Dia da Criança e Semana do Ambiente no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios

Quarta, 09 junho 2021

Dia da Criança e Semana do Ambiente no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios

 2106 dia crianca ambiente02 2106 dia crianca ambiente03 2106 dia crianca ambiente04

2106 dia crianca ambiente05 2106 dia crianca ambiente06 2106 dia crianca ambiente07 2106 dia crianca ambiente08 2106 dia crianca ambiente09

2106 dia crianca ambiente10 2106 dia crianca ambiente11 2106 dia crianca ambiente12 2106 dia crianca ambiente13

A felicidade invadiu o reino das nossas crianças, neste dia 1 de junho, “O Dia Mundial da Criança”, data comemorativa celebrada anualmente em Portugal.

Esta efeméride comemorou-se pela primeira vez em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. A proposta também tinha como objetivo a tentativa de resolução dos problemas infantis do pós-guerra. E porque as crianças são o melhor que o mundo tem, nos dias de hoje, procura-se homenagear, mimar, agraciar e proporcionar-lhes infinitas possibilidades de criação, de invenção, de diversão, de aventura e de fantasias! Assim se cumpriu, uma vez mais, a celebração deste dia no Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios!

A autarquia do nosso concelho endereçou um convite muito especial aos nossos alunos, para uma manhã de festa, de animação e de alegria com inúmeras atividades lúdicas. No Campo do Curro e no Choupal, a data foi comemorada em ambiente de enorme diversão e êxtase, pela participação no espetáculo da palhaça Picolé, pelo visionamento de uma peça de teatro e pela descoberta do maior aquário fluvial da Europa.

De forma a dar continuidade à celebração do Dia Mundial da Criança e com o intuito de tornar esta data memorável para as crianças e pelas crianças, os docentes, os encarregados de educação, os funcionários promoveram um conjunto de iniciativas que dessem voz às crianças: a tarde vivenciada pelas crianças e o dia seguinte consubstanciaram-se num programa repleto de desafios e de experiências para os mais novos, desde oficinas de desenho e pintura, de oficinas de jogos didáticos, de oficinas de dança e desporto e até insufláveis!

Para abrilhantar ainda mais este dia, as crianças vestidas a rigor, como manda a data, ostentavam as camisolas e bonés personalizados, estampados com ilustrações por elas desenvolvidas.

 

Num planeta colorido e feliz eu serei ainda mais feliz!

Este foi o mote que permitiu a conjugação das duas efemérides da primeira semana de junho.

A educação ambiental para crianças deve começar na escola. Aí, aprendem-se valores e comportamentos que os acompanharão na idade adulta e os definirão como cidadãos.

O destino do planeta está nas suas mãos e por isso é importante que, desde pequenas, assumam projetos de sensibilização de preservação ambiental, aprendam a racionalizar os recursos e a contribuir com o que lhes é ensinado.

As atividades desenvolvidas pelos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo incutiram a ideia de que, a curto prazo, todas estas crianças receberão as chaves do planeta e terão que assumir a sua responsabilidade, terão, pois, de gerir o nosso futuro e o de milhões de espécies que dependerão do comportamento de todos nós e, ainda, da nossa sensibilidade.

Por sua vez, os alunos do ensino Pré-escolar, ao recriar pelo desenho e ilustração planetas verdes, repletos de água e seres vivos felizes, deram um passo adiante na vontade de querer habitar num planeta sustentável, puro, limpo e bonito para vivermos num bom ambiente!

Educadora Maria Silva,
coordenadora de EB de Entre Ambos-os-Rios

 


 

(C) 2012-2021, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca