Alunos participam no “Encontros com a Terra” e aplaudem Throes + The Shine
Alunos participam no “Encontros com a Terra”
e aplaudem Throes + The Shine
Na tarde da primeira quinta-feira de março, houve uma animação especial na Biblioteca da Escola Básica Diogo Bernardes, com os alunos das turmas A e E do 5.º ano a terem a rara oportunidade de se deleitarem ao ritmo dos sons e do ritmo da Banda Throes + The Shine.
Organizado pelo Plano Nacional das Artes em articulação com a Biblioteca Escolar, os discentes participaram num concerto que lhes permitiu conhecer de perto o projeto itinerante “Encontros com a Terra”, que promove junto da comunidade educativa a criação de um espaço íntimo e seguro para o diálogo intercultural entre artistas e alunos.
Canções centradas nas temáticas do sonho, expectativas, histórias, culturas, arte, tradição, modernidade, liberdade, racismo e relações humanas fizeram miúdos e graúdos saltar com grande entusiasmo ao ritmo da batida dos Throes + The Shine.
No final do concerto, houve um período aberto ao diálogo em que os mais novos colocaram imensas questões muito pertinentes e interessantes a que os músicos responderam com muita satisfação. Mesmo a terminar, não faltaram as fotos e os autógrafos, que fizeram as delícias dos recentemente conquistados fãs.
Os Throes + The Shine nasceram em 2011, no Porto. Uma comunhão entre Portugal e Angola, o grupo é caracterizado por um híbrido de kuduro (uma música de dança oriunda de Angola), texturas eletrónicas e heranças dos universos do rock. Em 2012, estrearam-se em disco com “Rockduro”. Em 2014, seguiu-se “Mambos de Outros Tipos”. O terceiro álbum, “Wanga”, data de 2016.
Após estes discos, que foram lançados em várias editoras independentes, e já com centenas de concertos em mais de dez países, apresentaram, em 2019, “Enza”. Este disco correspondeu ao primeiro álbum composto pelo novo alinhamento da banda. Igor Domingues, Marco Castro e Mob Dedaldino decidiram abraçar um novo desafio e procuraram um caminho distinto, embora sem perder a sua identidade. O disco surgiu com assistência à produção de Jori Collignon (Skip&Die) e colaborações com Cachupa Psicadélica, Mike El Nite, Selma Uamusse e Sotomayor, e teve edição em vinil rosa.
A proposta “Encontros com a Terra”, com foco na música, foi pensada pelo Plano Nacional das Artes para circular em escolas do país, no âmbito dos Planos Culturais de Escola e, sempre que possível, em articulação com artistas em residência, com o objetivo de promover a reflexão em ambientes de debate, gozando da liberdade de outras formas de expressão artística.
A Organização
Aula de campo de Geografia A em Lindoso
Aula de campo de Geografia A em Lindoso
A execução das aulas de campo no ensino da Geografia é de suma importância para a compreensão do espaço geográfico, pois elas possibilitam uma linha de compreensão real dos conteúdos abordados em sala de aula. Atendendo a este facto, as docentes do grupo de Geografia da escola, em colaboração com a Porta do Lindoso, no dia vinte e oito de fevereiro, proporcionaram aos alunos de Geografia A, dos Cursos de Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas, uma visita de estudo/aula de campo em Lindoso.
“In loco” o grupo teve a oportunidade de se apropriar da evolução da população na região, bem como, de exemplos concretos de desenvolvimento rural, sobretudo ao nível do turismo.
As docentes de Geografia agradecem a extrema disponibilidade por parte do responsável das casas de turismo “Lindoso Villas” ao permitir a sua visita, proporcionando aos alunos o conhecimento de projetos de sucesso em Ponte da Barca, no contexto das novas oportunidades para o mundo rural. Igualmente reconhecem o profissionalismo e a dedicação dos técnicos da Porta do Lindoso, verdadeiros entusiastas pelo património barquense, permitindo uma verdadeira aprendizagem.
