Contratação de Escola 2012/2013 - Grupo de Recrutamento: 400 (Horário n.º 1 – 22 horas)
Contratação de Escola 2012/2013 - Grupo de Recrutamento: 400 (NOVO)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2012/2013.
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Grupo de Recrutamento |
n.º horário |
n.º de horas letivas |
Disciplinas |
Tipo |
400
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1 |
22 |
História |
Temporário |
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca é Vice-Campeã Nacional do Desporto Escolar
Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca é Vice-Campeã Nacional do Desporto Escolar
Foi por apenas um ponto que a equipa barquense não se sagrou Campeã Nacional de Basquetebol Feminino do Desporto Escolar.
Realizaram-se, de 10 a 12 de maio, em Évora, os Campeonatos Nacionais do Desporto Escolar 2013, nas modalidades de Andebol, Atletismo, Basquetebol, Voleibol, Futsal, Orientação, Perícias e Corridas de Patins.
A equipa de Ponte da Barca, vencedora da Fase Regional, na Maia, nos dias 3 e 4 de maio, foi a representante da Zona Norte em Basquetebol Feminino.
Coube-lhe em sorteio iniciar esta fase da competição contra a forte equipa da Escola Secundária de Forte da Casa, de Lisboa. Depressa a equipa nortenha mostrou estar preparada para disputar os jogos e terminou o jogo com 19 pontos de avanço.
No dia 11, sábado de manhã, jogou com a representante do Alentejo, Escola Secundária de Ponte de Sor, e de tarde com o Colégio de Calvão, representante da Zona Centro. No domingo jogou a final com a representante do Algarve, Escola EBS Dr. Fernando Cabrita, de Albufeira. Num jogo muito intenso, onde a alternância do marcador foi uma constante, a equipa algarvia terminou com um ponto de vantagem (44-43), sagrando-se Campeã Nacional. Cabe-lhe agora a responsabilidade de representar Portugal, de 5 a 11 de julho, na Hungria. Não fosse uma das atletas barquenses, Magda Freitas, ter-se magoado no jogo anterior e a representante portuguesa seria a equipa do Norte.
Embora não tenham vencido, as atletas barquenses mostraram todo o seu potencial terminando o campeonato num honroso 2.º lugar e com o pavilhão de pé.
A comitiva barquense foi composta pela Elsa Pereira, Carolina Fernandes, Mariana Seco, Catarina Gomes, Carolina Pereira, Luana Ferreira, Inês Azevedo, Ana Teresa Cerqueira, Juliana Cerqueira (oficial de jogo), Mariana Lopes, Sara Gomes, Joseimar Medina, Magda Freitas, sob orientação do Prof. Carlos Lima. Embora não tenham acompanhado a equipa devido ao número máximo de atletas ser 12, as restantes alunas da equipa foram muito importantes na preparação ao longo do ano. Este ótimo resultado também pertence à Telma, à Inês Malheiro, à Andreia, à Marta, à Diana, à Rosa, à Marina, à Joana e à Mariana Barros.
O Coordenador do Desporto Escolar: Prof. Carlos Lima
O Rancho Folclórico do agrupamento, no seu belo rodopiar…
O Rancho Folclórico do agrupamento, no seu belo rodopiar…
O Rancho Folclórico do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca atuou, no dia 3 de maio, na Festa das Tradições do concelho, abrilhantando o evento.
À atuação dos pequenos e grandes dançadores e cantadores, empenhados na preservação e valorização das raízes folclóricas das nossas gentes, que jamais se podem perder, pois que retrato genuíno do seu sentir e agir, se rendeu o público presente, cujos aplausos entusiásticos a todos farão persistir no propósito enunciado.
Havia nos olhares maravilhados de todos a paixão pelo folclore, um património histórico-cultural, que os pais, encarregados de educação e elementos da comunidade escolar, em geral, e alunos, em particular, numa mistura perfeita de miúdos e graúdos, se propõe atualizar.
O Rancho Folclórico do Agrupamento, que diz sim ao folclore dos seus antepassados, quer continuar a alegrar as festas e romarias do concelho.
Sempre prontos para ajudar
Sempre prontos para ajudar
Desde setembro de 2012 que a Escola Básica e Secundária Diogo Bernardes acolhe, com todo o entusiasmo, um grupo intitulado CAS – “Clube dos Amigos Solidários".
Originariamente formado pelas professoras Cândida Gama e Elisabete Rodrigues, o Clube pretende ajudar os mais carenciados do concelho de Ponte da Barca, combater a solidão e o isolamento dos idosos, através de visitas a lares, e promover a cultura.
Ao longo do 1.º período, colaboramos com a Escola para organizar o magusto de S. Martinho, ajudamos a recolher alimentos para os nossos colegas mais carenciados na época natalícia, e dedicamo-nos ainda a uma angariação de fundos com o objetivo de trazer sorrisos aos utentes do Lar da Santa Casa da Misericórdia que receberam uma visita amiga e um pequeno presente.
No 2.º período, visitamos e colaboramos, semanalmente, nas atividades desenvolvidas pelo Lar "Casa da Cerca". Presentemente, estamos ainda a organizar uma pequena feira do livro, dentro do espaço escolar, e a recolher verbas para apadrinhar uma turma em Moçambique.
