“De porta em porta a Cantar os Reis” (Centro Escolar de Crasto)
“De porta em porta a Cantar os Reis” (Centro Escolar de Crasto)
Mais uma vez e como já vem sendo hábito deste Centro Escolar e contrariando as condições climatéricas, cumprimos a tradição de Cantar as Janeiras.
Professores, alunos e auxiliares saíram para a rua a “Cantar os Reis”, num ambiente de alegria e amizade para com a Comunidade. Calcorreando diferentes trilhos, lá fomos nós batendo de porta em porta, perante todos aqueles que nos quiseram receber.
Foram, sem dúvida alguma, momentos alegres em todos os locais por onde passamos, aliados a aprendizagens diversificadas, nomeadamente a identidade local.
Mesmo demonstrando algum cansaço, todos foram unânimes ao afirmar que foi uma atividade muito divertida e significativa.
Cantando uma simples e típica melodia de Reis, que também vos dedicamos, na impossibilidade de o fazermos pessoalmente, deixamos aqui o nosso obrigado a todos aqueles que a nós se associaram.
As professoras do Centro Escolar de Crasto
Rede de Bibliotecas Escolares destaca como boa prática programa de rádio “Leituras e Companhia”
Rede de Bibliotecas Escolares destaca como boa prática
programa de rádio “Leituras e Companhia”
O portal da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) apresenta em destaque o programa de rádio “Leituras e Companhia”, que a equipa da Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, sob a coordenação do Prof. Renato Ferreira, mantém no ar, sem interrupções, de há três anos a esta parte.
Entre as seis notícias em destaque está, desde ontem, um vídeo sobre o projeto “Leituras e Companhia” que a RBE considera uma boa prática a nível nacional e, por isso, reconheceu como uma ideia com mérito, aprovando a candidatura que a equipa da Biblioteca Escolar submeteu em 2015.
O projeto “Leituras e Companhia” consiste na produção de conteúdos variados para emissão semanal na Rádio Barca (99.6 FM), todos os sábados, entre as 12 e as 13 horas, com repetição ao domingo no mesmo horário.
Envolve, preferencialmente, alunos e docentes dos 1.º e 2.º Ciclos e do curso de Multimédia, tendo como objetivo o desenvolvimento das várias literacias – leitura, informação, media e digital –, sobretudo com os alunos que revelam dificuldades nos domínios da expressão escrita e da oralidade.
O vídeo agora destacado pela RBE para ilustrar uma boa prática resulta de uma ideia dos professores bibliotecários, com o apoio da Coordenadora Interconcelhia da RBE, Dr.ª Raquel Ramos, e foi realizado pelo Prof. Pedro Cerqueira, a quem a Biblioteca Escolar presta o seu reconhecimento.
Com este trabalho sai prestigiado o Agrupamento de Escolas, assim como a “Rádio Barca” e o próprio concelho, usufruindo notória visibilidade pelos melhores motivos.
Luís Arezes, Professor Bibliotecário
Turma D da Educação Pré-escolar canta os Reis
Turma D da Educação Pré-escolar canta os Reis
Como é da tradição, fomos cantar os Reis na nossa Escola. Depois de fazermos umas lindas coroas, fomos cantar às senhoras cozinheiras, aos alunos do 2.º Ciclo, que estavam a ter aulas de Educação Musical, e às turmas do 1.º ano e do 2.º ano.
Fomos muito bem recebidos por todos e ainda nos ofereceram uns deliciosos bolos de laranja. Também cantámos ao professor Renato e gravámos para dar na Rádio Barca, no programa do Agrupamento, que é todos os sábados e domingos, das 12:00 às 13:00 horas.
Desejamos a todos um Bom Ano!
Educadora Arminda Falcão
Preservar a identidade e promover o empreendedorismo
Preservar a identidade e promover o empreendedorismo
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) acaba de oferecer às bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca um conjunto de exemplares das obras “Lendas do Alto Minho” e “Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos”.
Trata-se das mais recentes publicações da CIM Alto Minho, dois projetos que pretendem, respetivamente, promover a valorização do capital simbólico e identitário da região e favorecer as capacidades empreendedoras em contexto escolar.