Por fim, é com orgulho que agradecem aos alunos os excelentes momentos que proporcionaram pela sua conduta de cidadãos e alunos exemplares.
As professoras de Geografia da Escola Secundária de Ponte da Barca
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - “Um hino à música..."
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - “Um hino à música..."
Noticias do Desporto Escolar
Noticias do Desporto Escolar
O Grupo Equipa de Basquetebol Iniciados Masculinos realizou no passado dia 16 de fevereiro, em Manhente (Barcelos) a 1.a jornada da competição da fase CLDE. A nossa escola saiu vitoriosa nos dois jogos realizados (Esc. Sec. de Manhente e EB António Feijó, de Ponte de Lima).
A comitiva fez-se representar por 12 jogadores, dois árbitros e dois oficiais de mesa.
Para o dia 01 de março está agendada mais uma jornada em Ponte de Lima e a terceira jornada será na "nossa casa" a 08 de março, pelas 14h30, no ginásio municipal. Contamos com a vossa presença e apoio!
Na foto podemos ver,
em cima: Sara, Hugo, Breno, Leonardo, Kevin, Afonso, Guilherme, Íris, prof. Eugénio,
em baixo: Diogo, Gonçalo, Francisco, Santiago, Adriano e o Tomás.
Na foto faltam a Joana e a Mariana porque estavam muito absorvidas em trabalho!...
Parabéns a (nós) todos, foi uma tarde bem passada!
“Eu sou porque tu és”
“Eu sou porque tu és”
É com esta frase, que resume na perfeição a essência da filosofia existencial da Academia Ubuntu, que pretendemos agradecer a toda a Comunidade Escolar o envolvimento entusiástico nas diferentes atividades promovidas durante a Semana da Empatia, que decorreu de treze a dezassete de fevereiro.
Sem VÓS, a nossa VOZ, que é também a vossa, não teria ecoado! De facto, esta semana gravitou em torno da exaltação da necessidade premente de projetar o nosso olhar para o que nos rodeia e descobrir no outro os alicerces do crescimento simultaneamente individual e coletivo. Uma Escola vive e retroalimenta-se das várias conexões e relações que se estabelecem. Essas teias que se cruzam e se entrelaçam são os pilares do nosso bem-estar emocional. Focar-nos nas emoções não nos enfraquece, bem pelo contrário, fortalece-nos! É com esse propósito que abraçámos este projeto e que orientámos um conjunto de iniciativas que toda a comunidade implementou num espírito de partilha e de colaboração!
Recordámos alguns momentos marcantes e inspiradores que refletiram sintonia, respeito, compreensão e entreajuda. Ao som de músicas (“Voltamos Juntos” de Fernando Daniel, Carolina Deslandes e Carlão e “Todos gozam” de Luísa Sobral), bem como através da exploração de vídeos (“Senhor Diferente” e “Ouriço cacheiro, igualdade e amor”), debatemos ideias, superámos obstáculos, verbalizando-os, construímos pontes, (re-) descobrimo-nos a nós e aos outros, elogiámo-nos com palavras conotadas docemente, abraçámo-nos… olhámos todos juntos na mesma direção! Sentimos e vivenciámos a empatia com atos e gestos, sorrisos e abraços, risos e algumas lágrimas! Percebemos que somos verdadeiramente felizes quando aprendemos a “(…) ver o mundo com os olhos do outro e não a ver o nosso mundo refletido nos olhos dele” (Carl Rogers). A empatia é, na verdade, colocar-se no lugar do outro, é perdoar e não julgar, é compreender e não ofender!
