Alunos do 10.º ano aplaudem leitura musicada de Poesia Trovadoresca

Sexta, 19 outubro 2018

Alunos do 10.º ano aplaudem leitura musicada de Poesia Trovadoresca

     

Os alunos do 10.º ano participaram numa sessão de leitura encenada e musicada de poesia trovadoresca, dinamizada pelo encenador e ator Luís Almeida.

Com esta iniciativa, os discentes tiveram oportunidade de contactar mais de perto com a riqueza do ambiente em que se desenvolveu o primeiro período da nossa Literatura, ainda em galaico-português (séculos XIII-XIV), estimulando o gosto de ler e de apreciar / interpretar poesia de outros tempos.

Considerando o distanciamento histórico e o estado da língua portuguesa à época, tratou-se de uma aposta criativa, que ajudou os alunos a compreender o ambiente em que surgiu esta poesia, levando-os a vivenciar as diversas linguagens da época medieval (poesia, música, indumentária e interpretação).

Ao longo do espetáculo, Luís Almeida interpretou diversas cantigas de amigo e de amor, algumas das quais já eram conhecidas dos alunos pelo trabalho desenvolvido na disciplina de Português, cujos conteúdos programáticos integram a unidade “Poesia Trovadoresca”.

 

D. João Peres de Aboim

Um aplauso especial mereceu a interpretação de poemas de D. João Peres de Aboim, uma figura da Terra da Nóbrega que, no séc. XIII, se notabilizou em várias áreas, nomeadamente, a cultural.

O espetáculo revelou-se muito produtivo, despertando grande interesse entre os participantes, na medida em que os ajudou a aprofundar o conhecimento dos conteúdos programáticos, o interesse pela leitura de poesia e o alargamento do universo vocabular.

Em termos mais gerais, proporcionou ainda a apropriação de novas vivências / experiências, o alargamento da bagagem cultural e da apetência pelo saber e o exercício da cidadania, mediante o aprofundamento da consciência da nossa identidade como povo, que valoriza e o seu passado e a sua memória.

A ação aconteceu no âmbito do programa de combate ao insucesso e abandono escolares, medida 2 – “Ler Mais para Saber Mais”, um projeto aprovado pela CIM Alto Minho, na sequência de uma candidatura resultante de uma parceria entre o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e a Câmara Municipal.

Este vídeo, realizado pelo Curso Profissional de Multimédia (10.º C), sob a supervisão do Prof. Emanuel Cruz, mostra um pouco do ambiente criado.

Os alunos do 10.º ano

 


 

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca