Animação teatral entusiasma os mais novos
Animação teatral entusiasma os mais novos
As crianças da Educação Pré-escolar e do 1.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram com grande entusiasmo numa animação teatral a cargo de Inácia Cruz.
A atriz visitou as Escolas Básicas de Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes e, ao longo de quatro sessões, brindou a pequenada com momentos de enorme encanto, transportando-a para o universo da fantasia, mediante a exploração da sua imaginação.
Partindo da obra “Poemas para Brincar e Pensar”, de Isabel Pereira Santos e ilustração de Susana Lima, foram teatralizadas as estórias “O mágico Malaquias”, “Vladislau, o lobo mau” e “O burro apaixonado”, sempre num registo muito interativo com o público, o que proporcionou grande animação.
As sessões tiveram ainda o condão de proporcionar aos mais novos um contacto muito rico com as múltiplas linguagens cénicas, a começar pelo cenário e adereços, até à indumentária, expressão corporal, movimento, música, e exploração da voz, entre outros aspetos.
Preparando estas encenações teatrais, várias estórias da obra tinham sido previamente exploradas em cada uma das salas/ turmas, no âmbito da Hora do Conto dinamizada pela Biblioteca Escolar.
Recorde-se que esta atividade, que foi organizada pela Biblioteca, em articulação com os Departamentos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo, é já uma tradição, que resulta da parceria que o Agrupamento mantém com as edições Opera Omnia.
Biblioteca Escolar
Conversa com estudantes universitários
Conversa com estudantes universitários
No âmbito da orientação vocacional, na manhã do dia 12 de dezembro do presente ano letivo, no auditório da Escola Secundária da Ponte da Barca, o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu a atividade “Conversa com estudantes universitários”, dirigida aos alunos do 12.º ano de escolaridade.
Esta iniciativa contou com a presença de Joana Silva, Ana Alves, José Machado e Marta Costa, ex-alunos do nosso agrupamento, que partilharam as suas experiências pedagógicas, lúdicas e sociais no decurso do ensino superior, destacando o associativismo, como ferramenta para aumentar o espírito crítico e participativo dos jovens, e as tradições académicas como forma de promover a integração dos mesmos.
A referida atividade possibilitou aos alunos uma visão mais abrangente do ensino superior, constituindo uma mais-valia na fase de exploração/desenvolvimento vocacional em que se encontram.
Agradecemos a todos os envolvidos nesta atividadade a simpatia e disponibilidade demonstradas, desejando um futuro promissor.
Serviço de Psicologia e Orientação
Ministro da Educação saúda “trabalho extraordinário” - “LEITURAS E COMPANHIA” CELEBRA EMISSÃO 500
Ministro da Educação saúda “trabalho extraordinário”
“LEITURAS E COMPANHIA” CELEBRA EMISSÃO 500
Foi num ambiente de festa que o Auditório Municipal de Ponte da Barca acolheu a sessão comemorativa da emissão 500 do programa semanal de rádio “Leituras e Companhia”, da responsabilidade da Biblioteca Escolar (BE), que vai para o ar todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, na “Barca FM”.
A sessão aconteceu na tarde de sábado, 10 de dezembro, e reuniu antigos e atuais colaboradores do projeto, desde alunos e familiares a professores, e ainda a Direção do Agrupamento de Escolas, responsáveis da “Barca FM”, Presidente da Câmara Municipal e Vereadores e representantes da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE).
Todos se associaram para felicitar os muitos alunos e docentes que, ao longo da última década, se envolveram neste desígnio com forte impacto ao nível da formação dos mais novos, ousando, sob a liderança do professor Renato Ferreira, o mentor do projeto, alimentar sonhos em equipa, valorizando uma Cultura de trabalho colaborativo.
