Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca comemora Ano Internacional da Tabela Periódica
Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
comemora Ano Internacional da Tabela Periódica
No âmbito da proclamação de 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica pela Assembleia Geral das Nações Unidas, o Grupo Disciplinar de Física e Química dinamizou várias atividades.
No dia 2 de abril, os alunos da Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca tiveram o privilégio de participar no Espetáculo “Química por Tabela 2.0”. O espetáculo promoveu a literacia científica e tecnológica e mostrou que é possível aprender Química fora da sala de aula. Com base num discurso simples, foi possível aliar rigor científico a momentos lúdicos de imaginação e criatividade, aliciando o público para uma intervenção ativa, com uma constante ligação entre a Química e o quotidiano.
No dia 3 de abril, Dia das Ciências, a turma B de Química do 12º ano organizou e dinamizou um “peddy paper” alusivo à Tabela Periódica. A atividade consistiu na realização de algumas experiências de Química, pondo à prova o espírito de equipa e conceitos relacionados com o tema. Participaram na iniciativa cinco turmas do 9º ano, sendo que às equipas vencedoras foi atribuído um certificado de participação. O concurso permitiu aos participantes pôr em prática os conhecimentos adquiridos na disciplina de Física e Química, ao longo do 3º ciclo.
Grupo Disciplinar de Física e Química e alunos do 12.º B
SCHOOL 4 ALL - GAME ESCOLA POSITIVA
SCHOOL 4 ALL - GAME ESCOLA POSITIVA
5.º A e 7.º E – TURMAS VENCEDORAS DO 4.º OBJETIVO
O GAME ESCOLA POSITIVA é um processo de “gamificação” e mobilização de pares para o sucesso. Trata‐se de uma competição inter-turmas de melhoria para a motivação e a perseverança dos alunos. Existem objetivos (“prémios”) alcançáveis, que garantam o envolvimento de todas as turmas dos 2.º e 3.º ciclos até ao final do ano letivo, sob o lema “nunca é tarde para obter o sucesso, faz de ti a mudança”.
O prémio do 4.º objetivo foi um jogo de Paintball na quinta de Penteeiros. Com esta iniciativa, pretendeu-se reconhecer o esforço e o trabalho desenvolvido pelos alunos das turmas 5.º A e 7.º E. Os alunos equiparam-se devidamente para a atividade. Depois das instruções dadas pelos monitores, começou o jogo!
A atividade proporcionou a todos momentos de agradável convívio, para muitos uma experiência única.
Os Professores dinamizadores da medida GAME ESCOLA POSITIVA
Pré-Escolar – Turma A: Semana da Leitura
Pré-Escolar – Turma A
Semana da Leitura
“Ler leva-nos a outros mundos, outros tempos, novos conhecimentos.”
Na Semana da Leitura, que decorreu de 1 a 5 de abril, os alunos da turma A participaram em várias atividades ao longo da semana, com destaque para a leitura de histórias pelos encarregados de educação.
As crianças da turma prepararam e dramatizaram a história “A Carochinha e o João Ratão”, de Luísa Ducla Soares, para as turmas do Pré-escolar e para duas turmas do 1.º ciclo, na biblioteca da escola.
Foi uma semana muito ativa, a disponibilidade e o envolvimento de todos foi fundamental para o sucesso desta iniciativa.
A educadora da Turma A
Semana da Leitura mobiliza Agrupamento
Semana da Leitura mobiliza Agrupamento
Encenações de histórias, leitura expressiva de prosa e de poesia e interpretação de poemas musicados deram vida à Semana da Leitura que o Agrupamento de Escolas dinamizou nos últimos dias do segundo período letivo.
Na segunda-feira, pelas 10:20 horas, as turmas dos 7.º e 8.º anos leram um excerto de “A Terra de Ana”, de Jostein Gaarder, enquanto as turmas dos restantes anos da Escola Secundária leram um excerto de “Long Walk to Freedom”, de Nelson Mandela.
Na terça-feira, também às 10:20 horas, alunas do 3.º ciclo animaram o bloco B com poemas cantados / musicados. Houve ainda um momento de dança protagonizado por um grupo de alunas do Ensino Secundário.
Na quarta, às 10:20 horas, no bloco C, e às 12:00 horas, no bloco B, a leitura foi celebrada através da declamação de textos poéticos de autores portugueses por dois grupos de alunos – um do 9.º ano e outro do 12.º ano. Estes momentos contaram, ainda, com a animação do grupo de bombos do Agrupamento de Escolas.
A magia da leitura para os mais novos
Ao longo desta semana, também os mais novos sentiram, de uma forma especialmente intensa, a força e a magia da leitura, com a dinamização de várias atividades, na Biblioteca Escolar.
Na Escola Básica Diogo Bernardes, a turma A da Educação Pré-escolar (Educadora Arminda Dias), constituída pelos alunos mais velhos, encenou a história em verso "Carochinha e o João Ratão", da escritora Luísa Ducla Soares, para as restantes turmas da Educação Pré-escolar (EPE) e ainda para as turmas do 3º ano.
Por sua vez, a turma B (Educadora Alberta Centeno) apresentou às turmas da EPE e do 2º ano um teatro de fantoches intitulado "O Casamento da Quadradinha".
Alguns alunos do 4º C, depois de terem trabalhado com o professor Renato Ferreira a história "O Feitiço da Birra", fizeram a sua apresentação em PowerPoint a todos os alunos da EPE.
A educadora Fabíola Marinho, da equipa da Biblioteca Escolar, deslocou-se ainda à Escola Básica de Crasto, para apresentar aos alunos da EPE e à turma do 1º ano a história "O Gato Comilão", uma adaptação de Patacrua a partir de um conto popular dinamarquês.
Com estas atividades, promovidas em articulação entre o Departamento da EPE, o Grupo de Português e a Biblioteca Escolar, procurou-se promover o livro e a leitura e proporcionar momentos de fruição artística da palavra lida e cantada.
A Organização
Encontro distrital de ginástica acrobática
Encontro distrital de ginástica acrobática
No dia 3 de abril, decorreu o encontro distrital de ginástica acrobática, no âmbito do Desporto Escolar. Este encontro foi organizado pelo CAE de Braga e aconteceu na Universidade do Minho, durante todo o dia.
Estiveram presentes 197 alunos de 6 escolas do distrito de Braga. Do Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, participaram 31 alunos do nível 1 ao nível 3, e 4 juízes de prova.
Os nossos alunos, com idades entre os 8 e os 15 anos, foram fantásticos nas suas prestações, tendo ganhado dois primeiros lugares no nível 1, um terceiro lugar no nível 2 e um segundo lugar no nível 3.
Os resultados obtidos traduzem o trabalho dedicado dos alunos, tanto nos treinos como nas competições.
Professores Mafalda Cardoso e Sérgio Gomes
Dia da Ciência
Dia da Ciência
Decorreu nos dias 2 e 3 de abril, na Escola Secundária de Ponte da Barca, o “Dia da Ciência”, uma atividade da responsabilidade do departamento de Matemática e Ciências Experimentais, que teve como grande objetivo motivar os alunos para o estudo da ciência.
No dia 2 de abril, realizou-se o show de ciência “Química por tabela 2.0”.
No dia 3 de abril, realizaram-se várias atividades, sendo de destacar: um peddypaper subordinado ao tema Química; uma feira de ciência onde foram desenvolvidas experiências de biotecnologia, vulcanologia e química; foram apresentados vários jogos matemáticos que permitiram treinar o raciocínio lógico, espacial e abstrato.
O balanço desta atividade é claramente positivo, evidenciado pelo entusiasmo manifestado pelos discentes.
Prof. António Vieira,
coordenador de departamento
Alunas da Escola Secundária de Ponte da Barca visitam o Parlamento Europeu
Alunas da Escola Secundária de Ponte da Barca
visitam o Parlamento Europeu
Três alunas do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária de Ponte da Barca visitaram o Parlamento Europeu, em Bruxelas, nos dias 22 e 23 de março.
Maria Miguel Gusmão, Maria Gomes e Joana Fernandes, acompanhadas pelos professores António Barbosa e Rosa Maria Arezes, foram recebidos pelo eurodeputado José Inácio Faria, eleito pelo Movimento Partido da Terra / PPE.
Do programa da visita, destaque para uma conferência sobre as funções do Parlamento Europeu e sua relação com as restantes instâncias, e para o encontro com o eurodeputado.
A comitiva barquense teve ainda oportunidade de visitar o hemiciclo, onde reúnem os 750 representantes dos 28 países, e também o “Parlamentarium”, Centro interativo que documenta a origem e evolução da União Europeia.
A visita surgiu na sequência do primeiro lugar conquistado pelas alunas no concurso “Prémio Europeu de Excelência”, promovido pela Real Associação de Viana do Castelo, subordinado ao tema “5 de outubro de 1143 - O dia em que Portugal nasceu”, que o eurodeputado patrocinou.
Prof. Rosa Maria Arezes
Visita de Estudo à Escola Superior de Media, Artes e Design
Visita de Estudo à Escola Superior de Media, Artes e Design
No passado dia 21 de março, as turmas dos 10.º, 11.º e 12.º anos do Curso de Artes e do Curso Profissional de Técnico de Multimédia do nosso Agrupamento deslocaram-se à Escola Superior de Media, Artes e Design do Instituto Politécnico do Porto, no sentido de participarem na 3.ª Semana Aberta da instituição.
Atividades no âmbito de Animação Web, Sonoridades, Desenvolvimento Móvel, Realidade Virtual, Instalações Interativas, Performances Multimédia e Video Wall fizeram parte das experiências em que participaram. Tiveram ainda a oportunidade de contribuir para a pintura de um Mural, iniciativa do “Type Club” daquela instituição.
No decurso desta visita, também houve tempo para alguns esclarecimentos no âmbito das provas e requisitos necessários para ingresso nos cursos disponíveis na ESMAD. Em termos de perspetivas futuras no âmbito da empregabilidade, obtiveram informação bastante relevante dos docentes da Escola, no que se refere à atual grande procura de profissionais nestas áreas.
Grupo de Artes Visuais
Workshop de Leituras Encenadas
Workshop de Leituras Encenadas
No âmbito do Projeto School4all, vai decorrer no dia 3 de abril, às 15 horas, no Auditório da Escola Secundária, um Workshop de Leituras Encenadas, dinamizado pela atriz Paula Luiz.
Esta atividade tem como destinatários alunos e professores, mediante inscrição prévia, dada a lotação do auditório.
Os alunos deverão inscrever-se junto do professor de Português e os docentes procederão à sua inscrição junto da professora Silvia Barbosa.
























































