Convocatória Nº19
Convocatória Nº19
Assunto: Fotografias dos alunos para os Serviços de Administração Escolar
Data: 29 de outubro a 6 de novembro
Apresentação de BorboLetras, de Lúcia Ribeiro
Apresentação de BorboLetras, de Lúcia Ribeiro
A Poesia é a Surpresa da Palavra
A poesia é a magia ou surpresa da palavra e ser poeta é ser alguém especial que vê diferente e sente de uma forma única.
A afirmação é do Professor António Rocha, Coordenador do Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, e foi proferida na sessão de apresentação do livro “BorboLetras”, da docente Lúcia Ribeiro, que decorreu no auditório do Polo 1 da escola-sede.
Falando para alunos do 3.º ciclo, docentes e convidados – entre eles o Presidente da Câmara Municipal e o Coordenador da Universidade Sénior Diogo Bernardes –, o orador começou por referir o percurso literário da autora, sublinhando, em seguida, o carácter excecional da condição de poeta, através da projeção de um vídeo em que os Trovante interpretam o soneto “Ser Poeta”, de Florbela Espanca.
Na sua intervenção, António Rocha comentou depois a expressividade do título e passou em revista alguns poemas exemplificativos daquilo que – na sua perspetiva – são as três linhas temáticas dominantes do poemário “BorboLetras”: o que é a poesia e para que serve; a expressão da vida, das angústias e dos sonhos; o apelo do sentimento, da emoção, do amor, tonificado pela sensualidade.
Na segunda parte da sessão, a autora estabeleceu um interessante diálogo com o público, respondendo a várias questões colocadas.
Para além das circunstâncias que estão na origem do seu gosto pela escrita e pela poesia e das motivações que justificaram a organização e publicação da obra, Lúcia Ribeiro explicou que encontra inspiração em tudo, mas sempre com uma forte tendência para a sensualidade e para o amor.
E, a terminar, deixou um desafio: escrever dá trabalho, mas sem trabalho e sem esforço não se consegue nada de gratificante na vida, pelo que é fundamental que quem sente o apelo da escrita a exercite continuamente, exprimindo os seus sentimentos, angústias e sonhos.
Professor Luís Arezes
Comunicação Nº17
Comunicação Nº17
Assunto: Entrega do NIB nos serviços administrativos (Cursos CEF e Profissionais)
O outono chegou à escola
Centro Escolar de Crasto
O outono chegou à escola
Com o objetivo de envolver os pais na vida escolar dos filhos, realizou-se mais uma atividade de articulação. Foi pedido que cada criança, em colaboração com a respetiva família, decorasse uma folha de outono, dando asas à imaginação.
Como vem sendo hábito, mais uma vez os pais surpreenderam.
Semana da alimentação
Conforme previsto no Plano Anual de Atividades, o Centro Escolar de Crasto desenvolveu várias iniciativas subordinadas ao tema “A importância do pão na nossa alimentação” (visualização de histórias, elaboração de ementas saudáveis, folheto informativo...).
No dia 15 de outubro, os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de confecionar doce de abóbora, com o objetivo de sensibilizar para o consumo de doces caseiros, pois não têm corantes nem conservantes e são menos ricos em açúcar.
No dia 16, cada criança amassou e fez o seu pão. Esta atividade constituiu uma oportunidade para que pudessem experimentar e contactar mais de perto com a confeção do pão. Deste modo, e de forma muito natural e concreta, foi também possível explicar as vantagens do pão confecionado com ingredientes mais saudáveis e equilibrados. Foi depois ao forno da cozinha da escola. Por fim, chegou a hora da prova: pão com o doce de abóbora. Que delícia! Ficou aprovado.
Esta atividade, para além de “saborosa”, foi bastante entusiasmante para todos e serve de mote para a visita ao moinho. Tal como as velas do moinho, o Centro Escolar está sempre em movimento.
As Professoras do Centro Escolar
Trabalhos da aluna Alice Cristina
Unidade 2 de Apoio à Multideficiência
Trabalhos da aluna Alice Cristina
Trabalho artístico-instalação, desenvolvido na Unidade 2 de Apoio à Multideficiência, da autoria da aluna Alice Cristina com a colaboração dos professores José Mário, Pedro, e da D. Irene Marques, explorando as técnicas de desenho e pintura: expressão livre, perspetiva afetiva da cor, borrão acidental de tinta abstrato/realista, ocultação/desocultação de imagens, digitintas e impressões antropomórficas, corte, recorte, dobragens de silhuetas com o intuito de construir/desconstruir um pássaro-puzzle metamorfoseado.
A Alice convida-os a visitar a cantina do polo 2, onde está exposta a sua obra. Uma agradável comunicação entre significado e significantes.
Professor José Mário
Dia da Hispanidade
A propósito do Dia da Hispanidade, festa nacional que, a 12 de outubro, comemora a chegada de Cristóvão Colombo às Índias ocidentais (América), os alunos de espanhol, em articulação com a biblioteca escolar, realizaram diversos trabalhos que destacam a importância das 17 comunidades autónomas do estado espanhol, com as suas especificidades, e pesquisaram informações sobre os diferentes países de fala hispânica.
Os trabalhos foram expostos na sala da biblioteca e também no átrio do bloco C do Polo 1 da Escola-sede do Agrupamento.
Professora Marta Beça
Convocatória Nº16
Convocatória Nº16
Assunto: Reunião de Diretores de Turma – Cursos Profissionais – 11.º e 12.º Ano
Data: 25 de outubro, pelas 17:35 horas, na Sala de Coordenação
Novos títulos sobre a Escrita
O fundo documental da Biblioteca Escolar do Polo 1 da Escola-sede acaba de ser enriquecido com mais cinco títulos relacionados com a problemática da escrita.
Editadas e oferecidas pela Universidade do Minho no âmbito do trabalho em parceria que está a ser desenvolvido com o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, as obras constituem um excelente contributo para uma reflexão aprofundada sobre os desafios do ensino da escrita.
Dois dos livros são as atas dos I e II Encontros de Reflexão sobre o Ensino da Escrita e têm como títulos, respetivamente, “Ensinar a Escrever. Teoria e Prática” e “A Escrita na Escola, Hoje: Problemas e Desafios”.
Os restantes são os seguintes:
- “Escrita: Percursos de Investigação”, de José António Brandão Carvalho;
- “Escrita: Construir a Aprendizagem”, de Luís Barbeiro;
- “A Escrita Criativa no Contexto Escolar. Exemplificação de uma prática no terceiro ciclo do ensino básico”, de Margarida Cachada.
Aqui fica a epígrafe apresentada nesta última obra: “Para mim, a educação tem de produzir criadores, mesmo que não sejam muitos, mesmo se as criações de um são limitadas em relação às de outro. Mas é preciso produzir inventores, inovadores, e não conformistas…” (Jean Piaget).
Prof. Luís Arezes
Convocatória Nº15
Convocatória Nº15
Assunto: Reunião de Diretores de Turma e Secretários com os Encarregados de Educação
Data: 23 e 24 de outubro, pelas 17:40 horas e de acordo com o mapa em anexo
Convocatória Nº14
Convocatória Nº14
Assunto: Reunião de Professores Orientadores de Provas de Aptidão Profissional
Data: 18 de outubro, pelas 17:35 horas, na Sala de Coordenação