"OPINIÕES DE SEGUNDA"
"OPINIÕES DE SEGUNDA"
"Aproveitemos todos os momentos com as pessoas que realmente amamos,
antes que seja tarde demais."
Clube de Leitura debate valores do esforço e da persistência
Clube de Leitura debate valores do esforço e da persistência
“Os três desejos”, de Júlio Borges com ilustração de Nuno Alexandre Vieira, foi a obra que serviu de mote para mais uma conversa do Clube de Leitura do 1.º Ciclo da EB Diogo Bernardes.
Sob a orientação da Biblioteca Escolar, um grupo de alunos partilhou a sua leitura do livro e sublinhou a importância do bom senso, da sabedoria e do trabalho persistente, reforçando a aposta numa “Escola a Ler”.
A sorte não cai do céu, é preciso ter juízo e trabalhar com persistência, em vez de passar o tempo a lamentar-se e a invejar a vida do vizinho, concluíram os participantes, parafraseando as duas quadras finais da estória:
“A sorte está à espreita,
Apenas temos que a procurar,
Porque nada cai do céu oferecido:
Para receber há que trabalhar.
Foi preciso um chouriço
Na nossa vida aparecer,
Para ganharmos juízo,
E nesta querer vencer”.
Biblioteca Escolar
Greve Nacional por Distritos | 3 de fevereiro de 2023
Greve Nacional por Distritos | 3 de fevereiro de 2023
Como é do conhecimento geral, decorre, desde 16 de janeiro, uma greve nacional por distritos. Na próxima sexta-feira, dia 3 de fevereiro, essa greve realiza-se no distrito de Viana do Castelo.
Assim, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca vem por este meio alertar todos os pais e encarregados de educação para os cenários que podem ocorrer, nomeadamente o não funcionamento de atividades letivas.
Os pais e encarregados de educação devem estar precavidos para esta situação, confirmando nas portarias das escolas se estão reunidas todas as condições para o seu bom funcionamento e procurando, se necessário, as alternativas convenientes.
Apelamos à partilha desta informação pela comunidade para que a mesma seja bem difundida.
Carlos Alberto Louro
Diretor
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Oficina “Performare Ponte da Barca e a Galiza”
Oficina “Performare Ponte da Barca e a Galiza”
Sinopse:
Durante o ano letivo 2022.23, o Plano Nacional das Artes informa que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca contará com um ateliê e uma artista residente.
Patrícia Oliveira é a artista residente do AEBP a partir de fevereiro de 2023. Reconhecida pela sua ação no âmbito de múltiplos projetos, dedicar-se-á no agrupamento a colaborar com novos métodos de ensino e aprendizagem colocando as artes performativas na centralidade da aprendizagem. O Projeto denominado - Performare Ponte da Barca e a Galiza- chega ao público escolar através de oficinas que serão dinamizadas pela artista e que contará com a participação do grupo de Música e outros projetos do agrupamento.
O que podemos esperar?
Performare é um projeto transdisciplinar, que fará uso das metodologias de ensino artístico para criar uma instalação no espaço. Uma obra escultórica coletiva que evocará a cultura alto-minhota e galega e as suas matérias endógenas, através de práticas artísticas ligadas ao têxtil, ao desenho, à cerâmica e a performance. Pretendemos que o som, a oralidade e a imagem audiovisual integrem este projeto, e que o mesmo possa habitar o espaço analógico e o digital. Durante as atividades os jovens são chamados a participar; a pensar; a fazer, a inquietar-se; a registar; a operar com os diferentes materiais e técnicas, incluindo o corpo. Interessa-nos cruzar disciplinas, refletir sobre as geografias e cartografias do território Minho-Galaico, da paisagem, da maneira de estar e do fazer. Pretendemos sensibilizar o grupo de estudantes para estes campos de conhecimento do saber fazer conectado com o seu património local, com as suas pessoas que guardam estes saberes, com a sua herança raiana, e interpretar toda esta espessura de conhecimento e descoberta através da criação artística. Mostrar-lhes que o que está à sua volta é muito rico, tem potencial, tem valor e que este património tem de ser preservado e que pode e deve ser trabalhado e valorizado através da criação artística e de uma abordagem contemporânea, na qual novos suportes, novos modos de compor podem surgir.
Performare é um projeto aberto que pode crescer contigo, com a tua maneira de ser, de estar, de desenhar e de experimentar.
Palavras-chave: cerâmica; escultura; tecelagem; desenhar; gravar; património; design; som; performance art; etnografia; intercâmbio cultural; experimentação e aprendizagem.
Inscrições
A participação nesta iniciativa está sujeita a uma inscrição prévia através do formulário online. Não existe nenhum custo para os interessados, mas tendo em atenção a limitação do espaço onde decorrerão as atividades, contará com uma limitação de lugares (por ordem de receção das inscrições).
No próximo dia 16 de fevereiro de 2023 dar-se-á início às sessões semanais, abertas a toda a comunidade escolar, visando deste modo promover a oferta formativa e a plena integração da educação pela arte em iniciativas transdisciplinares, unindo a arte e outras disciplinas curriculares.
Horário:
Quartas-feiras, das 14.30h às 17.30h.
Quintas-feiras das 14.30h às 17h30h.