A esse respeito, como chave de ouro, partilhámos convosco o exemplo do grande líder, o inspirador da Academia, que conseguiu espelhar palavras de paz, de tolerância, de solidariedade e de humildade: Nelson Mandela! Este grande vulto da luta contra a opressão e a segregação do apartheid, cuja filosofia de vida queremos difundir pelo culto à empatia, pela entrega ao outro, não foi só o primeiro presidente negro de África de Sul, foi o rosto… a voz da PAZ… da reconciliação e do perdão. Foi preso injustamente, mas, mesmo assim, semeou palavras de amor e de compaixão. Ciente da importância da educação para a libertação dos povos oprimidos, os vinte e sete anos de prisão foram marcados pela sede do conhecimento e da aprendizagem! Procurou fazer a ponte através do diálogo entre as pessoas. É, de facto, na relação com os outros que crescemos, aprendemos e somos felizes. Homem de direito (de formação, de pensamento e de ação), a sua maior vitória não foi certamente o Prémio Nobel da Paz que recebeu em 1993, foi o facto de ter despertado nas pessoas a consciência da importância da igualdade, do respeito e da humildade!
Continuemos a seguir o seu exemplo! E nunca nos esqueçamos das suas sábias palavras:
“Tudo parece impossível até que seja feito”
Sejamos os agentes de um mundo de esperança, de união e de compaixão, em que os impossíveis sejam superados conjuntamente!
A equipa Ubuntu do Agrupamento de Escola de Ponte da Barca
Carnaval escolar regressou à rua
Carnaval escolar regressou à rua
Após dois anos de interregno causado pela Pandemia Covid 19, a vila de Ponte da Barca encheu-se de brilho e cor com o desfile carnavalesco proporcionado pelos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte de Barca.
“Tradições de Carnaval” foi o tema escolhido para este grandioso desfile. As ruas da vila encheram-se de familiares e amigos para verem as crianças felizes e divertidas trajadas a rigor.
Foi possível ver disfarces de carnaval trapalhão, matrafonas e palhaços; profissões, super heróis, desfilou uma homenagem às tradições carnavalescas da terra como o Pai Velho do Lindoso e a corrida do galo e ainda tradições portuguesas bem conhecidas, como a dos caretos.
Agradecemos aos encarregados de educação a colaboração nas fantasias, ao grupo de bombos Catrapana pela alegria e dinamismo que proporcionaram ao longo de todo o percurso, aos assistentes operacionais, à Câmara Municipal de Ponte da Barca pelo apoio com o carro de som e à GNR que contribuiu para a segurança de todos os participantes.
Viva o Carnaval!
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - A “Braços” com as Máscaras"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - A “Braços” com as Máscaras"
Visita de Estudo 9.º ano a Lisboa
Visita de Estudo 9.º ano a Lisboa
Programa “Músicos no Palácio” de Belém”
Visita guiada à Capital – Visita ao Pavilhão do Conhecimento
No passado dia 9 de fevereiro os alunos do 9.º ano de escolaridade, da Escola Secundária de Ponte da Barca, acompanhados por nove professores, tiveram o privilégio de participar no Programa “Músicos no Palácio de Belém", no antigo Picadeiro Real, estando a dinamização do evento a cargo do músico David Fonseca.
Logo após a receção, todos os alunos tiveram uma primeira interação com Doutora Isabel Alçada, Consultora da Casa Civil da Presidência da República. Antes do início da sessão, a mesma agradeceu a presença de todas as escolas salientando tratar-se do dia com maior número de participantes (cerca de 600) tendo sido Ponte da Barca a Escola mais representada até à data, com oitenta e cinco alunos no total.
Logo no início da sessão, contámos com a presença do Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que acabou por fazer as honras da casa, apresentando os diferentes momentos em que consistiria a sessão. Reiterou que o programa, que decorre entre 12 de janeiro e 31 de maio de 2023, destina-se a proporcionar encontros entre músicos e alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário e a sublinhou o papel da música e dos músicos na construção da identidade cultural portuguesa.
A sessão com duração prevista de sessenta minutos acabou por ocupar cerca de duas horas, que se revelaram muito entusiasmantes. Durante a sessão, David Fonseca presenteou o público com excertos musicais intercalados com o relato de vivências sobre o seu percurso de vida e a sua experiência musical. O músico acompanhado pela sua guitarra e outros instrumentos, exemplificou como decorre o processo criativo e foi tocando algumas das músicas mais emblemáticas da sua carreira a solo e enquanto membro da famigerada banda Silence 4.
