“Escola Segura” debate com os mais novos uso responsável da internet

Sexta, 28 março 2025

“Escola Segura” debate com os mais novos

uso responsável da internet

2503 internet segura01 2503 internet segura02 2503 internet segura03

“Cidadania Digital – Internet Segura” foi o tema genérico de uma conversa que a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (“Escola Segura”) manteve com os alunos do 4.º ano do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca.

Ao longo de cinco encontros, o agente Rui Cunha (EB de Entre Ambos-os-Rios e EB de Crasto) e os agentes José Pinheiro e Nuno Freitas (EB Diogo Bernardes) interagiram com os mais novos, chamando-lhes a atenção para as vantagens, mas também para os perigos de um uso incorreto da internet.

Nesta maravilhosa rede global que é a internet, podemos pesquisar e aprender, conhecer o mundo, comunicar mais facilmente e desfrutar de oportunidades de diversão e de lazer. Mas, ao lado destas vantagens, há múltiplos riscos, que têm um impacto muito negativo na vida das pessoas e da própria sociedade.

Sublinhando a importância do controlo parental e a necessidade de um uso seguro e responsável da internet, os agentes, numa conversa muito dinâmica e interativa com os miúdos, assinalaram um conjunto de perigos e insistiram nos cuidados a ter e nos comportamentos adequados ao meio digital:

  • “Uma vez na internet, sempre na internet” – mesmo que nos arrependamos e apaguemos uma publicação, essa informação continuará sempre disponível e o seu rasto permanecerá. Por isso, toda a atenção é pouca… e, antes de clicar, é preciso pensar;
  • Nunca comunicar com desconhecidos. Quando não sabemos quem está do outro lado, devemos ignorar. Nunca, nunca responder/ interagir;
  • Nunca marcar encontros com desconhecidos;
  • Nunca ceder a ninguém palavras-passe ou dados pessoais;
  • Nunca deixar sessões abertas;
  • Estar alerta para os inúmeros perfis falsos

 

Um risco que mereceu especial atenção teve a ver com o ciberbullying, isto é, comportamentos repetidos de agressão, ameaça, intimidação ou outra interação com o objetivo de causar dor, vergonha, medo e/ou desconforto na(s) vítima(s). Em situações desta natureza, importa evitar a interação com o agressor e denunciar o caso junto das autoridades e/ou pedir ajuda aos adultos, tais como pais e professores.

 

O perigo do vício do jogo

Outra situação analisada em pormenor foi o jogo online e os riscos que este comportamento pode acarretar, nomeadamente em termos de dependência/ viciação.

É fundamental ser capaz de colocar limites, de tal modo que seja sempre eu a controlar o jogo e nunca aconteça ser o jogo a controlar-me a mim, eis a mensagem central deixada pelos agentes.

Até porque – sublinharam –, a dependência do jogo tem um impacto muito negativo na vida das pessoas e na sua saúde, provocando falta de descanso, alimentação inadequada, desconcentração, agressividade e violência.

Quando jogas, joga com segurança, presta atenção ao que partilhas, pensa sempre antes de clicar, sê educado e respeita os outros e as suas diferenças, não respondas a provocações e partilha com os teus pais o que fazes na internet.

Estes encontros aconteceram ainda no âmbito da celebração do Dia da Internet Mais Segura e resultaram de um trabalho articulado entre a Biblioteca Escolar, o Grupo de Informática (550) e a Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR (Escola Segura).

A Organização

 


 

logos rodape 2425 v3

(C) 2012-2024, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca