Boas Festas - Escola Básica de Crasto
Boas Festas - Escola Básica de Crasto
A Escola Básica de Crasto apresenta votos de BOAS FESTAS a toda a comunidade educativa.
Aqui há Ciência - O Natal pode ser no verão?
Aqui há Ciência - O Natal pode ser no verão?
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Como ajudar o próximo?"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Como ajudar o próximo?"
"À conversa com..."
"À conversa com..."
Os alunos do 12ºano, dos cursos de Línguas e Humanidades e Ciências Socioeconómicas, foram desafiados pela professora Ana Lopes para, no âmbito da disciplina de Geografia C, realizarem um trabalho nomeado “À Conversa Com…” que consistia na realização de uma entrevista a um aluno que tivesse frequentado o mesmo curso que o autor do Trabalho.
O objetivo do trabalho consistia em conhecer o percurso académico e profissional do convidado, relacionando-o com a Globalização.
A atividade contou com diferentes ex-alunos da nossa escola e tornou-se uma fonte de inspiração para estes alunos finalistas.
As entrevistas foram muito enriquecedoras e certamente vão ajudar os alunos nas suas escolhas pós-secundário.
As alunas Iria Freitas e Mariana Soares do 12ºC
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
No âmbito do Plano Anual de Atividades o grupo de Educação Especial promoveu a atividade do “Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”.
A atividade teve uma grande participação de alunos de todas as escolas do Agrupamento.
Partilhamos momentos vividos!
Agradecemos a todos os que colaboraram na atividade.
Grupo Educação Especial
A CANTIGA É UMA ARMA: “Liberdade”
A CANTIGA É UMA ARMA: “Liberdade”

Em plena quadra natalícia e quatro dias depois da celebração dos 75 anos da proclamação, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (10/12/1948), a edição desta semana de “A Cantiga é uma Arma” dedica a sua atenção a um tema clássico – “Liberdade”, de Sérgio Godinho.
Editada alguns meses depois da Revolução dos Cravos, esta canção de intervenção faz parte do disco “À Queima-Roupa”, tendo-se afirmado, rapidamente, como um dos temas mais conhecidos do cancioneiro revolucionário do pós “25 de Abril”.
Depois de mais de quatro décadas de ditadura, com a Revolução de Abril sentia-se a aurora esperada de um tempo novo, o país vivia “O dia inicial inteiro e limpo / Onde emergimos da noite e do silêncio / E livres habitamos a substância do tempo”, como escreveu Sophia de Mello Breyner Andresen.
Conquistado o sonho da Liberdade, impunha-se, então, a urgência política de passar à realidade. E, neste contexto, o refrão da canção torna-se emblemático, inspirando a mudança de mentalidades e a transformação social:
“Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão,
Habitação,
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir.”
Eis o resumo de uma das grandes aspirações da Revolução, que nos convoca para um dos três famosos “D”, que constituíam os propósitos centrais no programa político do MFA: Democracia, Descolonização e… Desenvolvimento.
Um desenvolvimento traduzido, antes de mais, na garantia dos direitos fundamentais do ser humano, consagrados e protegidos numa sociedade democrática.
Quase cinco décadas depois, a mensagem de “Liberdade” – uma canção que é considerada como uma espécie de “proto rap” – continua atual, tantos são os desafios dos nossos dias, ao nível da paz, do pão, da habitação, da saúde, da educação.
Mais do que palavras de ordem, continuam necessidades prementes no mundo e também em Portugal, um país que está a caminho dos 50 anos do “25 de Abril”.
Vamos, então, ouvir – e cantar – “Liberdade”, com Sérgio Godinho…, um tema cujo refrão é um slogan inesquecível que o próprio autor descreve como “um grafiti posto em rock”.
A Organização
Sarau de Poesia celebra espírito natalício
Sarau de Poesia celebra espírito natalício
Um grupo alargado de alunos do 1.º Ciclo e ainda algumas crianças da Educação Pré-escolar deram voz a um Sarau de Poesia que celebrou o espírito da quadra festiva que estamos a viver.
Promovido pela Biblioteca Escolar, o Sarau decorreu na BE da Escola Básica Diogo Bernardes, contando também com a presença de colegas, professores e de alguns encarregados de educação.
Em sintonia, todos deram voz ao encanto da Palavra feita musicalidade, ritmo, Poesia. Todos exercitaram a fluência leitora em voz alta e em público e aprofundaram a interação Escola/ Família.
Em suma, todos disseram e sentiram a riqueza e a beleza da Arte, celebrando o Natal e trabalhando na construção de uma “Escola a Ler”.
