PLANO NACIONAL DAS ARTES
PLANO NACIONAL DAS ARTES
Amanhã, 21 de outubro, pelas 16:00h, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, será apresentada a estratégia do Plano Nacional das Artes (2024-2029). Nessa sessão, serão atribuídos prémios de reconhecimento a parceiros e figuras (individuais/coletivas) relevantes na concretização dos objetivos propostos no quadro de ação desta estrutura de missão das áreas da Cultura e Educação.
Os prémios referidos encontram-se distribuídos por cinco categorias: "Arte e Vida"; "Território e Democracia Cultural"; "Fruição e Mediação"; "Indisciplinar a Escola" e "Participação e Inclusão". Cada categoria conta com cinco indicações.
É com grande alegria que informamos que o AE Ponte da Barca foi indicado para o Prémio PNA, na categoria Indisciplinar a Escola. Motivo pelo qual o AE Ponte da Barca estará presente na sessão para celebrar os premiados em cada categoria.
O reconhecimento do trabalho realizado no âmbito do projeto cultural de escola, agora destacado entre quase seis centenas de Agrupamentos e Escolas Não Agrupadas, dignificando a comunidade escolar, também dignifica e prestigia o Concelho!
Este é, por essa razão, mais um momento de reconhecer a colaboração e comprometimento de todos os envolvidos (alunos, professores, funcionários e parceiros). A nossa alegria tem mais significado quando partilhada com todos aqueles que se atreveram a pensar e criar um ambiente escolar em que os diversos elementos da comunidade assumem, além do papel de ator, o papel de autores do projeto educativo do Agrupamento!
Todos aqueles que estiverem interessados em acompanhar a cerimónia que terá lugar no Centro Cultural de Belém, podem fazê-lo a partir da seguinte ligação:
Cartazes para criar um Kit de Emergência e elaborar um Plano Familiar de Emergência - 13 de outubro | Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes
Cartazes para criar um Kit de Emergência e elaborar um Plano Familiar de Emergência
13 de outubro | Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes
Para assinalar o Dia Internacional para a Redução do Risco de Catástrofes, que se comemorou a 13 de outubro, a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) disponibilizou a todas as instituições, públicas e privadas, e à comunidade em geral, dois cartazes com medidas de autoproteção para minimizar os riscos em situações de catástrofe, que explicam como criar um Kit de Emergência e elaborar um Plano Familiar de Emergência.
Cargo de Diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura — CENFIPE
Cargo de Diretor do Centro de Formação e Inovação
dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura — CENFIPE
Divulgam-se o Aviso de Abertura do concurso para seleção do Cargo de Diretor do Centro de Formação e Inovação dos Profissionais de Educação/Escolas Associadas do Alto Lima e Paredes de Coura — CENFIPE, o Regulamento e o modelo de requerimento:
- Regulamento do processo de seleção
Saber Estudar
Saber Estudar
A importância de discernir um método de estudo adequado, reforçando o compromisso quanto às tarefas escolares e o amadurecimento de uma atitude positiva, autónoma e responsável perante a vida, esteve no centro de uma sessão que a Biblioteca Escolar dinamizou com as cinco turmas do 9º ano de escolaridade.
Organizadas em articulação com as respetivas docentes de Português, as sessões exploraram a temática da metodologia de estudo e a urgência de “aprender a aprender”, suscitando nos alunos a apropriação de técnicas de estudo autónomo que favoreçam a consolidação de competências e de hábitos de trabalho.
Foi uma oportunidade para analisar/ refletir sobre uma série de situações a evitar e sobre opções a tomar quanto antes, no sentido de tornar o estudo mais rentável.
A importância de uma alimentação adequada, de descanso e de momentos de lazer, a necessidade de criar rotinas de estudo diário, com um horário fixo, e ainda a análise dos verbos de comando foram outros aspetos explorados, assim como um conjunto de recomendações práticas para tornar o trabalho mais produtivo.
No final, foi distribuída a cada aluno uma brochura intitulada “Metodologia de Estudo”, da autoria do professor Luís Arezes, que apresenta seis etapas para um método de estudo e elenca um conjunto de orientações para o trabalho individual.
Na página web do Agrupamento e no blogue da Biblioteca Escolar continua disponível o tutorial utilizado na dinamização da atividade (aceda aqui), um documento de apoio aos estudantes e respetivos encarregados de educação, que se vem juntar a outros recursos já anteriormente disponibilizados em linha.
O trabalho revelou-se muito produtivo, despertando na maioria dos alunos grande interesse e um sentido de compromisso, tendo em vista a alteração de comportamentos e de atitudes e uma maior responsabilização quanto às tarefas escolares.
Biblioteca Escolar