“Lendas do Alto Minho” é um livro de literatura infanto-juvenil, baseado em 10 lendas e narrativas populares originárias de cada um dos 10 concelhos, adaptadas por Isabel Castro e ilustradas pelo pintor Carlos Basto. “A Pegadinha da Senhora” é o texto que representa Ponte da Barca.
Por sua vez, “Educação Empreendedora: caminhos para a concretização de sonhos” é uma obra pensada para a faixa etária dos 3 aos 12 anos e resulta de um trabalho conjunto que envolveu a CIM Alto Minho, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e o Centro Educativo Alice Nabeiro.
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2015/2016 - Grupo de Recrutamento - 240 - Educação Tecnólogica
Contratação de Escola 2015/2016 - Grupo de Recrutamento - 240 - Educação Tecnológica
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2015/2016.
![]() |
Grupo de Recrutamento |
n.º horário |
n.º de horas letivas |
Disciplinas |
Tipo |
240 |
11 |
16 |
Educação Tecnológica |
Temporário |
Contratação de Escola 2015/2016 - Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 9 – Grupo 230 – 21 horas)
Contratação de Escola 2015/2016
Lista Final de Ordenação de Candidatos (Horário n.º 9 – Grupo 230 – 21 horas)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades.
LER É SABER+
LER É SABER+
Oito alunos do 8.º D e do 8.º E partilham as suas experiências de leitura levadas a cabo ao longo do 1.º período.
São depoimentos sobre outros tantos livros trabalhados no âmbito do Plano Nacional de Leitura, sob a orientação da Professora Fátima Marques.
A avaliar pelo que afirmam, numa coisa estão de acordo: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer” (Carlos Drummond de Andrade).
Ora, o que se pretende é que sejam cada ver mais os alunos a sentir esta alegria e este prazer de ler um livro. Porque “A leitura engrandece a alma” (Voltaire), estrutura o pensamento, alarga horizontes, forma cidadãos.
Biblioteca Escolar
A Fonte dos Segredos, de Maria Teresa Maia Gonzalez
“O assunto deste livro é a transição da infância para a adolescência de um rapaz que nos narra um dos verões mais marcantes da sua vida, durante o qual descobriu várias emoções distintas sobre o mundo que o rodeia e sobre si mesmo.
Aqui fica registada a frase que achei mais interessante – Foi naquele verão, após uma complexa intervenção cirúrgica a um pardal, a que diagnostiquei uma pena encravada, que decidi finalmente que queria ser veterinário, como o meu pai, ou melhor, veterinário, mas diferente do meu pai, com um grande laboratório para todas as experiências que tinha em mente…” (p. 13)
Diana Gonçalves Fernandes Gomes, 8.º D
O Diário de Anne Frank, de Anne Frank
“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que com ele aprendi o valor da amizade, da solidariedade e do espírito de partilha. Foram estes os valores que permitiram aos habitantes do “Anexo” sobreviver durante dois anos isolados do mundo. Apesar de o desfecho do livro ser trágico, eles conseguiram, nesse período, viver alguns momentos de felicidade.
Este livro também nos mostra a persistência de Anne que, mesmo estando escondida, continuou a estudar, pois tinha esperança de um dia voltar à sua vida inicial. A esperança nunca faltou a nenhum deles.
Para além dos valores transmitidos neste diário, ele é também o testemunho histórico de uma fase negra da história da humanidade: o holocausto.”
Nuno Guilherme Cruz Varela, 8.º D
O Mundo em que Vivi, de Ilse Losa
“Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a época de subida ao poder dos nazis e a consequente perseguição aos judeus, sendo que a história é baseada na vida da autora que teve de abandonar o seu país por ser judia, tal como Rose, a personagem principal.
É um livro acessível, cativante e emocionante, devido à realidade que narra.”
Ana Júlia Gonçalves da Silva, 8.º D
A Rapariga das Laranjas, de Jostein Gaarder
“O livro fala de uma carta redigida por um pai, falecido há onze anos, e dirigida ao seu filho, Georg. Conta a história do tempo em que era ainda um jovem estudante e da sua procura por uma rapariga desconhecida que ele via sempre com um saco cheio de laranjas. Apaixonado, persegue os mistérios dos seus breves encontros com a rapariga e transmite ao seu filho um ótimo incentivo para a vida.”