Usando da palavra, tanto o Presidente da Direção da Cooperativa de Informação titular da “Barca FM”, Manuel Veloso, como o Presidente da Autarquia, Augusto Marinho, e o Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, enalteceram o mérito da parceria que viabilizou o projeto, assim como o trabalho que tem sido desenvolvido, no que à promoção das literacias diz respeito, tendo em vista um ambiente educativo “construtor de novos cidadãos”.
Para Carlos Louro, trata-se de uma homenagem “merecida porque, nestes dez anos, foi possível promover o pensamento crítico”, apostou-se “na construção e no fortalecimento de comunidades educativas promotoras de relações de cuidado e de laços de solidariedade e que assumem a sua responsabilidade comunitária” e aprofundou-se “o amadurecimento de hábitos de transformação pessoal e de envolvimento em torno dum projeto.”
Ministro da Educação:
Continuem este “trabalho extraordinário”
Num ambiente informal, houve ainda um momento aberto à participação do público, em que partilharam memórias de 10 anos do “Leituras e Companhia” antigos e atuais alunos, professores, Raquel Ramos (RBE), Goreti Costa (antiga animadora da “Rádio Barca”) e José Manuel Amorim, à época o Diretor da rádio com quem foi negociada a parceria.
Figura central em toda esta dinâmica é o professor Renato Ferreira, que, num gesto de aplauso, foi distinguido pela Autarquia e pela Direção do Agrupamento. Visivelmente surpreendido e emocionado, o responsável pelo projeto sublinhou que se trata de um trabalho de equipa e que, sem o contributo e entusiasmo de inúmeros alunos e de muitos professores, nada teria sido possível.
A encerrar a sessão, foi projetada uma mensagem-vídeo do Ministro da Educação que, não podendo estar presente, fez questão de se associar, enviando a sua palavra de felicitação pelo trabalho de promoção das literacias e de formação de cidadãos autónomos, críticos e livres.
“A leitura é um passaporte para a liberdade, para a cidadania, para não nos deixarmos manipular”. E a “liberdade – sublinhou João Costa – é uma condição para sermos humanos.”
O Titular da pasta da Educação deixou ainda uma palavra de incentivo para que este “trabalho extraordinário” continue em direção ao programa mil ou mil e quinhentos, porque é bom haver projetos como este, que estão ao serviço da missão da Escola, que é transformar vidas”.
10 anos com muita(s) história(s)
A primeira emissão do “Leituras e Companhia” foi para o ar no dia três de novembro de 2012.
Desde então, semana a semana, mesmo nos períodos de interrupção das atividades letivas, nas férias escolares e nos confinamentos, o programa marca presença, trabalhando as literacias da informação, digitais e dos “media”, num exercício permanente dos domínios da leitura, da expressão escrita e da oralidade, em que a competência da comunicação e o respeito pelos direitos autorais estão omnipresentes.
“Leituras e Companhia” coloca no ar este desígnio de aprofundar o pluralismo democrático, a autonomia e a autoestima, de consolidar parcerias, construir pontes/ laços entre a Escola e a Comunidade e de fazer informação, construir conhecimento, criar cultura, somando valor(es) para uma escola melhor e uma cidadania mais interventiva.
Numa sociedade como a nossa, marcada por transformações aceleradas “com um grande impacto na forma como acedemos à informação e ao conhecimento, como aprendemos, comunica¬mos e nos integramos socialmente”, este é um dos contributos da BE para “o desenvolvimento nos alunos de um conjunto de literacias essenciais à aprendizagem e ao sucesso educativo, que incluem não só as competências básicas de leitura, matemática ou ciências, como outras, de que são exemplo as competências da informação, digitais e dos ‘media’” (Elsa Conde).
Do impacto do projeto, falam os mais diretamente envolvidos e a Comunidade em geral. E também responsáveis e organismos que trabalham estas temáticas das literacias.
Em 2015, a RBE considerou o projeto uma “Ideia com Mérito”, apoiando-o entre um reduzido número de ações selecionadas. Cinco anos depois, renovou o seu reconhecimento, aprovando a candidatura “EmBarca na Escrita”, que incluiu o “Leituras e Companhia” e o “Opiniões de Segunda”.