Local: Escola Básica Diogo Bernardes
Data: 16 de fevereiro a fins maio de 2023
(material incluído)
Dinamizada por: Patrícia Oliveira
Público-Alvo: todos os interessados em artes plásticas; escultura; design; cerâmica; em experimentar novas áreas de conhecimento; todos aqueles interessados em proteger, preservar, potenciar e refletir sobre a nossa cultura e identidade, e de que forma a podemos expandir através da prática artística contemporânea.
Os alunos não precisam de ter experiência nestas práticas.
Inscrição: aberta a todos os níveis de escolaridade
Faz aqui a tua inscrição! Aproveita esta oportunidade!
(No decorrer das sessões será necessário também recolher as assinaturas dos alunos presentes para registo na plataforma do projeto).
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Ler é uma perda de tempo?"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – "Ler é uma perda de tempo?"
O Livro da Semana - “Os Cinco e os Contrabandistas” (Valentim Cerqueira, 5.ºE)
Mentes Solidárias em Crasto
Mentes Solidárias em Crasto
“A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca.”
Antoine de Saint-Exupéry
Apelar á solidariedade é uma prática já enraizada na Escola Básica de Crasto, isto porque acreditamos que a solidariedade é capaz de transformar a nossa sociedade, ao mesmo tempo que são trabalhados valores de partilha e empatia.
Assim sendo, mais uma vez envolvemos os alunos e as famílias na recolha de donativos para uma instituição local, a APPACDM de Ponte da Barca.
Depois de explorado o tema, os alunos elaboraram mealheiros que levaram para casa, para junto dos seus familiares recolherem donativos.
No dia 25 de janeiro, na nossa escola, foi feita a entrega do montante angariado no valor de 347€ a uma representante da delegação da APPACDM, que se fez acompanhar por alguns utentes desta instituição.
Num gesto de agradecimento, a Associação ofereceu à nossa escola uma lembrança decorativa por eles elaborada.
Agradecemos a todas as famílias que contribuíram para esta causa.
As docentes de Crasto
"OPINIÕES DE SEGUNDA" – “Portugal está cada vez mais a ficar um país vocacionado para turistas e não para portugueses”
"OPINIÕES DE SEGUNDA"
“Portugal está cada vez mais a ficar um país vocacionado para turistas e não para portugueses”
De mãos dadas com os livros! - CONCURSO DE LEITURA MOBILIZA ALUNOS DO 3.º CICLO E DO SECUNDÁRIO
De mãos dadas com os livros!
CONCURSO DE LEITURA MOBILIZA ALUNOS DO 3.º CICLO E DO SECUNDÁRIO
Na manhã de quarta-feira, pelas 10h20, fez-se silêncio, no polivalente, na cantina, no auditório e na Biblioteca da Escola Secundária, e o prato servido foi de sabor diferente, embora bem apetecível: alunos do 3.º Ciclo e do Secundário tiveram a oportunidade de demonstrar, no tradicional Concurso de Leitura, o seu gosto pela leitura.
Em ano de celebração do centenário de José Saramago, impunha-se uma obra deste grande mestre da arte de escrever! “O Conto da Ilha Desconhecida” foi a obra escolhida para o escalão do 3.º Ciclo, que levou 84 alunos à procura de significados escondidos por detrás de uma bela viagem metafórica de caravela que, afinal, não precisou de sair do porto para se encontrar a si própria.
Esta descoberta interior, a partir da temática da viagem que pôs em cena personagens típicas dos contos (o Rei egocêntrico e presunçoso, um homem destemido e aventureiro, um capitão sábio e prudente, uma mulher decidida e astuta), reflete a busca incessante dos mais profundos sentidos da existência humana.
Por sua vez, 58 alunos do Secundário sentiram o desafio de mostrar a sua competência leitora a partir do livro “O Acontecimento”, de Annie Ernaux, Prémio Nobel da Literatura 2022.
Trata-se de um romance poderoso que se desenvolve à volta da problemática do aborto, explorando a condição feminina e o universo interior da protagonista, marcado pelo sofrimento, justiça, trauma e muitas sombras.
Uma “Escola a Ler”
Recorde-se que o Concurso de Leitura – que é já uma atividade clássica que mobiliza todo o Agrupamento de Escolas – insere-se no âmbito Plano Nacional de Leitura e tem como objetivo central promover o gosto pela leitura e pelo livro.
Organizado pelo Grupo Disciplinar de Português, em articulação com a Biblioteca Escolar, desenvolve-se no âmbito de uma parceria com a Câmara Municipal de Ponte da Barca, que patrocina os prémios dos três melhores resultados em cada escalão, e, este ano, pela primeira vez, foi operacionalizado com recurso a ferramentas digitais, tendo em vista o exercício e aprofundamento desta literacia.
Os três primeiros classificados em cada um dos escalões vão, agora, ser indicados para representar a Escola e o Concelho na fase intermunicipal CIM Alto Minho do Concurso Nacional de Leitura.
Como dizia, sabiamente, José Saramago, um dos autores escolhidos, “A leitura é, provavelmente, uma outra maneira de estar num lugar”. Fica o desafio de continuarem a viajar com este brilhante conto e de embarcarem numa aventura interior à descoberta da “ilha desconhecida” que há em cada um de nós!
Os excelentes resultados obtidos refletem o interesse que suscita a descoberta de novas leituras. Uma justa felicitação, por isso mesmo, a todos os alunos envolvidos, que dão vida à aposta prioritária de uma “Escola a Ler”!
A Organização



















