Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento
Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento
Imagem: http://www.oceanario.pt/educacao/vaivem-oceanario
Convocatória n.º 58 - Vaivém Oceanário – Educação Ambiental em Movimento (1 a 4 de março)
O Vaivém Oceanário é um projeto gratuito de Educação Ambiental em Movimento do Oceanário de Lisboa e pretende sensibilizar, não só as escolas, como toda a população para a necessidade de conservar os Oceanos através da alteração dos nossos comportamentos e atitudes perante o meio ambiente.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca aderiu a este projeto de educação ambiental e as visitas destinadas às Escolas decorrerão de 1 a 4 de março, de acordo com o cronograma em anexo.
Os professores deverão fazer a chamada na sala de aula e acompanhar os alunos à atividade, que se realizará na Praça Fernão de Magalhães.
O Diretor,
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Visita de Estudo (9.º Ano) - “Pela Tolerância/Contra a Indiferença”
Visita de Estudo – 9.º Ano
“Pela Tolerância/Contra a Indiferença”
“Dia 11 de fevereiro, no âmbito das disciplinas de História e de Educação Religiosa e Moral Católica, os alunos do 9.º ano realizaram uma visita de estudo à cidade do Porto.
O programa abrangeu experiências como a visita à Sinagoga Kadoorie, a maior na Península Ibérica, e a ida ao Museu da Imprensa, com visualização de diversas exposições (destaque para “Auschwitz: marca (s) de uma herança 70 anos depois”) e manuseamento do espólio de impressoras.
Na minha opinião, esta foi, até à data, uma das atividades mais enriquecedoras e gratificantes do corrente ano letivo, como se comprova pela notória satisfação da maioria dos participantes.”
Relatório da Visita de Estudo de Sara Arezes, nº 19, 9ºC
“ (…) Na minha opinião, esta visita de Estudo foi muito enriquecedora pois pude aprender um pouco mais sobre outra religião, o Judaísmo, e pude ainda ficar a conhecer e aprender como funcionava a imprensa antigamente. Pude ainda ver fotos e ler testemunhos de pessoas que passaram pelo horror do Holocausto e conviver com os meus colegas e professores.
Esta visita de estudo foi espetacular!”
Excerto do relatório da Visita de Estudo de Carolina Gomes, nº1, 9ºA
“ (…) Foi uma experiência enriquecedora e interessante que nos ajudou a nós, alunos, a compreender e conhecer, ainda melhor, períodos de inovação, conflito e desenvolvimento da Humanidade.”
Excerto do relatório da Visita de Estudo de Carolina Fernandes, nº7, 9ºC
“ (…) Em suma, acho que foi uma Visita agradável, que abriu a cultura escolar à cultura nacional fomentando valores de entreajuda, tolerância e partilha e que nos sensibilizou para os horrores do passado.”
Excerto do relatório da Visita de Estudo de Beatriz Barros, nº 4, 9ºA
Os professores
Maria José Gonçalves
António João Guerra
O 11º foi ao teatro!
O 11º foi ao teatro!
Decorreu no passado dia 16 de fevereiro uma visita de estudo dos alunos do décimo primeiro ano, no âmbito da disciplina de português, com o objetivo de motivar os alunos para a leitura integral de “Os Maias”, de Eça de Queirós, e contactar com o universo da representação teatral.
Os alunos assistiram à peça no Cineteatro Garrett, na Póvoa de Varzim. A companhia responsável por esta apresentação, ETCetera Teatro, tem vindo a desenvolver novos projetos e tem-se mostrado empenhada em relacionar a obra com a realidade dos jovens de hoje em dia.
Desta forma, foi possível aos alunos estimular a sua criatividade, imaginação, iniciativa e espírito crítico. Para além disto, os discentes não só se mostraram interessados, tendo interagido com os atores, como também participaram na parte inicial da peça.
Os alunos do 11º A
Alunos do 6.º ano aprendem Primeiros Socorros
Alunos do 6.º ano aprendem Primeiros Socorros
Os alunos das do 6.º ano desenvolvem, ao longo deste 2.º período letivo, no âmbito da Oferta Curricular Complementar de Agrupamento, um conjunto de atividades de aprendizagem de Primeiros Socorros, em articulação com a UCC do Centro de Saúde de Ponte da Barca.
No âmbito da unidade curricular de “Noções de Primeiros Socorros”, esta parceria com o Centro de Saúde de Ponte da Barca proporcionou, a cada uma das seis turmas do 6.º ano, oportunidade de conhecer diferentes situações de acidente (e emergência) e correspondentes comportamentos de primeira intervenção de socorro que podem ser prestados às vítimas.
