Contratação de Escola 2018/2019 - Grupo de Recrutamento - 530
Contratação de Escola 2018/2019 - Grupo de Recrutamento - 530
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2018/2019.
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Grupo de Recrutamento |
n.º horário | n.º de horas letivas | Disciplinas | Tipo |
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530
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11 |
13 |
Educação Tecnológica |
Temporário |
Convite: Celebração do 50.º aniversário da inauguração da Escola Básica Diogo Bernardes
Convite
Celebração do 50.º aniversário da inauguração da Escola Básica Diogo Bernardes
Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo participam em sessões de promoção da Saúde Oral
Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo participam
em sessões de promoção da Saúde Oral
As 23 turmas da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca participaram numa sessão de promoção da higiene e saúde oral, dinamizada pela Biblioteca Escolar em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca.
As sessões decorreram nas três escolas que ministram o Ensino Básico – EB Diogo Bernardes (Ponte da Barca), EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto – e constaram da hora do conto, a cargo da equipa da Biblioteca, que apresentou o livro “As mil cores do sorriso da Maria”, de Ana Daniela Soares, Ana Luísa Costa e João Carlos Ramos, com ilustração de Ana Daniela Soares.
Num segundo momento, a Enfermeira Alexandrina Rodrigues, do Centro de Saúde de Ponte da Barca, e os estagiários de Enfermagem Liliana e Pedro interagiram com os alunos sobre a escovagem dos dentes e os principais cuidados a ter quanto à saúde oral, entregando-lhes, depois, um kit de higiene oral.
As crianças nascidas em 2012, 2013, 2014 e 2015 tiveram ainda oportunidade de participar numa sessão de aplicação de verniz de flúor, pela Higienista Oral Ângela Ferreira, da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho.
Este trabalho de promoção da higiene e saúde oral surge na sequência da renovação da candidatura apresentada ao projeto “Escovar na Escola”, lançado pelo programa SOBE (Saúde Oral Bibliotecas Escolares), da responsabilidade conjunta da Direção-geral de Saúde, Plano Nacional de Leitura e Rede de Bibliotecas Escolares.
Com a aprovação da recandidatura promovida pela Biblioteca em articulação com o Centro de Saúde de Ponte da Barca, ao Agrupamento foram atribuídos kits de higiene oral para cada um dos alunos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento.
Biblioteca Escolar
Semana da Alimentação
Semana da Alimentação
A 16 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação.
Como é prática no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca (AEPB), durante essa semana a Equipa de Promoção da Educação para a Saúde dinamizou várias atividades no sentido de promover uma alimentação saudável. Este ano, o tema foi “A importação da água na alimentação saudável – hidratação adequada em meio escolar”.
O tema foi de encontro à missão do AEPB, "Defender o Ambiente", no âmbito do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, mais precisamente do projeto “A água é ouro".
Durante essa semana:
- Os alunos elaboraram cartazes de sensibilização;
- Em articulação com as famílias, foram personalizadas garrafas reutilizáveis, de forma a promover a hidratação e a diminuição do consumo de garrafas de plástico;
- As turmas do 6.º ano participaram em várias atividades: peddy-paper por locais de comércio, ruas e instituições da vila; atividade física, “Uma imagem vale mais do que mil palavras” e Jogo da Glória. O envolvimento e entusiasmo dos participantes foi excecional, permitindo o alargamento dos saberes dos alunos e a consciencialização da importância de uma hidratação adequada. A turma 6.º A foi a vencedora, embora o empenho que todos colocaram na sua concretização tenha sido muito positivo;
- Workshop de tisanas e infusões com a D.ra Catarina Alves (nutricionista) com os alunos do 9.º ano. Através de um quadro exemplar de algumas bebidas açucaradas e os respetivos açúcares adicionados, os alunos foram consciencializados da pertinência de mudar hábitos e que as infusões e tisanas são uma alternativa. Confecionaram e degustaram 4 tisanas: hortelã, limão e canela; laranja, casca de noz e canela; framboesas, limão e aipo; gengibre, limão e canela;
- Palestra “A inovação como uma alavanca para uma indústria alimentar mais sustentável”. Os alunos do ensino secundário tiveram a oportunidade e o privilégio de, mais uma vez, aprender com o antigo aluno da Escola Secundária Miguel Cerqueira, pesquisador do Grupo de Processamento de Alimentos no International Iberian Nanotechnology Laboratory (INL). Com esta iniciativa, os discentes alargaram os seus conhecimentos em ingredientes alimentares mais sustentáveis (microalgas, insetos, subprodutos, celulose bacteriana), tecnologias (nanotecnologia, embalagens biodegradáveis e comestíveis, embalagens ativas e inteligentes) e processamento (alimentos feitos à medida, mais saudáveis, impressão 3D).
Professora Isabel Esteves,
Coordenadora da Equipa de Promoção e Educação para a Saúde
Receitas Tisanas:
Tisana gengibre, limão e canela
- 1 litro de água
- 4 a 5 rodelas de gengibre
- 2 cascas de limão
- 2 paus de canela
Tisana de framboesas, limão e aipo
- 1 litro de água
- 1 punhado de framboesas
- 2 cascas de limão
- 4 folhas de aipo
Tisana de hortelã, limão e canela
- 1 litro de água
- 2 cascas de limão
- 5 folhas de ortelã
- 2 paus de canela
Tisana de laranja, casca de noz e canela
- 1 litro de água
- 2 cascas de laranja
- 1 punhado de cascas de nozes
- 2 paus de canela
Alunos do 10.º ano aplaudem leitura musicada de Poesia Trovadoresca
Alunos do 10.º ano aplaudem leitura musicada de Poesia Trovadoresca
Os alunos do 10.º ano participaram numa sessão de leitura encenada e musicada de poesia trovadoresca, dinamizada pelo encenador e ator Luís Almeida.
Com esta iniciativa, os discentes tiveram oportunidade de contactar mais de perto com a riqueza do ambiente em que se desenvolveu o primeiro período da nossa Literatura, ainda em galaico-português (séculos XIII-XIV), estimulando o gosto de ler e de apreciar / interpretar poesia de outros tempos.
Considerando o distanciamento histórico e o estado da língua portuguesa à época, tratou-se de uma aposta criativa, que ajudou os alunos a compreender o ambiente em que surgiu esta poesia, levando-os a vivenciar as diversas linguagens da época medieval (poesia, música, indumentária e interpretação).
Ao longo do espetáculo, Luís Almeida interpretou diversas cantigas de amigo e de amor, algumas das quais já eram conhecidas dos alunos pelo trabalho desenvolvido na disciplina de Português, cujos conteúdos programáticos integram a unidade “Poesia Trovadoresca”.
D. João Peres de Aboim
Um aplauso especial mereceu a interpretação de poemas de D. João Peres de Aboim, uma figura da Terra da Nóbrega que, no séc. XIII, se notabilizou em várias áreas, nomeadamente, a cultural.
O espetáculo revelou-se muito produtivo, despertando grande interesse entre os participantes, na medida em que os ajudou a aprofundar o conhecimento dos conteúdos programáticos, o interesse pela leitura de poesia e o alargamento do universo vocabular.
Em termos mais gerais, proporcionou ainda a apropriação de novas vivências / experiências, o alargamento da bagagem cultural e da apetência pelo saber e o exercício da cidadania, mediante o aprofundamento da consciência da nossa identidade como povo, que valoriza e o seu passado e a sua memória.
A ação aconteceu no âmbito do programa de combate ao insucesso e abandono escolares, medida 2 – “Ler Mais para Saber Mais”, um projeto aprovado pela CIM Alto Minho, na sequência de uma candidatura resultante de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e a Câmara Municipal.
Este vídeo, realizado pelo Curso Profissional de Multimédia (10.º C), sob a supervisão do Prof. Emanuel Cruz, mostra um pouco do ambiente criado.
Os alunos do 10.º ano



