Biblioteca Escolar
Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Entrega dos prémios do Concurso de Leitura
Os três melhores desempenhos em cada um dos cinco escalões do Concurso de Leitura 2022/2023 receberam os respetivos prémios, no decorrer de uma sessão que aconteceu no âmbito da programação da Feira do Livro do Município.
Com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponte da Barca, o prémio traduziu-se na entrega de um cheque-livro que os contemplados aplicaram na aquisição de obras à sua escolha, disponíveis na Feira, que esteve patente ao público na Praça da República.
A sessão contou com a presença do Diretor do Agrupamento e da Vereadora da Educação e Cultura, professores e educadoras, assistentes operacionais, familiares e, como é óbvio, dos próprios premiados.
Nas suas intervenções, tanto o Diretor, Carlos Louro, como a autarca, Rosa Maria Arezes, enalteceram o trabalho realizado, felicitando os galardoados, assim como as respetivas famílias e a escola, na pessoa dos professores.
Os premiados
Organizado em cinco escalões, o concurso 2022/2023 trabalhou, na Educação Pré-escolar, o livro “Poemas para Brincar e Pensar”, de Isabel Pereira Santos, tendo sido apurados os seguintes resultados: crianças finalistas da EB Diogo Bernardes, turma B da EB de Crasto e turma A da EB de Entre Ambos-os-Rios.
No escalão do 1.º Ciclo (“Os Três Desejos”, de Júlio Borges), os premiados foram Sophie Miculis de Souza, do 4.º ano da EB Diogo Bernardes, Mariana Martins Freitas, do 4.º ano da EB de Entre Ambos-os-Rios, e Maria João Araújo, também do 4.º ano da EB de Crasto.
No 2.º Ciclo (“O Menino-Estrela”, de Oscar Wilde), os três melhores desempenhos foram conseguidos, respetivamente, por Tomás Dias Veloso, Joana Paço Gomes e Diogo Sousa Gonçalves, todos do 5.º ano.
Já no 3.º Ciclo – que trabalhou a obra “O Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago –, o pódio foi ocupado por três alunas do 8.º ano: Inês Cerqueira, Leonor Imperadeiro Lemos e Paula Esteves Rodrigues da Silva.
Finalmente, no Secundário (“O Acontecimento”, da Prémio Nobel Annie Ernaux), as vencedoras foram três jovens do 12.º ano, atualmente já a frequentar o Ensino Superior: José Pedro Cerqueira, Inês Sofia Batista Bago e Mariana Rafaela Sousa da Silva.
A mobilização para a atividade e a qualidade dos desempenhos dos participantes constituem um bom indicador do impacto positivo da estratégia em curso, tendo em vista o reforço da construção de uma “Escola a Ler”.
Recorde-se que o Concurso de Leitura é uma atividade já com um longo percurso, que resulta de um trabalho conjunto dos Departamentos da Educação Pré-escolar, do 1.º Ciclo e de Línguas, em articulação com a Biblioteca Escolar e a Biblioteca Municipal.
A Organização
Mostra de Cursos
Mostra de Cursos
No dia 11 dezembro de 2023, no âmbito da Orientação Escolar e Profissional, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), em colaboração com a Equipa Inspiring Future, promoveu a Mostra de Cursos Superiores e Cursos Técnicos Superiores Profissionais na Escola Secundária de Ponte da Barca.
No átrio do Bloco C, os alunos do ensino secundário puderam visitar, de forma rotativa, o “Espaço Expositores“, no qual estiveram representadas diversas instituições de ensino superior, a Força Aérea Portuguesa e o CENFIM – Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica.
Paralelamente, os alunos que frequentam o 12.º ano de escolaridade (Cursos Científico-Humanísticos e Curso Profissional) tiveram a oportunidade de assistir a palestras e workshops, de acordo com os seus interesses, nomeadamente a uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, a sessões sobre as áreas das Ciências e Engenharias, Saúde e Ciências Sociais e Humanas e aos workshops “A vida é bué cenas!” e "Como sobreviver de salto alto e gravata?".
As palestras e os workshops contribuíram para uma visão abrangente de diversas áreas de estudo, proporcionando aos alunos uma perspetiva mais detalhada sobre o acesso ao ensino superior e as possibilidades formativas disponíveis.
Este evento visou não só orientar e fortalecer a construção de projetos vocacionais consistentes, mas também potenciar o desenvolvimento pessoal dos alunos.
No decorrer do evento, foi possível perceber um elevado nível de interação entre os alunos e os representantes das instituições de ensino superior, bem como das entidades presentes.
Nos contactos informais estabelecidos com os alunos e profissionais envolvidos, o SPO constatou um elevado grau de satisfação em relação ao evento.
Serviço de Psicologia e Orientação






























