Exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar", na Escola Secundária de Ponte da Barca
Exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar",
na Escola Secundária de Ponte da Barca
A partir do dia 8 e até ao dia 22 de abril de 2024 está patente no Bloco C da Secundária, a exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar".
A iniciativa, coordenada pela professora Lucília Oliveira e com a colaboração dos alunos da turma 11.º D do Curso Profissional Técnico de Multimédia do AEPB, visa proporcionar uma reflexão sobre as memórias da Guerra do Ultramar, no contexto das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
O projeto contou com a participação ativa dos alunos, que, juntamente com familiares e amigos, realizaram uma recolha de materiais, sobretudo fotografias, e ouviram testemunhos sobre a experiência vivida durante a Guerra no Ultramar. Esses materiais foram posteriormente utilizados na montagem dos cartazes da exposição.
O acervo de fotografias em exposição foi gentilmente cedido por António Fernando de Oliveira, soldado de Ponte da Barca combatente na Guerra do Ultramar entre 1967 e 1969, assim como por Augusto Cerqueira da Costa e Francisco Costa, combatentes em Angola entre 1968 e 1969.
A exposição "Record’Ando Abril - Memórias do Ultramar” pretende dar a conhecer e refletir sobre um período histórico significativo da história de Portugal, através das memórias pessoais e documentação fotográfica dos combatentes.
Esta iniciativa é uma realização do Projeto Cultural de Escola e reforça o compromisso da Escola Secundária de Ponte da Barca em promover a educação histórica e cultural dos seus alunos e da comunidade em geral.
Aqui há Ciência - A Ciência tem limites?
Aqui há Ciência - A Ciência tem limites?
Encontro com estudantes do ensino superior
Encontro com estudantes do ensino superior
Na manhã do dia 8 de abril do ano em curso, no auditório da Escola Secundária de Ponte da Barca, o Serviço de Psicologia e Orientação desenvolveu a atividade “Encontro com estudantes do ensino superior”, dirigida aos alunos do 12.º ano de escolaridade.
Esta iniciativa contou com a presença de Inês Costa, Laura Costa e Sara Arezes, ex-alunas do nosso agrupamento, que generosamente partilharam connosco as suas vivências durante o ensino superior. Com uma abordagem autêntica e realista, destacaram não apenas os bons momentos, mas também os desafios e obstáculos que enfrentaram ao longo do percurso académico. Foi uma oportunidade para os presentes obterem perspetivas valiosas e inspiradoras sobre o ensino superior, incluindo experiências de aprendizagem, interações sociais e participação em atividades extracurriculares.
A referida atividade proporcionou aos alunos uma visão abrangente e enriquecedora, ajudando-os na transição para o ensino superior e preparando-os para a tomada de decisões futuras relativamente aos seus percursos académicos e profissionais, pelo que constituiu uma mais-valia durante esta fase crucial de exploração vocacional em que se encontram.
Agradecemos às intervenientes nesta atividade a simpatia e disponibilidade demonstradas, desejando um futuro promissor.
Serviço de Psicologia e Orientação
Do Carnaval à Páscoa!
Do Carnaval à Páscoa!
O segundo período terminou, mas as memórias e as aprendizagens ainda estão bem presentes nos pensamentos dos alunos da Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios. Ao longo deste período, foram vários os desafios que eles tiveram que superar, no entanto, nada os intimidou e a sua participação foi fabulosa.
Entre as atividades realizadas, destacam-se:
Semana da Leitura:
- Os alunos embarcaram numa jornada literária emocionante, explorando diferentes géneros e obras literárias. O projeto de leitura incentivou a paixão pela leitura e aprimorou as habilidades de compreensão e expressão oral dos alunos.
- A criatividade floresceu em diversas leituras realizadas ao longo do período.
Plantação de árvores:
- Conscientes da importância da preservação do meio ambiente, os alunos participaram num projeto ambiental dedicado à sustentabilidade. Através de atividades práticas e educativas, como a plantação de 500 árvores entre outras, aprenderam sobre a importância da reciclagem, conservação da água e proteção da natureza.
Ao encerrar o segundo período letivo, a escola celebra não apenas o desenvolvimento académico dos alunos, mas também o seu crescimento pessoal e social. As atividades realizadas refletem o compromisso da escola em oferecer uma educação de qualidade, promovendo o desenvolvimento integral de seus estudantes.
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 240 (08-04-2024)
Contratação de Escola 2023/2024 - Grupo de Recrutamento - 240 (08-04-2024)
(Decreto-Lei n.º 132/2012 de 27 de junho)
Contratação de Escola com vista ao suprimento de necessidades temporárias de pessoal docente, para o ano escolar de 2023/2024.
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A escravatura da média"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "A escravatura da média"
Conselho Nacional de Educação - Publicação DICA 2023: dar a conhecer o trabalho das escolas e melhorar as políticas públicas de educação
Conselho Nacional de Educação
Publicação DICA 2023: dar a conhecer o trabalho das escolas e melhorar as políticas públicas de educação
O Projeto DICA — Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender — iniciou-se em 2023 e visa contribuir para que a sociedade e, em particular, as comunidades educativas, conheçam e compreendam melhor as escolas e a qualidade da educação que proporcionam.