A qualidade do nosso trabalho nos domínios da educação para os “media” e da promoção das literacias e da cidadania despertou também o interesse de uma delegação da cidade colombiana de Cali que, em outubro de 2019, nos visitou para conhecer o “modus operandi” do projeto. Dois anos volvidos, foi o “MIL Obs” (Observatório sobre “Media”, Informação e Literacia) da Universidade do Minho a vir ao nosso encontro, de tal modo que o “Leituras e Companhia” foi o tema da emissão do “Ouvido Crítico” de 27/04/2021, programa da responsabilidade do MIL Obs e da Antena 1 (a entrevista da jornalista Noémia Gonçalves está disponível em RTP Play).
Outro indicador muito gratificante teve a ver com o facto de a página eletrónica da RBE haver destacado o “Leituras e Companhia” como boa prática.
O projeto foi também dado a conhecer no Congresso do Ano Iberoamericano das Bibliotecas, com a BE a partilhar, a 19/10/2021, a dinâmica do trabalho que se realiza em Ponte da Barca, tendo em vista a formação de cidadãos habilitados para encarar com autonomia e espírito crítico os desafios do século XXI.
Já em março deste ano, a BE foi convidada a participar numa discussão em grupo, promovida pela RBE e pelo PNL2027, merecendo, mais uma vez, especial atenção, entre as boas práticas, o “Leituras e Companhia”, o mesmo acontecendo na reunião de “Microrrede Temática de Partilha”, promovida pela Equipa Regional do Norte da DGEstE, realizada em maio último.
Luís Arezes, prof. bibliotecário
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “É na infelicidade que se conhecem os verdadeiros amigos”
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “É na infelicidade que se conhecem os verdadeiros amigos”
Convite | Emissão 500 do Programa LEITURAS E COMPANHIA
CONVITE
Emissão 500 do Programa LEITURAS E COMPANHIA
AVISO: Alteração da hora

Em novembro de 2012, a equipa da Biblioteca Escolar (BE) lançou mãos à produção de um programa semanal de rádio, a que chamou Leituras e Companhia. Abordada a então Rádio Barca, houve interesse na parceria e a primeira emissão foi para o ar no dia três, um sábado, entre as 12 e as 13 horas. Iniciava-se, assim, uma aventura que já leva 10 anos de caminhada…
Semana a semana, mesmo nas férias escolares e nos confinamentos, Leituras e Companhia marca presença, trabalhando as literacias, num exercício permanente dos domínios da leitura, da escrita e da oralidade, em que a competência da comunicação e o respeito pelos direitos autorais estão omnipresentes.
O caminho percorrido honra todos aqueles que se envolveram e se envolvem nesta realização. Prestigia o nosso Agrupamento e, pelos diversos reconhecimentos públicos nacionais e até internacionais, o Concelho de Ponte da Barca. Por essa razão, no dia 10 de dezembro de 2022, data da emissão do programa quinhentos na Rádio Barca FM, vamos conversar com todos os atores que nos ajudaram a chegar aqui, numa sessão pública de reconhecimento que terá lugar pelas 16:00 horas.
Seria também para nós motivo de muita honra contar com a presença de V.ª Ex.cia nesta sessão.
Termos em que, em meu nome pessoal e no de toda a comunidade educativa, convido V.ª Ex. cia para a sessão pública de reconhecimento aos atores do programa Leituras e Companhia que terá lugar no Auditório Municipal de Santo António do Buraquinho, Ponte da Barca, na tarde do dia 10 de dezembro de 2022, pelas 16:00 horas.