Sob a orientação do professor Paulo Castro, coordenador da Oferta Curricular Complementar de Agrupamento, e da Enfermeira Alexandrina, da UCC do Centro de Saúde de Ponte da Barca, os alunos participaram, com grande interesse e curiosidade, num momento singular de aprendizagem que lhes permitiu conhecer diferentes situações de acidente e as respostas adequadas, com os conhecimentos acrescidos, e explicitação, de um qualificado profissional de saúde.
Com esta atividade, centrada nas questões do acidente e primeira intervenção de socorro (nomeadamente, as de âmbito escolar e nas respostas que podem ser implementadas), procurou-se despertar nos alunos o interesse e o sentido de compromisso para com esta temática, tendo em vista um maior conhecimento de diferentes situações de acidente e socorro, contribuindo assim para o enriquecimento do currículo e desenvolvimento de aprendizagens significativas.
Professor Paulo Castro
Corta-mato Distrital - EBS Ponte da Barca campeã distrital em Juvenis Femininos
Corta-mato Distrital
EBS Ponte da Barca campeã distrital em Juvenis Femininos
Realizou-se no dia 5 de fevereiro, em Caminha, na mata do Camarido, o Corta-mato distrital de Viana do Castelo com a participação de mil e quatrocentos alunos das várias escolas do distrito.
Foram apurados para esta fase os seis primeiros classificados por escalão, nas várias provas realizadas em cada escola.
Ao contrário do corta-mato da Escola, onde o S. Pedro não ajudou, neste o sol marcou presença numa manhã ótima para a prática desportiva.
Distribuídos pelas várias provas, a EBS Ponte da Barca fez-se representar por 42 alunos que em cada corrida tudo fizeram para honrar a camisola que vestiam.
Individualmente, foi brilhante a prestação da Inês Silva, em Juvenis Femininos, 1.ª classificada.
As boas provas da Tânia Anis, Marta Rocha, Daniela e Marta Araújo, restantes elementos da equipa de Juvenis Femininos, ao terminarem todas nos primeiros 10, permitiram alcançar, coletivamente, o 1.º lugar no pódio.
À Inês e a todos os restantes elementos da equipa, desejamos uma excelente prestação, na certeza de que tudo farão para nos representarem ao mais alto nível na fase nacional a disputar em Famalicão, nos dias 26 e 27 de fevereiro. Todos estamos a torcer…
Prof. Carlos Lima,
Coordenador do Desporto Escolar
Acesso ao Ensino Superior // Pré-Requisitos 2016
Acesso ao Ensino Superior // Pré-Requisitos 2016
Fonte: Facebook da DGES (Direção-Geral do Ensino Superior)
"Foram divulgados os pré-requisitos para a candidatura ao ensino superior em 2016. Consulta se algum dos cursos a que vais concorrer exige pré-requisitos: https://dre.pt/application/file/73587024"
Torneio Megasprinter - 19 e 22 de fevereiro (Convocatória n.º 54 - 2015/2016)
Torneio Megasprinter - 19 e 22 de fevereiro
(Convocatória n.º 54 - 2015/2016)
Informa-se toda a comunidade escolar que terá lugar nos dias 19 (sexta-feira) e 22 de fevereiro (segunda-feira), mais uma edição do Torneio Megasprinter, organizado pelo Grupo de Educação Física desta Escola, conforme previsto e aprovado no Plano Anual de Atividades.
No dia 19 decorrerão as provas dos Escalões de Iniciados, Juvenis e Juniores, com início às 16:00 horas, terminando por volta das 17:30 horas.
No dia 22 realizar-se-ão as provas dos Escalões de Infantis A e B, com início às 15:30 horas, terminando por volta das 17:30 horas.
Esta atividade é composta por torneios em três especialidades da modalidade de Atletismo: velocidade, resistência (Km) e salto em comprimento.
Participam os alunos inscritos pelos respetivos professores de Educação Física e que foram apurados nos torneios intra-turma realizados durante as aulas.
Estes alunos deverão participar em todas as fases do torneio, sendo as faltas às atividades letivas consideradas justificadas. Caso haja desistência sem motivo relevante, as faltas às aulas não serão justificadas.
Havendo testes de avaliação nos dias e horas acima indicados, estes prevalecem sobre esta atividade.
Os alunos deverão apresentar-se devidamente equipados no campo de jogos exterior da Escola Secundária.
Os alunos do 2.º Ciclo deverão comparecer junto ao portão da Escola Básica Diogo Bernardes, até às 15:15 horas, sendo acompanhados ao Pavilhão Municipal, onde se devem equipar, seguindo depois para a pista da Escola Secundária, onde se desenvolverá o torneio.
Dada a tradição, a recetividade e as expectativas criadas, solicita-se a todos os participantes a apresentação de atitudes e comportamentos adequados à participação em torneios desta natureza.