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Rosa, Minha Irmã Rosa, de Alice Vieira
“Este livro conta-nos a história de Mariana, uma rapariga que, de repente, se depara com um membro novo na família, a sua irmã, Rosa.
Mariana, ao princípio, não sente afeto pela irmã, porque a chegada dela roubou-lhe a atenção dos pais, dos avós e da tia, aliás, a recém-chegada causa-lhe até sentimentos negativos.
Porém, aos poucos, Mariana aprende a sentir carinho por Rosa e a ser uma pessoa melhor, graças à presença da menina.”
Vitória Botelho, 8.º D
Cleo, de Helen Brown
Escolhi “Cleo”, de Helen Brown, para o Plano Nacional de Leitura, já que adoro histórias que falam de animais, mas também por outras razões.
Por um lado, a simplicidade da capa chamou-me muito a atenção. O fundo branco com uma ternurenta gatinha preta influenciou muito a minha escolha, pois eu adoro coisas simples.
Por outro lado, o livro retrata uma história verídica. Mostra como um simples animalzinho indefeso conseguiu ajudar uma família a apreciar outra vez a vida, após uma grande tragédia, a morte do filho mais velho. Esta gatinha foi capaz de devolver, muito naturalmente, o sorriso aos membros desta família.
Em relação às personagens, gostei especialmente da Cleo. Ri-me imenso com as suas brincadeiras de gatinha rebelde. Para além do que referi anteriormente, o facto de cada capítulo do livro ser iniciado por uma frase também me atraiu muito. Todas as frases têm muito significado, mas, entre todas, a que mais me marcou foi “O toque de uma pata pode fazer mais do que aspirina”. Concordo plenamente, pois um animal é, de facto, capaz de curar muitas dores com o amor e carinho que está sempre disposto a dar.
Concluindo, adorei ler este livro, uma vez que consegui perfeitamente sentir o que estava a ler. Aconselho a sua leitura, pois é, sem dúvida, um livro muito emocionante.
Glória Carolina Pereira, 8.º E
Eu sou Malala, de Malala Yousafzai com Christina Lamb
Aconselho este livro aos meus amigos, uma vez que retrata a história de uma jovem paquistanesa punida por querer aprender.
Aqui fica registada a frase que achei mais bonita: “Um livro, uma caneta e um professor podem mudar o mundo.”
João Alves Pires, 8.º E
O Primeiro Livro do Diário de Sofia, de Nuno Bernardo e Marta Gomes
“Este livro conta-nos a adolescência de Sofia, uma jovem que passa por uma das piores fases da sua vida e na qual tudo parece um enorme problema. Felizmente, consegue resolver todos os seus conflitos familiares, de saúde, na escola com as notas, com os rapazes, com o seu próprio corpo…, mas com angústia, ansiedade, stresse, ou seja, com todos os sentimentos que só os adolescentes entendem.”
Ariana Carina Dias Alves, 8.º E
Encontro Poético
Encontro Poético
A Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos realizou um encontro poético na Escola Básica Diogo Bernardes.
O evento contou com a colaboração de alunos, professores, pais e encarregados de educação e, ainda, da Biblioteca Municipal de Ponte da Barca, na pessoa do seu bibliotecário.
O convívio, que prendeu a atenção de miúdos e graúdos, promoveu a partilha de momentos singulares, mas únicos, entre os presentes.
Iremos, por isso, repetir!
A Organização
Contratação de Escola 2015/2016 - Grupo de Recrutamento - 230 - Matemática e Ciências Naturais
Contratação de Escola 2015/2016 - Grupo de Recrutamento - 230 - Matemática e Ciências Naturais
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2015/2016.
![]() |
Grupo de Recrutamento |
n.º horário |
n.º de horas letivas |
Disciplinas |
Tipo |
230 |
9 |
21 |
Matemática e Ciências Naturais |
Anual |
Corta-mato Escolar
Corta-mato Escolar
À terceira foi de vez!
Após dois adiamentos, realizou-se no dia 5 de janeiro, em Ponte da Barca, mais um Corta-mato Escolar, evento dinamizado pelo Grupo de Educação Física, integrado no Plano Anual de Atividades (PAA) do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca. Embora tenha sido adiado por duas vezes, a data escolhida não teve a aprovação de S. Pedro e a chuva e frio fizeram-se sentir. Estas condições adversas obrigaram a alteração do local previsto e provocaram a desistência de muitos inscritos, pelo que a participação foi muito inferior ao previsto. As provas para o 1.º Ciclo foram adiadas para data que permita a participação da totalidade dos alunos inscritos.