Certo da melhor atenção, apresento os melhores cumprimentos pessoais,
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Erasmus +, por Terras Turcas
Erasmus +, por Terras Turcas
Dando sequência ao projeto Erasmus + “Save the Nature, Save the Future”, seis alunos do 9.º ano de escolaridade tiveram a oportunidade de participar na terceira mobilidade prevista. Desta vez, estes alunos deslocaram-se à Turquia, entre os dias 21 e 25 de novembro. À semelhança da mobilidade anterior, após uma longa viagem, foram recebidos pela escola anfitriã Safak Okullari e, posteriormente, pelas famílias que, generosa e carinhosamente, os acolheram durante toda a semana.
No primeiro dia, os alunos portugueses juntaram-se aos restantes parceiros da Grécia, Chéquia e Roménia. Após a sessão de boas-vindas, os alunos foram acolhidos por vários professores e convidados a participar em diferentes aulas de várias disciplinas. Puderam também assistir a um concurso, apresentado em inglês, para a eleição do melhor e mais criativo “Crazy Bag” (sacos elaborados a partir de matérias recicláveis). Estes sacos foram realizados por alunos com idades compreendidas entre os 4 e os 13 anos. Neste dia, os alunos ainda participaram num “Mud Workshop”, no qual puderam dar largas à veia de artesãos e artesãs do barro.
Na terça-feira, o dia iniciou-se com uma atividade de pintura de objetos retirados da natureza e, seguidamente, quer alunos, quer professores tiveram o seu primeiro contacto com a história e cultura turcas. Devidamente acompanhados por uma guia, foi possível visitar vários locais inesquecíveis: Praça Beyazıt, o Grande Bazaar, as Mesquitas Hagia Sophia e Sultanahmet, também conhecida por Mesquita Azul, a Cisterna da Basílica, o Palácio Topkapi, o bairro Eminönü, a Torre de Galata e a Praça Taksim.
O quarto dia foi também dedicado a atividades de teor histórico e cultural. A manhã foi reservada para um passeio de barco pelo Bósforo. Durante este passeio, que contou também com um almoço, todos os participantes puderam apreciar a cidade de Istambul, mas também participar em momentos musicais e de dança e, ainda, fazer voar papagaios previamente decorados com elementos da natureza. A tarde foi dedicada à visita ao Palácio Dolmabahçe.
Na quinta-feira, após curtas atividades em sala de aula, os grupos foram convidados a atravessar a Ponte do Bosforo e transitar para o continente asiático. Já neste continente foi possível visitar o Grande Monte Çamlica, bem como o Jardim Botânico, onde participaram numa caça ao tesouro e puderam plantar carvalhos.
Finalmente, no derradeiro dia, todos os participantes seuniram para, juntamente com alunos do pré-escolar da escola turca, pintar e decorar uma faixa onde se inscreveu o lema deste projeto “Save the Nature, Save the Future”. Este momento foi também aproveitado para a plantação de uma árvore como símbolo de uma amizade duradoura entre os elementos dos países participantes. Esta mobilidade terminou com a cerimónia de entrega dos certificados de participação a todos os envolvidos.
Tal como nas mobilidades anteriores, esta foi uma experiência inesquecível e extremamente enriquecedora. Os alunos foram presenteados com uma oportunidade única de crescimento que foi plenamente aproveitada pelos mesmos. Ao longo de toda a semana, os nossos alunos tiveram um desempenho “muito bom”: adquiriram plenamente os conhecimentos previstos de uma forma autónoma, revelando sempre uma atitude de entreajuda com os parceiros, respeitando sempre a diferença e semelhança cultural, e demonstraram uma grande capacidade de adaptação a novas situações e novos desafios, contribuindo colaborativamente para o sucesso das atividades, através da sua participação ativa e responsável.
Sem dúvida que o envolvimento da escola neste projeto Erasmus + tem contribuído para o desenvolvimento dos princípios, áreas de competência e valores previstos no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória dos alunos participantes. É um projeto que convida ao desenvolvimento da flexibilidade, autonomia, iniciativa e espírito empreendedor, bem como à construção de uma Europa cada vez mais unida na diversidade cultural, linguística e educacional.