A publicação apresenta e discute uma diversidade de situações através das quais é possível conhecer e compreender a natureza do trabalho que se desenvolve nas escolas e um conjunto de fenómenos que, em geral, não são facilmente mensuráveis e que são reconhecidamente relevantes para melhorar a qualidade do ensino, das aprendizagens e da avaliação (e.g., relação pedagógica, conceções pedagógicas, processos de ensino e de avaliação, estratégias de aprendizagem, processos de comunicação e de gestão escolar).
A edição de 2023 inclui, neste primeiro ano do projeto, seis estudos realizados por membros da assessoria técnico-científica do conselho: dois estudos de caso intrínsecos de agrupamentos de escolas ou de escolas não agrupadas (AE/ENA); dois estudos de natureza biográfica de professores; e dois estudos de natureza biográfica de diretores de AE/ENA, contexto em que o nosso Agrupamento é abordado.
Inclui, ainda, no quadro de protocolos estabelecidos com diversos programas, projetos e organizações, a apresentação de onze narrativas de práticas pedagógicas, ou de projetos realizados numa ou mais escolas, consideradas relevantes pelas entidades parceiras.
O DICA 2023 é um projeto e uma publicação que visa contribuir para desenvolver a cultura educacional, melhorar o conhecimento e a compreensão acerca das “coisas” da escola, e enriquecer o espaço público de educação.
Divulgamos hoje o estudo realizado, em Ponte da Barca com o nosso diretor. A publicação poderá ser consultada aqui: DICA 2023 – Divulgar, Inovar, Colaborar, Aprender.
Guia para a Realização das Provas de Aferição – 2024
Guia para a Realização das Provas de Aferição – 2024
Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo
Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo
Etimologicamente a palavra autismo vem do grego autos que significa “si mesmo”. Assim sendo, o autismo é um estado onde o indivíduo vive para si mesmo, ou seja, é uma condição em que a pessoa está imersa em si próprio.
Fala-se de espetro do autismo uma vez que há uma panóplia diversificada de sintomas, contemplando as formas mais leves até as mais graves.
É de conhecimento geral que o autismo se manifesta nos primeiros anos de vida de uma criança, sendo que há um conjunto de sintomas que podem indicar uma possível situação de autismo, como não apontar com o dedo para pedir ao mostrar até aos 16 meses, usar pouco contato ocular, não responder pelo seu nome ou apresentar comportamentos repetitivos, entre outros.
No entanto, é preciso fazer um diagnóstico bastante consistente para validar ou não as suspeitas de autismo.
Ainda que não haja conhecimento efetivo das causas do autismo, há evidências de que haverá uma predisposição genética, sendo que é reportado como causa também o papel de infeções e medicamentos durante a gravidez e até mesmo fatores ambientais, como a poluição.
O autismo pode ser classificado em três níveis, indo do mais ligeiro ao mais severo.
De uma maneira geral há dez sinais aos quais devemos estar especialmente atentos para podermos fazer um diagnóstico de autismo, a saber: atraso na fala; pouco contacto visual; pouca resposta aos chamados; o facto de brincar sozinho e não precisar do outro; risos ou choros sem motivo; estereotipias, ou seja, movimentos repetitivos das mãos em frente aos olhos; girar objetos sobre o próprio corpo; andar de pontas de pés; repetir sons ou olhar lateralizado. Para além destas ter estereotipias, outros sinais que podem indiciar autismo são intolerância à frustração; repetição de sons; interesse restritivo; manias, isto é, um jeito muito próprio de ser e de estar.
No dia 2 abril de 2024 comemora-se o dia mundial do autismo e nós, docentes de educação especial a lecionar no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, consideramos importante assinalar da melhor forma possível esta data.
Diariamente lidamos com alunos autistas e cremos que é crucial percebermos todos, comunidade educativa, que cada aluno autista é único e especial no sentido mais positivo possível dos adjetivos referidos. Assim sendo, também não há uma receita única para lidar com este bolo tão peculiar que é o autismo e consideramos que, de forma a trabalharmos da melhor maneira possível com um aluno autista e potenciarmos ao máximo as suas capacidades e qualidades, devemos, em primeiríssimo lugar, pôr em prática a palavra empatia, ou seja, devemos ser empáticos com as singularidades das pessoas autistas e com as suas emoções por vezes tão difíceis de compreender. Para além da empatia, serenidade também deve ser uma palavra de ordem, pois, sempre que lidarmos com situações de crise, é imperativo darmos à pessoa autista alento, conforto e segurança e tal passa obrigatoriamente por mantermos a calma. Sendo que as crises podem acontecer com alguma regularidade, dependendo de vários fatores e do próprio nível de autismo, é importante seguirem estes conselhos: não grite; tenha paciência; retire estímulos do ambiente; apague as luzes; se sentir que a criança está incomodada, deve levá-la para um local mais tranquilo; tire objetos perigosos do local; livre-se de barulhos e de sons ruidosos; fale com um tom de voz baixa.
Para terminar, fazemos votos para que se continue a celebrar o dia mundial do autismo, de forma a que haja uma crescente consciencialização do que é este espetro e para que aprendamos a lidar com ele da melhor forma.
Grupo de Educação Especial
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Viver ao sabor do Tempo"
"OPINIÕES DE SEGUNDA" - "Viver ao sabor do Tempo"

















