Convocatória Nº122 (Reuniões de Avaliação – 3.º Período)
Assunto: Reuniões de Avaliação – 3.º Período
Data: de 24 a 26 de junho
Comunicação Nº117 (Candidatura a Bolsa de Mérito)
Assunto: Candidatura a Bolsa de Mérito
Trabalhos do Clube "Arte com agulhas"
Trabalhos do Clube "Arte com agulhas"
Dia da Psicologia
Dia da Psicologia
No dia 17 de maio realizou-se, na Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca, no âmbito da disciplina de Psicologia, o “Dia da Psicologia”.
Os alunos das turmas C e D do 12.º ano foram os principais mentores do evento, assim como o professor responsável pelas turmas, Professor Eduardo Pereira. A atividade ocorreu durante o horário escolar, iniciando-se com a palestra direcionada pela hipnoterapeuta Anabela Sequeira de Oliveira, em que a oradora prestou alguns esclarecimentos aos alunos do secundário e professores acompanhantes sobre a prática da hipnose.
Após a hora de almoço foi introduzida uma outra atividade, de índole mais prática, onde os alunos puderam visualizar uma exposição com os conteúdos leccionados na disciplina em questão, em suporte de papel e digital. Ainda lhes foi dada a oportunidade de realizarem algumas experiências práticas, no âmbito do subtema a ” Perceção”.
Na perspetiva dos organizadores, as atividades foram muito bem-sucedidas assim como a manifesta adesão do público-alvo, conseguindo alcançar os objectivos do evento: que os alunos tomassem conhecimento de parte da essência da Psicologia e que para o ano os motive a integrar no seu plano curricular a disciplina.
Redigido por: Ana Francisca Alves e Sara Lopes Ribeiro, 12.º D
Parlamento dos Jovens do Secundário
Parlamento dos Jovens do Secundário
Nos dias 27 e 28 de maio, realizou-se na Assembleia da República, em Lisboa, a fase final do Parlamento dos Jovens do Secundário que contou com a participação de três alunos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca: Plácido Gomes e Sofia Pereira, como deputados, e Bárbara Fonte, na qualidade de jornalista.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, cujo programa anual se desenvolve desde 1995, tendo por objetivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política, envolvendo várias escolas apuradas em diversas fases, tendo por finalidade a participação nas sessões nacionais.
Este ano, o tema abordado foi “Os Jovens e o emprego: que futuro?”. Os nossos alunos, juntamente com os do distrito de Viana do Castelo, defenderam com eloquência e exuberância o tema sugerido e as medidas propostas para a Constituição da República.
No primeiro dia do Parlamento, decorreram as reuniões das Comissões dos Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, enquanto os professores e os jovens jornalistas visitavam e conheciam a história do Palácio de S. Bento.
No último dia, durante a manhã, o Deputado Ribeiro e Castro iniciou solenemente o Plenário. De seguida, ocorreu o período de perguntas aos deputados representantes dos Grupos Parlamentares e, no final, oconteceu o debate dos Projetos de Recomendação à Assembleia da República. Durante a tarde, sucedeu a conclusão dos mesmos e a votação final. Para encerrar a sessão nacional do Parlamento dos Jovens compareceu o Deputado Ribeiro e Castro.
Estes dias foram uma experiência inesquecível, que nos enriqueceu enquanto pessoas, melhorando o nosso discurso e a nossa perspetiva sobre a Assembleia da República.
A jornalista, Bárbara Fonte
E-book “O Moinho da Aldeia”
E-book “O Moinho da Aldeia”
A turma do 4.º A da Escola-sede do Agrupamento acaba de editar, em articulação com a Biblioteca Escolar, o e-book “O Moinho da Aldeia”.
Sob a orientação da professora titular, Cristina Araújo, os alunos desenvolveram em contexto familiar o projeto “História Enlatada”, cujo produto final é agora disponibilizado em linha.
A professora iniciou a história que, depois, foi ganhando forma, graças ao trabalho dos alunos, um a um, com a colaboração dos respetivos encarregados de educação.
Com este projeto, mais do que trabalhar a temática das antigas energias da água e do vento, agora (re)descobertas e designadas por novas, Escola e Família exercitaram, isso sim, o desafio de articular esforços, de reforçar entusiasmos, de criar laços.