Diretor
Carlos Alberto Martins de Sousa Louro
Alunos aplaudem adaptação teatral de “O Rapaz de Bronze”
Alunos aplaudem adaptação teatral de “O Rapaz de Bronze”
Os alunos do 4.º ano e a turma do 5.º D da Escola Básica Diogo Bernardes assistiram, no dia 15 de fevereiro, a uma adaptação teatral da obra “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, pelo Grupo de Teatro da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura.
O espetáculo aconteceu no auditório da Casa de Santo António do Buraquinho e proporcionou aos discentes uma magnífica abordagem de um livro indicado pelas Metas Curriculares para o trabalho de educação literária no 5.° ano e recomendado pelo PNL para leitura autónoma.
Com esta atividade, tiveram oportunidade de apurar a sua sensibilidade estética, apreciando os múltiplos códigos cénicos que os seus colegas atores fizeram questão de exibir em palco, nomeadamente, adereços, movimento, cor, som e voz.
A adaptação teatral proporcionou ainda um excelente contributo em termos de enriquecimento cultural, favorecendo o sucesso educativo, ao mesmo tempo que reforçou o intercâmbio entre as duas instituições escolares, na sequência, aliás, do que já vem acontecendo de há alguns anos a esta parte.
Uma palavra de aplauso ao excelente desempenho do Grupo de Teatro da EBS de Paredes de Coura, sob o orientação da professora Ana Costa, e também um agradecimento pela disponibilidade que manifesta para, em articulação com a Biblioteca Escolar, partilhar mais uma vez o seu trabalho com alunos de Ponte da Barca, que se mostraram encantados, aplaudindo com entusiasmo.
Constituída por quatro capítulos (As flores, O Gladíolo, Florinda e A Festa), a obra apresenta-nos um jardim maravilhoso, onde existe uma estátua que, à noite, se enche de vida e reina sobre todas as plantas, com justiça e sensatez. Florinda conhece o Rapaz de Bronze e vive uma dessas noites mágicas em que a verdadeira natureza dos seres se revela.
Prof. Luís Arezes
Visita de Estudo – 7.º Ano
Visita de Estudo – 7.º Ano
Decorreu no passado dia 11 de fevereiro mais uma Visita de Estudo dos alunos da Escola Secundária de Ponte da Barca, que frequentam o 7.º ano de escolaridade.
Esta atividade proposta pelas Edições “Opera Omnia” e BE/CRE, foi ao encontro dos objetivos/ finalidades da disciplina de História, contribuindo para o alcance dos objetivos do Projeto Educativo: “Promover o sucesso educativo dos alunos, tendo em vista a sua formação integral” e “desenvolver práticas integradas entre o saber e o saber-fazer, valorizando de forma igualmente equilibrada todas as áreas do conhecimento”.
Os alunos visitaram o Museu D. Diogo de Sousa e o Mosteiro de Tibães, com o propósito de contribuir para a valorização do património arqueológico e arquitetónico local, como estratégia para a preservação da memória coletiva; consolidar conhecimentos adquiridos (o Mundo Romano no apogeu do Império; a Romanização do nosso território e a vida quotidiana no Império Romano; a arte portuguesa do século XVIII; a arte e a mentalidade barrocas); mobilizar e aplicar conhecimentos das várias áreas disciplinares envolvidas; despertar nos alunos o interesse pelo passado, para melhor compreender o presente; promover a interdisciplinaridade; fomentar valores de autonomia, partilha e entreajuda; desenvolver o espírito crítico e a curiosidade intelectual; proporcionar momentos de convivência e cooperação entre alunos e professores.
Os alunos mostraram-se muito interessados, fazendo intervenções, pondo questões pertinentes e revelando grande entusiasmo.
A professora de História,
Maria Paula Santos Silva
“Feira dos saldos”… animada com o Rancho Folclórico do Agrupamento
“Feira dos saldos”… animada com o Rancho Folclórico do Agrupamento
Era uma vez… um pequeno sonho, de alguém nobre, cujo objetivo era integrar. Integrar alunos, professores, auxiliares, encarregados de educação, em prol de um bem maior: a vivência das tradições, a animação… e o folclore, na escola. E não é que este sonho se torna realidade!
Na verdade, com cerca de quatro anos, o RFA continua a animar as festas e romarias do concelho e a corresponder às solicitações da autarquia.
Desta vez, no dia sete de fevereiro, participou na “feira dos saldos”, tendo muito contribuído para uma tarde animada onde se viveu a alegria do folclore do Alto Minho.
Aos alunos, seus encarregados de educação e demais elementos do RFA, um voto de louvor pela dedicação, entusiamo e alegria que depositam neste projeto.
A equipa responsável pelo RFA