Resta referir que, no próximo mês de março, será a vez da nossa escola receber os nossos colegas da Grécia, Chéquia, Roménia e Turquia. Estamos ansiosos pela oportunidade de criar e organizar excelentes momentos de aprendizagem e de demonstrar como bem sabemos acolher tão bem aqueles que nos visitam. Será, então, o momento de dizer “Welcome to Portugal! Welcome to Ponte da Barca!”
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “De mãos dadas com os livros…"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “De mãos dadas com os livros…"
A “Bola Mágica” começa em janeiro
A “Bola Mágica” começa em janeiro

Para consultar o plano, clique aqui.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai levar, a todos os distritos do país, projetos piloto com o objetivo de fomentar a prática de atividades físicas e desportivas junto das crianças do 1º ciclo.
No distrito de Viana do Castelo, o programa designado “Bola Mágica” vai decorrer na Escola Básica de Entre Ambos-Os-Rios, escolhida para integrar o Plano Estratégico da Federação "Futebol 2030".
Entre 9 de janeiro e 31 de março, a “Bola Mágica” começa a rolar. O projeto vai ser implementado nas Atividades de Enriquecimento Curricular, não interferindo com a componente letiva.
Apesar de se tratar de uma iniciativa da FPF, as atividades físicas que vão ser dinamizadas vão além do futebol e do futsal, pois serão incluídas outras práticas desportivas. O objetivo é que as crianças possam desenvolver competências e hábitos físicos e desportivos, independentemente da modalidade.
Este é um dos 15 programas de transformação que compõem o Plano Estratégico da FPF para 2030, denominado Futebol2030 e um dos 24 projetos pilotos que vão ser implementados em todo o país, que junta nomes da área do desporto e do estudo académico e científico, nomeadamente Arménio Pinho (Diretor da F.P.F.), Manuel Puerta Costa (Gestor do programa), Carlos Neto (Professor Catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e líder da equipa técnica do programa), José Guilherme Oliveira (Treinador seleções jovens da F.P.F.), Júlio Costa (Fisiologista / Cientista Desportivo. Ph.D. em Ciências do Desporto), Susana Vale (investigadora em atividade física e saúde, FADEUP), Luís Paulo Rodrigues (I.P. Viana do Castelo), Rita Cordovil (FMH) e Prof. André Seabra (Diretor da Portugal Football School).
Para a implementação do projeto no nosso Agrupamento, foi estabelecida uma parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, a Associação de Futebol de Viana do Castelo e a Associação Tempos Brilhantes.
Teatralização entusiasma alunos do 1.º Ciclo
Teatralização entusiasma alunos do 1.º Ciclo
Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa animada sessão inspirada no livro selecionado para o concurso de leitura – “Os Três Desejos”, de Júlio Borges, com ilustração de Nuno Alexandre Vieira.
A animação teatral foi protagonizada pelo ator Rui Ramos que, visitando as três Escolas Básicas (Crasto, Entre Ambos-os-Rios e Diogo Bernardes), ofereceu aos mais pequenos a magia da arte cénica, com destaque para a expressividade da palavra dita, a força do silêncio, a riqueza comunicativa do gesto e do movimento e ainda o poder da indumentária e da caracterização.
Num registo de muita interação, as sessões despertaram grande entusiasmo e adesão entre os participantes que, de uma forma divertida, foram interpelados para a importância do trabalho e da sabedoria para, nos mais diversos momentos da vida, saber discernir a opção mais adequada e vantajosa.
Esta atividade – que resulta da parceria que o Agrupamento mantém, há vários anos, com as edições Opera Omnia – foi previamente preparada, tendo a Biblioteca Escolar, em articulação com as professores titulares, proporcionada a cada uma das 13 turmas envolvidas, uma leitura expressiva da obra.
Biblioteca Escolar




























