Viagem de Finalistas do 4.º ano de Crasto
Viagem de Finalistas do 4.º ano de Crasto
Nos dias 10 a 12 de maio, a turma do 4.º ano de Crasto rumou ao sul do país, numa aventura inesquecível, quer para os alunos quer para os pais que os acompanharam. O objetivo central da visita consistiu em proporcionar um contacto com novas realidades, vivências e meios de transporte diferentes dos que utilizam habitualmente. Iniciaram a viagem com uma deslocação de avião desde o Porto até Faro. O dia foi passado no Zoomarine onde puderam divertir-se, mas ao mesmo tempo tiveram oportunidade de enriquecer os seus conhecimentos, participando numa atividade sobre os golfinhos. Os dias seguintes foram passados em Lisboa, no Pavilhão do Conhecimento, Oceanário e Jardim Zoológico. Tiveram a possibilidade de andar de metro conseguindo visitar a estátua do Marquês de Pombal, a Praça do Comércio e o Terreiro do Paço.
Foi, sem dúvida alguma, uma viagem marcante que ficará para sempre na memória de todos os que a vivenciaram.
Agradecemos ao Agrupamento de Escolas e aos Encarregados de Educação por toda a colaboração e empenho.
Juntos somos mais fortes!
A docente do 4.º ano da Escola Básica de Crasto
Aqui há Ciência - Auroras boreais: Porque estão a aparecer em sítios inesperados?!...
Aqui há Ciência - Auroras boreais: Porque estão a aparecer em sítios inesperados?!...
17 de maio | Greve nacional dos trabalhadores da administração pública
Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública
17 de maio de 2024
Está convocada para a próxima sexta-feira, dia 17 de maio, uma greve nacional dos trabalhadores da administração pública.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
Carlos Alberto Louro
Diretor
AE Ponte da Barca
Calendários das Provas de Equivalência à Frequência, 1ª e 2ª fases, de 2024
Calendários das Provas de Equivalência à Frequência, 1ª e 2ª fases, de 2024
Apresentam-se os calendários das Provas de Equivalência à Frequência, 1ª e 2ª fases, de 2024.
- 2.ºCiclo (De acordo com o Despacho Normativo n.º 4/2024 de 21 de fevereiro)
- 3.ºCiclo (calendário da 2.ºfase atualizado a 27/06/2024) (De acordo com o Despacho n.º 8356/2022 de 08 de Julho, alterado pelo Despacho n.º 3232-B/2023, de 10 de março, e pelo Despacho n.º 3025/2024, de 21 de março)
- Secundário (De acordo com o Despacho n.º 8356/2022 de 08 de Julho, alterado pelo Despacho n.º 3232-B/2023, de 10 de março, e pelo Despacho n.º 3025/2024, de 21 de março)
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Dia Mundial da Língua Portuguesa"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Dia Mundial da Língua Portuguesa"
Video mapping nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril
Video mapping nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril
A aluna Ana Gonçalves do Curso Profissional Técnico de Multimédia, mergulhou profundamente na história do 25 de abril para criar um Vídeo Mapping que captura a essência dos eventos cruciais que culminaram na revolta dos capitães de abril. A sua obra lança luz sobre os anos sombrios de ditadura que Portugal enfrentou.
Ao longo de quatro décadas de regime autoritário, Portugal experimentou uma série de injustiças e restrições às liberdades individuais. A repressão política, a censura e as condições económicas precárias alimentaram um crescente descontentamento entre a população. Neste trabalho, mergulhamos nas raízes desse descontentamento, destacando-se os principais eventos que pavimentaram o caminho para a revolta dos capitães.
A Aluna conta a longa história de oposição à ditadura, desde os movimentos estudantis até as tentativas de reforma dentro das próprias Forças Armadas. A falta de perspetiva de mudança dentro das estruturas tradicionais do poder e a crescente polarização social levaram os capitães a unirem-se em uma ação decisiva.
Com seu Video Mapping, utilizando os programas Blender, Premiere e After Effects e tendo como narrador o professor António Ribeiro da Rocha, ela demonstrou a sua habilidade técnica e criativa na produção deste trabalho.
