Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2015, o dia 11 de fevereiro como Dia Internacional das Mulheres e Raparigas na Ciência, em reconhecimento do papel fundamental que as mulheres desempenham na comunidade científica e tecnológica.
Como tem sido prática nos dois últimos anos, o grupo disciplinar de Física e Química dinamizou uma sessão com investigadoras, antigas alunas da nossa Escola, cujo objetivo foi reconhecer e homenagear o papel fundamental das mulheres barquenses no campo científico, mas também dar a conhecer aos alunos a importância que o ensino básico e secundário teve nas escolhas e sucessos que alcançaram.
Uma vez que esta atividade tem sido muito gratificante, este ano optou-se por sair do espaço escola, de modo a permitir e promover a partilha da atividade à comunidade. Em articulação com o Município, a sessão foi dinamizada a partir da Casa do Conhecimento. Sara Neves e Rosana Monteiro presencialmente, Irina Amorim por videoconferência, Cláudia Brito e Inês Gomes deixaram o seu testemunho em vídeo e, devido a um imprevisto, Juliana Alves não pôde estar presente.
Cada uma partilhou detalhes sobre os seus percursos académicos e profissionais, destacando os desafios enfrentados e as oportunidades encontradas nas suas áreas de atuação dentro das ciências. Além de destacar a importância da persistência e da determinação na procura pelos sonhos, as convidadas enfatizaram a necessidade contínua de trabalhar pela igualdade de género na ciência, apesar de reconhecerem que neste campo já muito foi feito para garantir que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e reconhecimento que os homens.
Mais uma vez, foi um privilégio ouvir e aprender com estas barquenses, numa experiência enriquecedora, especialmente considerando que todas elas iniciaram a sua vida académica em Ponte da Barca.
O grupo disciplinar de Física e Química agradece às “nossas” investigadoras e ao Município pela disponibilidade e colaboração.
Grupo Disciplinar de Física e Química.
Noticias da Escola Básica de Entre Ambos os Rios
Noticias da Escola Básica de Entre Ambos os Rios
Metade do segundo período, já foi. Foi um mês e meio com algumas aprendizagens fora da sala de aula, de convívio e de partilha.
Começamos por cantar as janeiras na comunidade. Que bem nos receberam! Temos pena de não podermos ir às outras freguesias.Somos sempre bem recebidos por todos, principalmente pelo Centro de Dia/Lar Residencial.
Participamos no corta mato do agrupamento, nenhum aluno subiu ao pódio, mas o que interessa é participar e mostrar que também somos praticantes de exercício físico, especialmente atletismo.
Tivemos a presença da Biblioteca Itinerante na nossa escola, foram uns dias de muitas leituras.
No fim do mês de janeiro recebemos a visita da escritora Maria Jones, foi uma manhã muito emocionante. Conversar com uma escritora, que nos fala de emoções e de que foi base para escrever o livro, foi fantástico. Foi também importante os conselhos que nos deu para sermos saudáveis e bons escritores.
Os alunos do 3.º e 4.º ano tiveram uma sessão de esclarecimento de como utilizar a internet em segurança e dos perigos da inteligência artificial.
Para terminar esta fase tivemos o Carnaval. Foram elaborados os disfarces na escola pelas professoras e assistentes operacionais. Este ano a nossa escola inspirou-se na Alice no País das Maravilhas. Foi pena não termos desfilado pelas ruas da vila.
O pequeno desfile que todos fizeram no pavilhão municipal foi fantástico e muito divertido.
Teatralização de “A Menina do Mar”
Teatralização de “A Menina do Mar”
Os alunos do 6.º ano do Agrupamento de Escolas assistem, esta sexta-feira, à teatralização da obra “A Menina do Mar”, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
O espetáculo, que acontece às 16.30 horas, no Auditório Municipal (Casa de Santo António do Buraquinho), é levado a cena pelo Grupo de Teatro MiNC Juvenil, da Associação Movimento Incriativo, que integra vários alunos do Agrupamento.
Com esta iniciativa, desenvolvida em articulação com a Biblioteca Escolar, pretende-se valorizar a linguagem cénica, favorecer o gosto pelo livro e pela leitura lúdica, enquanto instrumentos de ocupação dos tempos livres e veículos promotores das literacias, proporcionar contacto com experiências enriquecedoras sob o ponto de vista cultural e promover a autonomia e o espírito crítico dos alunos.
Biblioteca Escolar
Mascotes da Federação Portuguesa de Futebol visitam a Escola Básica de Crasto
Mascotes da Federação Portuguesa de Futebol visitam a Escola Básica de Crasto
No dia 21 de fevereiro, a Escola Básica de Crasto recebeu, com muito entusiasmo, as mascotes da Federação Portuguesa de Futebol, como prémio do Desafio de Natal (fotografia alusiva à época festiva), tendo esta conquistado o primeiro lugar a nível distrital.
As crianças tiveram oportunidade de interagir com as mascotes (Beatriz do Castelo e João do Mar), tirar fotografias e receberam autógrafos das mascotes.
Dinamizaram-se ainda diversas atividades desportivas com a participação ativa das mascotes, onde se utilizaram os materiais desportivos afetos ao projeto.
Foi uma atividade muito produtiva onde se deu destaque à importância da prática do exercício físico como forma de adoção de um estilo de vida saudável.
O corpo docente da Escola Básica de Crasto deixa aqui o seu agradecimento pela atividade proporcionada aos nossos alunos, que ficará certamente gravada para sempre nas suas memórias.
As mascotes tiverem ainda a oportunidade de visitar as outras duas escolas do Agrupamento (Escola Básica Diogo Bernardes e Escola Básica de Entre Ambos-os-Rios) para registo fotográfico e interação com outras crianças.
As docentes de Crasto
Visita de Estudo ao “Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo”
Visita de Estudo ao “Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo”
No dia 16 de fevereiro os alunos de 12.ºano de Química e Biologia deslocaram-se a Ílhavo, a um espaço dedicado à divulgação da Ciência e Tecnologia o Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo.
Tendo como cenário um espaço que remete para a atividade construção naval, onde surgem as salas “Casa das Máquinas”, “Casa do Leme”, “Messe” e “Ponte”, os alunos foram desafiados a realizar atividades no âmbito da gastronomia molecular e da robótica.
Com a orientação dos monitores da estação científica, exploraram as origens do conceito de gastronomia molecular, que tem como intuito conduzir o consumidor a uma viagem sensorial, preservando as propriedades nutricionais dos alimentos assim como o aumento da percepção degustativa. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer as matérias-primas e diversas técnicas como as espumas e esferificação. Os nossos alunos arregaçaram as mangas e prepararam um polímero, mais precisamente esferas de alginato com centro líquido de groselha, por um processo de gelificação, passando-se posteriormente à degustação.
Os alginatos (hidratos de carbono de cadeia longa) são componentes das células de alguns tipos de algas, em particular das algas castanhas Phaeophyceae, sendo responsáveis pela sua estrutura e flexibilidade e impedem ainda que as algas sequem quando expostas ao ar na maré baixa.
O segundo desafio foi programar um robot (mBot) para responder a um comando de infravermelhos. Em grupos de trabalho, os alunos programaram em mBlock arrastando os blocos e encaixando-os na sequência correta. Após o upload do código no arduíno, os robots responderam com sucesso às funções programadas.
Os docentes e alunos agradecem aos monitores da Estação Científica de Ílhavo pela forma dinâmica a cuidadosa com que dinamizaram e mobilizaram para as diversas atividades.