Exposição «Máscaras de Carnaval»
Exposição «Máscaras de Carnaval»
Para celebrar o carnaval, o grupo de Educação Especial apresentou na Biblioteca da escola básica Diogo Bernardes, a exposição intitulada «MÁSCARAS DE CARNAVAL». As máscaras desta exposição foram realizadas pelos alunos que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA). Esta atividade teve por base o desenvolvimento de competências específicas de forma a promover a autonomia, o desenvolvimento pessoal, o relacionamento interpessoal e a criatividade.
Todos os nossos “Artistas” estão de parabéns.
A disciplina é indiferente, o amor é a lição!
A disciplina é indiferente, o amor é a lição!
Todos os anos, no dia 14 de fevereiro, comemora-se o dia do Amor, também vulgarmente apelidado de dia dos namorados… Com a colaboração do Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar (PRESSE), a Equipa de Promoção de Educação para a Saúde promoveu a atividade “A disciplina é indiferente, o amor é a lição!”. A atividade teve como objetivo envolver os alunos numa análise aprofundada do conceito de Amor, permitindo uma abordagem multidisciplinar promovendo o debate construtivo entre diferentes perspetivas.
Como "input" / atividade introdutória ao debate proposto, foi feita a leitura e a reflexão sobre a crónica publicada na rubrica "Opiniões de Segunda".
Esta crónica aborda a questão do "amor", principalmente na adolescência, e foca aspetos importantes, tais como a valorização do amor próprio e a não banalização/ aceitação de atitudes abusivas.
Os alunos foram convidados, partindo da reflexão desenvolvida, a dar continuidade à frase “Amor é…”
Os textos foram afixados nos expositores “O Amor é…” nas escolas do agrupamento.
As mensagens são inspiradoras! Visitem os expositores!
E uma vez que o amor é um fenómeno neurobiológico complexo, o “Aqui há Ciência” dessa semana deu resposta à pergunta: Estás apaixonado(a)? Há uma resposta bioquímica precisa?!
Mas não se falou só em “amor” em língua materna. Os alunos de Espanhol pretenderam relembrar a importância do respeito por si próprio e pelos outros nas diversas relações interpessoais e, mais concretamente, nas relações amorosas. Para esse efeito, elaboraram slogans apelativos de combate ao “acoso sexual”, a saber, à “violência no namoro”.
Promoção de Educação para a Saúde
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 330 (23-02-2024)
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 330 (23-02-2024)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2023/2024.
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Guia para Aplicação das Adaptações na Realização de Provas e Exames
Despacho Normativo n.º 4/2024
Despacho Normativo n.º 4/2024
O Despacho Normativo n.º 4/2024 aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024.
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2015, o dia 11 de fevereiro como Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, em reconhecimento do papel fundamental que as mulheres desempenham na comunidade científica e tecnológica.
Como tem sido prática nos dois últimos anos, o grupo disciplinar de Física e Química dinamizou uma sessão com investigadoras, antigas alunas da nossa Escola, cujo objetivo foi reconhecer e homenagear o papel fundamental das mulheres barquenses no campo científico, mas também dar a conhecer aos alunos a importância que o ensino básico e secundário teve nas escolhas e sucessos que alcançaram.
Uma vez que esta atividade tem sido muito gratificante, este ano optou-se por sair do espaço escola, de modo a permitir e promover a partilha da atividade à comunidade. Em articulação com o Município, a sessão foi dinamizada a partir da Casa do Conhecimento. Sara Neves e Rosana Monteiro presencialmente, Irina Amorim por videoconferência, Cláudia Brito e Inês Gomes deixaram o seu testemunho em vídeo e, devido a um imprevisto, Juliana Alves não pôde estar presente.
Cada uma partilhou detalhes sobre os seus percursos académicos e profissionais, destacando os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas nas suas áreas de atuação dentro das ciências. Além de destacar a importância da persistência e da determinação na procura pelos sonhos, as convidadas enfatizaram a necessidade contínua de trabalhar pela igualdade de género na ciência, apesar de reconhecerem que neste campo já muito foi feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens.
Mais uma vez, foi um privilégio ouvir e aprender com estas barquenses, numa experiência enriquecedora, especialmente considerando que todas elas iniciaram a sua vida académica em Ponte da Barca.
O grupo disciplinar de Física e Química agradece às “nossas” investigadoras e ao Município pela disponibilidade e colaboração.
Grupo Disciplinar de Física e Química.
A CANTIGA É UMA ARMA – “Avante, Camarada”
A CANTIGA É UMA ARMA – “Avante, Camarada”
Em 1967, Luís Cília, que se encontrava exilado em Paris, compôs “Avante, Camarada”, uma canção destinada a ser transmitida pela “Rádio Portugal Livre” (RPL), que era uma estação em português, criada em 1962, e que emitia em onda curta a partir de Bucareste, na Roménia, funcionando como antena do Partido Comunista Português, que, assim, fazia chegar a território nacional a sua voz, proibida pelo Estado Novo.
“Avante, camarada” foi incluída no disco "Canções Portuguesas", editado em Moscovo pela “Melodia”, sendo os temas interpretados por Luísa Basto, acompanhada pela orquestra “Ecran Azul".
Frequentemente transmitida pela “Rádio Portugal Livre”, a canção tornou-se muito conhecida em Portugal, sendo nas vésperas do 25 de Abril de 1974 um dos mais populares temas da resistência antifascista e uma espécie de segundo hino do Partido Comunista Português.
Segundo Rúben de Carvalho, “após a Revolução dos Cravos, Luísa Basto, regressada a Portugal, gravou nova versão para a editora “Sassetti”, com arranjos e direção de Pedro Osório, refletindo claramente a sonoridade das baladas que haviam celebrizado o programa televisivo "Zip Zip" e conheceriam grande expansão nos anos de 74, 75 e 76.”
A letra da canção “Avante, Camarada” fala, com grande entusiasmo, da resistência e da luta clandestina, da esperança dos que estão prisioneiros ou dos que estão sujeitos à opressão, da alegria que está para chegar.
É um hino de resistência ao fascismo e um hino de crença num futuro melhor, com a chegada do dia em que “o sol brilhará para todos nós!”:
"Ergue da noite, clandestino,
À luz do dia a felicidade
Que o novo sol vai nascendo
Em nossas vozes vai crescendo
Um novo hino à liberdade."
Vamos, então, ouvir – e cantar – “Avante, Camarada”, na sua versão original de 1967, que, entre outros aspetos, se caracteriza por não possuir coros…
A Organização
Teatralização de “A Menina do Mar”
Teatralização de “A Menina do Mar”
Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas assistem, esta sexta-feira, à teatralização da obra “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O espetáculo, que acontece às 16.30 horas, no Auditório Municipal (Casa de Santo António do Buraquinho), é levado a cena pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil, da Associação Movimento Incriativo, que integra vários alunos do Agrupamento.
Com esta iniciativa, desenvolvida em articulação com a Biblioteca Escolar, pretende-se valorizar a linguagem cénica, favorecer o gosto pelo livro e pela leitura lúdica, enquanto instrumentos de ocupação dos tempos livres e veículos promotores das literacias, proporcionar contacto com experiências enriquecedoras sob o ponto de vista cultural e promover a autonomia e o espírito crítico dos alunos.
Biblioteca Escolar