Divulgação da página Web do Plano Nacional das Artes do Agrupamento
Divulgação da página Web do Plano Nacional das Artes do Agrupamento
Conscientes da importância que as artes e a potencialização dos processos criativos podem assumir na formação estética, crítica e social dos nossos alunos, o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca encara o Plano Nacional das Artes como um dos veículos facilitadores na prossecução dos nossos princípios educativos, nomeadamente, a promoção da educação para a liberdade, autonomia e responsabilidade, a promoção da educação para o desenvolvimento integral, a promoção de uma cultura de inclusão e solidariedade e a valorização da cooperação e abertura ao meio.
A proximidade e familiaridade com as artes e o processo criativo poderão incentivar dinâmicas transdisciplinares, o cruzamento e integração dos conhecimentos apreendidos nas várias disciplinas fragmentadas curricularmente, permitindo uma visão de conjunto.
Assim, divulgamos numa página web com diversas ferramentas digitais alocadas, o site do PNA do Agrupamento, de modo a proporcionar soluções para envolver os docentes em comunidades de prática, suportadas em trabalho colaborativo e interdisciplinar, estimulando a reflexão, a partilha e a utilização crítica do digital em contexto educativo.
A organização
Ser criança é...
Ser criança é...
Ser criança é descobrir na pequenez
Um autêntico jogo de xadrez,
Brincar, saltar, pular, imaginar,
Até as estrelas alcançar.
Acariciar com o olhar, caçar as descobertas,
Ficar maravilhados com fantasias incertas,
Rir até cair, sem parar de sorrir,
Ser um projeto de VIDA a florir.
Gonçalo Ferreira, Guilherme Costa e Ruben Marques – 8.º B
(poema escrito colaborativamente, no âmbito do apoio de Português,
sob a orientação da professora Cristina Leitão)
Crasto mais lúdica e colorida
Crasto mais lúdica e colorida
“A brincadeira pode ser a resposta para a maioria dos males.”
Carlos Neto
Com pleno foco nos alunos e para marcar a data relativa ao Dia Mundial da Criança, Escola Básica de Crasto abraçou uma ideia que já há muito estava pensada e pôs mãos à obra, com o apoio da Direção do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, para embelezar os espaços exteriores com propostas de jogos lúdicos destinados à ocupação dos tempos livres dos alunos.
Juntaram-se professores, auxiliares e também alunos em torno dessa causa com a recolha de ideias, planeamento e execução das pinturas no recinto escolar.
O resultado é muito positivo e irá contribuir para tornar a Escola mais atrativa e sobretudo permitindo que os alunos se possam divertir durante os intervalos.
Isto é só o começo...
Feliz Dia da Criança!!!
Os professores da EB de Crasto
Opiniões de Segunda” – O gosto do dinheiro
Opiniões de Segunda” – O gosto do dinheiro
Há quem lhe chame “vil metal”, mas, para Matias Gonçalves, é uma prioridade. Até porque, na sua opinião, “os nossos sonhos não são alcançados apenas por talento, esforço e/ou dedicação pura, mas também pela influência do dinheiro”.
Deixa, no entanto, uma chamada de atenção: “o dinheiro é muito importante na nossa vida, mas deve ser valorizado com cautela, para que não se torne uma fonte de problemas”.
“Aqui há história!”
“Aqui há história!”
Prosseguiu, nas duas últimas semanas de maio, o projeto “Aqui há história”, dinamizado pela Biblioteca Municipal em articulação com a Biblioteca Escolar e os Departamentos da Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.
Inês Araújo visitou as três escolas básicas do Agrupamento, onde dinamizou uma sessão junto de cada uma das 25 salas/turmas dos mais novos, dando voz à palavra e à imaginação e fomentando o gosto pelo livro e pela leitura.
Recorde-se que o projeto tem uma periodicidade mensal e acontece no âmbito do SABE (Serviço de Apoio à Biblioteca Escolar), uma estrutura com a missão de fomentar uma política coordenada de aquisições, apoio técnico especializado e desenvolvimento de atividades conjuntas nas áreas da promoção da leitura, da literacia da informação e da animação cultural no Concelho de Ponte da Barca.
Biblioteca Escolar
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 300 (28-05-2021)
Contratação de Escola 2020/2021 - Grupo de Recrutamento - 300 (28-05-2021)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2020/2021.
Processo extraordinário de inscrição - abertura da plataforma PIEPE para inscrição em melhorias
Processo extraordinário de inscrição
abertura da plataforma PIEPE para inscrição em melhorias
Junto se anexa Despacho Normativo nº14-A/2021, de 26 de maio, que regulamenta as melhorias no ensino secundário e a Comunicação nº1/JNE/2021 que informa os procedimentos para que alunos e escolas possam proceder às inscrições em melhorias de exames.
A partir de hoje (27 de maio), e até à próxima 2ª feira (31 de maio), estará aberta a plataforma PIEPE para inscrições em melhorias.
Plantação de árvores assinala Dia Internacional da Biodiversidade
Plantação de árvores assinala
Dia Internacional da Biodiversidade
Para assinalar o Dia Internacional da Biodiversidade, que se celebra a 22 de maio, a Biblioteca Escolar, em articulação com a Educação Pré-escolar, promoveu uma atividade de plantação de árvores, no recinto da Escola Secundária de Ponte da Barca.