Toda a sessão decorreu com grande entusiasmo por parte dos alunos. Num segundo momento, estes colocaram questões ao músico que se mostrou muito empático e disponível respondendo a todas as suas questões com amabilidade.
O programa foi colmatado com uma belíssima atuação de David Fonseca.
A sessão terminou em ambiente festivo com troca de lembranças, fotos pelo fotografo da presidência e selfies entre os alunos e o Presidente da República e o músico. David Fonseca e Marcelo Rebelo de Sousa foram brindados com uma garrafa de vinho de reserva da Adega de Ponte da Barca, e dois livros, um dos quais, Opiniões de Segunda, e que pretenderam traduzir o nosso agradecimento pela oportunidade em participar no Programa.
No término da sessão, foram oferecidos deliciosos pastéis de Belém e sumo de laranja, a todos os participantes. Foi uma experiência maravilhosa para todos os envolvidos que viram a sua presença divulgada através dos meios de comunicação social.
David Fonseca deu destaque, no seu Facebook, à participação do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, postando duas fotos do grupo barquense.
Estava ainda prevista a visita ao Museu da Marinha, mas a decisão acabou por recair numa visita guiada pela Cidade, de autocarros, que contou com a brilhante colaboração do professor Orlando Costa e de um dos motoristas, que além de ser natural de Lisboa já trabalhou em turismo. Foi uma bela aprendizagem sobre a História de Lisboa e dos seus monumentos. Uma visita deslumbrante!
A finalizar, os alunos visitaram o Pavilhão do Conhecimento, um Museu Interativo de Ciência e Tecnologia que tem como objetivo estimular a exploração do mundo físico e a experimentação. Aqui, os alunos interagiram individualmente ou em pequenos grupos para explorar as diversas atividades.
Visitaram, ainda, a exposição temporária "Dinossauros: O Regresso dos Gigantes", recuando no tempo e viajando até à Era Mesozóica, entre 251 e 66 milhões de anos. O nosso planeta é quente, húmido, rico em vegetação e recheado de espécies exóticas. Gigantes com pescoços longos ou criaturas do tamanho de pombos, cobertos por escamas e penas, espinhos ou couraças. Os dinossauros habitaram a Terra e desafiam a nossa imaginação. Um dia extenuante, mas que excedeu todas as expetativas, regressando com a certeza de que são vivências e momentos desta natureza que se traduzem em aprendizagens para a vida!
A organização
Livro digital “SOBE + NA BARCA”
Livro digital “SOBE + NA BARCA”
“SOBE + NA BARCA” é o título de um livro digital que apresenta duas estórias escritas pelas turmas do 3.º A e do 3.º B da EB Diogo Bernardes, sob a orientação das respetivas professoras titulares, Anabela Canossa e Emília Pinto: “Pedro e a Pasta dos Dentes” e “Amigas Inseparáveis”.
Este trabalho de expressão escrita e plástica e de exercício da criatividade surge no âmbito da intervenção consistente que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca continua a desenvolver ao nível da promoção da saúde oral, integrado no programa nacional SOBE + – Saúde Oral Biblioteca Escolar –, da responsabilidade da Direção-Geral da Saúde, do Plano Nacional da Leitura e da Rede de Bibliotecas Escolares.
Numa ação articulada, que envolve as educadoras (Educação Pré-escolar) e os docentes titulares (1.º Ciclo), a Biblioteca Escolar, a equipa de Saúde Escolar da UCC de Ponte da Barca e ainda a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, as crianças aprofundam as suas competências de literacia em saúde e, de múltiplas formas, promovem a sua autoestima e bem-estar emocional.
E assim surgiu “SOBE + NA BARCA”…
Boas leituras!
Biblioteca Escolar










