E todos, em sintonia, conseguiram aprofundar o fascínio pelo livro e pela leitura, num processo altamente meritório de trabalho em rede, mobilizando os alunos, a Escola e a Família para o exercício conjunto da leitura e da escrita, convocando a criatividade e a imaginação, escolhendo palavras e burilando frases.
Pode aceder ao e-book, clicando na capa do livro.
Prof. Luís Arezes
Convocatória Nº116 (Atividade das AEC)
Assunto: Atividade das AEC
Data: 14 de junho, 14:30 horas
Trabalhos artísticos desenvolvidos com os alunos na Oficina das Artes
Trabalhos artísticos desenvolvidos com os alunos na Oficina das Artes
Atividades realizadas no âmbito da Oficina das Artes com os alunos das Unidades de Apoio à Multideficiência e alunas do 6º F inscritas no Clube das Artes:
Dança com o Vítor ao ritmo das apresentações do Rancho Folclórico do Agrupamento disponíveis no youtube; os reque-reques, instrumento musical de origem popular, facilmente identificável pela sua sonoridade característica relacionada com o folclore, feitos a partir de materiais recuperados, pasta de papel, tinta acrílica e canas da Índia ou dos foguetes das festas e romarias populares, realizados transdisciplinarmente com os alunos das U.A.M 1 e 2; o Filipe Sá e as alunas do 6º F inscritas no Clube das Artes, trabalho artístico: “Diversidade Humana-Sala de Snoezelen”, uma alusão aos benefícios da musicoterapia e a aplicação das novas tecnologias, na procura de um espaço-ambiente virtual propício a atividades de relaxamento e de serenidade, com o propósito de despertar a curiosidade e a reflexão da comunidade educativa para esta possibilidade a nível de equipamentos de apoio ou adaptações curriculares de grande porte para alguns dos nossos alunos que, dadas as suas características tão peculiares, só iriam beneficiar desta modalidade de apoio. O trabalho foi realizado pelos alunos Vítor, Filipe Sá e Filipe Soares, sob a orientação e colaboração do professor José Mário Gonçalves.
Tríptico constituído por motivos do folclore: “Tocador de concertina”, “As Cantadeiras” e padrão rítmico conseguido por irradiação de um elemento modular, explorando o desenho, a pintura acrílica, o stencil, o aerógrafo/spray acrílico, velatura de goma laca com álcool desnaturado, trabalho realizado pelo aluno Filipe Sá sob a orientação e colaboração do professor José Mário Gonçalves.
Por último, a tela representativa do “Folclore na Nossa Escola-Povo que canta”, pelas alunas do Clube das Artes e Filipe Sá.
Os trabalhos encontram-se expostos em diversos espaços da Escola: Biblioteca do polo 2, cantina do polo 2, e polivalente do polo 1.
Prof. José Mário Gonçalves
Convocatória Nº115 (Reuniões de Avaliação – 3.º Período - 2.ª alteração)
Assunto: Reuniões de Avaliação – 3.º Período (2.ª alteração)
Oferta Curricular Complementar - Uma dinâmica formativa inovadora da nossa Escola
Oferta Curricular Complementar
Uma dinâmica formativa inovadora da nossa Escola
A Educação Ambiental constitui uma forma abrangente de educação dos cidadãos, através de um processo que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
O mundo está a chegar a um ponto cada vez mais crítico. O aumento do consumo e exploração incontrolável de recursos naturais do planeta agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Torna-se hoje clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover, sob um modelo de desenvolvimento sustentável, a compatibilização de práticas económicas e industriais, com reflexos positivos evidentes na qualidade de vida dos cidadãos.
Para reverter esta situação, precisamos pensar na educação ambiental, realçando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores da sociedade: económica, política, saúde, etc..
Um programa de educação ambiental para ser efetivo deve promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria da qualidade ambiental. Iniciando pela escola, expandindo-se pela vizinhança e sucessivamente até à região, ao país e ao planeta. A aprendizagem será mais efectiva, se a atividade estiver adaptada às situações da vida real do meio em que vivem aluno e professor.
Foi com estas preocupações que os alunos do 6.º ano, no âmbito da Oferta Curricular Complementar do Agrupamento, procuraram refletir as questões do ambiente e desenvolver um conjunto de interessantes trabalhos de que a seguir reproduzimos uma pequena amostra.
Prof. Paulo Castro





















