Convocatória N.º79 (Reunião da equipa formativa do Curso EFA)
Convocatória N.º79
Assunto: Reunião da equipa formativa do Curso EFA
Data: 19 de fevereiro
Corta-mato Distrital
Corta-mato Distrital
Realizou-se no dia 3 de fevereiro, em Caminha, na mata do Camarido, o Corta-mato Distrital de Viana do Castelo com a participação de mil e quinhentos alunos das várias escolas do distrito.
Foram apurados para esta fase os seis primeiros classificados por escalão, nas várias provas realizadas em cada escola.
Dos sessenta inscritos da EBS Ponte da Barca só quarenta e um participaram nesta fase, o que não permitiu classificação por equipa em alguns escalões. Por isso, a nível colectivo, os resultados da comitiva barquense ficaram abaixo das expetativas.
Apesar do dia frio e chuvoso notou-se a mãozinha de S. Pedro durante a realização das provas, o que permitiu que decorressem sem chuva e com algum sol!
Individualmente, foram brilhantes as prestações do Filipe Rodrigues, em Iniciados Masculinos, 2.º classificado, Inês Silva, em Iniciadas Femininos, 1.ª classificada e Juliana Dias, em Juvenis Femininas, 1.ª classificada.
Coletivamente salienta-se as prestações das equipas de Juvenis Femininos, constituída por Juliana Dias, Tânia Anis, Joana Rocha, Cristiana Alves, Francisca Brandão e Verónica Monteiro, que conquistaram o 2.º posto e a de Juvenis Masculinos formada por Carlos Araújo, Rui Pereira, Ricardo Canosa, Leandro Sousa e Tierri Monteiro, que subiu ao 3.º lugar do pódio.
A todos aqueles que não participaram fica um reparo. Na próxima cumpram os prazos estabelecidos e informem os professores que não podem/querem participar para que possam ser substituídos em tempo útil. Em alguns escalões compareceram somente um ou dois atletas dos sete convocados o que não permitiu classificação coletiva (mínimo quatro atletas a terminarem a prova). No escalão de Iniciadas femininas bastava que dois se classificassem nos primeiros quarenta para termos o triunfo assegurado!
Ao Filipe, à Inês e à Juliana desejamos uma excelente prestação na certeza que tudo farão para nos representarem ao mais alto nível na fase nacional a disputar em Portalegre, no dia 15 de março de 2014. Todos estamos a torcer…
O Coordenador do Desporto Escolar: Prof. Carlos Lima
Dia da Internet Mais Segura 2014
Dia da Internet Mais Segura 2014
No dia 11 de fevereiro de 2014, celebra-se o Dia da Internet Mais Segura (Safer Internet Day), um evento organizado pela Rede InSafe e em Portugal pelo Centro Internet Segura.
Este ano o tema é “Juntos vamos criar uma Internet melhor.”
Na sequência de anos anteriores, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vai, uma vez mais, ao longo da segunda semana de fevereiro, celebrar o Dia da Internet Mais Segura, através da promoção de um conjunto de atividades de informação e sensibilização:
- Palestras/debates sobre a temática da Segurança na Internet;
- Projeção nas bibliotecas do agrupamento de vídeos/apresentações eletrónicas de sensibilização para a Segurança na Internet;
- Debates em sala de aula sobre esta temática;
- Jogos Educativos SeguraNet;
- Concurso de expressão escrita, a nível de agrupamento, no âmbito da Segurança na Internet;
- Publicação de conteúdos sobre segurança na Internet na página/moodle da escola.
(Clique aqui, para ver a apresentação no tamanho original)
Alunos do 7.º ano aplaudem “Leandro, Rei da Helíria”
Alunos do 7.º ano aplaudem “Leandro, Rei da Helíria”
Os alunos do 7.º ano de escolaridade assistiram a uma encenação de “Leandro, Rei da Helíria”, uma obra de Alice Vieira objeto de estudo no âmbito dos conteúdos programáticos da disciplina de Português.
O espetáculo aconteceu no auditório da Casa de Santo António do Buraquinho e esteve a cargo do Clube de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.
Com esta atividade, os alunos tiveram oportunidade de apurar a sua sensibilidade estética, apreciando os múltiplos códigos cénicos que os seus colegas atores fizeram questão de exibir em palco.
O espetáculo proporcionou ainda um excelente contributo em termos de enriquecimento cultural, favorecendo o sucesso educativo, ao mesmo tempo que reforçou o intercâmbio entre as duas Instituições escolares, na sequência, aliás, do que já vem acontecendo de há alguns anos a esta parte.
Resta uma palavra de aplauso à qualidade do desempenho do Clube de Teatro da EBS de Paredes de Coura e também um agradecimento pela disponibilidade que manifesta para, em articulação com a Biblioteca Escolar, partilhar o seu trabalho com alunos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Prof. Luís Arezes
Comunicação N.º78 (Reunião de Diretores de Turma do Ensino Vocacional e Cursos Profissionais)
Comunicação N.º78
Assunto: Reunião de Diretores de Turma do Ensino Vocacional e Cursos Profissionais
Data: 11 de fevereiro
Tradição do “Cantar as Janeiras”…
Tradição do “Cantar as Janeiras”…
O"Cantar as Janeiras" é uma tradição antiquíssima bem portuguesa. Ocorre em Janeiro, o primeiro mês do ano, daí o seu nome.
Este mês era o mês do deus Jano, o deus das portas e da entrada, e porteiro dos céus. Os Romanos ambicionavam que ele os protegesse e repelisse os maus espíritos e invocavam-no especialmente nas alturas de Janeiro. Então, o Imperador Caio Júlio César (13 de julho, 100 a.C. – 15 de março, 44 a.C.) estabeleceu as datas-limite deste mês e o ano que deveria começar nesta época. A partir desta altura, tornou-se tradição os Romanos saudarem o início de um novo ano e aclamarem Jano com festejos, aproveitando também para se cumprimentarem uns aos outros. Daí surgiu a tradição das "Janeiras".
Foi esta tradição que o Cristianismo, não a conseguindo eliminar, adaptou-a, acrescentando-lhe os autos pastoris que evocam a cena do nascimento de Jesus e episódios a ele ligados.
Nesta tradição, os vizinhos, amigos e familiares reúnem-se, andam pelas ruas da terra, cantando de «porta em porta» e desejam às pessoas um próspero ano novo. As músicas são tradicionais, embora a letra possa variar de terra para terra e também conforme o grupo que as interpreta.
Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos ofereçam as chamadas Janeiras. No final do percurso, o grupo reúne-se e faz um convívio onde todos juntos comem aquilo que lhes foi oferecido, ou, então, guardam e dividem o contributo oferecido…
No polo 2 da Escola-sede do Agrupamento, esta tradição foi assinalada de variadas formas. Os alunos da unidade especializada de apoio à multideficiência, sob a orientação do professor José Mário Gonçalves, fizeram um trabalho artístico alusivo ao tema “Cantar os Reis e Janeiras”.
Momento bonito de partilha foi o convívio entre os alunos da unidade especializada de apoio à multideficiência e alunos da Educação Pré-escolar, em que cada grupo apresentou o tema ensaiado para o “Cantar as Janeiras”.
Quanto aos alunos de Educação Musical (2.º ciclo), realizaram o “Cantar as Janeiras” pela comunidade educativa e também pela comunidade local de Ponte da Barca.
Tratou-se de uma iniciativa do Grupo de Educação Musical que, com a realização desta atividade, pretendeu valorizar e preservar esta tradição junto das gerações mais novas.
Um agradecimento especial aos docentes que, de forma direta ou indireta, colaboraram para a realização desta atividade.
O Grupo de Educação Musical
Emissão N.º47 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º47 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 47 (01-02-2014) do Programa "Leituras & Companhia" cujo tema foi "Dia da Saudade".
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º47 [01/02/2014]
Dia da Saudade
Para consultar a lista das emissões anteriores e para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, visite a página do "Leituras & Companhia".
Comunicação N.º76 (Teste Intermédio de Física e Química A – 11.º Ano)
Comunicação N.º76
Assunto: Teste Intermédio de Física e Química A – 11.º Ano
Data: 12 de fevereiro
Representações de Ponte da Barca
Representações de Ponte da Barca
No âmbito da disciplina de Educação Visual, durante o primeiro período, as turmas do 9.º A e 9.º B trabalharam arduamente num projeto desafiante proposto pelo respetivo professor da disciplina, José Carlos Sousa.
Cada aluno empenhou-se com afinco na representação de uma fotografia de uma zona característica (ponte, rio e casas) da nossa história e apaixonante vila barquense e o resultado foi deslumbrante, pois com esforço tudo se consegue.
Para comprovar o que atrás se enuncia, temos todos os trabalhos expostos no bloco C do polo 1.
Estes trabalhos demonstram que, quando queremos, conseguimos.
Turma B do 9.º ano
Espetáculo de debate teatral sobre relacionamentos e sexualidade
Espetáculo de debate teatral sobre relacionamentos e sexualidade
Realizou-se, no salão polivalente da EBS de Ponte da Barca, um espetáculo de debate teatral sobre relacionamentos e sexualidade, em que participaram as turmas do 7.º ano e as alunas do curso profissional de “Técnicos de Receção”, acompanhados dos respetivos professores.
Esta atividade surgiu na sequência de uma candidatura realizada pelo Agrupamento, integrada no programa de educação para a sexualidade, e foi dinamizada pela companhia “Usina”, no âmbito do programa “Cuida-te” do IPJ.
O espetáculo apresentou diferentes problemáticas ao nível dos relacionamentos e da sexualidade e pretendeu ser um espaço de reflexão através da representação teatral.
A sessão iniciou-se pela representação de uma peça de teatro composta por 7 pequenas histórias relacionadas com a sexualidade, que reproduzem situações comuns no dia-a-dia dos adolescentes.
Após a representação da peça, três das situações mais votadas pelos presentes foram novamente representadas, com a colaboração de alunos que se dispuseram a vestir o papel de uma das personagens, dando um desenlace diferente à situação problemática anteriormente encenada.
Os alunos participaram ativamente nas várias fases do espetáculo, tendo demonstrado um elevado sentido cívico, nas várias abordagens realizadas.
O teatro-debate é um método ativo de expressão e uma ferramenta de prevenção que se baseia nos princípios do jogo dramático e se desenvolve em três tempos: acolhimento do público e enquadramento da sessão, representação de uma peça curta em que se interpretam várias situações problemáticas relativas a um determinado tema e segunda representação da peça, mas com a possibilidade dada ao público de a interromper sempre que alguém não está de acordo com o que se passa e de subir ao palco para substituir a personagem da sua escolha e representar a sua ideia de solução para o problema em causa.
A Organização