Os elementos do grupo são alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Apesar de pequenos em tamanho, pensam como gente grande e têm vindo a envolver-se neste projeto de corpo e alma, a fim de tornar o mundo um pouco melhor!
Sara Arezes
Comunicação Nº102 (Teste Intermédio de Matemática – 12.º Ano)
Assunto: Teste Intermédio de Matemática – 12.º Ano
Data: 24 de maio
Comunicação Nº101 (Entrega dos prémios do Concurso de Leitura 2013)
Data: 21 de maio
Assunto: Entrega dos prémios do Concurso de Leitura 2013
Celebração do “May Day”: “Maypole Dancing”
Celebração do “May Day”: “Maypole Dancing”
Com o intuito de promover as tradições anglo-saxónicas, o Grupo A.E.C. Inglês celebrou, nos dias 8 e 9 de maio, o “May Day”, uma festa celta onde se festeja o fim do rigoroso inverno e a chegada das flores.
Um dos símbolos da festa é um grande mastro, chamado de “may day pole” (símbolo da virilidade masculina do deus Cornífero) com o topo enfeitado por uma guirlanda de flores e muitas fitas coloridas que são trançadas durante o ritual com uma dança. Os ritos e celebrações das tradicionais festas inglesas do Dia de Maio incluem a “Morris Dancing” (Dança de Morris), a coroação de uma “May Queen” (Rainha de Maio) e a dança em torno do “Maypole” (Mastro de Maio).
Após terem sido sensibilizadas e devidamente contextualizadas sobre esta tradição, as turmas do 1º Ciclo da Escola-sede dançaram à volta do “Maypole” que foi montado no átrio da escola e onde se tentou recriar todo o ritual desta tradição pagã. Ao som do ritmo folk, deu-se início à atividade com as apresentações de cada turma que nos presentearam com várias danças muito criativas e que formaram uma verdadeira celebração da beleza e das cores. O resultado final foi um lindo pregueado de fitas ao redor do mastro ou um desordenado emaranhado de fitas coloridas.
Durante dois dias, os alunos do 1º Ciclo e a restante comunidade escolar puderem participar e assistir a um espetáculo de músicas, danças e muita cor e demos, desta forma, as boas-vindas à primavera.
O Grupo A.E.C. Inglês
Projeto: Os “Maios”
Projeto: Os “Maios”
[Clique na imagem, para ver mais fotografias deste álbum]
Ao percorrermos o passado, ao valorizarmos a memória e as tradições, estamos a procurar contribuir para um melhor entendimento do tempo presente.
Vários povos celebram a entrada do mês de maio ritualizando costumes que fazem lembrar cultos agrários ou festas solares, onde se revelam as origens de uma comunidade predominantemente agrícola. A construção e afixação de “Maios” é uma destas tradições.
Os “Maios” chegaram a ser proibidos, por carta régia, em 1402, e substituídos por “procissões devotas”, visando este impedimento proteger a religião cristã. As celebrações da entrada de maio eram “vistas como rituais pagãos” e foram descritas por D. João I, numa carta de 1385, “como um costume diabólico e um crime de idolatria”.
Uma outra tradição do mês de maio consistia na “coroa de maias”, feita com flores e enfeitada com laços e fitas de cores, que os rapazes depunham à porta das raparigas tendo, como significado, uma declaração amorosa. Com a mesma intenção, havia também o uso de “deitar a maia”, ou seja, de os rapazes atirarem um ramalhete de flores para as casas das namoradas, como testemunho amoroso.
Os “Maios” eram, inicialmente, feitos de flores naturais, tendo mais tarde passado a ser também elaborados com flores de papel, ou de outros materiais.
Ao desenvolver, de uma forma integrada nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, o projeto dos “Maios”, os alunos do 6.º ano da nossa Escola quiseram “dar corpo” a uma tradição tão caraterística nas comunidades minhotas.
Mas o projeto desenvolvido não se resumiu ao recuperar de tradições. Pretendeu ir mais além, ao promover uma abordagem transversal de conteúdos comuns a diferentes disciplinas e ao contribuir para um desenvolvimento integrado de conhecimentos diversificados e para a aquisição de diferentes capacidades, numa dinâmica que procurou utilizar os saberes científicos e tecnológicos para compreender a realidade sociocultural e abordar situações e problemas do quotidiano.
O produto encontrado pelos nossos alunos foi este colorido de “Maios” que foram colocados em vários pontos da Escola.
Alunos do 6.º ano
Disciplinas de EV e ET
Emissão N.º27 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Emissão N.º27 do Programa de Rádio “Leituras & Companhia”
Já se encontra disponível para ouvir em podcast/fazer download, a emissão número 27 (11-05-2013) do Programa "Leituras & Companhia", dedicada ao Dia Mundial do Coração e ao Dia da Europa.
Recorda-se que a emissão é difundida pela Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12h00 e as 13h00, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Emissão n.º27 [11/05/2013]
"Dia Mundial do Coração / Dia da Europa"
Para ouvir ou fazer o download das emissões em formato MP3, clique aqui.
Para consultar a lista das emissões anteriores, visite a página do "Leituras & Companhia".
Comunicação Nº100 (Encaminhamento dos alunos de 5.º ano para o Polo 1)
Assunto: Encaminhamento dos alunos de 5.º ano para o Polo 1
Data: 10 de maio