Com esta iniciativa, pretendeu-se preservar as espécies autóctones e proporcionar, entre os mais novos, um ambiente favorável à promoção dos valores da educação ambiental.
Recorde-se que o Dia Internacional da Biodiversidade tem como objetivo alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica.
Foi proclamado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas a 22 de maio porque foi nesta data, no ano de 1992, que se adotou o texto final da “Convenção da Diversidade Biológica”.
Biblioteca Escolar
Lei n.º 31-A/2021
Lei n.º 31-A/2021
Permite a realização de exames nacionais de melhoria de nota no ensino secundário e estabelece um processo de inscrição extraordinário, alterando o Decreto -Lei n.º 10 -B/2021, de 4 de fevereiro.
50 anos do Parque Nacional da Peneda-Gerês - Exposição e Colóquio assinalam o Parque do Futuro
50 anos do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Exposição e Colóquio assinalam o Parque do Futuro
Encontra-se patente ao público, até ao dia 4 de junho, no átrio do bloco C da Escola Secundária de Ponte da Barca, a exposição “50 anos | 50 fotos do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, da autoria do barquense Carlos Pontes, consagrado fotógrafo da Natureza.
A exposição, que assinala os 50 anos da criação do único parque nacional, pretende também dar a conhecer o trabalho de grande qualidade de um antigo aluno da Escola Secundária, valorizando o contributo que, através da fotografia e do vídeo, está a proporcionar ao nível da preservação e divulgação do PNPG e ainda em termos de educação ambiental e sustentabilidade.
A inauguração da mostra realizou-se na noite de 21 de maio, véspera do Dia Internacional da Biodiversidade, e contou com a presença dos Presidentes da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal, respetivamente Augusto Marinho e Michael Sousa, do Vereador Pedro Sousa Lobo, da deputada Sílvia Torres, e ainda do Diretor do Agrupamento, Carlos Louro, e de docentes e convidados.
O momento ficou ainda assinalado com a realização de um colóquio subordinado ao tema “PNPG – Um Presente com Futuro”, com transmissão em direto, via streaming, na página do Agrupamento e com a colaboração do “Peneda Gerês TV”, em que, para além de Carlos Pontes, intervieram Duarte Figueiredo, Sónia Almeida e Diogo Arezes.
Carlos Pontes realçou a importância da preservação da riqueza do património ambiental que herdamos e que temos a obrigação de saber transmitir aos vindouros, brindando ainda os participantes com um magnífico vídeo sobre a vida animal no Parque.
Novas formas de gestão
para garantir o Parque do Futuro…
Por sua vez, Duarte Figueiredo, Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e da Biodiversidade do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), falou da excelência do território do Parque ao nível dos valores e do património naturais e da importância que sempre teve, ao longo destes 50 anos de existência.
Em termos de gestão, referiu que sempre existiu a preocupação de conferir valor acrescentado a este território, realçando as apostas nas certificações internacionais e no seu desenvolvimento sustentável.
No que se prende com a linha estratégica de ação, defendeu a implementação de novas formas de gestão dos valores naturais, com maior envolvimento das forças locais e dinamização do tecido empresarial, sempre sob o signo do equilíbrio, do aproveitamento e da inovação.
Na sua intervenção, Sónia Almeida, administradora delegada da ADERE Peneda-Gerês, apresentou alguns dos projetos desenvolvidos pela associação, com destaque para a recuperação de património construído, formação profissional de residentes, programa “Caminhar conhecendo – GR 50 – Grande Rota do PNPG”, que inclui um circuito de 200 Km distribuídos por 19 etapas, e ainda atividades de educação ambiental.
Tudo isto porque – afirmou Sónia Almeida – as pessoas representam um enorme património do Parque, conhecendo como ninguém o território, pelo que importa valorizar um ambiente de proximidade e de confiança entre os residentes e as entidades.
A encerrar as intervenções do painel, Diogo Arezes, Diretor de Sustentabilidade dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho e membro do Gabinete de Transição Económica do Município de Guimarães, partiu da análise do mundo em mudança em que vivemos, com as transições climática e digital, para falar do “Parque do Futuro…”.
Neste contexto, apresentou um conjunto de ações a implementar nos domínios da neutralidade carbónica, tecnologia sustentável, agricultura e biodiversidade, envolvimento e turismo e responsabilidade social.
O PNPG tem de se afirmar como um agente de mudança e para isso – sublinhou Diogo Arezes – tem de inovar, através da criação de projetos mobilizadores e da aposta em estratégias holísticas capazes de promover a sustentabilidade da região, tem de envolver a sociedade civil na persecução das metas traçadas e tem de ser capaz de legar um futuro no qual os pilares ambiental, social e económico se assumam como eixos estratégicos orientadores dos modelos de desenvolvimento societais.
No período de debate, a importância da educação ambiental voltou a ser colocada, falando-se ainda da necessidade urgente de as entidades responsáveis procederem à limpeza das margens do rio Lima, assim como da presença, entre nós, do lobo-ibérico, do urso e da águia-real.
A exposição e o colóquio são uma organização conjunta das equipas do Plano Nacional das Artes (PNA), da Biblioteca Escolar, do Clube Ciência Viva e ainda do Curso Profissional de Multimédia.
No âmbito da sua preparação, as turmas do 8.º ano realizaram pesquisas sobre as espécies animais expostas, nas aulas de Ciências Naturais, sob orientação do professor Alfredo Pereira.
A Organização






