Esta sua apresentação ocorreu no dia 24 de abril (dia das comemorações dos 50 anos da revolução dos cravos) como parte da Prova de Aptidão Profissional. Através deste trabalho, Ana Gonçalves não apenas homenageou os heróis anónimos que lutaram pela liberdade, mas também ofereceu uma reflexão poderosa sobre a importância de preservar a memória histórica e os ideais de justiça e democracia de uma forma criativa e inovadora.
Aqui há Ciência - LED: melhor iluminação, melhor ambiente
Aqui há Ciência - LED: melhor iluminação, melhor ambiente
Dramatização de “Memorial do Convento”, José Saramago
Dramatização de “Memorial do Convento”, José Saramago

No dia 8 de maio, os alunos do 12.º ano de escolaridade dos Cursos Científico-Humanísticos e do Curso Profissional de Multimédia deslocaram-se ao Cine-teatro Garrett, na Póvoa de Varzim, para assistirem à dramatização do Memorial do Convento, de José Saramago.
O espetáculo foi levado à cena pela companhia “Etcetera Associação Artística”. Tendo como objectivo motivar os alunos para a leitura e aprofundamento do estudo do romance, que integra os conteúdos essenciais da disciplina de Português, a representação traduziu-se numa mais-valia e permitiu-lhes aprofundar e consolidar conhecimentos sobre obra e fruir a arte da representação teatral. Através de uma “aula diferente”, pretendeu-se estimular a criatividade, a imaginação, a iniciativa e o espírito crítico, bem como fomentar laços de convivialidade.
A atividade foi deveras motivadora e enriquecedora, tanto pedagogicamente como na vertente da educação para uma cidadania ativa.
Os professores de Português do 12.º ano
Um Pouco de História…
Um Pouco de História…
A celebração do Dia da Mãe remonta à antiguidade clássica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, mãe dos deuses. Já os romanos, no início de março, homenageavam durante três dias Cibele, a mãe de todos os deuses.
Os Estados Unidos da América foi o primeiro país a oficializar o Dia da Mãe, no início do século XX. Tudo começou no ano de 1850 com o trabalho de Ann Jarvis, uma ativista que atuava para combater a mortalidade infantil na comunidade onde morava. A primeira celebração do Dia da Mãe aconteceu em 1908, com um memorial criado por Anna Jarvis, filha da Ativivista em homenagem à sua mãe. A atuação da filha mobilizou outras pessoas e, em 1910, a comemoração foi oficializada no seu estado, a Virgínia Ocidental.
Em Portugal, o Dia da Mãe começou por ser comemorado a 8 de dezembro, dia da Imaculada Conceição. A data foi alterada para o primeiro domingo de maio na década de 1970. Pelos quatro cantos do mundo, comemora-se o Dia da Mãe, mas a data varia consoante o país. Nos EUA, por exemplo, o Dia da Mãe é no segundo domingo de maio e no Reino Unido é no último domingo da Quaresma.
Apesar da data em si ser diferente, o objetivo é comum: mostrar apreço pelas mães através de gestos como presentes, cartões e outras formas de reconhecimento.
Assim, no próximo dia 5 de maio celebramos mais um Dia da Mãe. Além dos presentes originais, esta é uma data para ser aproveitada da melhor forma, com um dia verdadeiramente agradável e inesquecível.
Celebrity Day
Celebrity Day
No passado dia 23 de abril, o grupo de Inglês da Escola Secundária de Ponte da Barca dinamizou a atividade “Celebrity Day”, conforme previsto e aprovado no PAA do Agrupamento.
A atividade decorreu em diferentes espaços da escola e envolveu alunos do 7.º ao 11.º anos de escolaridade que, neste dia, encarnaram diferentes personalidades históricas que se destacaram pelo seu papel na luta pela liberdade, democracia e direitos humanos.
“Celebrity Day” foi uma atividade que, de acordo com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e tendo por referência as Aprendizagens Essenciais de Inglês para os anos de escolaridade a que se destinou, teve como objetivo desenvolver as competências comunicativas em Língua Inglesa, bem como a competência intercultural.
Apraz-nos salientar o grande envolvimento e entusiasmo demonstrado pelos alunos. Durante 90 minutos foi possível testemunhar o grau de criatividade, de comunicação e de alegria, assim como o sentido de responsabilidade e de comprometimento dos intervenientes.
























