Palestra “ O olho humano, um sistema ótico (im)perfeito”
Palestra “ O olho humano, um sistema ótico (im)perfeito”
No âmbito das Aprendizagens Essenciais “Formação de imagens no olho humano, utilização de lentes na correção da miopia e da hipermetropia e evolução da tecnologia associada à correção dos defeitos de visão”, da disciplina de Físico-Química, os alunos do 8.º ano assistiram à palestra dinamizada pela Doutora Sandra Franco no Departamento de Física da Escola de Ciências da Universidade do Minho.
Os alunos formam bastante participativos na sessão. Foi uma forma diferente de consolidar as aprendizagens num contexto distinto da sala de aula. A palestra teve uma sucessão lógica e organizada de transmissão de conhecimentos, facilmente entendíveis pelo público-alvo. A palestrante parabenizou os alunos pela atitude participativa, o que tornou palestra muito dinâmica.
Através de uma visita guiada às instalações desportivas, os alunos puderam constatar o investimento da Universidade do Minho na formação multifacetada e integral dos seus estudantes, promovendo a sociabilização, capacidade de superação, espírito de grupo, a diversidade, equidade, excelência, entre outras através do desporto.
O grupo disciplinar de Física e Química, agradece, mais uma vez, a disponibilidade da Doutora Sandra Franco e da Universidade do Minho em nos receber e proporcionar aos nossos alunos a oportunidade.
O grupo disciplinar de Física e Química
INFORMAÇÕES PROVA - 2.º e 3.º Ciclos / Ensino Secundário
INFORMAÇÕES PROVA - 2.º e 3.º Ciclos / Ensino Secundário
A Física num contexto real
A Física num contexto real
Reforçar as aprendizagens de Física num parque aquático é uma experiência prática e divertida, pois muitos princípios físicos podem ser observados e aplicados diretamente nas atrações e atividades de um parque aquático.
Foi neste sentido que os grupos disciplinares de Educação Física e Física e Química, em articulação com os Diretores de Turma, dinamizaram o Domínio de Autonomia Curricular “ A Física num contexto real” no Parque Aquático de Amarante com os alunos de Física e Química do Curso Científico Humanístico de Ciências e Tecnologias.
Durante a atividade os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar e experimentar as leis e princípios da Física e Química em contexto real, como as Leis de Newton, o Princípio de Arquimedes, Gravidade, Pressão e Densidade, Aerodinâmica, Conservação de Energia Mecânica, Reutilização de Água articulando com as aprendizagens de Educação Física coordenação de inspiração/expiração e flutuação.
Além do reforço das aprendizagens esta atividade contribuiu para o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória: Consciência e domínio do Corpo, Pensamento Crítico e Pensamento Criativo, Raciocínio e resolução de Problemas, Saber Científico, Técnico e Tecnológico, Relacionamento Interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Saúde e Bem Estar..
Os Professores de Educação Física e Física e Química
Aqui há Ciência - Como é produzido o sabão?
Aqui há Ciência - Como é produzido o sabão?
Matrículas 2024/2025
Matrículas 2024/2025
Formulários (fazer a transferência/download e preencher):
Transporte Escolar:
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 110 (11-06-2024)
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 110 (11-06-2024)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2023/2024.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Qual a importância do emprego?"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Qual a importância do emprego?"
Palestra dinamizada por Miguel Cerqueira: "O uso da nanotecnologia em alimentos"
Palestra dinamizada por Miguel Cerqueira: "O uso da nanotecnologia em alimentos"
Os alunos do Curso Ciências e Tecnologias do 11.º e 12.º anos assistiram à palestra subordinada ao tema “O uso da nanotecnologia em alimentos” dinamizada pelo investigador do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, Miguel Cerqueira, antigo aluno do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, prémio Jovem Cientista em 2014 e integrado em 2018 na lista de “Pesquisadores Altamente Citados” apresentada pela Clarivate Analytics.
Miguel Cerqueira, partilhou com os alunos o seu percurso académico desde os tempos em que frequentava a Escola Secundária, a Licenciatura, Doutoramento e Pós-Doutoramento partilhando os desafios e dúvidas que sentiu.
Deu a conhecer o seu trabalho no desenvolvimento de novas estratégias para um sistema alimentar mais sustentável e saudável, utilizando tecnologias e materiais novos e inovadores, em que está envolvido e o papel crucial da investigação na expansão do conhecimento humano no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas complexos, contribuindo significativamente para o avanço da sociedade.
O grupo disciplinar de Física e Química agradece, mais uma vez, a disponibilidade e contributo do Miguel Cerqueira para o desenvolvimento das áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
As professoras de Física e Química
Alunos do 12.º D visitam Madrid no âmbito do projeto I AMART
Alunos do 12.º D visitam Madrid no âmbito do projeto I AMART

A turma do 12.º D do Ensino Profissional da nossa escola realizou, entre os dias 1 e 3 de junho, uma visita de estudo à cidade de Madrid, no âmbito do projeto I AMART. Este projeto, que teve início no ano letivo 2021/2022, visa promover a aprendizagem transdisciplinar através da articulação de diferentes áreas do saber.
A visita a Madrid foi o culminar de uma série de atividades realizadas pelos alunos ao longo do ano, incluindo a requisição de 20 réplicas do museu do Prado e a realização de trabalhos de caracter transdisciplinar. Durante a sua estadia na capital espanhola, os alunos tiveram a oportunidade de visitar diversos museus, como o Prado, o Reina Sofia e o Thyssen, bem como as ruas e edifícios mais emblemáticos da cidade.
Um projeto enriquecedor
O projeto I AMART tem sido uma experiência muito enriquecedora para os alunos do 12ºD. Através da participação neste projeto, os alunos puderam desenvolver diversas competências, como a capacidade de trabalhar em equipa, a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos em diferentes áreas do saber e de conhecer uma nova cultura.
Uma visita memorável
A visita a Madrid foi um momento memorável para os alunos do 12ºD. Os alunos puderam apreciar a riqueza cultural e artística da cidade, bem como a sua história e gastronomia. A visita foi também uma oportunidade para os alunos conviverem uns com os outros e fortalecerem os seus laços de amizade.
Agradecemos a todos os que contribuíram para o sucesso desta visita de estudo, nomeadamente à direção, aos professores envolvidos no projeto e aos pais e encarregados de educação dos alunos.
Sobre o projeto I AMART
O projeto I AMART é um projeto transdisciplinar que visa promover a aprendizagem através da articulação de diferentes áreas do saber. O projeto é desenvolvido na nossa escola desde o ano letivo 2021/2022 e envolve, essencialmente, alunos do Ensino Profissional e que visa a promoção da arte e da cultura entre os alunos do Ensino Profissional, alicerçada nas competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania. Através de uma abordagem transdisciplinar, o projeto incentiva a aprendizagem ativa e significativa, utilizando a arte como ferramenta para o desenvolvimento de diversas competências essenciais para o sucesso na vida pessoal e profissional dos alunos.



























