainda unidades de apoio à multideficiência), mais se impõe que o processo educativo ultrapasse os muros das escolas e procure outras realidades, promovendo-se a troca de experiências e validando-se saberes.
Assim, o Plano Anual e Plurianual de Atividades (PAA) deverá ser enriquecido pela qualidade e variedade das propostas: visitas de estudo, debates, exposições, etc. De um modo geral, com o PAA, pretende-se melhorar enriquecer e ampliar conhecimentos, estimular a curiosidade, abrir apetências e desenvolver valores.
As atividades a dinamizar, propostas pelas estruturas de orientação educativa, têm de estar em conformidade com o Projeto Educativo e devem assumir-se como um dos instrumentos cruciais da autonomia do AEPB. Destas atividades, umas há que se desenvolverão tendo por base os programas curriculares, devidamente organizados por disciplina, áreas ou cursos. Outras terão maior abrangência e envolverão toda a comunidade escolar, muitas vezes em articulação com entidades e instituições locais, estendendo-se pelo meio envolvente. Haverá ainda outras atividades que não constam do plano inicialmente “traçado”, mas que se programarão posteriormente, à medida que se tornem pertinentes.
A elaboração do documento é da competência do Diretor, integrando as propostas apresentadas pelo Conselho Pedagógico que sobre ele emite o seu parecer (artigo 20.º e 33.º do DL 75/2008 de 22 de abril). Porém, e de acordo com o artigo 13.º do mesmo diploma compete ao Conselho Geral proceder à sua aprovação. De modo a facilitar este processo de construção, foi constituída uma equipa, com representatividade alargada e coordenada por um elemento da Direção, que assumirá a tarefa de organização deste documento estruturante do quotidiano escolar.
Ao PAA coloca-se o desafio, apesar das dificuldades ditadas pelas tendências de uniformização que hoje imperam, de assumir, na sua elaboração e execução, da autonomia do AEPB. Deve, por isso, estimular a diferença, por mais ténue que seja, promovendo a qualidade das aprendizagens dos alunos. É essa qualidade, que se evidencia no desempenho da comunidade educativa mas também no empenho de todos os professores e/ou educadores, que o AEPB pretende acentuar.
O PAA é um instrumento estratégico pois organiza a nossa prática, constrói a identidade do AEPB e serve a comunidade educativa. Para isso, estabelece prioridades e planifica as opções a realizar. E será ainda um documento cuja análise revele o planeamento e articulação do trabalho letivo e não letivo a desenvolver, mas também o reflexo do dinamismo, da missão formativa e da proficiência do AEPB.
Será, aprofundando essa análise em leituras futuras, um instrumento privilegiado para a reflexão sobre o que nós, AEPB, fomos, somos e o que pretendemos ser no futuro.
Finalmente, deve ainda realçar-se, especialmente quando se aborda o tema do PAA, o papel dos vários intervenientes em todo este processo, sobretudo as estruturas e os promotores responsáveis pela diversidade de atividades que o integram, determinantes para o sucesso educativo.
Convocatória N.º35 (Corta-Mato Escolar)
Convocatória N.º35
Assunto: Corta-Mato Escolar
Data: 24 de outubro
Chapéus à solta
Centro Escolar de Crasto
Chapéus à solta
A Escola começou,
A partilha já se agita,
A azáfama está no ar,
Do outono vem a brisa!
P’ra escola decorar!
Deu-se asas à imaginação,
Um chapéu para decorar
Com enfeites de outono
Que à natureza,
De certeza,
Vou apanhar.
Uma folha de outono
Voava no meu jardim,
Vou pô-la no meu chapéu
Cor de pastel…
E guardá-la só para mim!
Olhem o lindo chapéu
Pousado como num trono,
Feito por mãos criativas,
São os olhares do outono!
Lindo o seu tom…
Que embeleza o cenário
De mãos dadas… é tão bom
Dar asas ao imaginário!
Lindas as nossas crianças
Que olhando a natureza…
Decoram o seu chapéu…
De vida e de pureza!
Depressa veio o outono,
Belas folhas a cair…
Lindas cores para enfeitar.
Os chapéus já brilham no trono
Que os meninos a sorrir,
De mãos dadas com os pais,
Estiveram a colorir!
Que lindo o nosso painel!
Castanho… escarlate… pastel…
Cores de outono… no chapéu
De outono decorado,
Como é bom andar na escola,
Ser criança…
Apanhar folhas do chão…
Como é bom!
Professores e alunos do Centro Escolar de Crasto
Convocatória N.º34 (Eleição da Associação de Estudantes)
Convocatória N.º34
Assunto: Eleição da Associação de Estudantes
Data: 30 de outubro, das 9 às 17 horas, no Salão Polivalente
Convocatória N.º33 (Eleição da Mesa para o Ato Eleitoral da Associação de Estudantes)
Convocatória N.º33
Assunto: Eleição da Mesa para o Ato Eleitoral da Associação de Estudantes
Data: 28 de outubro, às 10 horas, no Auditório do Bloco C
Convocatória N.º31 (Reuniões Intercalares de Conselho de Turma)
Convocatória N.º31
Assunto: Reuniões Intercalares de Conselho de Turma
Data: de 21 a 25 de outubro
Palestra – Dificuldades de Aprendizagem: como identificar? como intervir?
Palestra – Dificuldades de Aprendizagem: como identificar? como intervir?
No dia 9 de outubro decorreu, no auditório do Polo1 do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, uma palestra subordinada ao tema Dificuldades de aprendizagem: como identificar?como intervir?
Esta palestra, destinada a toda a comunidade escolar, foi dinamizada pelo grupo de Educação Especial e realizada com a colaboração do Instituto de Desenvolvimento Visual e Cognitivo - INDEVISO, nas pessoas do Dr. João Rui Ferreira, Optometrista Comportamental e Mestre em Optometria Avançada, e da Dr.ª Joelma Duarte de Sousa, Psicóloga Clínica e doutoranda de Neuropsicologia , também especialistas em dificuldades de aprendizagem. A assistência, constituída por professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e outros, viu esclarecidas algumas dúvidas e tomou conhecimento de problemáticas diversas relacionadas com Dificuldades de Aprendizagem Específicas, nomeadamente dislexia, discalculia, disgrafia, hiperatividade, défice de atenção/concentração…
Os presentes demonstraram grande apreço pela pertinência dos conteúdos tratados e todos saímos mais enriquecidos para facultar as melhores respostas educativas aos alunos do Agrupamento.
O grupo de Educação Especial agradece a prestação de todos os intervenientes, que de forma calorosa e interessada tornaram possível esta ação.
O Grupo de Educação Especial