A Preparar o Futuro!
A Preparar o Futuro!
Tal como em anos transatos, decorreu no dia 13 de janeiro de 2023, na Escola Secundária da Ponte da Barca, a Mostra de Cursos Superiores e de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, promovida pelo Serviço de Psicologia e Orientação. Estiveram representadas várias instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos), as forças armadas (Força Aérea e Marinha), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica, disponibilizando-se para esclarecer os alunos sobre a oferta formativa, condições de acesso, notas de candidatura, entre outras informações.
O referido evento contou com a participação dos alunos do ensino secundário que frequentam os cursos científico-humanísticos e profissionais.
Esta e outras iniciativas integram-se no âmbito da orientação escolar e profissional e têm como objetivo apoiar os jovens na construção e implementação de projetos vocacionais, a fim de facultar uma tomada de decisão realista e consistente com o seu projeto de vida.
Serviço de Psicologia e Orientação
Visita da Deputada Emília Cerqueira
Visita da Deputada Emília Cerqueira
No passado dia 9 de janeiro, o Agrupamento recebeu a honrosa visita da deputada Dr.ª Emília Cerqueira (PSD) e representante do Círculo Eleitoral de Viana do Castelo. No âmbito do projeto Parlamento dos Jovens e perante uma plateia de meia centena de alunos, a ilustre deputada arcoense fez uma breve exposição sobre os moldes de funcionamento da Assembleia da República e das respetivas Comissões Parlamentares, bem como os passos a seguir para elaborar um Projeto de Recomendação. Em seguida, promoveu um debate sobre o tema «Saúde Mental nos Jovens», respondendo a todas as questões e incentivando os jovens presentes a assumir uma postura de cidadania ativa, perante o olhar atento dos coordenadores do Parlamento dos Jovens deste Agrupamento, os professores Sónia Martins (Ensino Secundário) e José Reis (Ensino Básico).
No final da cerimónia, o professor Carlos Louro, na qualidade de Diretor deste Agrupamento, obsequiou a deputada com uma bela serigrafia, da autoria de Emanuel Cruz, docente deste Agrupamento.
Relembre-se que a campanha eleitoral para a eleição dos deputados à Sessão Escolar do Parlamento dos Jovens decorrerá nos dias 17 e 18 de janeiro.
A Equipa do Parlamento dos Jovens da AVEPB
O Livro da Semana - “A Aldeia das Flores” (Beatriz Viana e Letícia Gomes, 5.ºC)
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Na superação das diferenças de cada um vemos os heróis"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Na superação das diferenças de cada um vemos os heróis"
“Porque o natal é quando o homem quer….”
“Porque o natal é quando o homem quer….”
Aqui ficam alguns registos das “Canções de Natal” em Orff, pelos alunos de Educação Musical.
Carl Orff (1895-1982) foi um conceituado maestro e professor alemão, responsável por ter criado e desenvolvido o método Orff, para que as crianças, sem grandes conhecimentos musicais, pudessem tocar facilmente instrumentos de percussão na sala de aula, adaptados às suas idades.
As turmas envolvidas nos vídeos realizados iniciaram a prática de instrumental Orff muito recentemente. Começou-se por trabalhar a técnica da percussão, com exercícios práticos de execução para o crescente domínio do instrumento musical. Posteriormente, os alunos foram memorizando as frases musicais das melodias a apresentar, utilizando, na maioria dos casos, apenas uma das mãos. Progressivamente, esta prática instrumental irá ser realizada com a utilização dos dois braços, de forma alternada.
A filmagem e edição dos vídeos foi da responsabilidade do professor Emanuel Cruz, a quem deixamos um forte agradecimento.
Os alunos de Educação Musical e as respetivas professoras, Daniela Pereira e Sandra Fernandes, desejam a todos um Próspero Ano de 2023.
O Grupo de Educação Musical
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Ano Novo, Vida Nova!"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Ano Novo, Vida Nova!"
El Día de los Reyes Magos
El Día de los Reyes Magos
Hoy es un día muy impactante para los españoles. Es el culminar de las Navidades… el punto más alto… el día del agradecimiento con la llegada de los Reyes Magos que representan esperanza, amor y humildad.
Para la mayoría de las personas, un regalo es un bien material, como por ejemplo, prendas de vestir, unas zapatillas nuevas, aparatos electrónicos, juguetes, videojuegos, billetes para el cine, un concierto, dinero o algo más! Estos objetos crean un fascinio momentáneo que se pierde en segundos. Se quedan olvidados en los cajones llenos de vacío humano. De hecho, lo más importante no se compra en tiendas de productos ni siquiera se hace con materia física. Lo que nos une y nos caracteriza como seres humanos es algo invisible que se siente con el corazón y se manifiesta con actitudes y gestos. Son los sentimientos que compartimos y las vivencias que creamos… lo que se queda en nuestra memoria y nuestro corazón.
Por eso, hoy pedimos a los Reyes Magos que nos traigan paz, esperanza y amabilidad para que nos indique el camino de la empatía, de la confianza y de la unión. Que sea un Año Nuevo pincelado con colores fuertes y vivos, de amistad, de generosidad, de sabiduría y de apertura a los demás.
El Grupo de Español del Instituto
Noticias de Entre Ambos-os-Rios
Noticias de Entre Ambos-os-Rios
O mês de dezembro tem poucos dias de aulas, mas a escola de Entre Ambos-os-Rios conseguiu realizar diferentes atividades.
Começamos por visitar o Centro de Ciência Viva, em Braga. Ficamos fascinados com o planetário e com a descoberta dos microrganismos que fazem parte da nossa vida diária: os que nos ajudam e outros com os quais devemos ter cuidado.
Os alunos do 4.º ano ainda participaram numa atividade do exército português: “Alista-te por um dia”, ao CAIS da Marina, em Vila Nova de Cerveira, e no Regimento de Cavalaria, n.º 6, em Braga.
Tivemos a vista da ACAPO, de Braga, e pudemos entender melhor o que são pessoas com baixa visão e as dificuldades que têm de ultrapassar diariamente. Pudemos experimentar algumas dessas dificuldades e aprendemos a caminhar com a bengala, de que forma podemos ajudar alguém com baixa visão e a utilizar os outros órgãos de sentido.
Participamos na atividade “Embarca no Natal”, em Ponte da Barca, onde pudemos partilhar canções de Natal e tivemos uma manhã recheada de alegria.
Para terminar este período, vivenciamos um momento de partilha com um almoço entre alunos, assistentes operacionais e professores.
São estes pequenos momentos que nos adoçam o coração e nos fazem ver a escola com olhos de partilha e amor.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "A importância da família na época natalícia"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "A importância da família na época natalícia"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Um olhar sobre a guerra"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Um olhar sobre a guerra"



















