“Porto Editora” oferece fundo documental à Biblioteca Escolar
“Porto Editora” oferece fundo documental à Biblioteca Escolar
A “Porto Editora” acaba de oferecer à Biblioteca Escolar do Agrupamento três exemplares de 29 títulos de leitura obrigatória ou recomendada, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.
As obras, que fazem parte da coleção “Educação Literária”, apresentam ilustrações sugestivas e estão atualizadas de acordo com a nova ortografia.
Mais do que instrumentos de trabalho, espera-se que estes livros constituam verdadeiros incentivos à leitura…
Veja aqui os 29 títulos oferecidos:
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Autor |
Título |
Ciclo |
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COELHO, Adolfo (sel.) |
Contos Populares Portugueses (2.º ano) |
1.º Ciclo |
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JUNQUEIRO, Guerra (sel.) |
Contos para a Infância (3.º ano) |
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COLLODI, Carlo |
As Aventuras de Pinóquio (3.º ano) |
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WILDE, Oscar |
O Gigante Egoísta e o Príncipe Feliz (4.º ano) |
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WOOLF, Virginia |
A Viúva e o Papagaio (5.º ano) |
2.º Ciclo |
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DEFOE, Daniel |
Robinson Crusoé (6.º ano) |
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BRANDÃO, Raul |
A Pesca da Baleia e outras Narrativas (7.º ano) |
3.º Ciclo |
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HERCULANO, Alexandre |
O Castelo de Faria e outras Narrativas (7.º ano) |
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GARRETT, Almeida |
Falar Verdade a Mentir |
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VICENTE, Gil |
Auto da Barca do Inferno (9.º ano) |
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VICENTE, Gil |
Auto da índia (9.º ano) |
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ASSIS, Machado de |
O Alienista (9.º ano) |
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WILDE, Oscar |
O Fantasma de Canterville (9.º ano) |
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BRANCO, Camilo Castelo |
Maria Moisés (9.º ano) |
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QUEIRÓS, Eça de |
Contos |
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HERCULANO, Alexandre |
A Abóbada (8.º e 11.º anos) |
Secundário |
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VICENTE, Gil |
Auto da Feira (10.º ano) |
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VICENTE, Gil |
Farsa de Inês Pereira (10.º ano) |
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BRANCO, Camilo Castelo |
Amor de Perdição |
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VIEIRA, Padre António |
Sermão de Santo António (11.º ano) |
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GARRETT, Almeida |
Folhas Caídas e Flores sem Fruto |
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GARRETT, Almeida |
Viagens na Minha Terra |
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GARRETT, Almeida |
Frei Luís de Sousa |
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QUEIRÓS, Eça de |
A Ilustre Casa de Ramires |
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QUEIRÓS, Eça de |
A Cidade e as Serras |
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QUEIRÓS, Eça de |
Os Maias |
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VERDE, Cesário |
O Livro de Cesário Verde |
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PESSOA, Fernando |
Poesias Ortónimo |
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PESSOA, Fernando |
Poesias Heterónimos |
Prof. Luís Arezes
Filme “Pay it forward” - “Favores em Cadeia”
Filme “Pay it forward” - “Favores em Cadeia”
No dia quinze de setembro, pelas onze horas, na aula de “Viver em Português”, começámos a visionar o filme “Favores em Cadeia”, da realizadora Mimi Leder.
Neste filme, toda a ação gira à volta de um projeto, idealizado por um aluno do sétimo ano, de seu nome Trevor, na disciplina de Estudos Sociais. Trevor, um jovem criativo e preocupado com o mundo que o rodeia, imaginou uma cadeia de favores, que se iniciava na sua pessoa. Nesse projeto, ele ajudava três pessoas a resolver um problema que fosse realmente importante. Depois, cada pessoa que recebia um favor tinha como missão ajudar outras três pessoas. Deste modo, a cadeia de favores rapidamente se espalhou.
O filme “Favores em Cadeia” aborda problemas dos nossos dias, a vários níveis: ao nível da sociedade, da vida familiar e da escola.
Ao nível da sociedade, encontramos pessoas sem-abrigo, desempregados, toxicodependentes e personagens que praticam assaltos. A este propósito, Trevor começa por tentar ajudar um toxicodependente, chamado Jerry.
No que se refere à vida familiar, conhecemos várias personagens, muito próximas da personagem principal, que têm problemas de alcoolismo como, por exemplo, a mãe e a avó. Somos também confrontados com o problema da violência doméstica, sendo o professor uma das principais vítimas e a própria mãe de Trevor.
Em relação à escola, assistimos a cenas de violência, que se encaixam na problemática, muito atual, do bulling.
Na nossa opinião, o filme é muito interessante, embora tenha um final trágico, já que reflete os problemas da sociedade actual, e, para além disso, ajudou-nos a refletir sobre a vida.
Se tivéssemos que referir a cena mais apreciada, apontaríamos aquela em que Jerry tenta convencer uma senhora a desistir da ideia de se suicidar, atirando-se de uma ponte. Para o conseguir, ele diz-lhe “Salve-me a vida, venha tomar um café comigo!”. Esta frase mostra-nos que a vida de Jerry não tinha sentido.
Para concluir, resta-nos dizer que este filme tem uma mensagem muito importante: devemos estar atentos ao mundo que nos rodeia e ajudar aqueles que precisam, como diz o ditado “Faz o bem, sem olhar a quem”!