Apesar de o local das provas ter sido alterado, o Corta-mato decorreu de forma exemplar. A organização fez todos os esforços para que estivessem reunidas condições que conduzissem a que esta iniciativa tenha decorrido com um grande empenho e entusiasmo por parte dos alunos, que valorosamente se empenharam em alcançar a melhor classificação possível.
Durante a competição, realizaram-se 8 provas, desde os escalões de Infantis “A” até Juniores, de ambos os sexos, tendo participado 249 alunos do 5.º ao 12.º ano de escolaridade. Em todas as provas foram medalhados os três primeiros classificados. Nos escalões de Infantis “A”, Infantis “B”, Iniciados, Juvenis e Juniores fez-se o apuramento para o Corta-mato Distrital, sendo que, os 6 primeiros classificados de cada prova representarão a nossa Escola no respetivo escalão.
Aos alunos apurados cabe a responsabilidade de representar, no dia 5 de fevereiro, os colegas na fase distrital, a realizar em Caminha, pelo que não deverão descurar a sua preparação.
Mais uma vez, os apoios da Câmara Municipal, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, da Guarda Nacional Republicana e da Unidade de Cuidados à Comunidade do Centro de Saúde de Ponte da Barca contribuíram para a segurança e para o êxito desta atividade.
O Grupo de Educação Física congratula-se pelo sucesso desta atividade e enaltece o comportamento dos alunos que participaram nas várias provas.
À Câmara Municipal, aos Bombeiros Voluntários, ao Centro de Saúde, à GNR, à Direção da Escola, aos professores, aos funcionários e ao grupo de alunos voluntários para o Staff, agradecemos toda a colaboração prestada.
Pelo Grupo de Educação Física: Carlos Lima
Corta-mato Escolar 2015/2016 (Pódio)
[os resultados completos, podem ser consultados, aqui]
CLASSIF |
TURMA |
Nº |
NOME |
INFANTIS A FEMININOS (2005)
1º |
5A |
9 |
Letícia Veloso Rodrigues |
2º |
5D |
2 |
Ana Luísa da Silva Calheiros |
3º |
5A |
12 |
Mariana Lopes Brito |
INFANTIS A MASCULINOS (2005)
1º |
5D |
11 |
Gabriel Martins Sousa |
2º |
5B |
4 |
Fernando Alexandre Velinças Cerqueira |
3º |
5F |
16 |
Simão da Costa Gonçalves |
INFANTIS B FEMIN (2003-04)
1º |
6D |
4 |
Diana de Jesus Rodrigues Gomes |
2º |
6B |
17 |
Marta Rebelo de Almeida |
3º |
6A |
5 |
Benedita da Silva Amorim |
INFANTIS B MASCULINOS (2003-04)
1º |
6B |
10 |
João Oliveira Almeida |
2º |
6E |
18 |
Owen Rory Chippendale |
3º |
6D |
8 |
Hugo Manuel Lima Oliveira |
INICIADOS FEMIN (2001-02)
1º |
8B |
9 |
Gisela Antunes Gomes |
2º |
9B |
18 |
Sara Verónica Veloso Pereira |
3º |
9B |
7 |
Beatriz Paredes Fernandes |
INICIADOS MASCULINOS (2001-02)
1º |
9C |
20 |
Vasco Jorge Brandão Ribeiro |
2º |
7B |
13 |
Pedro Miguel Estevão Leitão |
3º |
9C |
9 |
Guilherme Esteves Baptista |
JUVENIS FEMININOS
1º |
11A |
12 |
Inês Gomes da Silva |
2º |
10E |
27 |
Tânia João Anis |
3º |
11A |
5 |
Daniela Oliveira Silva |
JUVENIS MASCULINOS (1999-00)
1º |
10D |
6 |
Carlos Filipe Rodrigues Araújo |
2º |
12D |
19 |
Rui Jorge Soares Pereira |
3º |
11B |
26 |
Tiago Caldas Gomes |