A turma é de opinião que se trata de um bom filme e que, cada um de nós pode, se quiser, pôr em prática a cadeia de solidariedade. Se nós ficarmos sossegados no nosso canto e formos indiferentes àqueles que nos rodeiam, “todos ficam a perder”, tal como disse Trevor, na parte final do filme.
Texto coletivo do 9.º F
“We can’t help everyone, but everyone can help someone.”
Ronald Reagan
Contratação de Escola 2014/2015 - Técnico Especializado (Multimédia)
Contratação de Escola 2014/2015 - Técnico Especializado (Multimédia)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2014/2015.
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Técnico Especializado |
n.º horário |
n.º de horas letivas |
Disciplinas |
Tipo |
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Multimédia |
1 |
14 |
Técnicas Multimédia |
Temporário |
Convocatória N.º18 (Reunião de Diretores de Turma e Secretários com os Encarregados de Educação)
Convocatória N.º18
Assunto: Reunião de Diretores de Turma e Secretários com os Encarregados de Educação
Data: 1 de outubro, às 17:45 horas
Convocatória N.º16 (Reunião de Docentes do 1.º Ciclo, Professores de OC e de AEC)
Convocatória N.º16
Assunto: Reunião de Docentes do 1.º Ciclo, Professores de Oferta Complementar e de Atividades de Enriquecimento Curricular
Data: 29 de setembro, às 17:40 horas, no Auditório do Bloco C
Batismo de Surf em Matosinhos
Batismo de Surf em Matosinhos
No dia 19 de setembro do corrente ano letivo, a turma 12.º A teve o seu “batismo de surf”, na praia de Matosinhos.
Esta experiência foi a compensação atribuída à turma em virtude do esforço e grande dedicação no âmbito do projeto My School Is No Island, lançado pela “Texto Editores” e desenvolvido na disciplina de Inglês, no ano letivo de 2013-2014.
Deste modo, os alunos envolvidos puderam realizar o sonho de dar os primeiros passos na modalidade.
Os docentes responsáveis e que acompanharam a turma – Ana Velho, Madalena Peres e Eugénio Martins – puderam também usufruir da aula e, no final da mesma, a alegria e satisfação estavam patentes no rosto de todos…
Prof.ª Ana Velho
Convocatória N.º15 (Reunião de Professores Titulares do 1.º Ciclo com os Encarregados de Educação)
Convocatória N.º15
Assunto: Reunião de Professores Titulares do 1.º Ciclo com os Encarregados de Educação
Data: 24 de setembro
Comunicação N.º14 (Realização do “Tour Agarra a Vida”)
Comunicação N.º14
Assunto: Realização do “Tour Agarra a Vida”
Data: dia 23 de setembro
C A N C E L A D O
Na sequência da realização do “Tour Agarra a Vida” na nossa escola, agendada para o dia 23 de setembro, terça-feira, vimos por este meio convocar todos os alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário para esta ação de sensibilização, que decorrerá no Polo 1, de acordo com o seguinte horário:
Das 10 às 12 horas: Demonstração no campo polivalente exterior da Escola, para todos os alunos;
Das 12 às 13:15 – Palestra destinada a todos os alunos do 7.º ano de escolaridade, no Salão polivalente.
Os professores com serviço atribuído neste horário deverão acompanhar os alunos, sumariando a atividade.
Informamos desde já que, em caso de condições climatéricas desfavoráveis, esta ação de sensibilização será cancelada, mantendo-se as atividades letivas de acordo com o semanário-horário.
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, 18 de setembro de 2014
O Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Revista AEPB 2013-2014
Revista AEPB 2013-2014
Anualmente, de entre as rotinas que marcam cada ano letivo, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca assume o compromisso de publicar a Revista do Ano.
A Revista, testemunho de todas as vivências de todos quantos contribuíram, no ano letivo de 2013/2014, para a construção desta realidade escolar, é também o testemunho de projetos e ambições que se assumiram e concretizaram! E de muitas emoções! Que nem sempre são imediatamente visíveis. O que aconselha uma leitura demorada.
Em 2013/2014, na continuidade daquilo que vem sendo habitual nos últimos três anos, este testemunho dá conta da ambição de continuar a trabalhar conjuntamente e de forma continuada na implementação duma escola de qualidade a que todos se orgulham de pertencer.
Dá ainda testemunho de atores antigos, alunos, sobre esta escola que, dia a dia, construímos. E, porque já estão muitos mais convidados, assume-se, desde já, a continuidade desta opção.
Nós, os que estivemos no Agrupamento todos os dias, porque conhecemos os alunos e os profissionais com quem trabalhamos, sabemos que os desafios que quotidianamente nos vão surgir são superados com recurso a relações profissionais e laços de solidariedade entre todos os atores educativos num ambiente afável e colaborativo.
Gostaríamos agora que todos aqueles que, pelo simples passar de olhos, ou como um olhar mais detalhado, compreendam melhor esta escola. Que todos compreendam que esta partilha, que a Revista deseja ser, é o resultado de um conhecimento coletivo para o qual se orientou a ação individual.
Esperamos agora que, tal como nós, os nossos leitores se revejam, com orgulho, no Agrupamento que todos ajudamos a construir.
Bem hajam!
Carlos Alberto Louro,
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca















